FIV E FELV....JÁ NÃO PERCEBO NADA!!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

segunda set 09, 2002 11:02 am

OK...já estou muito baralhada com esta história do FIV e do FELV e mais uma vez preciso de ajuda :)

Pelo que sei o FIV é a sida dos gatos e não tem vacina, certo? então, se uma gato tem FIV, acaba por morrer, não é? E é contagioso ou não?

E o FELV (leucemia dos gatos?)...os meus gatos foram vacinados contra o FELV (a pequenina vai levar agora a segunda dose) Mesmo assim correm o risco de apanhar esta doença??? esses gatinhos que falam que apanharam felv estavam vacinados?

Ajudem-me que já não percebo nada!

Beijinhos

Scooby
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

segunda set 09, 2002 11:18 am

Olá!

aconselho algumas leituras sobre o assunto mas basicamente é o seguinte

FIV - virus da imunodeficiencia felina -
como as pessoas hiv positivas eles vivem muito tempo sem desenvolverem a doenca (SIDA) - podem morrer de uma simples constipação visto o sistema imunitário estar debilitado (isto no fim) até lá podem apanhar doenças mais facilmente k os outros e curar mais lentamente
devem ser vacinado tal como os outros
é contagioso quase só pelas dentadas entre um infectado e outro saudável, ou seja saliva infectada com sangue do saudável
isto pk é um virus muito frágil k não sobrevive fora do organismo
não é contagioso para outras especies!!!
pode haver contágio mãe-filho
há medicamentos não para o virus mas para estimular o sistema imunitário

a gwen tem 2 positivas há 7 e 6 anos sem nenhuma doença até agora

FELV - virus da leucemia felina
há vacina cerca de 85% eficaz
transmite-se pela saliva e dura mais tempo k o fiv, há k ter cuidado com a comida de lata e com a agua onde bebem (mudar frequentemente)
tb se tranmite mãe-filho
o tratamento é igual ao anterior e tb tratar as doenças k surjam porke debilita o sistema imunitário
podem viver muitos anos ou desenvolver rapidamente doenças mortais

penso k é mais contagioso (não fosse a vacina) e menos previsivel em termos de prognóstico

os animais susceptiveis de apanhar mais facilmente são os mais novos
tb pode haver contagio e o virus ser eliminado do organismo
só é contagioso para gatos
devem ser vacinados para a coriza mas a vacina do felv não altera os testes nem dá nenhum tipo de imunidade

ambos os testes devem ser feitos após os 6meses (qd os anticorpos da mãe não estão em circulação ) e repetidos em laboratório

animais com este tipo de virus devem viver dentro de casa (para não poderem contagiar os da rua) e serem castrados

há vets k abatem porke são tontos! se os donos são responsaveis e cuidadosos não devem ser abatidos animais assim (vamos eutanasiar os seropositivos do mundo para acabar com a sida?!?!!?!?)

enfim há várias opiniões...

porke as tuas duvidas tens animais positivos?

mais duvidas diz!

bjs piolha
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

segunda set 09, 2002 1:59 pm

Olá Piolha,

Obrigada pela ajuda. Não, não tenho nenhum animal positivo. Simplesmente ontem fui com a minha gata (3 meses) ao vet para levar a vacina contra o FELV, e foi aí que a veterinária me falou do FIV. Então fiquei baralhada, porque ao ouvir falar em sida dos gatos deduzi que eles morriam com esta doença, e como aqui no forum falam de gatos com fiv e que vivem normamente...

O meu gato tem um ano e pouco e não tem nenhuma dessas doenças, graças a Deus. Só espero agora que a gatinha não tenha sido infectada pela mãe (que não sei quem é...). Mas nada indica que sim. De qualquer forma, quais são os sintomas?

Obrigada e beijinhos.
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

segunda set 09, 2002 5:33 pm

Olá!

os sintomas podem ser uns qq!!!!
não são especificos da doença pois resultam de outras doenças k atacam o organismo porke o sistema imunitario não está bom

pode ser só febre, espirros, vomitos, diarreia, prostação
qq coisa...
daí k um gato com testes positivos deve ser levado ao vet logo k se ache k há alguma coisa estranha!

eu tenho uma com fiv e outra com suspeita de felv não é nada do outro mundo...

bjs
piolha
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

segunda set 09, 2002 6:47 pm

A vacina do Fiv saiu agora nos Estados Unidos mas com muitas duvidas e com um problema, depois de levarem a vacina dão sempre positivo. Se o gato mesmo vacinado apanhar não se sabe, A do Felv não é assim.

A mim interessa-me saber porque se uma constipada eu espero uns dias para ver se passa ou trato em casa os outros vão a correr para o vet.

Até agora desde que vieram muito doentes (a Igrain teve 5 pneumonias) nunca mais adoeçeram, sobretudo a Gweny que teve agora quase com 9 anos o primeiro problema num rim. A Igrain apanha umas constipações mas cura logo. E tem uma pequena lesão no rim e faz prevenção 2 vezes por ano.

A Cassandra que não tem nada está a ser muito dificil curar a contipação que apanhou ao mesmo tempo que a Igrain.

A Augusta veio já velha muito doente e recuperou de tudo as mil maravilhas.

O problema é poderem começar a adoecer por sistema e os medicamentos depois já não fazem efeito. Mas também podem não ter nada e morrerem do coração ou de doenças de velhice.
tenho mais cuidado com elas com o frio, correntes de ar etc.

E a Gweny já está a afazer o interferon que é um medicamento só para ajudar o sistema imunitário.

A Piolha tinha uma gata que tem todo o tipo de ter felv, deu positivo duvidoso e hoje no teste de laboratório vinha negativo. Quando há duvida ou positivo tem de se repetir. A Chiara está bem

A holly e a minha Amber estão à espera de ter 6 meses para fazerem novos testes. TEmos uma positiva e uma duvidosa. Vamos ver

:lol:
Responder

Voltar para “Gatos”