Querer e não poder

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mai 30, 2004 6:16 pm

bom, nem sei bem por onde começar. :oops: também não sei se isto é uma constatação, um desabafo ou identificação :oops:
tenho reparado no forum e "ao vivo" que algumas pessoas se preocupam com a sorte (ou falta dela) dos animais abandonados. mas quem se dedica a essa tarefa, faz disso "profissão", ou missão. é o que me parece.
os abandonados são um poço sem fundo. tira-se um, aparecem n. enfim, ñunca mais acaba.
não há financiamentos e por muito dinheiro que se tenha, este não chega para tudo. aí é que começa o busilis. é preciso dinheiro para a comida dos bichanos e especialmente para o vet que não costuma ser barato. depois, se a pessoa tem animais, estes podem ficar doentes. isto sem falar no espaço. então e se o animal não arranjar dono? se este o voltar a devolver? se o bicho estiver de tal modo doente ou estropiado e ninguém o quiser? concerteza que já se depararam com casos desses.
o que fazer então? ignorar? parar por uns tempos? "chatear" terceiros? continuar? e se neste último caso, acabarem os fiados? se o vet já não quiser ver mais nenhum animal? e se o vet fôr daqueles que pensa - lá vem o(a) chato(a) :roll: deixa-me despachá-lo e o bicho que se lixe? e se? e se? :roll: :roll:
Última edição por anjaazul em domingo mai 30, 2004 6:39 pm, editado 2 vezes no total.
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

domingo mai 30, 2004 6:25 pm

ola ola...........

pois é.................eu no meu caso.....tento ajudar o que logicamente consigo...pois se tentar abraçar mais do que os meus braços alcançam.......o que me vai acontecer é que vou acabar por deixar cair os que já tinha no abraço............ ;) portanto........eu acho que na vida.......quem tem "e ses"..........pouco ou nada faz................aliás toda a sua hesistencia será pautada pelo medo do futuro....receio do desconhecio e pela "lógica"...............portanto....esses os dos "e ses"....são os que nada fazem e se moem as vezes por nada fazer.........e será sempre nesses que o medo será maior que a vontade seja ela qual for!!!....os outros...........os tais.....os "tresloucados".....onde eu tenho a ousadia de me auto-englobar!!!! eheheh p ...esses AnjaAzul........onde estamos todas nós e muitos outros..........esses são tontinhos..........esses não pensam coitados.............esses travam uma luta diária e infinita contra a maré...........tem a noção exacta de que se calhar nunca lá chegarão......mas irão morrer a tentar!!!!!!!!!!

e graças a Deus que são assim!!!!!

Pois num ronron inesperado...........num miado já perdido.....damos por bem empregue todo o amor investido!!!!

fiquem bem
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

domingo mai 30, 2004 6:38 pm

Também tenho pensado nisso...enfim tem de haver um meio termo...
Principalmente muita cabeça fria, há que avaliar se se tem as condições necessárias...eu não albergo animal nenhum que eu saiba não poder acarinhar, ter o seu espaço para correr e brincar, comida tão boa como a dos meus, etc.
Claro que há pessoas que estando perante dificuldades e vendo que os animais estão na rua, fazem 30 por uma linha para os enfiar nem que seja debaixo da cama e isto eu não acho bem, apenas se e só se estiver doente o animal e a precisar de cuidados, senão tenta-se arranjar um dinheirinho para castrar e devolve-se ao seu habitat :oops: se não há dinheirinho é que é pior, porque esperar 1 ano para que este seja adoptado, já estamos muito afeiçoados...
Quanto ao dinheiro eu falo por mim, sou eu que sustento os meus animais e o ordenado rasca que estou a ganhar dá apenas e só para as despesas deles, mas lá está, são sacrifícios, claro que para poder comprar-lhes boa ração, estou menos tempo com eles, porque estudar e ter 2 trabalhos não dá :? por mais que queiramos, não dá mesmo... Imagino outras pessoas (algumas já nossas conhecidas precisamente por estas andanças) devem ver-se gregas para lidar com estas situações, sem falar no abalo psicológico que se sofre ou porque ninguém os quer, ou porque nos afeiçoamos e temos de nos separar, ou porque estão muito doentes, enfim...
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo mai 30, 2004 8:46 pm

Olá

Anja, estas questões são muito pertinentes. Acho que quem quer ajudar deve sempre fazê-lo tendo em conta as suas possibilidades e aquilo que pode ou não fazer. Há que saber encontrar um equilibrio, até porque ninguém consegue ajudar todos os animais com que se cruza e deve disso estar ciente ou acaba por emocioalmente ficar uma pessoa desgastada e com a qual a convivencia se vai tornar difícil.

beijokas
Kathleen
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

sábado jun 19, 2004 9:17 am

Sempre que posso ajudo.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jun 19, 2004 9:33 am

Ajudar quando possivel sem deixar que isso prejudique a sua vda pessoal.

Algums pessoas são mesmo vistas como proverbiais "chatos" pelos vets, de certeza, pois vão lá com tudo que apanham na rua, tem de ser uma bola ou quase e estão 24 horas por dia a telefonar.

Existe depois o telechato, que é alguém ( não se riam que existem qmuitos) que passa a vida a telefonar aos vets para ir buscar o cão XPTO ue viram na rua Z às tal horas.

A partir de uma certa altura, se a pessoa não coloca um travão começa a ficar afectada fisica e psicologicamente...

Algumas associações estão na mó de baixo porque não têm pessoas equilibradas a geri-las...querem fazer tudo e acabam por não fazer nada.

Lembro-me de há 12 anos entrar num vet de Lsboa uma senhora da direcção de uma associação, a chamar assassino ao veterinário e a arrancar os cabelos numa excelente paródia a uma obra de Sófocles poque ele tinha dexado de a ajudar. O canil tinha sobrelotação de 300%, os animais estavam em condições miseráveis, todos os vets de Lisboa fugiam dela. Felizmente foi corrida... mas muitas das pessoas mentalmente afectadas que lidavam com ela, lá andam, à espera de quando a direcção actual cair...ai dos animais, então.

No ponto final estas pessoas juntam-se em grupos. Nunca ninguém se apercebeu porque as associações de animais não têm poder de lóbi ? Durante anos foram lideradas por pessoas com problemas relacionais graves que desabafavam as suas frustrações nos animais.

Eu deixei de ajudar associações, não houve uma que não me desiludisse, desde pedir o meu Jipe para transportar cães a empéstimos avultados que acabavam por não ser gastos com animais, desvio de rações para casa deles, mania de mandar na vida dos outros.

Perguntam aqui muitas evzes porque os vets não ajudam sempre que lhes é pedida ajuda ?
Já pensaram em quantos pedidos e a natureza deles ? E os criadores, não é a mesma coisa ? Pensam logo que CANIL é para cães sem dono e toca a ir de noite bater à porta.

Num aviso, é fácil ver quando as coisas atingem o limite. A pessoa queixa-se de falta de dinheiro, anda esgazeado/a, a pedir ajuda por sistema, constantemente irritável, fala mal de tudo e todos e somente fala de abandonados.

Ah... e tem cada vez mais animais em casa...

O melhor a ceto ponto é as pessoas mentaliarem-se que não podem ir a todas e estipularem um lmite
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jun 19, 2004 1:13 pm

;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”