Boa tarde,
Tenho uma gata com 21 anos e esta semana assustou-me muito. Já há um ano que anda sem força nas patas traseiras, a descer escadas batia sempre de rabo, tropeça nas próprias patas, etc... Mas esta semana foi um aperto no coração pois as patas estavam realmente mais fracas, sendo que começou a rastejar com as patas de trás. Ontem e hoje já está melhor, não costuma cair pelo menos nem nunca mais rastejou. Ela nem sequer anda em baixo, sempre atrás de nós a pedir festas, nem parece importada com a mobilidade reduzida. Fomos com ela ao veterinário nem faz dois meses por causa de um problema no ouvido. Na altura aproveitei o momento e fiz as queixinhas todas: a verruga do nariz que está maior, a surdez (já à 3 ou 4 anos que não ouve) e a fraqueza nas patas traseiras. A resposta era sempre a mesma "É a velhice". Agarrava nas patinhas dela e dizia "vê-se mesmo que é uma gata extremamente velha, não tem carne nenhuma nas patas". Também me explicou que intervenções a uma certa altura já não são benéficas, principalmente a gatos muito nervosos como é a minha. Não sei o que fazer, gostava de saber opiniões, acham que deva ir a outro veterinário ? Há algum suplemento que possa dar à minha gata ou algum tipo de ração melhor?
Estou muito preocupada,
Atentamente
HELP!!! Gata idosa
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
para animais idosos, há condoprotetor. ajuda nas articulações. no meu cão, nem sei. tanto rastejava como dava umas corridas. mas mal, não faz. fale k o vet. mas 21 anos é 

Pela explicação parece que a sua gatinha está a ter um problema neurológico nas patas traseiras. É natural que animais mais velhos sofram deste tipo de patologias. Fazer intervenções cirurgicas não é muito favorável num animal tão velho. No entanto poderá procurar na internet informações acerca de fisioterapira para gatos. Estes exercicios parecem trazer melhorias em situações como a que a sua gata sofre. E são simples, poderá faze-los em casa.