Sabores

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mar 19, 2004 7:47 pm

já se tem dito que não convêm mudar muito a ração porque isso provoca diarreia. e quanto a sabores? acontecerá o mesmo?
eu estou "viciada" em ração de galinha para cães e gatos. da última vez, trouxeram-me de salmão. fiquei bastante chateada. não sei porquê, parece-me de pior qualidade. depois, também tenho medo que tenha corantes, muita gordura. enfim. parece-me que a mais equilibrada é a de galinha. não sei se mudar de sabores fará mal aos bichanos.
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta mar 19, 2004 7:50 pm

Bem... partindo do princípio de que a ração se tiver um sabor diferente terá ingredientes diferentes, na prática será praticamente o mesmo do que quando se muda de marca...
Mas os animais não têm necessidade de variar de sabor porque têm muito menos papilas gustativas do que nós (9000 no Homem para 500 no gato), sendo sim muito mais sensíveis aos cheiros.
Apatia
Membro Júnior
Registado: sexta mar 12, 2004 3:51 pm

sexta mar 19, 2004 7:55 pm

Vai começar a festa, enfim... :o
Apatia
Membro Júnior

sexta mar 19, 2004 8:49 pm

"A vergonha de confessar o primeiro erro leva a cometer muitos outros."
(Jean de la Fontaine)
Apatia
Membro Júnior

sexta mar 19, 2004 8:53 pm

Anja,
sobre a tua pergunta... De gatos percebo muito pouco uma vez que estes dois que tenho agora são os primeiros...
Mas, como já foi dito, se pode ser perigoso mudar de ração pela diferença dos ingredientes, mudar de sabor provavelmente também o é.
Mas repito que não percebo nada disso ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mar 19, 2004 9:01 pm

Ao contrário do que se pensa os animais não gostam de mudanças mas de uma rotina. A mudança deixa-os nervosos.Vejam o exemplo dos gatos que começam com distúrbios se uma pessoa nova entra em casa, por exemplo..
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

sexta mar 19, 2004 10:49 pm

ola

primeiro que tudo pelo desculpa Anja por vir escrever isto aqui no seu tópico..mas não resisti......Quantos de voces já se questionaram sobre a veracidade dos testemunhos da Luisa??? até há bem pouco tempo isso não me tinha ocorrido....mas olhem que cada vez mais acho que a Sra. para além dos grandes traumas psicologicos que apesenta as suas manifestações psicossomáticas....que cada cada vez mais a traiem.....ora reparem......acho que a sra...inventa certas situações....só.... para ser o alvo das atenções e quando conforntada com algo que não seja o bajulamento da sua pessoa.....reaje como sabemos que vai reagir......pois por pm..esta sra. é totalmente diferente do que aqui manifesta.......vejamos....eu até sei o que me vai responder quando ler isto..primeiro que eu tenho dor de cotovelo porque ela não responde a pm......quando foi ela que quis falar comigo e eu me disponibilizei visto ela ser a chacota do forum....segundo, claro que vai dizer que eu estou a escrever isto porque ela não me deu a gata!!!!!..coitada da gata......azar o dela.....ora aqui está...é muito fácil senão mesmo previsivel traçar um perfil bastante desajustado da realidade envolvente a esta pobre sra....lamento mas eu tinha que dizer isto pois o comportamento deste Ser começa a ser uma tristeza..coitada......a falta que faz uma relaçao normal .....já escusava de transformar em amor doentio pelos gatos ..o ódio que sente pela humanidade!!!!!

Desculpem mas é demais....A si principalmente Anja desculpe lá....

Quanto á mudança da ração...eu por acaso dou vários sabores....e não tem diarrreia.....acho que as mudanças drásticas é que poderão ser piores.....
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

sábado mar 20, 2004 10:38 pm

Anja
Eu de vez em quando mudo a ração do Tigrinho, se calhar não faço bem , mas faz-me impressão o bicho estar sempre a comer galinha, ou sempre a comer peixe. Ele parece não se importar nada com a situação, devora qualquer coisa, e nunca até hoje lhe provocou algum dessarranjo intestinal. Mas claro é apenas o meu caso, se calhar outro gatinho já não reagiria da mesma maneira, mas este alarve dá-me ideia que se eu barrar pedras da clçada com manteiga, também marcha :p :p

Em relação á Luisa, sim senhora , está cada vez melhor.
Não tem nenhum tópico seu para chamar a atenção??
Qual é o seu problema???
Caso ainda não tenha reparado, pode entrar nos tópicos , lêr , e se não lhe agradar, tem bom remédio, SAI!!!!!, e claro está de preferência sem se manifestar, acredite que a maior parte de nós (senão todas nós), lhe iriamos agradecer.

Para as defensoras da Luisa, aconselho -as a lêr as suas particpações nos tópicos, com atenção.
Isto esgota qualquer um
IRRA.

P.S. Anja, desculpe o desabafo num tópico seu
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

domingo mar 21, 2004 1:40 am

A mim disseram-me mais ou menos o mesmo mas com a diferença de q sim sr mudar d ração pode alterar o trânsito intestinal do gato mas só se essa for feita muito repentinamente e claro q não s deve mudar d ração todos as semanas. Por outro lado se nunca mudar a ração do seu animal estará a dar-lhe sempre os mm corantes e conservantes. Deverá mudar d marca de ração de 6 em 6 meses ou de ano em ano. Senão os compostos podem acumular-se. Claro q isto depende da qualidade da ração que lhes dá.
Qt aos sabores eu d tempos a tempos (2 em 2 meses ) alterno os sabores das comidas mas eles parecem não se queixar... Claro q há sempre uma q é preferida.
Faça-o progressivamente e misturando as duas raçoes gradualmente. Assim até pode ser q descubra que o seu gato afinal até gosta mais do novo sabor ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mar 21, 2004 10:53 am

Nunca notei alteração nas minhas gatas por lhes dar vários sabores e várias marcas...

Tenho sempre as diferentes marcas e sabores à disposição delas e felizmente nunca tiveram problemas relacionados com este facto.

Quanto ao resto do comentário... nem vale a pena gastar tempo... o melhor é ignorar... :p .

Fafareis, o melhor é usar o mesmo método de qnd se educa uma criança... ;) IGNORAR... ;) Não acahas que é assim ... ? ;) :D

Quando a atenção pedida é negativa...ignora-se ... :roll: ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo mar 21, 2004 1:12 pm

Olá

Qunado tive a Amélia, o veterinário disse-me para só lhe dar de uma ração e sempre a mesma. Explicou-me que os gatos não apreciam mudanças e se ela comer bem de uma ração não há motivo para a mudar.
Disse-me que a mudança constante de rações, lhe poderia provocar problemas intestinais e sempre que tivesse de mudar que o devia fazer gradualmente.
Disse que lhe podia dar um mimo uma vez por semana.

Ela sempre comeu a ração própria para a idade e nunca teve problemas e com a Emília passa-se o mesmo.
A nossa "mania" de lhes dar rações de sabores diferentes, acho que é mais uma vez, a nossa tentativa de os humanizar. Claro que há gatos mais complicados a comer e que têm de andar sempre a mudar de ração, mas quando comem bem não vejo necessidade de mudar.

Beijokas
kathleen
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

segunda mar 22, 2004 10:43 am

Respondendo à Anja : também me disseram que os gatos não ligam muito aos sabores e consequentemente não é necessário, nem aconselhável mudar-lhes continuamente de ração.
No entanto, após 11 meses de ração de dieta, mudei a ração da Lolita para outra sem ser de dieta e ela está adorar, quase que come a tigela e tudo :o
Não é que não comesse a outra, mas esta come com muito mais voracidade, o que me faz pensar que afinal, se calhar até gostam de mudar.
Fiz a mudança de uma para a outra gradualmente e não houve problemas instestinais.

Pergunta a todos : porque é que no tópico da Anja começaram a falar da Luísa?
Não percebi nada ... :oops:
V.
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

segunda mar 22, 2004 10:46 am

vcruz Escreveu: Respondendo à Anja também me disseram que os gatos não ligam muito aos sabores e consequentemente não é necessário, nem aconselhável mudar-lhes continuamente de ração.
No entanto, após 11 meses de ração de dieta, mudei a ração da Lolita para outra sem ser de dieta e ela está adorar, quase que come a tigela e tudo o
Não é que não comesse a outra, mas esta come com muito mais voracidade, o que me faz pensar que afinal, se calhar até gostam de mudar.
Fiz a mudança de uma para a outra gradualmente e não houve problemas instestinais.

Pergunta a todos porque é que no tópico da Anja começaram a falar da Luísa?
Não percebi nada ... oops
V.

Porque a Luísa mais uma vez tentou arranjar confusões.

Não consegue perceber porque a mensagem da Luísa o moderador apagou, acho que na resposta do Vasco está citada a resposta da Luísa.
coliveira
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 5:23 pm

segunda mar 22, 2004 10:55 am

A vet das minhas gatoscas também me disse que primeiro temos de ter muito cuidado ao mudar-se a ração que deverá ser sempre misturada com a habitual no inicio e aos poucos ir reduzindo as quantidades da primeira e aumentando da nova ração.

Em relação aos sabores, acho que não tem mal nenhum, embora a vet disse que eles não ligam muito ao facto de comerem sempre a mesma coisa e que até preferem que não haja alterações.

O que é certo é que eles parecem sempre ougaditos mas acho que é de serem mesmo muito gulosos :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

segunda mar 22, 2004 10:59 am

Ah, ok, obrigada, não me tinha apercebido, fiquei um pouco aos papéis :oops:
V.
Responder

Voltar para “Gatos”