Ansiedade de separação - tem cura?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Danae
Membro
Registado: quinta out 30, 2003 8:58 pm

quinta mai 06, 2004 5:19 pm

Boa tarde.

Uma amiga viu-se recentemente obrigada a dar para adopção uma gatinha siamesa com 8 anos, pois o filho dela tem uma doença crónica renal, ainda sem cura conhecida, e necessita de iniciar exames para os quais é condição não estar em contacto com animais de estimação, porque deturparia os resultados.

Conseguiu que a gatinha fosse adoptada por uma senhora com vários gatos em casa (entre os quais alguns siameses), conhecedora da espécie, que afirmou que teria paciência q.b. para integrar a gatinha, habituada a ser o único animal de estimação, aos seus novos companheiros e à sua nova casa.

Acontece que esta adopção deu-se há duas semanas, e a gata (extremamente dócil) refugiou-se num canto da lareira, recusando-se a comer e mesmo a defecar no local certo, completamente apática. A actual dona ficou assustada com a eventualidade de a gata vir a morrer, e a minha amiga vê-se obrigada a tentar resolver este assunto, da melhor forma para ela, para a gata e para a nova dona.

Depois desta longa introdução, a questão que coloco é a seguinte: Haverá alguma solução possível para curar as saudades e a tristeza desta gatinha, que não implique o regresso definitivo à casa de origem? Como curar a ansiedade de separação em animais desta idade?

Nota: momentâneamente a minha amiga irá recolher a gata em casa, adiando os exames do filho, mas esta situação não poderá ser suportada por muito tempo...
Última edição por Danae em sexta mai 07, 2004 11:07 am, editado 1 vez no total.
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

quinta mai 06, 2004 5:40 pm

olá danae..
Estamos realmente perante uma situaçao bastante complicada...
Os animais tal como as pessoas têm sentimentos e ligam se bastante as pessoas...Muitas vezes até demais provocando situaçoes deste tipo..infelizmente a situaçao dessa sua amiga nao deve ser nada fácil :cry: e a gatinha tambem nao deve estar nada bem...que tal tentarem a ligaçao da senhora com a gatinha em casa da sua amiga?aproximando a aos poucos criando laços para tentar novamente?De momento é a unica coisa que me passa pela cabeça... :cry: desculpe ate pode ser disparatado mas ...soluçoes nao sei se serao muitas ...

bjinhos e de noticias p.f
Danae
Membro

quinta mai 06, 2004 5:49 pm

Obrigada, Doll, pela sua ajuda (todas as sugestões são bem-vindas).

Eu mesma sugeri à minha amiga que tentasse uma aproximação, mas estando a gata na casa da nova dona, e indo ela lá visitar assiduamente, e reduzindo progressivamente as visitas, numa tentativa de colocar algo de conhecido em ambiente estranho (mas tal como ela me disse, receia que a nova dona, apesar de paciente, não se queira sujeitar a este processo).

De qualquer forma, a sua sugestão talvez se revelasse menos intrusiva e possivelmente mais aliciante à nova dona, não sei... Vou-lhe transmitir.

Muito obrigada.
Última edição por Danae em quinta mai 06, 2004 6:03 pm, editado 1 vez no total.
Danae
Membro

quinta mai 06, 2004 6:01 pm

Aqui está uma foto da gatinha...

Imagem

Outra hipótese que colocámos seria se a adopção por uma pessoa sem mais gatos resolveria esta apatia, ou se o fenómeno em si é indiferente à companhia animal...

Se conhecerem algum caso idêntico, por favor ajudem-me...
DoLL
Membro Veterano
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

quinta mai 06, 2004 6:07 pm

e por exemplo a nova dona pudesse levar uma saqueta de comida e dar lhe ela mesmo ..até na mão para a gatinha se apegar a ela e a outra dona a ingnorar mais um bocadinho...nao sei..talvez seja soluçao.....embora seja demorada..
DoLL
Membro Veterano

quinta mai 06, 2004 6:12 pm

é linda:) eu tb tenho um siames(n puro -acastanhado) estes gatos teem por tendencia a ser mto fieis ao dono...o meu e muto fiel a minha filha...e o primeiro a tocar lhe kd chega a casa ..cheira a lambe lhe as maos...vai buscar os ratinhos...dorme a sesta com ela...sao mm mto amigos...a separaçao ia ser desastrosa...kd kontei ao vet k eles sao mto amigos ele disse me que se alguma vez o pensasse em dar(longe disso a minha ideia) ia ser mto dificil...!
boa sorte....pa bichaninha...e uma pena ve los sofrer..por gostarem tanto dos donos
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta mai 06, 2004 6:21 pm

Boas

Fale com a Dra Ilda Gomes Rosa, Faculdasde de Medicina Veterinária de Lisboa
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Danae
Membro

quinta mai 06, 2004 8:03 pm

Muito obrigada pelas sugestões... Serão transmitidas, esperemos que se consiga resolver...
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quinta mai 06, 2004 9:43 pm

Danae Escreveu: Aqui está uma foto da gatinha...

Imagem

Outra hipótese que colocámos seria se a adopção por uma pessoa sem mais gatos resolveria esta apatia, ou se o fenómeno em si é indiferente à companhia animal...

Se conhecerem algum caso idêntico, por favor ajudem-me...

Olá o gato é lindo.
Eu ia a sugerir exactamente isso. Será que este estado de apatia não poderá ser derivado á falta dos donos e também a alguma inibição em conviver com outros, pois sempre foi "filho único" ?
Se calhar se fõr adptado por uma pessoa que não tenha nunhum gato e com banstante tempo e disponibilidade , talvez ele se sentisse melhor.
Já tinha ouvido dizer que os siameses eram extremamente fiéis aos donos.
O que é certo é que o gatinho parece estar a sofrer.
Coitaido, nem dve perceber o que se passou.
Não sou nenhuma expert e no que toca a gatos tenho tido sorte, mas o que sei é que eles sentem e muito
Espero que tudo se recomponha rapidamente
Peço desculpa de não ter sido de mais ajuda
Danae
Membro

sexta mai 07, 2004 8:39 am

Bom dia.

Por uma coincidência estranha, ontem à noite a gatinha finalmente decidiu-se a sair do cantinho onde se tinha refugiado, e foi conviver com os outros gatos, e comer...

Ficamos na esperança que seja o início do processo de habituação (a minha amiga ia buscá-la amanhã, a nova dona diz que quer experimentar...) :)

Seria bom para todos, a começar pela gatinha, porque realmente ela não poderia voltar por muito tempo...

Muito obrigada pelo apoio.
Responder

Voltar para “Gatos”