Qualidade de vida- o molde humano ou o felino?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça abr 06, 2004 5:16 pm

Aquando uma resposta a um outro tópico, lembrei-me deste tema, que acho que poderíamos discutir saudavelmente...
Imaginem a seguinte situação: Um animal é encontrado quase morto, pertas partidas, cego, deformações, carências vitamínicas, ou seja inúmeras maleitas e de difícil tratamento... Será que deveríamos a todo o custo e recursos tentar salvar o animal, ou por outro lado eutanasiá-lo?
É que esta questão prende-se com a qualidade de vida...o que é que consideramos aceitável, o limiar de qualidade, segundo os nossos moldes, e o molde do felino, o que será a qualidade de vida para ele?
Será o nosso limiar viver sem dor...ou será o do felino, por exemplo, de poder saltar e correr sem barreiras?
Estou receptiva a outras opiniões... ;)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça abr 06, 2004 5:26 pm

Eutanasiá-lo ou não, na minha opinião, dependerá sempre da qualidade de vida que poderá ter no futuro.

Se for só uma questão de trabalho e dedicação, deve-se tratar do animal.

Se ficar com uma vida miserável feita de dor, mais vale pô-lo a dormir.

O mesmo deveria ser válido para as pessoas.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça abr 06, 2004 5:36 pm

Eu acredito que quando um animal poderá ter uma boa vida, mesmo com algumas condicionantes, por exemplo ou ser cego, ou ter uma pata amputada, ou ser raquítico, etc, tudo bem, deve-se tentar e fazer o melhor que possamos, independentemente do esforço...
Só acho que estar a tentar salvar um animal, que está com tudo e mais alguma coisa, gastando recursos que davam para outros atingirem mais qualidade de vida, como a operação à vista ou uma operação como a pata de platina da Filó a outros gatos, é estar a descurar também o espírito do gato.

Imaginem o que não será gastar milhares de contos com um animal que ficará sempre muito, muito condicionado, para não dizer infeliz mesmo, e que terá praticamente chances nenhumas de ser adoptado (falando em gatos de rua), é que já assisti a animais que parecia terem vontade de deixar de lutar, de desistir, outros que apesar das condicionantes todas conseguiram superar tudo e estão bem...

acho que é um assunto algo delicado e que não deverá ser encarado de ânimo leve...

O que me preocupa é o ser humano tentar a toda a força salvar quem não quer ser salvo, quem não terá qualidade de vida, pois não poderá ser o que é, não poderá seguir o seu instinto, é o ser humano ficar cego com a sua tentativa absurda de ajudar um animal que sofre exuberantemente, só para o manter vivo, como um vegetal, quando o gato significa o oposto disso...
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quarta abr 07, 2004 9:24 am

Bom tema
Só espero que não dê azo a discusões
Na minha opinião há que preservar a vida, mas também a sua qualidade e o que isso implica.
Todos nós sabemos a essência de um felino.
O felino gosta de liberdade, de caçar de trepar de lutar , assim como também gosta de um cantinho para dormir e de um carinho.
Não acredito que um gatinho cego seja feliz, assim como acredito que um gatinho com uma perna amputada e que seja um gato de casa consiga ser feliz. Acho que difere muito se é um gatinho de casa ou de rua ou mesmo de uma instituição, pois todos nós sabemos o quanto o ser humano é egoista e só gosta de coisas bonitas e saudáveis. Não é por acaso que no reino animal as mães sacrificam por vezes as suas crias, pois têm a noção que não vão ser capazes de sobreviver com as mesmas condições que os outros. Dois dos meus gatos já tiveram acidentes, em ambos me foi dito para lhes aplicar a eutanásia, a um foi o que fiz, e o outro ainda hoje é vivo, foram casos completamente diferentes um do outro, mas foi dito a mesma coisa pelos veterinários. Não estou arrependida da opção que tomei, e acho que os dois me agradeceram. podem-me chamar 500 mil nomes, mas não sou egoista ao ponto de ter um animal em casa a sofrer só porque gosto muito dele. Caetano Veloso diz "Quem ama, cuida", e isto pode ser visto de várias formas
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta abr 07, 2004 9:25 am

Não consigo conceber sequer as coisas nesses moldes.

Para mim a luta desesperada para salvar o que já não tem salvação possível prende-se sempre com amor e egoismo.

Amor, porque queremos salvar aquele que amamos e lutamos então com todas as nossas forças.

Egoismo, porque somos nós que não o queremos deixar partir. Sem a nossa intervenção, há muito que teria morrido, mas não queremos viver sem ele.

Falo por experiência própria.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 07, 2004 9:47 am

_Last_kiss_ Escreveu:
é que já assisti a animais que parecia terem vontade de deixar de lutar, de desistir
Olá Last_Kiss.

Eu também já assisti a animais que ao nosso " olho " pareciam ter desistido da vontade de viver e que sem grandes esforços monetários mas com muito carinho recuperaram e hoje são animais cheios de vida e muito carinho para dar... portanto é muito discutível saber-se ao certo o que lhes vai na cabeça deles... para avaliar a razão porque nos parece que desistem de lutar... e olha que sei, também, dum caso de uma forista daqui, em que ela desabafava comigo no MSN, desesperada porque os vets tentavam tudo e o gato simplesmente não lutava... cada dia que passava mais se encerrava na desistência de viver... entretanto sem mais gastos... mas com muito carinho o gato está vivo e cheio de força para viver..como se pode verificar as coisas não são tão lineares assim... ;) .

Claro que há os casos dos que estão sem ponta por onde se lhes pegue... :( e lógicamente cabe-nos a nós, humanos, decidir ... e acabar-lhes com o sofrimento, seria uma injustiça o contrário...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
_Last_kiss_
Membro Veterano

quarta abr 07, 2004 9:53 am

Faz-me confusão raciocinar e decidir por eles se devem ou não ser eutanasiados, como é que eu posso ter o direito de decidir que ele vai viver ou morrer, sem me basear no que o animal "quer", é algo que nunca vamos saber.

Baseamo-nos claro no nosso bom senso e no caso particular com que nos defrontamos, mas pensar que o bom para nós pode não ser o bom para eles e vice-versa, angustia-me um bocado...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 07, 2004 9:59 am

_Last_kiss_ Escreveu: Faz-me confusão raciocinar e decidir por eles se devem ou não ser eutanasiados, como é que eu posso ter o direito de decidir que ele vai viver ou morrer, sem me basear no que o animal "quer", é algo que nunca vamos saber.

Baseamo-nos claro no nosso bom senso e no caso particular com que nos defrontamos, mas pensar que o bom para nós pode não ser o bom para eles e vice-versa, angustia-me um bocado...
Claro que é sempre angustiante... e não só para nós...mas também para os vets que apesar de o terem que fazer imensas vezes, cada vez é sempre como uma primeira... eu já assisti ao constrangimento dum vat a eutanasiar um cão...

É e será sempre uma situação de dúvidas e incertezas...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sabss
Membro
Registado: quarta dez 19, 2001 2:43 pm
Localização: 4 persas, 1 europeu comum, 1 S. Bernardo, 1 coelhinho anão
Contacto:

quarta abr 07, 2004 12:41 pm

Olá a todas! :)

Esta questão é muito delicada, na minha opinião! :|
Mas penso que primeiro de tudo temos que pensar no bem estar do nosso peludinho. É claro que como a Last_Kiss disse por vezes pensamos que estamos a fazer o melhor para eles e não ser bem assim! Mas penso que a eutanásia só em último caso, quando eles já não têm qualidade de vida e nada mais existe a fazer! É claro que não sabemos a opinião deles, mas se é para ter uma vida a sofrer penso que o melhor será não tê-la, o sono eterno :cry: , por mais que nos custe :o
De qualquer forma penso que a morte não existe porque a lembrança está connosco e enquanto nós vivermos o nosso peludinho também viverá porque com ele aprendemos algo que aplicaremos na nossa vida e a sua existência será perpetuado por mais tempo que o próprio tempo físico.
Sigaborabuga
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm

quarta abr 07, 2004 1:27 pm

Boa Tarde,

Irá ser sempre um tema delicado e muito complicado...
Eu mandei eutanasiar o meu gato há um ano e meio e ainda hoje me custa muito falar sobre isso porque é sempre uma angustia enorme.

Não foi um acto de egoísmo ou comodismo porque lutámos (eu, ele e o vet) durante quase seis meses e gastei muitos euros entre
No final custava ver o bichinho definhar de dia para dia, sem forças nem para ir fazer o xixi, miados constantes de dor, olhos de suplicio.
E então optei pela dolorosa decisão.

Tal como a Leonilde afirmou "é muito discutível saber-se ao certo o que lhes vai na cabeça deles... " e é sempre polémico este tema: eles não falam e a decisão será sempre nossa...
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta abr 07, 2004 3:22 pm

[quote=WaterMonitor]

Para mim a luta desesperada para salvar o que já não tem salvação possível prende-se sempre com amor e egoismo.

Amor, porque queremos salvar aquele que amamos e lutamos então com todas as nossas forças.

Egoismo, porque somos nós que não o queremos deixar partir. Sem a nossa intervenção, há muito que teria morrido, mas não queremos viver sem ele.

[/quote]

Pois sinto-me exactamente da mesma maneira.
Tanto a Lindi como a Mercy teriam-se encolhido a um canto, deixado de comer e morrido em 2 ou 3 dias. Viveram bastante mais porque não consegui desistir delas. E porque como os diagnósticos não eram muito precisos custa mais a decidir se se deve desistir também ou não. Na Lindi já tinha mesmo tomado essa decisão mas ela acabou por morrer de morte natural. Enfim, por muito racional que se seja há sempre uma voz que nos diz que estamos a trair a confiança daquele animal que em nós confia, mas obrigar a manter-se vivo também é trair a sua dignidade...
Eu não sou radicalmente contra o abate mas que custa muito, custa, deve ser uma decisão bem ponderada e tomada só com o apoio de um vet, que com a sua experiência poderá dizer melhor se é a melhor decisão ou não.
Quando o animal está em grande sofrimento e as hipóteses de recuperação não existem acho que deve mesmo ser abatido.
Conheco pelo menos 2 histórias de gatos cegos muito felizes em casa dos donos logo para mim a cegueira não é razão suficiente para abate.
tin
Membro
Registado: sexta set 19, 2003 12:10 pm
Localização: Gatos: Mingau e Cocas, Cão: Nero,lab. galinhas, patos e mé_més

quarta abr 07, 2004 3:45 pm

Olá,
Ainda há bem pouco tempo, pouco mais de uma semana, pensei neste assunto. Pois quando o mingau deixou de poder trepar por ter um problema nas patas traseiras, que se verificou ter sido só um problema passageiro, ele encontravasse muito triste, como eu vos disse neste mesmo forum. Levou até a pensar, dada a sua tristeza, que fosse um problema do foro psíquico ou algo mais grave. E de facto, parece-me que a razão da sua tristeza era mesmo não poder saltar, correr, brincar, etc.
Por tudo isto, chegamos a pensar que se o problema dele não tivesse solução, se ele não pudesse mais ser um gato alegre, se não mais pudesse saltar, correr, caçar, etc. era uma opção que pensavamos tomar.
Claro que tudo isto é muito discutível.

Até logo
_Last_kiss_
Membro Veterano

quarta abr 07, 2004 3:59 pm

Eu acho que o problema é diferente no que toca a ocorrer num gato de rua e num gatocom dono.
No gato de rua quem o recolhe pensa obviamente em tratá-lo e dá-lo para adopção. Mas um gato cheio de maleitas condicionantes normalmente é difícil de ser adoptado, quase todas as pessoas querem gatos perfeitinhos, é normal, agora um gato doente, com possibilidades mínimas de ser adoptado, condicionado a viver num gatil...eu acho que seria muito triste e deprimente para ele, para não falar nos custos dispendidos e que se poderiam aproveitar para tratar animais mais facilmente recuperáveis...
Agora um gato com dono responsável tem, em princípio, o futuro garantido, os donos é que devem pensar na sua disponibilidade para tratar do animal e verem se ele está bem, se podem investir determinada quantia em operações e aí decidir a eutanásia, ou nova adopção, ou tratar, ou deixar estar e acho que não devemos criticar determinada pessoa por dar o seu gato para adopção por não poder tratar dele, são coisas que não sabemos se nos poderão acontecer...
Não quero de maneira nenhuma estar a discriminar os gatos de rua em relação aos gatos de casa, mas a verdade é que é mais "fácil" eutanasiar um gato de rua que sabemos ir ficar extremamente condicionado, do que um de casa ao qual nos apegámos e conhecemos, sabemos ver mais ou menos se ele está feliz e bem, apesar da doença ou qualquer maleita.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta abr 07, 2004 4:45 pm

Eu não posso falar deste assunto em relação a gatos, pois nunca me aconteceu... mas à bem pouco tempo o meu cão esteve internado durante 5 dias no hospital veterinário porque ele tem esgana e às vezes tem recaidas, umas podem ser mais fortes que outras... esta última foi muito forte e o vet disse-me que se ele vivesse num canil, ele seria logo abatido :cry: , não iriam gastar dinheiro e tempo com um animal com uma doença destas :cry: ....

.... se eu não batalhase tanto e acreditasse que ele ia conseguir, por ele e por mim, eu tinha desistido :) e foi muito dificil podem acreditar, pois cada dia estava pior e o vet não me deu esperanças nenhumas... mas ele conseguiu :D ....

.... o vet disse-me que se contavam pelos dedos de uma mão os cães que tinham conseguido sobreviver com esgana e o meu Tião é um desses!

:)

Desculpem este texto não ter nada a ver com gatos :oops:
_Last_kiss_
Membro Veterano

quarta abr 07, 2004 4:52 pm

Pois Tchinho, mas imagina agora se tivesses mais cães...eles poderiam ficar com esgana também e se calhar manter o Tião fechado ia levar a que ele também estivesse infeliz...Mas não estou a defender a eutanásia nesse sentido, defendo-a naqueles casos de animais todos "partidos" que se damos um remédio para uma coisa faz mal à outra etc.
Ainda bem que o Tião está bem ;)
Responder

Voltar para “Gatos”