Em breve irei adoptar uma gatinha

Gostaria de saber se me podem dar umas dicas em relação a algumas coisas que me perturbam, nomeadamente a caixa da areia a escolher(gostaria de uma fácil de limpar mesmo que tenha que pagar mais um pouco), o tipo de caminha mais apropriada...transportadora.
Também procuro um veterinário na zona de Sintra que seja de confiança e que não me cobre uma fortuna por consulta...tenho perto de casa um (Centro Veterinário Sintra), que fica na recta do Ral...mas não tenho opinião formada, alguém já lá foi?
Vivo numa casa alugada logo o sofá não me pertence e gostava de o tentar poupar lol...já li que ajuda muito cortar as unhas regularmente (a partir de que idade o posso fazer?), comprar arranhadores próprios e ter uma educação mais rígida ao inicio...confirmam-me? A casa é mto pequena logo deixarei as portas todas abertas para ela não se sentir presa...acham o mais indicado? Também tenho um quintal mas acho melhor não a levar à rua pois tenho medo que me fuja...acham que é o melhor ou que aos poucos a devia colocar lá fora só para não estar sempre e casa?
Muito obrigado a todos