Nodulos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
cati7777
Membro
Registado: sexta out 20, 2006 8:04 am

segunda ago 08, 2016 8:36 pm

Boa noite a todos.
Estou muito triste e preocupada com a minha Kika.
Tem 4 mesinhos e uns dias. É cruzada de siamês.

Há dois dias ao fazer festinhas senti um nódulo na zona das costas mas lateral. Pensei q pudesse ser um hematoma derivado das brincadeiras dela, por vezes até bate nos móveis.

Optei por ir ao veterinário pois não estava tranquila com o nódulo.
Afinal é algo mais complexo. A vet falou em "tumor"...ia para retirar um pouco C seringa ara análise. Mas ela achou q era preferível retirar o nódulo todo e enviar p análise. Como é com anestesia geral ela vai também aproveitar p a esterilizar...
Mas.:
_ só com 4 meses não é muito cedo? Não prejudica a gatinha?
_ alguém que já tenha passado por estas situações de nódulos?

Estou com tanto medo!!!
Vai está quinta feira extirpar o nódulo e ser esterilizada...sinto.me tão triste😥
auxpet
Membro Júnior
Registado: terça mai 31, 2016 10:12 am

terça ago 09, 2016 4:12 pm

Olá cati7777!
É de facto um pouco nova sim,pelo que a maior preocupação médica vai ser a a dose anestésica para realizar a cirurgia,contudo,ela é muito jovem,e os riscos são mínimos.
A esterilização normal faz-se a partir dos 5 meses,contudo dada a natureza da situação,por necessidade não existe problema em ela efetuar agora a cirurgia.
A situação dos nódulos é recorrente,pelo que fica rapidamente resolvida com a extração. A análise em questão apenas para verificar a origem e o porquê do mesmo. Em caso de sucesso,ao buscar a causa,serão assim evitados comportamentos de risco :)

Esteja tranquila ! :)
cati7777
Membro

terça ago 09, 2016 10:20 pm

auxpet Escreveu:Olá cati7777!
É de facto um pouco nova sim,pelo que a maior preocupação médica vai ser a a dose anestésica para realizar a cirurgia,contudo,ela é muito jovem,e os riscos são mínimos.
A esterilização normal faz-se a partir dos 5 meses,contudo dada a natureza da situação,por necessidade não existe problema em ela efetuar agora a cirurgia.
A situação dos nódulos é recorrente,pelo que fica rapidamente resolvida com a extração. A análise em questão apenas para verificar a origem e o porquê do mesmo. Em caso de sucesso,ao buscar a causa,serão assim evitados comportamentos de risco :)

Esteja tranquila ! :)
Olá auxpet😊 muito obrigada por me responder é conseguir de certa forma tranquilizar. Tenho falado com donos de gatos mas nenhum teve nódulos. Confesso que passei este dia muito desanimada. Mas agora ao ler a mensagem, parece que surgiu uma luz de alívio.
Vou deixa.la na clínica amanhã à noite para ser intervencionada na quinta de manhã e vai ficar lá até sexta de manhã.
A veterinária disse.me q como ela tem já 2kg há forma de anestesiar. Tenho q confiar. Se eu pudesse ia eu m vez deste serzinho tão pequenino.
Está aqui ao meu lado a dormir e eu estou a imaginar.la a passar esta fase é custa tanto...e mal ela sabe q amanhã por esta hora estará sozinha na clínica..
Peço desculpa, mas acabei por desabafar ....
Muito obrigada
auxpet
Membro Júnior

terça ago 09, 2016 10:49 pm

Vai ver que vai correr tudo bem.
Ainda que raras,essas situações acontecem.
Depois dê novidades!
Um abraço para as duas!
cati7777
Membro

quarta ago 10, 2016 8:25 am

Obrigada pela força.
Espero que sim, que corra tudo bem e que o resultado da análise ao módulo não seja assustador!
Darei novidades sim!!! Grata.
cati7777
Membro

sábado ago 13, 2016 11:18 am

olá :)
Venho deixar o ponto da situação. a minha gatinha kika já foi esterilizada e retiraram o tal nódulo para análise.
Meteu-me tanta pena vê-la com um fato de gaze ( que ainda tem) e também um penso grande na zona do nódulo. Depois como não falam não sei se está a doer. Está a fazer antibiótico de 12/12h, o que me preocupa pois ela tinha feito antibiótico há uns 15 dias...é muito antibiótico :(
fui visitá-la ao hospital no dia da intervenção e ela estava ainda muito atordoada, quando me viu quis levantar-se mas caia...então achei pelo bem dela sair da salinha...mas custou-me a alma!!!!
ficou uma noite por lá pois o efeito da anestesia ainda estava muito activo.
Fui buscá-la no outro dia de manhã...coitadinha, quando chegou a casa parece q respirou de alivio. Só que está limitada enquanto estiver todas "armadilhada" com o funil e o fatinho de gaze.
Agora é recuperar e aguardar pelo RESULTADO da análise ao nódulo.... ai!!!! que medo!!!
auxpet
Membro Júnior

sábado ago 13, 2016 3:39 pm

Imagino o desespero em ver assim a sua gatinha ! Passadas 48h ela já ficará totalmente recuperada,pelo que será também normal a sua falta de apetite ,não se assuste :) A pequenina não tem dores! Certamente após a cirurgia foi dado um antiflamatorio injectavel,que previne isso mesmo ! Agora com o antibiótico a sua menina fica protegida das bactérias :) aguardemos ansiosas o resultado da análise !
cati7777
Membro

sábado ago 13, 2016 4:17 pm

Mais uma vez agradeço a sua preocupação e acompanhamento :)
Fez as 48h hoje de manhã, fico mais tranquila.
De qualquer forma vou manter o funil para que ela não arranque o penso da zona da cirurgia ao nódulo.
Amanhã vamos ao penso e depois logo vejo o que me dizem.
Pois, creio q administraram inflamatório injectável. Já foi tão picada, com vacinas e devido a uma outra situação anterior a esta.
falta dar o reforço da vacina da leucose felina (não sei se é assim) mas já não sei se quero que ela leve esse reforço. Também li que esta vacina como tem qualquer coisa, pode proporcionar nódulos na zona. Sendo que a minha kika já tem tendência para os formar ( falta saber a etiologia)...tenho q ponderar!

Muitos gratas, eu e a kika :)
auxpet
Membro Júnior

sábado ago 13, 2016 7:32 pm

Imagino,nem nós gostamos das picas,imagine-se eles :/ mas certamente já estará no fim ! A leocogen,vacina do Felv (leucemia felina) , só justifica ser dada se ela tiver contacto com o exterior. Se ela for uma gatinha exclusivamente indoor,não se justifica a sua administracao :) Agradecida está a Kika por ter uma dona preocupada!
Abraço para as duas!
Ps: Conte novidades da citologia
Magnolya
Membro Veterano
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

domingo ago 14, 2016 4:42 pm

Já passou e felizmente tudo correu bem com a cirurgia.

De qualquer forma se puder ajudar mais alguém, aqui fica a informação: é muito comum em países como os EU, o Canadá, e já nalguns europeus como França, os gatinhos serem esterilizados com 3 meses (principalmente por criadores, na altura de cederem os gatinhos aos novos donos).
Poderá haver veterinários contra, mas por falta de experiência, pois para o animal é muito mais fácil e rápida a recuperação.

Relativamente ao resultado do nódulo desejo tudo de bom para o seu pequeno e que tudo isto não passe de um grande susto.
cati7777
Membro

terça ago 16, 2016 8:36 am

auxpet Escreveu:Imagino,nem nós gostamos das picas,imagine-se eles :/ mas certamente já estará no fim ! A leocogen,vacina do Felv (leucemia felina) , só justifica ser dada se ela tiver contacto com o exterior. Se ela for uma gatinha exclusivamente indoor,não se justifica a sua administracao :) Agradecida está a Kika por ter uma dona preocupada!
Abraço para as duas!
Ps: Conte novidades da citologia
Olá bom dia :) Sim,esta é a última vacina, Falta só o reforço. se eu soubesse que não fazia mal não o dar já não a sujeitava a mais uma picadela. Mas acabo por ficar com receio, pois agora foi inoculado para o organismo um "bocado" da "doença" e tenho receio que ao não dar o reforço a mesma se possa desenvolver! Só não entendo pq é que o veterinário, sabendo que é uma gatinha exclusivamente de casa não me alertou para a anão necessidade da vacina :(
Sim, sou bastante preocupada, e ainda por cima os animais não falam, não podem explicar o que lhes dói, se precisam de algo.
passei o Domingo e o feriado com ela em casa. Ajudei-a a ir ao wc e dei-lhe muito mimo. dar o antibiótico é que se torna um momento complicado!!!!!!!!!
Hoje, voltamos ao veterinário depois de eu sair do trabalho e vai retirar os pontos da intervenção ao nódulo (espero q depois a incisão não abra). E já virá sem o fatinho de protecção e sem funil.

vai é lamber-se....será que faz mal?

Mal tenha novidades da citologia digo!!!
OBRIGADA!!!!
cati7777
Membro

terça ago 16, 2016 8:47 am

Magnolya Escreveu:Já passou e felizmente tudo correu bem com a cirurgia.

De qualquer forma se puder ajudar mais alguém, aqui fica a informação: é muito comum em países como os EU, o Canadá, e já nalguns europeus como França, os gatinhos serem esterilizados com 3 meses (principalmente por criadores, na altura de cederem os gatinhos aos novos donos).
Poderá haver veterinários contra, mas por falta de experiência, pois para o animal é muito mais fácil e rápida a recuperação.

Relativamente ao resultado do nódulo desejo tudo de bom para o seu pequeno e que tudo isto não passe de um grande susto.
Olá! Agradeço a partilha dessa informação.
espero que sim, que não passe de um susto! mas tenho tanto medo que continuem a aparecer noutros sítios! Contudo creio que ao termos o resultado é possível saber a etiologia.
Aguardar mais uns dias!!!
Grata!!!
cati7777
Membro

domingo ago 21, 2016 10:48 am

Olá!! Já tenho o resultado da biópsia😃 é benigno...uff que alívio. No entanto não se chegou a nenhuma conclusão sobre a origem do nódulo. Uma das hipóteses é ter sido de origem traumática( ela brinca a bate contra móveis, chão e afins). As células são inflamatórias, no entanto como não havia pigmento temático, descarta.se à partida a origem traumática. Sobra assim a hipótese de hipersensibilidade a material inoculado....só que o nódulo não estava na zona das vacinas. Ou seja, acabo por continuar preocupada pois tenho medo que apareçam mais. Como diagnóstico final apresentam paniculite e esteatite piogranulomatosa profunda.
Bom....para já não é nada maligno. Resta.me ir monitorizando a minha Kika e rezar para que não surjam mais coisas destas.
Já retirei o funil, ela vai lambendo a cicatriz da esterilização....mas passaram 10 dias...creio que não haverá mal.

E pronto!!
😃
Responder

Voltar para “Gatos”