Gatos e bébés

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

yellowcat
Membro Júnior
Registado: sexta abr 23, 2004 1:18 pm

quarta abr 28, 2004 11:52 am

Tenho estado a ler o tópico referente aos gatos dormirem com os donos na cama. Eu também sou daquelas pessoas que, apesar dos protestos do meu marido, dorme com a gata na cama. Ainda bem que é só uma porqu senão não sei como iria acordar. :? Felizmente sou uma pessoa que não sofre de qualquer alergia, o inconveniente é realmente a quantidade de pelos que ficam nos lençois.
O que me preocupa é que em breve estou a pensar ser mãe e como tal gostaria de saber as vossas opiniões em relação aos cuidados que devo ter para que tudo corra bem.
Obrigada a todos
:D
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta abr 28, 2004 12:13 pm

Penso que antes de mais deveria levar a sua gata ao veterinário e expôr-lhe o seu caso. Ele recomendará quais as vacinas e cuidados a ter.

Desde que adequadamente vacinados e desparasitados, os gatos não trazem qualquer problemas aos bebés.

Tenho dois sobrinhos pequenos, um deles com 2 meses, e convivem sem qualquer problema com os meus animais.
yellowcat
Membro Júnior

quarta abr 28, 2004 12:17 pm

[quote=WaterMonitor]
Penso que antes de mais deveria levar a sua gata ao veterinário e expôr-lhe o seu caso. Ele recomendará quais as vacinas e cuidados a ter.

Desde que adequadamente vacinados e desparasitados, os gatos não trazem qualquer problemas aos bebés.

Tenho dois sobrinhos pequenos, um deles com 2 meses, e convivem sem qualquer problema com os meus animais.
[/quote
]
O meu problema não é só a nível da saúde da gata, estou um pouco preocupada é com a convivência entre eles.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta abr 28, 2004 12:24 pm

Regra geral as crianças dão-se bem com os gatos, mas convém ir tendo olho neles quando brincam, nunca se deve deixar os animais sozinhos com as crianças.
Penso que no que toca à gravidez deve fazer a sua vida normal, mas terá de ir ao médico para ver se é imune à toxoplasmose e aí o médico poderá aconselhá-la melhor, se não for terá de ter em atenção aqueles cuidados básicos de não retirar as fezes do litter, não pôr o animal muito perto da cara, dar beijinhos neles (não sei se é seu hábito, eu faço isso :oops: ) e lavar sempre bem as mãos depois de mexer nele. Mas não é só os gatos que transmitem, legumes mal lavados podem fazê-lo também, se pesquisar aqui na arca encontrará alguns tópicos mais esclarecedores ;)
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta abr 28, 2004 12:29 pm

Olá

Cada caso é um caso, por isso é muito dificil estar a dar palpites. Mas posso lhe dizer que quando a minha filha nasceu nós tinhamos um gato e nunca houve nenhum problema com isso. Conforme ela foi crescendo foram se tornando grandes companheiros. Infelizmente esse nosso amigo já não se encontra entre nós mas ela ainda se lembra e gosta muito de ver as fotos dele, apesar de quando ele faleceu ela só ter 5 anos e de já terem passado 2,5 anos.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta abr 28, 2004 12:39 pm

lecas Escreveu: Infelizmente esse nosso amigo já não se encontra entre nós mas ela ainda se lembra e gosta muito de ver as fotos dele, apesar de quando ele faleceu ela só ter 5 anos e de já terem passado 2,5 anos.
Adorei essa ligação entre eles :D eu acho que faz bem às crianças terem animais, aprendem a respeitá-los, a cuidar deles, a ter mais responsabilidade, a desenvolverem anti-corpos para n terem tanats alergias, para se sentirem acompanhadas,...há um sem número de razões, felizmente! :D
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta abr 28, 2004 12:55 pm

Tenho diversos gatos e confesso que eles não apreciam nada crianças, mas isso é porque não tenho filhos.

Mas também não as atacam, limitam-se a desaparecer quando os meus sobrinhos, ou filhos de amigos, entram.

Infelizmente para os meus gatos, o meu sobrinho de 7 anos adora animais e encontra-os sempre. Segue-se uma sessão de beijos (ele gosta de lhes beijar as carinhas), muito colo e festinhas. Eles aguentam estoicamente, não arranham ou mordem, limitam-se a fugir à mínima hipótese. Convém salientar que o miúdo também não lhes faz qualquer traquinice, só isto que descrevo.
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quarta abr 28, 2004 1:17 pm

A WaterMonitor levantou uma questão pertinente. Evitar que as crianças façam traquinices, mas caberá aos pais darem educação aos meninos.

Tenho conhecimento de pelo menos 1 gato ter sido devolvido a quem o deu porque dava patadas e arranhava, e só depois de muita insistência os Donos do gato disseram, que o filho tinha por hábito puxar o rabo ao gato :o Haja paciencia... Se me estivesse a dar sempre caroladas na cabeça de certeza que me defendiria.

Nunca ouvi falar de más relações entre crianças(bébés)... Há aqui forista que criaram os seus gatos com os seus bébés sem qualquer problema.

Os meus gatos, sendo persas, são uns mariquinhas. Eu não tenho crianças, mas várias crianças frequentam a minha casa. realmente, eles não correm para elas mas suportam perfeitamente os beijinhos, os abraços e outras expressões de carinho. :)

Jinhos
Beta
loky
Membro
Registado: quarta jan 28, 2004 4:50 pm

quarta abr 28, 2004 2:15 pm

Ola, este tema daria muitas horas de conversa.

Eu cresci com gatos em casa (1 de cada vez) e fui e sou bastante feliz com isso. Há fotos minhas a começar os primeiros passos a andar para ir ter com o gato, há outras do gato a brincar comigo à bola, diz a minha mãe que chegava mesmo a mandar com a sua patinha a bola para mim. Diz ela também que eu no berço o gato enroscava-se nos meus pés e era como se zelasse o meu sono, se eu acordasse ia logo chamar a minha mãe. Não gostava que pessoas estranhas à casa mexessem em mim. Que era um grande companheiro que me protegia de tudo.
Ora quando morreu foi um desgosto enorme, (alias sempre que um dos meus amigos “animais” morriam era um desgosto terrível) mas que a minha mãe resolvia em arranjar logo outro, não para substituir mas para atenuar a dor.
Quando o meu irmão estava prestes a nascer, o quartinho dele já estava pronto e quem usou o carrinho, o berço e caminha foi a gata daquela altura, tínhamos de ter uma atenção louca de ter sempre a porta fechada porque senão ela entrava lá para dentro, não para estragar mas para dormir. Quando o meu irmão nasceu, ela passava horas a dormir por baixo do berço e cada vez que ele mexia, ela levantava-se e ponhas as patinhas em cima para espreitar o bebé. Se tivesse acordado vinha logo nos chamar.

Sobre o facto de eles dormirem na nossa cama, eu sempre tive os gatos a dormir comigo. A minha mãe dava lhes banho 15 em 15 dias e tinham todas as vacinas sempre em dia.

Quando casei e arranjei a Fifi (vai fazer em Agosto 11 anos), o meu marido no principio também não estava habituado a isso, nem em miúdo nem antes de casar. Mas depressa mudou, ele apaixonou-se pela gata e a gata faz dele o que quer. Ela dorme sempre nos nossos pés, ela tem a sua caminha, mas é para quando os donos não estão em casa.

Sobre os cuidados, eu dou banho à fifi também 15 em 15 dias, também tem as vacinas e as idas ao VET em dia. Tanto é que não sou imune à toxoplasmose e a minha medica também anda a dizer para eu levar a gata para a casa da minha mãe, como estamos em pensar em ter um filhote. Nós já decidimos que não por a Fifi está na sua casa e nós é que somos responsáveis por ela, ou seja, nós é que vamos de ter mais cuidado tanto na gravidez como quando nascer. Se tivemos o cuidado de nunca esquecer a fifi porque entrou um novo habitante (caturra chamada prettyboy) lá para casa e o resultado disso é que não há ciumes e elas dão-se maravilhosamente bem, posso sair de casa e deixa-los soltos que quando chegou estão a dormir juntinhos.

As crianças também tem de ser educadas logo de pequenas para não fazer mal, nem puxar rabo aos gatos. Nós pensamos que não é só educar os animais para nós, mas também sermos educados para com eles.

Desculpem o testamento, mas é um assunto bastante interessante.

bejinhos
gatini
Membro
Registado: terça fev 17, 2004 4:26 pm
Localização: 10 gatos - fifi, sissy, becky, black, juny, skipy, bolinha, nina, tita e dina

quarta abr 28, 2004 2:32 pm

Pois, cada caso é um caso.

Tenho imensos bigududos, todos têm a mania, especialmente no Inverno, de dormir nas nossas camas. Uns preferem a da minha filha, q tem 18 meses apenas, temos q várias vezes durante a noite ir lá tirá-los, se n ela n se pode mexer ;) ;) ;)

Outros dormem na minha cama, uns debaixo da roupa, outros por cima, outros aos pés e os q n arranjam lugar dormem em cima de mim ou do meu marido :evil: :evil: :evil: :evil: realmente é um bocado chato, tenho q mudar a roupa das camas diversas vezes por semana, mas como são tão meiguinhos vou deixando ;) ;) ;) ;) felizmente ninguém tem alergias ... mas convém estar sempre alerta.

No verão é mais fácil, têm calor e dormem na varanda eheheheheh posso-me esparramar na cama :lol: :lol: :lol: :lol:
yellowcat
Membro Júnior

quarta abr 28, 2004 2:34 pm

Quero agradecer a todos pelas vossas respostas. A mensagem da lork deixou-me bastante mais descansada. Mas mesmo assim, será que pelo facto de andarmos com um gato ao colo e depois pegarmos num bébé para lhe darmos de mamar, o facto de o gato entrar no quarto do bébé e dormir na cama dele, os pelos não lhe poderão fazer mal?
_Last_kiss_
Membro Veterano

quarta abr 28, 2004 2:57 pm

tem de ter cuidado em escovar o gato, desparazitar e vacinar, manter limpo, mas isso acontece com qualquer gato, de resto só se o bebé tiver algum problema sério(esperemos que não!) é que não convém que haja pêlos perto da caminha dele, é de evitar também ter os pêlos nos lençóis do bebé enquanto ele for mais pequenininho, mesmo só por causa de segurança redobrada ;) , mas de resto podem ter uma vida normalíssima e o bebé mais tarde só irá agradecer por ter um companheiro de brincadeiras :D
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta abr 28, 2004 3:10 pm

Quando tinhamos o gato ele não dormia nos quartos mas numa caminha na cozinha. Neste momento temos uma cadela para quem as regras são as
mesmas, mas a maior parte das vezes dorme na cama da minha filha ou porque alguem vai à cozinha de deixa a porta aberta e ela mete-se logo na cama da miuda ou porque ela a vai buscar. E nós fazemos de conta que não sabemos.
loky
Membro
Registado: quarta jan 28, 2004 4:50 pm

quarta abr 28, 2004 3:19 pm

yellowcat Escreveu: Quero agradecer a todos pelas vossas respostas. A mensagem da loky deixou-me bastante mais descansada. Mas mesmo assim, será que pelo facto de andarmos com um gato ao colo e depois pegarmos num bébé para lhe darmos de mamar, o facto de o gato entrar no quarto do bébé e dormir na cama dele, os pelos não lhe poderão fazer mal?
Quantos aos lencois, posso te dar os truques que a minha mãe fazia, aspirar as camas, mas como ela era domestica, era facil de manhã fazer as limpezas com tranquilidade. Agora eu que trabalho, resolvo assim deixo a nossa cama aberta agarro num rolo daqueles que vamos tirando a folhas e colam. e passo pela cama toda, as vezes apanho mais cabelos meus do que pelos dela da fifi, quanto ao chão, sou fan da swiffer (passo a publicidade) todos os dias passo a swiffer por casa e só aspiro no sabado.
Não tenhos pelos dela no chão, para alem disso como ela toma banho os pelos que estão soltos normalmente saiem no banho.

Temos mais trabalho, mas vale a pena.

Quanto a estar perto da bebé, só posso dizer é que temos de atenção redobrada. Espero ter para um filho meu o que eu tive em pequena, ter um protector e amigo de 4 patinhas.

bej
sromao
Membro
Registado: quinta ago 28, 2003 12:05 am

quarta abr 28, 2004 5:41 pm

Quando fiquei grávida e fiz o exame da toxoplasmose fiquei em pânico, pois receava ter de me afastar da Camila até a bébé nascer. A minha médica riu-se e disse que era mais provável apanhar toxoplasmose se comesse carna mal passada ou fruta mal lavada do que pela Camila, já que era uma gata de casa que se encontrava vacinada. Por precaussão, era o meu marido que mudava areão. Nunca deixei de lhe dar miminhos nem de dormir com ela. A minha bébé sempre foi saudável. Dão-se bem e apenas tenho cuidado para que ela não magoe a Camila. Hoje há estudos que indicam que a convivência das crianças com gatos previne as alergias, por isso, na minha opinião, não há motivo para se preocupar.
Responder

Voltar para “Gatos”