quarta abr 28, 2004 2:15 pm
Ola, este tema daria muitas horas de conversa.
Eu cresci com gatos em casa (1 de cada vez) e fui e sou bastante feliz com isso. Há fotos minhas a começar os primeiros passos a andar para ir ter com o gato, há outras do gato a brincar comigo à bola, diz a minha mãe que chegava mesmo a mandar com a sua patinha a bola para mim. Diz ela também que eu no berço o gato enroscava-se nos meus pés e era como se zelasse o meu sono, se eu acordasse ia logo chamar a minha mãe. Não gostava que pessoas estranhas à casa mexessem em mim. Que era um grande companheiro que me protegia de tudo.
Ora quando morreu foi um desgosto enorme, (alias sempre que um dos meus amigos “animais” morriam era um desgosto terrível) mas que a minha mãe resolvia em arranjar logo outro, não para substituir mas para atenuar a dor.
Quando o meu irmão estava prestes a nascer, o quartinho dele já estava pronto e quem usou o carrinho, o berço e caminha foi a gata daquela altura, tínhamos de ter uma atenção louca de ter sempre a porta fechada porque senão ela entrava lá para dentro, não para estragar mas para dormir. Quando o meu irmão nasceu, ela passava horas a dormir por baixo do berço e cada vez que ele mexia, ela levantava-se e ponhas as patinhas em cima para espreitar o bebé. Se tivesse acordado vinha logo nos chamar.
Sobre o facto de eles dormirem na nossa cama, eu sempre tive os gatos a dormir comigo. A minha mãe dava lhes banho 15 em 15 dias e tinham todas as vacinas sempre em dia.
Quando casei e arranjei a Fifi (vai fazer em Agosto 11 anos), o meu marido no principio também não estava habituado a isso, nem em miúdo nem antes de casar. Mas depressa mudou, ele apaixonou-se pela gata e a gata faz dele o que quer. Ela dorme sempre nos nossos pés, ela tem a sua caminha, mas é para quando os donos não estão em casa.
Sobre os cuidados, eu dou banho à fifi também 15 em 15 dias, também tem as vacinas e as idas ao VET em dia. Tanto é que não sou imune à toxoplasmose e a minha medica também anda a dizer para eu levar a gata para a casa da minha mãe, como estamos em pensar em ter um filhote. Nós já decidimos que não por a Fifi está na sua casa e nós é que somos responsáveis por ela, ou seja, nós é que vamos de ter mais cuidado tanto na gravidez como quando nascer. Se tivemos o cuidado de nunca esquecer a fifi porque entrou um novo habitante (caturra chamada prettyboy) lá para casa e o resultado disso é que não há ciumes e elas dão-se maravilhosamente bem, posso sair de casa e deixa-los soltos que quando chegou estão a dormir juntinhos.
As crianças também tem de ser educadas logo de pequenas para não fazer mal, nem puxar rabo aos gatos. Nós pensamos que não é só educar os animais para nós, mas também sermos educados para com eles.
Desculpem o testamento, mas é um assunto bastante interessante.
bejinhos