Bons dias
a minha dúvida é a seguinte
Se notarem, agora há muitas ninhadas de gatinhos e como há uma gata muito minha amiga na aldeia dos meus avós e não tá esterlizada julgo que tem uma ninhada ou vai para ter.
A gata já teve outra ninhada quase há seis meses (não sei ao certo). Mas não sei há quanto tempo mas eles são bem grandes. o o o
Poderá estar grávida???
E depois disso? Os gatos de campo são muito dificeis de apanhar para tratar deles (quando são novos). Ainda por cima a gata esconde os filhotes numa toca e o meu pior pressentimento é que, como a casa é ao pé do mato, ela vá para lá e as raposas matem os filhotes. (
E também tenho medo que o meu tio-avô os mate, porque já são muitos gatos.
Outra dúvida a altura do cio nas gatas é ao mesmo tempo com as outras?
Altura do cio??
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Bom dia Marga.
É muito possível, sim, que a gata fique prenha nesse curto prazo...
É assim :
A gata pare uma ninhada, entretanto enquanto amamenta, tudo bem...mas assim que os bébés param de mamar ( ou por serem desmamados ou por lhe terem morto os bébés, o leite seca... ) a gata entra novamente em cio e fica prenhe novamente.
Fazendo a conta ao tempo de gestação, mais a amamentação das crias, são mais ou menos 4 meses, por tanto nos dois meses seguintes, já pode andar com outra barriga...
.
Leo
É muito possível, sim, que a gata fique prenha nesse curto prazo...
É assim :
A gata pare uma ninhada, entretanto enquanto amamenta, tudo bem...mas assim que os bébés param de mamar ( ou por serem desmamados ou por lhe terem morto os bébés, o leite seca... ) a gata entra novamente em cio e fica prenhe novamente.
Fazendo a conta ao tempo de gestação, mais a amamentação das crias, são mais ou menos 4 meses, por tanto nos dois meses seguintes, já pode andar com outra barriga...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
É provável que elas tenham bebés...porque agora depois do frio do Inverno elas têm logo cio, por isso nascem tantos gatinhos de março a maio, não quer dizer que não tenham cio o resto do ano lol, têm,mas em janeiro fevereiro e março os machos estão mais predispostos ao chamamento (que gera muitas lutas entre eles perigosas) e ao sentirem omiado dos machos algumas até entramemcio mais cedo, o objectivo deles é a procriação, embora já haja tantos por aí...
No campo é sempre difícil de controlar, principalmente porque costumam andar na rua, pelos campos, os machos percorrem alguma distância para as fecundarem e depois do cio partem...podem voltar para matar os bebés, caso sejam de outro macho.
Já se sabe como é essas coisas de matar os bebés...na terra da minha avó também há algumas pessoas que o fazem...acaba por controlar a natalidade embora seja cruel, a maior parte dessa população é já envelhecida e vive da agricultura, com a pouca reforma que têm é difícil convencer as pessoas a esterelizar, que ainda é caro para quem não pode e às vezes para quem pode...
O melhor que podes fazer é arranjar um caixotinho com apenas uma pequena abertura e mantinhas lá dentro e ir mostrando à gata, assim pode ser que ela lá tenha os filhotes perto, ao 3ºdia costumam mudar de sítio, por isso é questão de estares atenta, elas vão levar para onde quiserem e se os mudares elas podem rejeitá-los ou continuamente mudá-los de sítio.
Podes sempre tentar esterelizá-la agora, antes de ter os filhos...para elas não as afecta e sempre prevines mais nascimentos...
No campo é sempre difícil de controlar, principalmente porque costumam andar na rua, pelos campos, os machos percorrem alguma distância para as fecundarem e depois do cio partem...podem voltar para matar os bebés, caso sejam de outro macho.
Já se sabe como é essas coisas de matar os bebés...na terra da minha avó também há algumas pessoas que o fazem...acaba por controlar a natalidade embora seja cruel, a maior parte dessa população é já envelhecida e vive da agricultura, com a pouca reforma que têm é difícil convencer as pessoas a esterelizar, que ainda é caro para quem não pode e às vezes para quem pode...

Podes sempre tentar esterelizá-la agora, antes de ter os filhos...para elas não as afecta e sempre prevines mais nascimentos...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Como os tempo mudaram..( modernices...) até as gatas já t~em cios em qualquer altura do ano... no tempo das " vacas gordas " só via o ouvia... em Janeiro...agora é um ver se te avias...
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
é a queda dos valores morais nos felinos...