hemorragia interna - causas e tratamento?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Susana0021
Registado: quarta jun 29, 2011 8:47 pm

quarta nov 25, 2015 8:17 am

Bom dia,

adoptei uma gatinha bebé , a Nikky de 2 meses e meio. Ontem tivemos o primeiro susto com ela. Passou a noite a respirar mal e mal andava - todos estes sintomas apareceram repentinamente. Fomos de seguida às urgências onde ela acabou por dar entrada já em estado comatoso. O quadro clínico dela era já crítico apesar de termos agido com a maior rapidez possível.
Desconfiavam de PIF - havia existência de líquido no abdômen - no entanto as análises provavam que se tratava de uma hemorragia interna e não PIF- o que para nós foi um espanto, dado que não demos conta de nenhum trauma que ela tivesse tido. Já em estado de hipotermia grave foi-lhe dada una transfusão directa de uma gatinha que já está habituada a salvar vidas, tudo isto na esperança de ganharmos tempo para mais exames. 15 minutos depois a Nikky já aparentava ser uma gata saudável. Ficou no hospital para observação e para analisarem a causa da hemorragia.
Foi-me dito que por vezes as hemorragias são pequenas o suficiente para serem tratadas sozinhas, basta para isso uma transfusão para ajudar a subir o nível de plaquetas. Ora eu não sou veterinária, mas fiquei um bocado apreensiva com está hipótese. É de facto possível que uma hemorragia interna devido a trauma se cure sozinha? A Nikky vai fazer mais exames... no entanto gostaria de saber a vossa opinião e experiências.
Responder

Voltar para “Gatos”