Novo amigo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Mary_Mary
Registado: terça jul 12, 2005 8:46 am

quinta ago 11, 2016 4:16 pm

Olá a todos,

Tenho a minha gatuxa há já nove anos e estou a pensar adotar outra gatinha ou outro gatinho. O veterinário sempre o desaconselhou (isto já vem de há muito tempo) porque diz que a minha gata aparenta ser muito mimada e territorial. Eu não sou de todo adepta de política do "filho único" e acho que este veterinário não gosta é de gatos (quando é ele que me calha em consulta existe sempre ali uma fricção qualquer) e sei que há outras pessoas que têm mais do que um gato ou até diferentes animais, sem que existam grandes conflitos entre eles.
O que eu realmente gostaria de saber, para preparar a entrada do novo elemento cá em casa, é o que tenho de fazer.
Tenho de os separar durante muito tempo?
Devo juntá-los gradualmente ou deixar que sejam eles a fazê-lo sozinhos?
Podem partilhar a mesma caixa de areia?
Agradeço os conselhos/experiências de outros donos de gatos. :)
cati7777
Membro
Registado: sexta out 20, 2006 8:04 am

sábado ago 13, 2016 10:56 am

Olá bom dia. Acho fantástico que queira adoptar mais um amiguinho :)
No meu caso o que aconteceu foi o seguinte, tenho um gato de 4 anos que está em casa dos meus pais, mas onde também passo bastante tempo.
Adoptei agora uma gatinha , levei-a para casa com quase 2 meses e neste momento tem 4 meses.
O gatinha nova é para ficar na minha casa, no fundo eles irão habitar casas distintas, mas gostava que se dessem bem para nalguma ocasião em que seja necessário juntá-los, o mesmo ser possível.
Tenho levado a gatinha dentro da caixa transportadora e deixo o gato grande ir lá cheirar e observar. No inicio bufava bastante, mas mesmo muito, e depois ia esconder-se e acabava por me bufar a mim também. Com a continuação destes encontros, o garo grande já estava mais amistoso, já não bufava tanto e ficava muito tempo perto da caixa transportadora a observar sem se ir esconder.
Só que a minha gatinha tem tudo uns azares de saúde e não tenho tido oportunidade de continuar com esta estratégia.
o ideal, a meu ver e pelo q me têm dito, é que seja uma aproximação aos poucos, poderão inicialmente ficar em divisões da casa separados, para que se possam ir habituando ao cheiro um do outro. Nunca ralhe ao seu gato antigo, caso ele bufe ao pequenino, porque no fundo ele está assustado com a nova presença.
Quando "apresentar" o novo membro, nunca o coloque olhos com olhos, agrarre no gatinho novo a volte o rabinho para o gato mais velho... e muita paciência! :)
Quanto à caixa da areia creio que por cada 2 gatos é uma caixa :)
Boa sorte!
cati7777
Membro

sábado ago 13, 2016 10:56 am

Olá bom dia. Acho fantástico que queira adoptar mais um amiguinho :)
No meu caso o que aconteceu foi o seguinte, tenho um gato de 4 anos que está em casa dos meus pais, mas onde também passo bastante tempo.
Adoptei agora uma gatinha , levei-a para casa com quase 2 meses e neste momento tem 4 meses.
O gatinha nova é para ficar na minha casa, no fundo eles irão habitar casas distintas, mas gostava que se dessem bem para nalguma ocasião em que seja necessário juntá-los, o mesmo ser possível.
Tenho levado a gatinha dentro da caixa transportadora e deixo o gato grande ir lá cheirar e observar. No inicio bufava bastante, mas mesmo muito, e depois ia esconder-se e acabava por me bufar a mim também. Com a continuação destes encontros, o garo grande já estava mais amistoso, já não bufava tanto e ficava muito tempo perto da caixa transportadora a observar sem se ir esconder.
Só que a minha gatinha tem tudo uns azares de saúde e não tenho tido oportunidade de continuar com esta estratégia.
o ideal, a meu ver e pelo q me têm dito, é que seja uma aproximação aos poucos, poderão inicialmente ficar em divisões da casa separados, para que se possam ir habituando ao cheiro um do outro. Nunca ralhe ao seu gato antigo, caso ele bufe ao pequenino, porque no fundo ele está assustado com a nova presença.
Quando "apresentar" o novo membro, nunca o coloque olhos com olhos, agrarre no gatinho novo a volte o rabinho para o gato mais velho... e muita paciência! :)
Quanto à caixa da areia creio que por cada 2 gatos é uma caixa :)
Boa sorte!
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo ago 21, 2016 1:58 pm

Olá :D

Isso vai depender muito dos gatos.

Tenho uma gata com 9 anos e um gato com 1 ano, portanto, quando o adoptei ela tinha 8 anos... Quando ele chegou eu deixei-a cheirá-lo e deixei-o andar logo pela casa e, nos primeiros 15 dias separava-os apenas quando não estava ninguém em casa! Ao fim de 15 dias decidi deixá-los juntos e, a partir daí, nunca mais os separei...
A minha gata tem quase 7Kg, e ele era minúsculo... A veterinária sempre disse que seria muito difícil ela aceitar outro gato, só se fosse uma gatinha mesmo bebézinha, e tinha de ter muita sorte, dizia ela! Ela é uma gata agressiva, ciumenta, territorial e, como é óbvio, reagiu mal e houve muitas bufade-las e patadas à mistura... mas nunca o tentou atacar, nunca o tentou magoar!
Hoje não são os melhores amigos do mundo, não dormem agarradinhos, mas nota-se que gostam um do outro, mais ele dela que ela dele, mas pronto...

No entanto, o meu namorado tem uma gata com 2 anos... e ela às vezes vem cá para casa passar uns dias! Ela foi a primeira gata com a qual a minha gata teve contacto desde que veio cá para casa, o meu gato veio depois! No primeiro dia em que ela veio a reacção das duas foi tão má que nem as deixei aproximarem-se uma da outra com medo que a minha magoasse a mais pequena, depois lá fui deixando a outra andar pela casa mas tinha de estar sempre de olho nas duas... Havia fins-de-semana em que a gata do meu namorado vinha e a minha gata não saía do quarto dos meus pais e se a outra entrasse lá tinha de a ir buscar a correr para a minha não a magoar, depois a minha gata aprendeu a ignorar a presença da outra e as coisas ficaram mais calmas... Mas entre elas nunca há contacto, se a outra se aproxima demais a minha começa a bufar e a roncar, pura e simplesmente não quer que a outra se aproxime dela... Já o meu gato e a gata do meu namorado podem passar semanas sem se verem, quando ela vem é como se nunca se tivessem separado, dão-se super super bem! No inicio a gata do meu namorado é que reagiu mal quando chegou aqui e viu o gatinho, o meu gato é super calmo e fofo e aceita tudo e todos e ficou logo à vontade com a presença dela!
Agora nunca separo os três... eles já se conhecem, são todos grandes, eles que se entendam! :P

Resumindo, foram 3 apresentações e todas correram de forma muito diferente! Por isso, eu não acredito que haja uma forma mais correta de juntar dois gatos... Temos de ver reacções e ter a capacidade de adaptar a aproximação dos dois de acordo com os gatos que temos!

Boa sorte :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Mary_Mary
Registado: terça jul 12, 2005 8:46 am

domingo ago 21, 2016 4:05 pm

Obrigada pela partilha e conselhos Cati e Joana!
Vou mesmo de ter de esperar para ver como vão reagir os gatuxos. Também já me disseram que se o novo amigo for de sexo diferente é mais fácil a aceitação, mas acho que é relativo mesmo. A personalidade de cada um é que vai ditar a relação futura dos dois. Tenho andado a ler sobre o assunto e a perguntar a outras pessoas que têm mais do que um gato ou que têm gatos e cães e as respostas, como é óbvio, são variadas.
Um dos conselhos mais frequentes e que vou, naturalmente, seguir é de não os deixar sozinhos nos primeiros dias caso não esteja ninguém em casa. Há que evitar os conflitos e sobretudo que se magoem.
Estou a ansiosa pela adoção do novo amiguinho(a).
Mais uma vez obrigada a ambas. Bem hajam!
cati7777
Membro

domingo ago 21, 2016 6:36 pm

Depois de notícias quando adoptar o gatinho&#128515;
Ameliaisaura
Registado: domingo ago 21, 2016 9:22 pm

domingo ago 21, 2016 11:02 pm

Olá. Eu tenho a Amélia hà 2 anos, e hà 15 dias trouxe a Isaura com 4 meses.. No 1 dia a Amélia ficava de longe a observar e se a Isaura se aproximasse muito ela bufava. Mas nunca a tentou atacar. Deixamos que elas estivessem a vontade, mas sempre a controlar. No 2 dia, a Isaura andava a brincar e a Amélia a observar e via-se que estava doidinha para entrar na brincadeira. Foi-se aproximando, ate que começaram a brincar as duas. Agora não se largam. Dormem juntas e a noite e a pura da loucura .. só se ouve catrapum catrapum com as duas a correr e aos saltos. E lindo!!!
Responder

Voltar para “Gatos”