Lavar-lhes os dentes sem escova e 1º cio!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

domingo set 08, 2002 4:30 pm

Olá a todos,

Vinha aqui informar que existe uma pasta para a higiene dentária dos gatos mas que não precisa de escova.

Chama-se OROZYME e a minha gata lambe-a toda. Usa-se uma vez por dia.

Diz que assim a dentadura deles dura mais tempo.

Caneco
Última edição por caneco em domingo set 08, 2002 7:09 pm, editado 1 vez no total.
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

domingo set 08, 2002 4:35 pm

olha Caneco eu usei isso há uns bons anos e não me deu resultado nenhum. continuo ao que teem gengivite ou tartaro a fazer o stomorgyl e limpeza ai«os dentes quando vão às vacinas e dou a ração t/d que ´optima para isso. tx não tenha insistido muito mas a verdade é que ao fim duns 6 meses desisti.

Mas experimenta tens é de ser muito certinho com o dar. O que não dá certo nuns pode dar noutros. obrigada pela info e boa sorte.

A tua menina ficou boa? Agora vem a altura mais chata das constipações etc. Eu tenho uma constipada e está a demorar a passar. As mudanças de tempo são assim.
caneco
Membro Veterano
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

domingo set 08, 2002 4:49 pm

Olá Gwen,

Pois eu não sei se dará resultado mas é prático por não ter de escovar. Porque dizes que não deu resultado? Porque ganharam tártaro ou cáries?

Já agora lembra-me o que é o Stomorgyl. É para escovar? Eu a ela só dou ração. Por vezes dou-lhe um pouco de pera raspada, ou ração humedecida, mas apenas como petisco.

A minha menina ficou boa, embora a zona que ficou sem pelos ainda não esteja à mesma altura da zona que nunca os perdeu. Vou ter de lhe dar um banho, pois com tanta pomada dos fungicidas tá a precisar mesmo.

Abraços,

Caneco
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

domingo set 08, 2002 4:51 pm

Oi

disculpem a inguinorancia mas não são os vets k desaconselham lavar os dentes?!?!?! com escova ou sem escova?!?!?!

pensava k bastava dar sempre ração e fazer destartarização no vet qd era necessário.....

a minha tonta tem 5 anos nunca comeu mais nada k não ração (Às x dakela para os dentes) e nunca fez destartarização, e o mês passado qd fiu à vet ela disse k ela tinha uns optimos dentinhos

esclarecem aki a piolha please
caneco
Membro Veterano

domingo set 08, 2002 4:54 pm

Olá Piolha,

Pois quem me receitou o OROZYME foi a veterinária da minha menina. Não me disse que fazia mal, mas bem, se lhe desse todos os dias.

A minha também só come ração.

Caneco
gwenevere
Membro Veterano

domingo set 08, 2002 5:00 pm

Aquilo é uma pasta tipo as dos pelos mas põe-se nos dentes e esfrega-se e é suposto não deixar formar tartaro e gengivite. Nos meus 3 nos quais tentei, uma delas a Miriam pelo problema que tem com a saliva que lhe faz cair os dentes e gengivite, não deu resultado. fiz a Igrian e galahad também. A vet deixou de aconselhar pois não viu resultados e os bichos não gostavam. Acho que em cães é mais fácil nos gatos pões mas não consegues esfregar.

Agora é que há estas rações que são supostas fazer o mesmo aqui há anos quando usei aquilo não havia. Mesmo assim eu prefiro a t/d as rações oral care. Estas rações são bastante novas Piolha.

Caneco alguma coisa aquilo há-de fazer senão não vendiam eu é que não tive resultado nenhum mas sou mais a favor das rãções proprias ou t/d e é mais fácil para eles. Aquilo põ~e-se e massaga-se achas que algum gato deixa? Os meus não.
Piolha
Membro Veterano

domingo set 08, 2002 5:08 pm

modernices....

bem acho complicado fazer a todos todos os dias.....
e se não é indiscrição esse marikice é cara?

podia tentar fazer só aos mais velhos....

bem com o tratamento para o fiv e para o felv, as operações k se adivinham para kali holly e cupido, os resfriados da praxe e os k são salvos pela gwen e k eu simpatica e desinteressadamente lhe peço para ficarem aki, não sei se me vou lembrar....

caneco: quando é k arranjas um mano/mana para a tua tetis? k tal um boskes? deviam fazer cá um par!!!!

e mais fotos da menina?

bjs
piolha

ps- lembrei-me agora k não te respondi em relação ao desparasitante para gente.... desculpa, na altura não tinha o indice comigo e não gosto de referir nomes comerciais mas sim principios activos.... se ainda kiseres diz
caneco
Membro Veterano

domingo set 08, 2002 5:09 pm

Olá Gwen,

Pois a minha vet não falou no massajar, embora faça mais sentido que só assim faça efeito. A minha gata também nunca deveria deixar que lhe massajasse os dentes todos os dias, tadinha :|

Eu uso ração Royal Canin. Será que faz parte das rações oral care, ou "oral care" é uma marca específica?

Ainda estou interessado nos desparasitantes para humanos sim. Se souberes diz-me!

Inté,

Caneco
caneco
Membro Veterano

domingo set 08, 2002 5:21 pm

Olá Piolha,

Só agora reparei que mandaste uma mensagem quase ao mesmo tempo que eu.

Dar o OROZYME todos os dias não é complicado se não for preciso massajar, pois dá-se 1 a 2 cm dia e eles labem tudo em 2 segundos. O preço foi 7.48 Euros mas dura bastante tempo.

Quanto ao mano para a Tétis estou a ver se convenço aqui a minha cara metade. Eu e a Tétis concordamos mas ela ainda não tem idade para votar e desfazer o desempate :lol:

Eu até queria mais era que ela tivesse uma ninhada pois os filhotes dela teriam dono rapidamente, mas isso só seria possivel daqui por um ano.

Quanto a Bosques não, porque eu aprecio sobretudo os gatos de pelo curto e também por precisarem de menos cuidados e menos aspiradelas na casa.

Qunato a mais fotos da menina só depois de o pelo dela estar por igual, senão ficava pouco fotogénica, apesar de para mim ela estar sempre composta :lol:
Piolha
Membro Veterano

domingo set 08, 2002 5:49 pm

Oi então desparasitantes:

os de amplo espectro (funcionam tb para tenias): albendazol, flubendazol, mebendazol
talvez por comodidade das tomas o preferivel seja o 1º

és como eu acho k eles tão sempre lindões!

estou a ver k para além de um movimento a favor de uma mana para o Quico temos k fazer um para a Tétis.... as caras-metades.....

de facto os filhotes seriam fáceis de dar (e até de vender kiça...) e se decidires podes sempre ficar com o k mais gostares! se um dia tiveres 2 vais pensar porke demoraste tanto... é tão bonito ver as brincadeiras e os miminhos entre eles.....

eu tb acho k os de pêlo curto dão menos trabalho e gosto muito deles mas os de pelo comprido são lindos! talvez uma "rafeirosa" como a Avalon da gwen tenha a beleza dos boskes e não dê tanto trabalho... é assim gwen?
eu falo pela minha anuska (k ficou em casa dos meus pais, não me deixaram sair com ela....) tem uma juba e uma cauda farfalhuda e só é escovada 1 ou 2x semana (aliás só é escovada qd a enganam mas isso é outra história!)

beijocas
piolha
gwenevere
Membro Veterano

domingo set 08, 2002 6:41 pm

os bosques só requerem uma escovadela por semana como os outros porque o pelo não tem nada a ver com persas. Até há quem diga que nem tanto é preciso e tenho a informar que ela é a que perde menos pelo. Claro é só arraçada, mas o Matias da minha irmã é a mesma coisa e esse é bem mais peludo. Também é arraçado mas é uma sonho e o irmão ainda é mais bonito.

Veio tudo da rua...

Acho que compensa muito ter dois. Podes ficar com um de pelo curto e depois com um bebe dela. :lol: :lol:

è preciso massajar é a minha vet na altura disse que ai é que estava o segredo se ela engolir logo não dá. E o oral care existe na maior parte das boas marcas. Sei que a pastinha que é mesma que usas deixaram de a receitar no meu vet porque não viram resultados. mas tudo depende até do pró+rio gato certo? depois diz algo.
caneco
Membro Veterano

domingo set 08, 2002 6:56 pm

Preferia ter um rafeiro de pelo curto a um Bosques, pois estes são muito grandes e para meu gosto pessoal há outros gatos bem mais bonitos.

Por mim tinha uns 3 gatos mas como cá em casa é tudo democrático não dá :|

Quanto à pasta de dentes dou até ela acabar, mas não me vou por a massajar as gengivas. Já lhe bastam os tratamentos de que é vítima quando está doente. Como a ração que lhe dou é seca também destartariza. Quando mudar de ração logo pedirei uma oral care mais específica.

Obrigado pelas dicas!

Caneco
Piolha
Membro Veterano

domingo set 08, 2002 7:02 pm

Oi

eu uso da Hill´s oral care, a t/d k a gwen falou tb é dessa marca mas só se vende em vets a outra tb há em lojas de animais

os meus preferem a galinha ou o borrego mas eu ponho por cima e akilo marcha
se lhes dou a escolher, só comem qd os outros pratos estão vazios
caneco
Membro Veterano

domingo set 08, 2002 7:08 pm

Cá a menina entrou no cio. Mas apesar de tudo continua bem comportada. Se não a tivesse ouvido miar 2 ou 3 vezes desde que a conheço diria que era muda; mas não é. Agora quanto a ron-rons não pára de fazer e só espreita pelas frinchas das janelas de correr para ver se pode voar!

Não sei se nas próximas noites o cio se manifestará com mais força ao ponto de ela se por a miar, o que dada a ausência de mios até gostava de ouvir um pouco. Darei notícias se ela ficar mais "louca" :)

Caneco
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

domingo set 08, 2002 7:17 pm

Olá Caneco

Eu também não escovo os dentes dos meus gatos. Não estou muito bem a ver como fazia isso aos meus 4 :? , devia ser uma guerra. De todos eles, quem já teve de fazer a destartarização no veterinário foi a Marieta. Ela é bastante lentinha a comer e desfaz muito a comida na boca (ração) e daí acumular resíduos. Para evitar problemas desses, dou-lhes há algum tempo, com regularidade, a Oral Care da Hill's. Existe em loja de animais que trabalhem com a Hill's, caso não exista na altura tens a possibilidade de a encomendar através da loja. Onde também encontras sempre é na secção de animais, no piso -1 do El Corte Inglés.
Sempre que lhes ponho a ração normal na taça, misturo um bocadinho da Oral Care. Os grãozinhos são bem maiores e obriga-os a exercitar os dentes e gengivas.
Da última vez que fui à loja de animais disseram-me que a Eukanuba lançou uma ração indêntica, só que se chama Dental Care.
Beijinhos e festinhas à Tétis
Elsa Pereira :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”