Operar ou não operar: gato com 10 anos e problemas no baço.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Algu13
Membro Júnior
Registado: sexta ago 28, 2015 4:09 pm

terça set 29, 2015 9:32 am

Bom dia,

Gostaria de obter um conselho sobre a seguinte situação: Tenho um gatinho com 10 anos de idade. Há cerca de um ano, através de uma eco abdominal, verificou-se que ele tem várias neoplasias (nódulos) com cerca de 2 e 3mm no baço. O médico veterinário aconselha a cirurgia. Acontece que este meu gato é extremamente nervoso e cada ida ao veterinário é um inferno para ele...e também para mim. Ele fica de tal forma nessas idas que acaba por urinar-se, para além de ficar durante todo esse período de tempo (viagem e durante a consulta) de boca aberta a arfar e a babar-se. Custa-me imenso vê-lo nesse estado. Ainda ontem o levei a uma consulta para ver como estavam os nódulos e foi simplesmente horrível. O próprio médico disse mesmo que nunca tinha visto um gato, assim tão nervoso. Acresce, que é um gato com excesso de peso (8 kg) o que também não facilita em nada.
Tenho a sensação que cada vez que o faço passar por isto lhe retiro meses de vida pelo stress que lhe provoco. Tal como para nós pessoas, sou da opinião que mais vale viver menos tempo mas com qualidade, do que prolongar o período de vida mas andar constantemente em médicos com tratamentos e mais tratamentos, que poderão inclusivamente, ter de passar por sessões de quimioterapia. Não sei pois o que fazer: se deixar a natureza seguir o seu percurso normal com o meu gato ou sujeitá-lo a uma cirurgia e a tratamentos, com constantes idas e voltas ao vet, com todo o enorme stress que isso lhe provoca.
Agradeço imenso o conselho de alguém que já tenha passado por uma situação semelhante ou, que simplesmente pretenda ajudar. Muito obrigada. : Crying or Very sad
Última edição por Algu13 em quinta out 01, 2015 2:50 pm, editado 2 vezes no total.
Matrafona
Membro Júnior
Registado: quinta nov 11, 2010 1:24 pm

quarta set 30, 2015 3:30 pm

A minha gata com 13 anos foi diagnosticada com um tumor nas maminhas, foi operada para ser retirada toda a cadeia mamária do lado direito.
Era muito mimada e não reagia bem cada vez que íamos ao veterinário, nunca me vou esquecer do olhar que ela nos lançava cada vez que a visitávamos no hospital “como a dizer – porque é que me deixas aqui”, porque devido à complexidade da operação teve de ficar internada vários dias.
A recuperação foi demasiado penosa e sei que ela durante esse período não teve a qualidade de vida que até então sempre teve, apesar de toda a nossa dedicação e carinho.
O tumor era um tumor de um grau de agressividade muito elevado, por isso quando foi detectado um novo tumor cerca de uma ano e meio depois, na outra cadeia mamária, optámos por não sujeitá-la a nova intervenção cirúrgica e a novo sofrimento, até porque a veterinária nos disse que provavelmente o tumor reapareceria nos pulmões ou no fígado.
Viveu connosco cerca de mais um ano de muito amor e carinho. A única coisa que não queríamos que acontecesse era ela sofrer dores, e estávamos preparados para a poupar ao sofrimento.
Mas até aí ela foi generosa e poupou-nos a tal decisão de a eutanasiar e morreu numa manhã de Junho.
Esta foi a nossa experiência e não estamos arrependidos, penso que no nosso caso foi o melhor para a nossa gata.
Desejo-lhe qualquer que seja a sua decisão a melhor boa sorte
Algu13
Membro Júnior

quinta out 01, 2015 9:29 am

Muito obrigada por ter partilhado essa sua experiência comigo. O que também pretendo é evitar a todo custo um sofrimento maior para o meu gato, simplesmente para lhe prolongar um pouco mais o período de vida. Pois, para mim, isso já não seria viver...Mesmo quando as coisas acontecem connosco, humanos, costumamos ouvir dizer "antes não se tivesse mexido", pois que a partir do momento em que se mexe parece que tudo se agrava e acelera...
Enfim, os brasileiros costumam utilizar uma expressão que caracteriza muito bem esta situação que é a seguinte: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"...Nunca sabemos nestas alturas o que é melhor.
Para já ele ainda brinca, vai comendo e parece feliz...resta-me ter fé.
Obrigada pela sua ajuda!
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sexta out 02, 2015 3:55 pm

A minha gatinha Diana tem 15 anos, é insuficiente renal crónica em estado avançado e também tem cardiomiopatia.
Numa consulta de rotina foi-lhe detectado numa maminha, um carocinho minúsculo, tamanho de um bago de arroz trinca. Carocinho que em pouco tempo se desenvolveu bastante. O veterinário aconselhou a cirurgia, apesar do elevado risco, não só pela idade mas pelas doenças de que padece. Se não operasse-mos poderia não ter mais que dois meses de vida com qualidade, dado a agressividade dos tumores (apareceram mais dois).
Depois de todos os exames feitos (análises, ecografia, RX e ecocardiograma) foi operada no dia 14 de Julho, retirada uma cadeia mamária. Como é uma gatinha que stressa muito em internamento mas aceita bem a medicação em casa e faz viagens tranquilas, teve alta condicionada passadas pouco mais de 24 horas, e ficou de voltar ao hospital diariamente para reavaliação e fazer penso. Entretanto teve uma baixa de potássio muito acentuada e uma grande anemia, teve de ficar internada por mais cinco dias, em grande stress, a ter alimentação forçada pois em internamento nega-se a comer mesmo quando mais estável.
A recuperação foi muito difícil e penosa….Mas, a Diana foi forte, não desistiu… e logo que melhorou um pouco já queria andar pela casa e a trepar…
Antes da cirurgia o veterinário disse-nos que não estava a pensar fazer quimioterapia, mas o resultado da biópsia foi de tumor muito agressivo e evasivo, começou novo dilema: fazer quimioterapia ou não…As quimios são muito agressivas para os rins e os da Diana estão em muito mau estado…o veterinário depois de ponderar a situação optou por quimio oral, dosagem mais fraca e mais espaçada…felizmente tem estado a correr bem, a Diana está na quinta semana de tratamento, anda bastante activa e bem-disposta, a comer razoavelmente, as análises que fez há dias estavam bem, continua uma mimalha connosco e mandona com os manos como sempre foi…
Até agora não me arrependo, nem um pouco de ter optado pela operação, pois sei que se não o tivesse feito, neste momento, o mais provável seria a minha gatinha já não estar cá ou estar sem qualidade de vida, avaliando pela velocidade com que os nódulos se estavam a desenvolver,já tinha linfonodos afectados que também foram retirados…todo o tempo que tiver a mais será muito gratificante…
Passou pouco tempo ainda, sei que apesar de tudo a doença pode voltar a aparecer, e se isso acontecer (peço a Deus que não) penso que não irei sujeitar a gatinha a tudo de novo…mas se ela tivesse dez anos e sem outras alterações de saúde significativas poderia ser diferente…

Outro gatinho meu, o Lourenço foi-lhe diagnosticado cancro de fígado, quando demonstrou que algo não estava bem já a doença estava avançada, não sendo possível operar, fez quimioterapia oral e injectável o tumor ainda teve remissão dando uma esperança de puder ser operado, mas voltou a aumentar e não chegou a ser possível…
Desde que foi diagnosticado viveu oito meses, posso dizer que com qualidade, a comer, brincar, interagir com os humanos e companheiros. A quimio não lhe deu grandes transtornos, o pior foi para o final quando apareceu ascite que lhe dava grande desconforto, era-lhe extraído o líquido e voltava a ficar bem. Acabou por falecer com paragem cardíaca, após reanimação duma primeira paragem, fez uma segunda que já não conseguiram reanimar. O tumor rebentou.

Qualquer que seja a sua decisão desejo que corra tudo pelo melhor com o seu gatinho.
Já tem a certeza de que os nódulos são malignos?
Algu13
Membro Júnior

sábado out 03, 2015 11:56 am

Obrigada, MiausRafa por também partilhar a sua experiência comigo. Espero que tudo corra pelo melhor com a sua gatinha e que ela viva ainda por muitos anos com saúde!
Não, não tenho a certeza que os nódulos sejam malignos, pois só após a sua extracção é que me poderão dizer. O problema reside precisamente aí. Por outro lado, era necessário que ele perdesse algum peso (o que todos sabemos o quanto é difícil de acontecer quando se tem um outro gatinho com apenas 1 ano de idade e se passa a maior parte do dia fora de casa a trabalhar!). Cada caso é efectivamente um caso. Este meu gato é muito "senhor do seu nariz". Mesmo em casa, é uma trabalheira para lhe administrar um comprimido ou, simplesmente, limpar-lhe os ouvidos. Nunca gostou de ser tocado, a não ser que seja para receber umas festinhas. E, como já referi, cada ida com ele ao veterinário é simplesmente um inferno...
...começo a desesperar sem saber o que fazer.
Muito obrigada, mais uma vez!
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo out 04, 2015 12:29 pm

não é difícil o gato emagrecer, desde que não lhe deixe comida à descrição e não os deixe comer a mesma comida. depois, se puder, nada perde em saber se os nódulos sãoou não malignos. mas não pode fazer uma biopsia ssem ter de operar?
Algu13
Membro Júnior

segunda out 05, 2015 8:28 am

Agradeço as suas sugestões, anja-azul. É das primeiras pessoas que me dizem que fazer emagrecer um gato, não é difícil, principalmente quando se tem mais do que um em idades completamente diferentes e, passamos todo o dia fora de casa a trabalhar. Também lhe digo que, não raras vezes, por motivos profissionais, estou 24 horas ausente de casa....
Por outro lado, nenhum dos veterinários com quem falei me colocou a hipótese da biópsia, pois quer seja benigno ou maligno eles são da opinião que deve ser retirado, pelo que sendo assim não valeria a pena submeter o gatinho a um processo anestésico (idêntico nos riscos à própria cirurgia) para depois, caso fosse benigno, deixá-lo assim, sem operar.
Hoje mesmo irei consultar a opinião de um outro veterinário sobre o assunto.
Agradeço mais uma vez o seu contributo.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda out 05, 2015 1:54 pm

eu tenho 6 gatos cujas idades variam entre os 16 e 2 anos. fico de plantão à espera que comam para não haver trocas. claro que quando viro costas é o grande forabodó. mas estar gordo pode ser muito mau. uma das gatas morreu por essa razão.
quanto a tumores, "felizmente", os casos que me têm aparecido, são exteriores. a gata era fibrosarcoma e agora o cão, é nas glandulas anais. fizeram biópsia. uma gata teve cancro no fígado. só se descobriu uma semana antes de partir. com 17 anos, não iria fazer nada. mas quem sabe, será o vet. faz bem em pedir uma 2º opinião. eu já pedi cinco para saber porque bebe tanta água o meu cão. da última, não fiquei muito elucidada, mas fiquei a saber que tinha um tumor maligno :(
Algu13
Membro Júnior

terça out 06, 2015 9:12 am

Lamento imenso que tenha passado por tudo isso com os seus gatinhos e que esteja agora a passar com o seu cachorro. Eu pediria uma 2ª, 3ª ou 4ª opinião se necessário fosse...
O veterinário a quem eu ia solicitar ontem essa 2ª opinião não pôde receber-me pois teve uma situação de urgência. Mas durante esta semana iremos com toda a certeza conversar sobre o assunto.
Desejo-lhe tudo de bom para todos os seus animais.
Obrigada.
Responder

Voltar para “Gatos”