A história do Tico, da Bianca... e agora do Simba!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Girassola
Membro Júnior
Registado: segunda set 09, 2002 11:31 am

segunda set 09, 2002 4:05 pm

[color=darkblue]Boa tarde a todos!
Vou contar uma historita de 3 gatitos que apareceram na minha vida, e tenho algumas dúvidas para colocar.

Faz este mês 2 anitos que recebi um telefonema de uma amiga minha... "olha, encontrei um gatinho debaixo de uns arbustos na minha casa. queres?"

Na altura vivia com uma pessoa que gatos, nem vê-los!

"Vou ver o gato. Mas quanto a ficar com ele, não te prometo nada!", respondi.

Mas quando o vi, apaixonei-me à primeira vista! Não tinha mais de doi meses... tadinho! Tão pequenino, tão indefeso! (Ainda por cima estava constipadito...)

Escusado será dizer que não saí da casa da minha amiga sem ele, não é?

Esta foi a sorte do Tico... um gato tigrado, de "raça telhado", como eu lhe chamo. O que fecha os olhos e franze o nariz quando vê que lhe vou dar beijinhos...
;)

Em Abril do ano passado fui pela primeira vez à Feira de Azeitão, com uma pessoa completamente diferente, no que respeita a animais de estimação.

Enquanto passeava pela feira, o que é que eu vejo? Não posso acreditar... uma gatita muito pequenina, dentro de uma gaiola de pássaro ainda mais pequenina, toda suja... Mau Deus, como é possível?
Peço à senhora para tirar a gata da gaiola... a boa da senhora queria tirar a bichinha pela portinhola da gaiola! Berrei com ela, obviamente! "Ó minha senhora, não vê que ainda parte as patas à bicha????"

Vi a bichinha... tão linda! Quase toda branca, com uma mancha na cabeça e outra grande no lombo...

Fechei os olhos, devolvi a gata, e pensei "não... já lá tenho o Tico... não pode ser!" Andei 10 passos para a frente...e o meu cara-metade virou-se para mim... “Vai buscar a gata! Não a posso ver assim! Quem cria um, cria dois!”

Resumindo... Paguei 2 contitos por uma bichinha que foi apanhada no meio da rua... uma Bianca que encheu a camisola do meu cara-metade de presentes (lol), e que detestava que a agarrassem!

O encontro com o Tico correu muito bem... Ele é que se chateava muito, quando queria ficar sossegado, e ela andava sempre atrás dele (agora é ao contrário)... mas a adaptação correu às mil maravilhas.

Sábado, dia 7 de Setembro... Ia sair de manhã, quendo vejo um pequerrucho a correr atrás de cascas de cebola, num remoinho de vento que faz à porta do prédio.

Uma ternura... cabeça tigrada, e corpito às manchas (muito parecido com o Tico), mas com olhinhos castanhos! (O Tico e a Bianca têm olhos amarelos esverdeados... desculpem-me se não é assim que se diz a cor...)

Quando voltei, ele estava num cantito do prédio a dormir... Como não podia deixar de ser, tive que me ir meter com ele... e ele começou a andar atrás de mim! Pedi ao cara-metade para trazer uma latinha de comida cá abaixo, e ele comeu feito um desalmado!

Mais uma vez, começou o rapaz: “Leva-o para cima, que lhe damos lá a comida.”
“Estás louco?” Respondi. “Mais um? E os outros dois?”
Resposta pronta: “Os outros habituam-se! E quem cria dois, cria três!”

E lá foi o bicharoco... quando chegámos a casa, e o ponho no chão, aparece a Bianca... E não é que o pequenino começou a soprar-lhe, e a rosnar feito um leão? É verdade... parecia um leão, mas em ponto muito pequenino! Lol Foi este rosnar dele que lhe deu o nome: Simba! Ás tantas lá apareceu o Tico, que, ao vê-lo soprar, não deixou lhe soprar também até agora.Comeu, comeu, comeu, e adoptou camita que lá estava abandonada pelos outros dois (que nunca se deitaram nela). Sem exagerar, dormiu das 15H às 22h, e das 23h às 7h30 de ontem! Não saía da cama nem por nada!

Tinha pensado levá-lo para cuidar dele enquanto arranjava um novo dono... mas já me apaixonei por ele, não tenho coragem de dá-lo a ninguém.

Depois da história (desculpem por ser tão comprida...), vêem as dúvidas: Será que o Tico, apesar de ser castrado, sopra (e rosna!) ao Simba, e vice-versa, por serem os dois machos? É que as coisas com a Bianca já acalmaram...
Será que com o tempo (que espero que seja curto) isto passa-lhes? Ou só passa se eu castrar o Simba?

Um beijinho a todos

Girassola
[color=blue][/color][/color]
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

segunda set 09, 2002 4:30 pm

Olá Girassola,

Há gatos com sorte, e os seus são desses :)

Não se preocupe, que com o tempo isso passa. Há diversos temas no fórum sobre adaptaçaõ de gatos com gatos...lê que te vão ajudar. Um deles foi lançado por mim, quando pensava em arranjar um mano para o mue gato (e arranjei, mas foi mana) e chama-se "gato com gato". Já foi há uns tempos, mas procura e lê que de certeza que as respostas te vão ajudar.

Para já posso dizer que é sempre mais fácil adaptar macho a fêmea ou vice-versa (daí ser mais fácil com a Bianca) mas machos com machos também se dão bem...é só uma questão de tempo, vais ver...

Em relação a castrar, sou apologista que o faças de qualquer maneira. è melhor para eles, que não sofrem coma ausência de ... :oops:

Vai dando noticias do simba e boa sorte!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda set 09, 2002 7:31 pm

olá
neste momento, para não haver empates, tenho quatro gatos, 4 gatas, um cão e uma cadela.... quando se zangam, é o fim do mundo, mas não me parece que o problema do sexo tenha muito a ver. é mais uma questão de humores e de lhes dar a verdasca.
em relação ao recem chegado, a recepção é quase sempre a mesma - rosnadelas e patadas. ao fim de dias, estão inseparáveis.
anjaazul
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

segunda set 09, 2002 8:40 pm

Não te preocupes, como já foi dito, nada melhor que um dia a seguir a outro dia. Quando menos esperares vais encontrá-los todos juntos a lavarem-se e depois a adormecerem juntos.
Obrigada por teres tanta compaixão pelos pequeninos indefesos. Antes da Internet eu pensava que era a única a perder noites de sono por causa dos animais de rua, graças à Internet vim a descobrir que a final há muita gente boa, que não estou só. O problema é que há mais gente má do que boa.
Quanto a teres pago para trazeres a gatinha, é engraçado, adorei essa passagem. Aqui no fórum passam a vida a bater em quem compra gatos de raça. Chamam-nos CRIMINOSOS, e não só, agora gostava de saber o que é que se deve chamar a quem quer dinheiro por um gato doente apanhado num qualquer contentor? Talvez BOM SAMARITANO?
Mas voltando ao que interessa, vai dando notícias. Fico a torcer para que logo, logo tudo esteja em paz na tua casa, vocês merecem-no.
Bjocas
Aby
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

terça set 10, 2002 12:58 am

Olá Girassola

Bem vinda a este fórum :lol: . Eu sou a Elsa Pereira tenho 4 gatos: o Chico, a Marieta, a Rita e a Olívia. A Rita e a Olívia também foram recolhidas da rua e enquanto a Rita já está perfeitamente integrada, a Olívia ainda não é bem aceite pela Marieta. Mas com o tempo lá chegarão.... É bom saber que mais 3 gatinhos foram salvos. Adoro partilhar estas histórias, pois assim vamos tendo consciência que o nosso "clube felino" está permanentemente a crescer. Eu sou uma adoradora incondicional de gatos, sejam eles o mais exótico possível, sejam eles o europeu comum.
Um gato é sempre um gato... ;)

Beijinhos a todos ;)
Elsa Pereira :lol:
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça set 10, 2002 12:55 pm

Olá Girassola! Bem vinda!
Tal como já foi dito ao prinicipio as coisas são complicadas, mas depois acalmam! :lol:
O facto do Tico demorar mais tempo a aceitar o pequenito pode ficar a dever-se ao facto dele estar em tua casa há mais tempo e de se considerar o dono do terreiro! ;)
Tens que o fazer ver que continuas a gostar dele como antes e quando estiveres a brincar com o Simba faz com que ele entre também na brincadeira... resulta!
No principio até tens que ligar mais ao Tico que ao Simba... :o
O Mixteco já lá está em casa há um tempinho e a Inca adora-o, no entanto, quando eu faço mais festas ao Mixteco que a ela, fica cheia de ciúmes e às vezes amua... vira-me o rabo e não me fala!
Depois quando o Mixteco vai ter com ele rosna-lhe e vai para um sítio onde ele não chegue e faz-lhe pirraça...ele fica fulo! :lol: ;)
Depois, passado um bocado, deitam-se juntos e há sessões de lambidelas...

Ao principio tive as mesmas dúvidas que tu! Aqui no fórum ajudaram-me e tudo correu pelo melhor!

Boa sorte e parabéns pelos teus miaus e pela tua cara-matade!
Girassola
Membro Júnior

terça set 10, 2002 1:39 pm

Boa Tarde a todos!

Muito obrigada pelas vossas respostas...
Ontem à tarde, quando cheguei a casa depois do trabalho, vi que as coisas melhoraram um bocadinho entre eles... de tal maneira que o Simba e a Bianca não me deixaram dormir a noite inteira, de tanto correrem um atrás do outro! ;)
O Tico também já está mais calmo... mas as sopradelas ainda andam por lá... O giro é que muitas vezes, quando o Tico sopra, o Simba passa-lhe ao lado, como se não fosse nada com ele...

Hoje de manhã dei com uma coisa engraçada... estava o Simba a "lavar-se", e o Tico, muito devagarinho, chegou-se ao pé dele e deu-lhe uma ajuda no "banho"... Mas o Simba deu-lhe uma assopradela, e obviamente, o Tico mostrou-lhe quem mandava lá em casa! Sopra-lhe e rosna-lhe de uma maneira!

Quanto aos mimos, vou-vos confessar uma coisa,... não sei se é o mesmo que vocês sentem...

O Tico, não sei se é por ter sido o primeiro gatinho que tive, tem aquele lugar especial no meu coração... Atenção, não digo que a Bianca nem o Simba não o tenham também... Costuma-se dizer que os gatos escolhem os seus donos... pois bem, tanto o Tico como a Bianca escolheram-me a mim... Cada vez que vou à casa de banho, tenho a companhia do Senhor Tico, e a Dona Bianca dorme todas as noites ao meu lado... Quanto ao Simba, é capaz de ser diferente... Tenho uma "filhota" de 5 anos (só sou mãe há cerca de 5 meses...) e o Simba é capaz de a escolher como dona de eleição...

Quanto aos mimos, tive sempre a preocupação, desde sábado, de os "afogar" de festinhas e beijinhos...
Quando afogo o Tico com mimos, não imaginam o ar dele: orelhas em baixo, aquele olhar de quem está "pelos cabelos", como quem diz: "já estás a abusar! Vê lá se te acalmas!"
:lol: :lol: :lol:

Há uma pergunta que eu quero colocar ao fórum: e quanto a banhos?
Dão banhinhos aos bichinhos? com que frequência?

Um beijinho a todos
Girassola
scooby
Membro Veterano

terça set 10, 2002 1:47 pm

Olá girassola,

Quanto a banhos, quanto menos, melhor. Eles auto-lavam-se!

Já agora podias-me ajudar: tou a pensar ter um filho e uma das coisas que me preocupa é como será a melhor maneira de adaptar os gatos, de forma a que não lhe façam mal. Pelo que percebi, foste Mae há 5 meses (parabéns!). Quais as precauções que tomáste/tomas em relação ao bebé com os gatos?

Obrigada.

Beijinhos
Scooby
Girassola
Membro Júnior

terça set 10, 2002 2:09 pm

Olá, Scooby!
Aiii... não expliquei bem... é assim... o meu cara-metade tem uma filha de 5 anitos, e ela veio viver connosco há cerca de 5 meses... ela já não é bebé... Desculpa!!! :oops:

A Vanessa é uma melguita, nunca larga os gatos... Ao início, quando ela passava só os fins-de-semana connosco o Tico escondia-se, e só aparecia quando ela ia embora! Agora ele já tem a sua técnica: quando ela o chateia, ele mia-lhe de uma maneira um bocadinho mais grossa, e ela já sabe que tem que fugir, senão é arranhada.

Quanto aos bebés, os gatos não devem ser muito diferentes dos cães... os cães protegem, ou até fogem com medo!
O gatos devem ter o mesmo instinto de protecção...

um beijinho

Girassola
scooby
Membro Veterano

terça set 10, 2002 2:24 pm

Confusão desfeita :D

Bem, obrigada pelas dicas na mesma. Vou lançar este tema no forum a ver de alguém ajuda.

Beijinhos
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça set 10, 2002 2:27 pm

Esse tema também me interessa :oops:
Estou a pensar nisso... ;)
scooby
Membro Veterano

terça set 10, 2002 2:30 pm

que bom, Terry!!

Já lancei o tema...vamos a ver as respostas...é que acho que isto nunca foi abordado...

beijinhos
Responder

Voltar para “Gatos”