Esterilização de gatinha: risco e veterinário

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
a_m_c
Membro Júnior
Registado: segunda mai 03, 2004 3:56 pm

segunda mai 03, 2004 4:31 pm

Olá!

Tenho uma gatinha com quase 3 meses e estou a considerar esterilizá-la ainda antes do primeiro cio. Contudo, e embora já tenha lido algumas coisas sobre o assunto na Internet, gostava de saber a vossa opinião em relação ao risco real da operação e ao processo de recuperação do animal.

Adicionalmente, até agora apenas contactei um veterinário perto da minha residência (zona de Benfica) onde a gatinha foi vacinada pela primeira vez, mas não tenho nenhumas referências adicionais... Podem indicar-me alguns veterinários de confiança na zona da Grande Lisboa onde possa realizar a operação?

Obrigado!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 03, 2004 5:47 pm

Boa tarde.

Qualquer intervenção cirurgica, tem riscos... nas esterlizações, ou qualquer outra...contudo fazem-se milhentas esterilizações anualmente... também é sempre um risco não esterilizar...portanto, penso que como os riscos duma esterelização são mínimos...mais vale esterilizar do que incorrer outros que possam ser bem graves, a longo prazo, na vida da gatinha... ;) :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
monicasara
Membro
Registado: terça out 21, 2003 6:21 pm

segunda mai 03, 2004 6:27 pm

Olá...

As minhas meninas tinham cerca de cinco meses e meio e ainda não tinham tido nenhum cio quando foram as duas esterilizadas. Foram operadas as duas na mesma manhã e ao fim da tarde voltaram para casa. Agora têm mais tendência para engordar (mas também não estão nenhuns monstros, ainda têm aquela elegância típica dos gatos!) e como só têm 8 mesitos ainda não podem comer ração light. Mas ficaram iguais depois da operação, ainda têm o vigor das correrias loucas e estão super-meiguinhas (mas também já eram antes da operação!). :)

Também concordo com a Leonilde, é mais seguro esterilizar a gata. A operação é de rotina e a recuperação é rápida!

Eu estava toda nervosa na véspera da operação, liguei à médica para saber os riscos e ela disse-me precisamente que como a operação envolvia uma anestesia geral, havia sempre um risco, mas que se faziam N operações destas por ano e era muito raro acontecer alguma coisa má. :)

Boa sorte, beijinhos,

Mónica
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça mai 04, 2004 9:24 pm

Penso que as esterilizações já são consideradas operações de rotina, cada vez feitas com mais sabedoria e rigor!

Há sempre riscos pois terá que levar anestesia geral, mas são minimos, comparados com as complicações que podem gerar no futuro!!!!!!

Boa sorte

Susana
Responder

Voltar para “Gatos”