Gatinha a chegar...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SofiKendsi
Registado: sábado jun 18, 2016 9:43 pm

sábado jun 18, 2016 11:08 pm

Boa noite,

Em breve irei adoptar uma gatinha :D dei-lhe o nome "Kendsi" e faz esta segunda-feira dois meses.

Gostaria de saber se me podem dar umas dicas em relação a algumas coisas que me perturbam, nomeadamente a caixa da areia a escolher(gostaria de uma fácil de limpar mesmo que tenha que pagar mais um pouco), o tipo de caminha mais apropriada...transportadora.
Também procuro um veterinário na zona de Sintra que seja de confiança e que não me cobre uma fortuna por consulta...tenho perto de casa um (Centro Veterinário Sintra), que fica na recta do Ral...mas não tenho opinião formada, alguém já lá foi?

Vivo numa casa alugada logo o sofá não me pertence e gostava de o tentar poupar lol...já li que ajuda muito cortar as unhas regularmente (a partir de que idade o posso fazer?), comprar arranhadores próprios e ter uma educação mais rígida ao inicio...confirmam-me? A casa é mto pequena logo deixarei as portas todas abertas para ela não se sentir presa...acham o mais indicado? Também tenho um quintal mas acho melhor não a levar à rua pois tenho medo que me fuja...acham que é o melhor ou que aos poucos a devia colocar lá fora só para não estar sempre e casa?

Muito obrigado a todos :D
silver13
Membro
Registado: sábado jun 06, 2015 3:00 pm

domingo jun 19, 2016 4:30 pm

Com a excepção das idas ao veterinário para a vacinação e desparasitação, não há necessidade de gastar muito dinheiro para a gatinha. O essencial é a caixa da areia e os pratos da comida e água. Relativamente à caminha, é provável que ela prefira dormir no sofã ou camas do que na sua caminha. Pode sempre tentar comprar uma tipo tenda para ela se esconder (também há tutoriais na internet de como fazer estas camas low-cost: http://imgur.com/JkFAYNA).

Os pratinhos podem ser pratos e taças velhos que tenha por casa. Para a comida eles gostam de taças mais baixas para não tocarem com os bigodes nas bordas, o que lhes faz impressão.

A caixa de areia poderá ser um tabuleiro simples, onde utiliza a pá para limpar diariamente. A caixa fechada tem a vantagem de espalhar menos areia e conter o cheiro, mas a gatinha pode não gostar. A areia deve ter pouco pó para não irritar as vias respiratória e não conter perfumes que incomodam os gatos. O local onde a coloca deve ser calmo. Pode ler mais sobre caixas de areia aqui: [Editado pela moderação]

Para o sofã o ideal é investir muito na educação da gatinha e redireccionar para o poste de arranhar. De qualquer das forma não é garantido que não ataque o sofã, por isso é boa ideia comprar uma capa de sofã para o tentar proteger ou colocar uma manta. Pode comprar ou fazer um arranhador (http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Poste-Ar ... para-Gatos), o essencial é coloca-lo num local movimentado onde valha a pena o gato marcar o território ao arranhar e o arranhador tem comprimento suficiente para o gato adulto se esticar ao arranhar. As unhas podem ser cortadas desde pequeno, mas pode ser mais complicado por serem miniaturas. Ainda o mês passado cortei as unhas a uma gatinha de 1 mês sem problemas, aliás, o único problema foi ser mais irrequieta do que a minha gata adulta e precisar de mais paciência e precisão ao cortar. Pode ler mais sobre arranhadores e unhas aqui: [Editado pela moderação]

As idas ao exterior só são aconselhadas depois da vacinação estar completa e ter desenvolvido imunidade. Normalmente não há grande vantagem nas saídas ao exterior porque trazem perigos como atropelamentos e lutas com animais. Era bom habitua-la a sair com os donos e a voltar quando chamada, sempre com supervisão. Também pode treina-la a usar peitoral e trela (é possível, eu cheguei a treinar a minha gatinha quando bebé). Se quer mesmo habitua-la ao exterior para sair sozinha, aconselho a deixa-la pelo menos uma semana no interior para ela interiorizar que é o seu território e para desenvolver o sentido de localização e não se perder no exterior.

Quanto ao veterinário não posso ajudar porque sou do Porto. Pode ser que apareça alguém da zona de Sintra que aconselhe uma clinica. Boa sorte com a gatinha :)
SofiKendsi

domingo jun 19, 2016 6:16 pm

silver13 Escreveu:Com a excepção das idas ao veterinário para a vacinação e desparasitação, não há necessidade de gastar muito dinheiro para a gatinha. O essencial é a caixa da areia e os pratos da comida e água. Relativamente à caminha, é provável que ela prefira dormir no sofã ou camas do que na sua caminha. Pode sempre tentar comprar uma tipo tenda para ela se esconder (também há tutoriais na internet de como fazer estas camas low-cost: http://imgur.com/JkFAYNA).

Os pratinhos podem ser pratos e taças velhos que tenha por casa. Para a comida eles gostam de taças mais baixas para não tocarem com os bigodes nas bordas, o que lhes faz impressão.

A caixa de areia poderá ser um tabuleiro simples, onde utiliza a pá para limpar diariamente. A caixa fechada tem a vantagem de espalhar menos areia e conter o cheiro, mas a gatinha pode não gostar. A areia deve ter pouco pó para não irritar as vias respiratória e não conter perfumes que incomodam os gatos. O local onde a coloca deve ser calmo. Pode ler mais sobre caixas de areia aqui: http://omeuanimal.com/caixa-de-areia-gato/

Para o sofã o ideal é investir muito na educação da gatinha e redireccionar para o poste de arranhar. De qualquer das forma não é garantido que não ataque o sofã, por isso é boa ideia comprar uma capa de sofã para o tentar proteger ou colocar uma manta. Pode comprar ou fazer um arranhador (http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Poste-Ar ... para-Gatos), o essencial é coloca-lo num local movimentado onde valha a pena o gato marcar o território ao arranhar e o arranhador tem comprimento suficiente para o gato adulto se esticar ao arranhar. As unhas podem ser cortadas desde pequeno, mas pode ser mais complicado por serem miniaturas. Ainda o mês passado cortei as unhas a uma gatinha de 1 mês sem problemas, aliás, o único problema foi ser mais irrequieta do que a minha gata adulta e precisar de mais paciência e precisão ao cortar. Pode ler mais sobre arranhadores e unhas aqui: http://omeuanimal.com/unhas-de-gato-cor ... rranhador/

As idas ao exterior só são aconselhadas depois da vacinação estar completa e ter desenvolvido imunidade. Normalmente não há grande vantagem nas saídas ao exterior porque trazem perigos como atropelamentos e lutas com animais. Era bom habitua-la a sair com os donos e a voltar quando chamada, sempre com supervisão. Também pode treina-la a usar peitoral e trela (é possível, eu cheguei a treinar a minha gatinha quando bebé). Se quer mesmo habitua-la ao exterior para sair sozinha, aconselho a deixa-la pelo menos uma semana no interior para ela interiorizar que é o seu território e para desenvolver o sentido de localização e não se perder no exterior.

Quanto ao veterinário não posso ajudar porque sou do Porto. Pode ser que apareça alguém da zona de Sintra que aconselhe uma clinica. Boa sorte com a gatinha :)
Muito Obrigado pela resposta e pelas dicas :D Já destaquei o meu companheiro para fazer um arranhador hahha :p
Com calma irei compor a casa para na sexta-feira receber a Kendsi.
Magnolya
Membro Veterano
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

domingo jun 19, 2016 10:51 pm

Olá :D

Cá em casa é assim:

Caixa de areia - Ao longo dos anos, já tive todo e mais algum tipo de caixas de areia, a omega paw inclusive, que é semi automática, para acabar com uma banal e simples caixa plástica de arrumação com tampa, na qual recortamos um círculo para as entradas e saídas, por 10€.
Não espalha areia nenhuma e como é ampla, torna-se muito mais cómoda, para mim, a limpeza diária (uso areia aglomerante), a minha até rodinhas tem.

Retirei a ideia do printerest

Imagem

Cama/caixa de transporte - Como a caixa de transporte, por cá, só tem sido usada para as idas ao veterinário, optei por esta, que serve também de cama, para além de linda :D

http://www.zooplus.pt/shop/gato/cestos_ ... ime/363962

Quanto ao veterinário não posso ajudar, estou no Alentejo. É pena porque na minha clínica praticam preços muito acessíveis. Por ex, talvez possa servir de comparação, a consulta para vacina, incluída, custa à volta de 17€. Uma consulta normal 25€.

Arranhador - Tinha um grande problema com eles por os achar todos horríveis :? Como os que eu gostava eram caros, fui juntando o dinheiro e mandei vir este há pouco tempo. Eles adoram, foi imediatamente adotado!

http://www.zooplus.pt/shop/gato/trepado ... 0cm/548428

Pode tentar proteger o sofá, cortando as unhas da gatinha regularmente, se vir que ela o arranha (por cá não tenho esse problema, felizmente). Pode cortar assim que o gatinho chegar a casa. Pode espalhar um pouco de pimenta ou rodelas de limão para tentar afastá-la do sofá, se for necessário. Os gatos normalmente não gostam.

Quanto ao quintal, pessoalmente não aconselho. Por muito que se tenha cuidado, basta uma pequena distração para ela fugir.
Também tenho um quintal, e já perdi um gato assim. Estava apenas habituado a casa, dava a sua voltinha pelo quintal de verão, confiavamos nele, até ao dia em que fugiu e não voltamos a conseguir apanhá-lo. O meu atual, não mete uma pata fora de casa!

Tenha em atenção a idade do gatinho. Tente que não seja retirado demasiado cedo à mãe. Normalmente não deve ser retirado antes das 12 semanas.
marapereira1
Membro Júnior
Registado: sexta jan 23, 2015 5:13 pm

segunda jun 20, 2016 12:03 pm

Boa tarde.
Em relação ao Centro Veterinário de Sintra, tenho uma opinião excelente sobre esse hospital.
Tenho dois gatinhos, um macho de 3 anos e uma fêmea de quase 2 anos.
A minha gatinha infelizmente tem uma doença crónica e é seguida nesse hospital desde início.
Os preços são muito acessíveis e quanto a médicos veterinários aconselho o Dr. Abel (que é o director clínico) ou o Dr. Diogo (o médico assistente da minha pequenita).
A restante equipa também é impecável e não são nada exploradores nem oportunistas na carteira dos donos.
Boa sorte com o novo elemento fofinho, muitas felicidades :D
SofiKendsi

terça jun 21, 2016 10:46 pm

Magnolya Escreveu:Olá :D

Cá em casa é assim:

Caixa de areia - Ao longo dos anos, já tive todo e mais algum tipo de caixas de areia, a omega paw inclusive, que é semi automática, para acabar com uma banal e simples caixa plástica de arrumação com tampa, na qual recortamos um círculo para as entradas e saídas, por 10€.
Não espalha areia nenhuma e como é ampla, torna-se muito mais cómoda, para mim, a limpeza diária (uso areia aglomerante), a minha até rodinhas tem.

Retirei a ideia do printerest

Imagem

Cama/caixa de transporte - Como a caixa de transporte, por cá, só tem sido usada para as idas ao veterinário, optei por esta, que serve também de cama, para além de linda :D

http://www.zooplus.pt/shop/gato/cestos_ ... ime/363962

Quanto ao veterinário não posso ajudar, estou no Alentejo. É pena porque na minha clínica praticam preços muito acessíveis. Por ex, talvez possa servir de comparação, a consulta para vacina, incluída, custa à volta de 17€. Uma consulta normal 25€.

Arranhador - Tinha um grande problema com eles por os achar todos horríveis :? Como os que eu gostava eram caros, fui juntando o dinheiro e mandei vir este há pouco tempo. Eles adoram, foi imediatamente adotado!

http://www.zooplus.pt/shop/gato/trepado ... 0cm/548428

Pode tentar proteger o sofá, cortando as unhas da gatinha regularmente, se vir que ela o arranha (por cá não tenho esse problema, felizmente). Pode cortar assim que o gatinho chegar a casa. Pode espalhar um pouco de pimenta ou rodelas de limão para tentar afastá-la do sofá, se for necessário. Os gatos normalmente não gostam.

Quanto ao quintal, pessoalmente não aconselho. Por muito que se tenha cuidado, basta uma pequena distração para ela fugir.
Também tenho um quintal, e já perdi um gato assim. Estava apenas habituado a casa, dava a sua voltinha pelo quintal de verão, confiavamos nele, até ao dia em que fugiu e não voltamos a conseguir apanhá-lo. O meu atual, não mete uma pata fora de casa!

Tenha em atenção a idade do gatinho. Tente que não seja retirado demasiado cedo à mãe. Normalmente não deve ser retirado antes das 12 semanas.
Boa noite :)

Grande ideia para o wc...poupo realmente algum dinheiro, dinheiro esse que fará falta para vacinas e assim!!!
Adoro o arranhador...mas a mnh casa é pequena logo terei que optar por alo mais pequeno xD logo se vê como ela reage.

Já estive a ver a cama/transportadora e decidi ir buscar uma igual :p dá imenso jeito e não acho caro..muito obrigado.
Relativamente à ida à rua...realmente tentarei evitar ao máximo...costumamos ter a porta aberta, mas está tapada por uma cortina logo pode ser que ela se mantenha longe :p.

12 semanas a sério? Eu irei esperar pelas 8 semanas...era para a ir buscar esta sexta mas achei por bem esperar até ter dois meses.

Muito obrigado por tudo
SofiKendsi

terça jun 21, 2016 10:51 pm

marapereira1 Escreveu:Boa tarde.
Em relação ao Centro Veterinário de Sintra, tenho uma opinião excelente sobre esse hospital.
Tenho dois gatinhos, um macho de 3 anos e uma fêmea de quase 2 anos.
A minha gatinha infelizmente tem uma doença crónica e é seguida nesse hospital desde início.
Os preços são muito acessíveis e quanto a médicos veterinários aconselho o Dr. Abel (que é o director clínico) ou o Dr. Diogo (o médico assistente da minha pequenita).
A restante equipa também é impecável e não são nada exploradores nem oportunistas na carteira dos donos.
Boa sorte com o novo elemento fofinho, muitas felicidades :D
Muito obrigado Mara... assim que tiver cá a Kendsi já saberei nde me deslocar ;)

Bjinhos
Magnolya
Membro Veterano
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

terça jun 21, 2016 11:12 pm

Olá :D

Ainda bem, fico feliz por poder ser útil!! :P

Caso lhe interesse e como não é muito caro, mandei vir esta "cama", que nem é bem uma, para mim é mais uma almofada, para colocar no fundo da caixa de transporte/cama.

http://www.zooplus.pt/shop/gato/cestos_ ... cia/527139

Relativamente à idade do gatinho, as 12 semanas é a idade ideal. Embora o desmame alimentar se dê por volta dos 2 meses, após essa idade a mãe continua a educar os gatinhos no sentido de os ensinar a não morder, não arranhar e acabam por ser gatinhos mais equilibrados.

Tudo de bom com ela!! :D

Ficamos à espera de uma fotografia :D
SofiKendsi

quarta jun 22, 2016 4:53 pm

Magnolya Escreveu:Olá :D

Ainda bem, fico feliz por poder ser útil!! :P

Caso lhe interesse e como não é muito caro, mandei vir esta "cama", que nem é bem uma, para mim é mais uma almofada, para colocar no fundo da caixa de transporte/cama.

http://www.zooplus.pt/shop/gato/cestos_ ... cia/527139

Relativamente à idade do gatinho, as 12 semanas é a idade ideal. Embora o desmame alimentar se dê por volta dos 2 meses, após essa idade a mãe continua a educar os gatinhos no sentido de os ensinar a não morder, não arranhar e acabam por ser gatinhos mais equilibrados.

Tudo de bom com ela!! :D

Ficamos à espera de uma fotografia :D
Boa tarde,

Parece que me leu o pensamento...ia agora começar à procura de uma almofada xD...muito obrigado!

Não sei se aguento mais um mês sem a ir buscar hehehe além disso tirei férias de propósito para estar em casa e conseguir que se ambientasse com calma...mas vamos ver ;)

Assim que a tiver, coloco uma foto ;)

Obrigado por tudo!
Responder

Voltar para “Gatos”