shampos e amaciadores para o banho. o que usar?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

patafofa
Membro Júnior
Registado: sexta nov 14, 2003 2:10 pm

terça mar 23, 2004 4:14 pm

tenho gatos persas e costumo dar-lhes banho com shampoo e condicionador que compro na loja de animais e que é carissimo. Agora aconselharam que podia dar-lhe banho com sabonete de alcatrão (vende-se na farmacia) que é bom para desinfectar e baratissimo, tambem me disseram que podia usar um amaciador normal para crianças que é mais suave em vez de o comprado na loja de animais. Fiquei na duvida e antes de tentar não vão eles ficar com alergias resolvi perguntar, gostava de saber o que usam para dar banho aos felinos peludinhos e se acham isto uma boa ideia
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça mar 23, 2004 4:25 pm

Olá

Olha, a minha tia tem dois exóticos americanos, um de pêlo comprido e outro curto. Eu costumo limpá-los com shampoo seco, em spray, e eles ficam com o pêlo muito limpinho.
Não utilizo qualquer amaciador, pois o shampoo já tem um óleo misturado para desembaraçar e dar brilho. Escovo-os bem com uma cardadeira no sentido contrário ao do crescimento do pêlo e ficam lindos.

Um deles, tem imenso medo do barulho do spray e eu tenho de o agarrar com unhas e dentes, senão.... :roll: :roll: :oops:

Acho que o amaciador para crianças, não é aconselhado para o pelo de gatos. Quanto ao sabão de alcatrão, nunca ouvi falar. :roll:

:)
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

terça mar 23, 2004 5:27 pm

:oops: :oops: :oops:
Eu nunca dei banho ao meu gato. Só o escovo e ele tem o pelo negro semi-longo e muito brilhante.

Será que não é correcto?

Beijitos

:o :o :o
amm
Registado: segunda mar 22, 2004 5:20 pm

terça mar 23, 2004 5:46 pm

Acreditam que o meu gato mais velho, quando era mais pequenito, entrava na banheira por sua própria iniciativa, e depois ficava que tempos a brincar com a água (quente, claro), por vezes até se sentava. Acho que tenho uma gravação disso e tudo. Depois dava era um trabalhão a enxugar o pelo, com uma toalha e muita paciência, de resto nunca dei banho aos gatos com champôs e essas coisas, mas calculo que em algumas raças de pelo comprido tenha mesmo que ser, imagino a trabalheira :? Além disso aprendeu a abrir a torneira da cozinha, ainda hoje tem essa mania de beber água corrente. É um mito, essa que os gatos não gostam de água :)
felina_cat
Membro Veterano
Registado: terça mar 23, 2004 5:20 pm

terça mar 23, 2004 5:51 pm

amm Escreveu: Acreditam que o meu gato mais velho, quando era mais pequenito, entrava na banheira por sua própria iniciativa, e depois ficava que tempos a brincar com a água (quente, claro), por vezes até se sentava. Acho que tenho uma gravação disso e tudo. Depois dava era um trabalhão a enxugar o pelo, com uma toalha e muita paciência, de resto nunca dei banho aos gatos com champôs e essas coisas, mas calculo que em algumas raças de pelo comprido tenha mesmo que ser, imagino a trabalheira :? Além disso aprendeu a abrir a torneira da cozinha, ainda hoje tem essa mania de beber água corrente. É um mito, essa que os gatos não gostam de água :)
concordo que de facto é um mito :) tenho entre as minhas dezenas de gatos vários que são loucos por água, adoram beber da torneira e várias vezes quando estou a tomar banho tenho 2 ou 3 que se mandam para dentro da banheira :) claro que depois dão um grande salto :)

tenho a Estrelinha que mal sente eu abrir a torneira corre para ver se consegue beber um pouquinho de água e por vezes deixo a correr um bocado a água pois dá um gosto vê-la a beber água :)

kiss

Luisa
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

terça mar 23, 2004 5:56 pm

felina_cat Escreveu: tenho entre as minhas dezenas de gatos
Olha mudou de nome!
Porque será? ;)
felina_cat
Membro Veterano
Registado: terça mar 23, 2004 5:20 pm

terça mar 23, 2004 6:03 pm

sfigueira Escreveu:
Olha mudou de nome!
Porque será? ;)
pois é mudo de nome tantas vezes quantas as que me apetecer :) ou as que tiver que ser
até já sei qual vai ser o próximo nick :) mas este de felina_cat tá o máximo :lol:

Kiss

Luisa :lol:
amm

terça mar 23, 2004 6:07 pm

felina_cat Escreveu:
sfigueira Escreveu:
Olha mudou de nome!
Porque será? ;)
pois é mudo de nome tantas vezes quantas as que me apetecer :) ou as que tiver que ser
até já sei qual vai ser o próximo nick :) mas este de felina_cat tá o máximo :lol:

Kiss

Luisa :lol:
mudar de nick é saudável, sei do que estou a falar, não aqui, que sou um novato, mas ao longo do meu historial noutros fóruns devo ter umas largas dezenas deles ;)
amm

terça mar 23, 2004 6:11 pm

felina_cat Escreveu:
amm Escreveu: Acreditam que o meu gato mais velho, quando era mais pequenito, entrava na banheira por sua própria iniciativa, e depois ficava que tempos a brincar com a água (quente, claro), por vezes até se sentava. Acho que tenho uma gravação disso e tudo. Depois dava era um trabalhão a enxugar o pelo, com uma toalha e muita paciência, de resto nunca dei banho aos gatos com champôs e essas coisas, mas calculo que em algumas raças de pelo comprido tenha mesmo que ser, imagino a trabalheira :? Além disso aprendeu a abrir a torneira da cozinha, ainda hoje tem essa mania de beber água corrente. É um mito, essa que os gatos não gostam de água :)
concordo que de facto é um mito :) tenho entre as minhas dezenas de gatos vários que são loucos por água, adoram beber da torneira e várias vezes quando estou a tomar banho tenho 2 ou 3 que se mandam para dentro da banheira :) claro que depois dão um grande salto :)

tenho a Estrelinha que mal sente eu abrir a torneira corre para ver se consegue beber um pouquinho de água e por vezes deixo a correr um bocado a água pois dá um gosto vê-la a beber água :)

kiss

Luisa
Pois, comigo dentro da banheira ele nunca arriscou, ou melhor, eu nunca arrisquei :lol:

Já beber água na casa de banho logo pela manhã é um ritual :D
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mar 23, 2004 9:40 pm

Olá

Eu tenho duas gatas persas. Agora dou-lhes banho com shampô dos laboratórios Héry, tem um shampô para cada côr de gato, ajuda a reavivar a cor.
Como cá em Coimbra não há, foi a criadora da Emília que me comprou e enviou e enviou-me também um fransco com um shampô para lavar antes que ajuda a tirar mais a gordura do pêlo.
O resultado é muito bom.

Eu só gosto de usar produtos próprios para animais. Se comprou a um criador os seus gatos peça-lhe opinião e pode sempre falar com o veterinário.

Beijokas
Kathleen
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quarta mar 24, 2004 8:33 am

Bom dia
Geralmente os meus gatos não tomam banho.
Só tomam quando os adopto e os levo para casa, pois gerlamente vem muito sujinhos e a cheirar mal.
Até hoje dei-lhes banho com o meu champoo diluido em água para não ser ´tão agressivo, e sempre tiveram o pelo bonito. Os meus gatos não são de raça, têm sido sempre rafeirotes, claro que um persa ou outro de pelo longo não deve ser assim.
Quando eu era pequena, o unico sabão que havia para os animais era sabão de alcatrão, e era este que nós usavamos lá em casa, depois passou a haver champoo, e continuamos a usar, realmente já há muito tempo que não o vejo á venda. Eu gosto do cheirinho, tem um cheiro a lavado e limpo.
Aliás, existe um champoo optimo na farmácia, para nós , que é dermatologico e é de alcatrão, eu uso e adoro.
Bocanegra
Membro Júnior
Registado: quinta jan 16, 2003 11:20 am
Localização: Cão Serra da Estrela, Gato comum Aquario de água quente

quarta mar 24, 2004 10:31 am

Na minha opinião, a maioria dos gatos não simpatiza com água (fria) mas se o animal for abituado desde pequeno a ser lavado isso pode mudar as coisas. Para os mais teimosos também há os banhos "secos" com um pano molhado ou com aquele pó veterinário para "limpeza a seco", se bem que, exepto nos gatos de raças e pêlos longos ou nos frequentadores de exposições, o gato dispensa grandes lavagens pois não é como o cão que pode ganhar mau cheiro e pêlo oleoso e não consegue fazer a auto-higiene como o gato.
As lavagens frequentes ajudam a manter o pêlo bonito e saudável e a libertar os pêlos mortos que deixam de se acumolar nos sofás nos cantos da sala na roupa etc. especialmente nas épocas de mudança de pêlo.

Uma vez num daqueles programas do tipo "Isto Só Video" apereceu alguém na Califórnia com um gato a fazer surf numa pequena prancha e a dar alegres mergulhos no mar, acho que isso pode provar que há gatos que adoram água.

(...bem, na California a água do mar ronda os 28º no mínimo)
Bocanegra
Membro Júnior

quarta mar 24, 2004 10:37 am

Na minha opinião, a maioria dos gatos não simpatiza com água (fria) mas se o animal for abituado desde pequeno a ser lavado isso pode mudar as coisas. Para os mais teimosos também há os banhos "secos" com um pano molhado ou com aquele pó veterinário para "limpeza a seco", se bem que, exepto nos gatos de raças e pêlos longos ou nos frequentadores de exposições, o gato dispensa grandes lavagens pois não é como o cão que pode ganhar mau cheiro e pêlo oleoso e não consegue fazer a auto-higiene como o gato.
As lavagens frequentes ajudam a manter o pêlo bonito e saudável e a libertar os pêlos mortos que deixam de se acumolar nos sofás nos cantos da sala na roupa etc. especialmente nas épocas de mudança de pêlo.

Uma vez num daqueles programas do tipo "Isto Só Video" apereceu alguém na Califórnia com um gato a fazer surf numa pequena prancha e a dar alegres mergulhos no mar, acho que isso pode provar que há gatos que adoram água.

Bocanegra
Membro Júnior

quarta mar 24, 2004 10:53 am

bambucecilia
Membro Júnior
Registado: sexta jan 31, 2003 3:30 pm

quarta mar 24, 2004 12:50 pm

Eu uso nos meus gatos persas o champo Proderma compra-se no Vet. e é relativamente barato, cerca de 8Euros, não utilizo acondicionador mas o pêlo tb. não fica embaraçado. É optimo para gatos com a epiderme sensivel e pode ser usado em gatinhos, aconselho é optimo para Persas.
Responder

Voltar para “Gatos”