Gatinho - situação desconfortável! :( ajuda?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
cattypet
Registado: terça ago 04, 2015 12:23 am

segunda ago 17, 2015 12:42 am

Adotei um gatinho com 7 semanas.
No primeiro dia foi mt curioso quando chegou, embora a casa nao seja grande, foi espreitando tudo devagarinho, e aos poucos lá consegui que comecasse a brincar com uns brinqueditos que lhe tinha comprado. Dormiu numa caminha que lhe fiz na cozinha, sem miar nem chorar durante a noite, e até hoje tem sido assim, ele proprio adormece comigo no sofá, levanta-se a meio do sono e vai pra cama lol
Relativamente ao comportamento, tive uma situação há bocado que confesso que me deixou desconfortável, mas não soube reagir melhor: ele tem acesso à casa toda, excepto ao meu quarto (restringi) e só vai à varanda quando eu lá estou, porque a vedação são barras na horizontal, ou seja, ele facilmente se balda por ali abaixo e estou a falar de um 4º andar! Pus rede de proteção, mas na parte de baixo há folga suficiente pra ele cair se se aventurar. Como tal, só vai à varanda quando eu vou, e estou sempre atenta. Hoje ao fim da tarde, la foi ele espreitar a varanda, eu fiquei ao pé dele, quieta, ele la começou a andar de um lado pro outro, mas começou-se a entusiasmar e eu com medo peguei nele, dei-lhe mimos, e fiquei com ele ao colo para ele contemplar a "paisagem" calmamente, a fim de perceber que tá num andar BUÉ ALTO!!! assim ficámos uns 10min, até que o pus ca dentro. Como ja estava a adivinhar, qd o pus no chao da sala, ele tentou voltar para a varanda, eu nao deixei, peguei pelo cachaço e pus novamente na sala. Voltou a tentar, e eu voltei a impedir da mesma maneira. Ele desistiu, pensei eu. Entrei, fechei a porta e ia prá cozinha qd ele vem atras de mim e morde-me os calcanhares. Tinha o borrifador à mão e pumbas, levou com agua na cara. Fugiu prá cozinha, e eu fui pra cozinha com o borrifador atrás (não ia borrifar mais nada, simplesmente era mesmo pra cozinha que eu ia!). E, pela primeira vez, eriçou-se a pos as orelhas pra trás. Fiquei pra morrer!! :( claro que não cedi e fiquei quieta e estática como estava, ele a tentar ver por onde é que me poderia atacar,mas eu nao saí da porta da cozinha, ate que ele se esgueirou. Ia aparecendo a cada 5seg, sempre a andar pra frente e pra tras, eriçado e com as orelhas pra tras. Terá sido de eu estar com o borrifador? Como fiquei sem saber o que fazer fechei a porta e ficou na cozinha sozinho. Deixei passar uns 20min e voltei la, como se nada fosse, arrumar a loiça. Ele ja estava "normal", embora se tenha tentado por atras de mim. Falei pra ele normalmente, peguei nos brinquedos e fomos brincar pra sala.
Qual terá sido o erro? Nao o ter deixado ir à varanda potenciou ele morder-me o calcanhar? Eriçou-se por o ter "borrifado" com água, por nao o ter deixado ir á varanda ou por ter ido atrás dele à cozinha com o borrifador na mao?
Ja está tudo bem, la se aninhou em mim há bocadinho (sempre a ronronar, como sempre!), e dps das mil e uma tentativas que faz pra me mordiscar as mãos, acabou por adormecer. A meio levantou-se e foi prá caminha dele lol
Quero mesmo evitar este tipo de situações, adoro-o e sei que ele me adora, farta-se de ronronar, vem pro meu colo na boa, lambe-me os pés, nunca me bufou, só mia quando nao tem comida... Fiquei triste com isto!
Alguém me dá umas luzes para que nao volte a acontecer?
Magnolya
Membro Veterano
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

terça ago 18, 2015 12:55 am

Com 7 semanas e muito pequeno, devia estar ainda com a mãe, apenas teve tempo de fazer o desmame alimentar. É a partir dessa idade que a mãe os educa e os ensina a não arranhar e a não morder. Para termos em casa um gatinho equilibrado é importante deixá lo junto da mãe e irmãos até pelo menos aos 3 meses de idade. Não é que seja a regra geral, mas é o que é aconselhado, se bem que o caráter de cada gato também tenha influência como é evidente.
O meu so foi adotado por nós aos 6/7 meses, tendo ficado até essa idade com a mãe, posso dizer que de todos os que já tive é de longe o mais calmo, mimalho e ternurento e por norma nunca recebi gatos abaixo dos 3 meses.

Gatinhos sem mãe devem, sempre que possível, ser postos junto a outro/S gato/S

Tudo a correr bem com o peludinho!! :-)
KatiaS
Membro
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am

terça ago 18, 2015 1:02 pm

Elimine o borrifador. Penso que eles detestam água a salpicar a carinha deles.
Para o educar substitua o borrifador, por si! Não bata no gatinho vez alguma. Com uma voz mais firme ele vai perceber quando fez algo de errado pois os gatos são extremamente inteligentes... e isso também se aplica à varanda. Assim que ele a apanhar desprevenida vai querer ir à varanda para matar a sua curiosidade sozinho. O melhor que tem a fazer é vedar por completo até ao chão.

Felicidades com o seu gatinho :D
cattypet

terça ago 18, 2015 1:53 pm

Magnolya Escreveu:Com 7 semanas e muito pequeno, devia estar ainda com a mãe, apenas teve tempo de fazer o desmame alimentar. É a partir dessa idade que a mãe os educa e os ensina a não arranhar e a não morder. Para termos em casa um gatinho equilibrado é importante deixá lo junto da mãe e irmãos até pelo menos aos 3 meses de idade. Não é que seja a regra geral, mas é o que é aconselhado, se bem que o caráter de cada gato também tenha influência como é evidente.
O meu so foi adotado por nós aos 6/7 meses, tendo ficado até essa idade com a mãe, posso dizer que de todos os que já tive é de longe o mais calmo, mimalho e ternurento e por norma nunca recebi gatos abaixo dos 3 meses.

Gatinhos sem mãe devem, sempre que possível, ser postos junto a outro/S gato/S

Tudo a correr bem com o peludinho!! :-)
Se eu não o adotasse o destino dele seria a rua, tal como o dos irmãos! E naquela zona o que mais acontece é morrerem atropelados, porque tornam-se gatos vadios, tal como a mãe deles, que já raramente aparecia :S
Outro gato, para já, não me é possível, mas vou ponderar e caso o faça adotarei um já mais velho, sem dúvida!
Obrigada pelas suas palavras de qualquer forma :)
cattypet

terça ago 18, 2015 2:03 pm

KatiaS Escreveu:Elimine o borrifador. Penso que eles detestam água a salpicar a carinha deles.
Para o educar substitua o borrifador, por si! Não bata no gatinho vez alguma. Com uma voz mais firme ele vai perceber quando fez algo de errado pois os gatos são extremamente inteligentes... e isso também se aplica à varanda. Assim que ele a apanhar desprevenida vai querer ir à varanda para matar a sua curiosidade sozinho. O melhor que tem a fazer é vedar por completo até ao chão.

Obrigada pelas suas dicas! :)
Não voltei a utilizar o borrifador, porque li entretanto que nalguns gatos resulta, mas em gatos mais mansinhos (apesar de tudo este é um mimalhudo do catano!) irrita-os e pode alterar o comportamento dele. Adotei a técnica do desviar os pés sempre que se tentava aproximar e de dizer um firme NÃO, alto. Foi preciso fazê.lo umas dezenas de vezes, mas agora é raro tentar sequer, apenas se aproxima e roça-se todo (é normal, calculo?) quando estamos a brincar (sim, pareço uma totó no chão a brincar com os brinquedos dele lol) e ele se entusiasma e acha que as minhas mãos também são brinquedos, repreendo-o da mesma forma, se ele insiste páro de brincar e vou pra outro lado. Creio que vai associando que se o fizer a brincadeira pára, portanto ja raramento o faz
Bater NUNCA será a minha opção!
Vou estudar a melhor opção pra vedar a varanda, não posso fazer grandes alterações porque a casa é alugada, mas talvez com canas na vertical a coisa se resolva!

:lol: [/url]
KatiaS
Membro
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am

terça ago 18, 2015 4:18 pm

cattypet Escreveu:
KatiaS Escreveu:Elimine o borrifador. Penso que eles detestam água a salpicar a carinha deles.

Obrigada pelas suas dicas! :)
Não voltei a utilizar o borrifador, porque li entretanto que nalguns gatos resulta, mas em gatos mais mansinhos (apesar de tudo este é um mimalhudo do catano!) irrita-os e pode alterar o comportamento dele. Adotei a técnica do desviar os pés sempre que se tentava aproximar e de dizer um firme NÃO, alto. Foi preciso fazê.lo umas dezenas de vezes, mas agora é raro tentar sequer, apenas se aproxima e roça-se todo (é normal, calculo?) quando estamos a brincar (sim, pareço uma totó no chão a brincar com os brinquedos dele lol) e ele se entusiasma e acha que as minhas mãos também são brinquedos, repreendo-o da mesma forma, se ele insiste páro de brincar e vou pra outro lado. Creio que vai associando que se o fizer a brincadeira pára, portanto ja raramento o faz
Bater NUNCA será a minha opção!
Vou estudar a melhor opção pra vedar a varanda, não posso fazer grandes alterações porque a casa é alugada, mas talvez com canas na vertical a coisa se resolva!

:lol: [/url]
De certeza que assim se vão entender bem melhor :D

Em relação à varanda, existe "rede sombra" à venda em qualquer drogaria ou hipermercado de bricolages e estica a rede nos sítios da varanda que achar perigoso o seu gatinho cair e prende a rede com p.ex. abraçadeiras de plástico.

(se não gostar do aspecto dessa rede, haverão outras que lhe agrade).
cattypet

terça ago 18, 2015 10:14 pm

KatiaS eu já tenho essa rede, comprei há cerca de 1 ano, mas a parte de baixo é sempre folgada e não arranjo maneiras de fixar melhor, portanto ele facilmente, com a curiosidade, cai la pra baixo. A menos que a tire e volte a por o mais esticada possivel, de forma a que não lhe dê hipoteses, mas com o sol deve acabar por desgastar, digo eu...É como na foto em baixo, e pus essa rede protetora pra proteger melhor o lixo e tudo mais.

http://www.gomesepassadouro.com/imagens ... 0_[02].jpg

Alguma sugestao pra prender ao chao, sem ter de furar?
Responder

Voltar para “Gatos”