doenças nos gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
salcantay
Membro
Registado: segunda jan 12, 2004 2:10 pm

domingo mai 30, 2004 12:13 pm

Boa Tarde..
Tenho uma dúvida que pode parecer bastante estúpida...:oops:
É que já tenho a minha gatinha há pouco mais de 4 anos (nunca tinha tido um gato antes) e a realidade é q durante este tempo ela nunca esteve doente...
Só vomita (muito raramente) quando eu tento mudar-lhe a comida.
Viveu num apartamento mas agora que mudámos de casa vai à rua de vez em quando mas nunca fica lá muito tempo pq os cães não gostam mt da presença dela e vice-versa.
Os gatos serão mais resistentes que os cães? ou se calhar são mais discretos quando estão doentes.. Não sei.. Não percebo! Quando um dos meus cães está doente repara-se logo, fica murchinho e com pouca vontade de comer. Mas e a gata? Nunca notei isso nela! Está sempre enérgica e nunca passa mt tempo sem comer..
Tal como disse.. Se calhar são dúvidas estúpidas mas gostava que partilhassem comigo algumas das vossas histórias.
Obrigado,
Inês
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

domingo mai 30, 2004 12:20 pm

Se a sua gatinha alguma vez estiver doente, fique descansada que vai notar logo.
1.º Sintoma - o pêlo perde o brilho e a gatinha não faz a sua higiene
2.º Sintoma - Perde o apetite
3.º Sintoma - Fica mais parada e perde o interesse

Existem outro tipo de problemas em que o animal não demonstra este tipo de sintomas mas sim físicos, como a tinha fungos sarna etc

Guida
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mai 30, 2004 12:26 pm

apesar de não estar doente e ainda bem, é bom desparasitá-la e vaciná-la, tanto mais que vai à rua. e esterelizá-la, caso não esteja, por causa das surpresas. tb. nunca notei que os meus siameses tivessem adoecido até aos 8 anos. depois, tb. pouco adoeceram. a parir dos 13 anos...upa. upa :cry:
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo mai 30, 2004 3:51 pm

Viveu num apartamento mas agora que mudámos de casa vai à rua de vez em quando mas nunca fica lá muito tempo pq os cães não gostam mt da presença dela e vice-versa.
Cuidado com isto! Como já lhe disseram, nesta situação, é fundamental que esteja vacinada, e não só em relação às vacinas consideradas normais. Sabe que em contacto com outros gatos pode apanhar doenças - FIV, FELV, PIF, além de poder engravidar, se não estiver esterilizada. Com cães os perigos são outros, como sabe - podem atacá-la, e feri-la a sério, :o Além de carros .... bem, pessoalmente nunca deixaria ir os meus gatos para a rua, mas as pessoas é que sabem(ou não ...).
A mim faz-me sempre uma certa impressão estas situações ....
Quanto a sinais de estar a adoecer, a igualdade já lhos referiu, embora eu considere a ordem em que os disse exactamente a inversa:
1º - começar a ficar paradota, murchita
2º - perder o apetite
3º - desleixar a toilette, e o pêlo começar a ressentir-se (até porque, para isto acontecer, é necessário que o problema já se tenha instalado, o pêlo não fica assim de um dia para o outro).
4º - e isto é varíável, porque depende das características do gato, deixar de ronronar.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
salcantay
Membro

domingo mai 30, 2004 4:23 pm

Ola!
A gatinha está vacinada e é desparasitada bastantes vezes.. Por acaso não é esterilizada porque nunca teve em contacto com nenhum outro gato, fora o Antrax que era um gatinho da rua q viveu connosco 2 aninhos e q acabou por fugir numa época de cio depois de o termos castrado. :cry: Mas mesmo com o Antrax e mesmo quando ela estava com o cio nunca quis saber dele para nada! Penso que a minha gatinha não está virada para essas coisas P
Quanto aos cães e gatos não tem problema, eles sentem-se incomodados com a presença uns dos outros mas não têm qualquer tipo de contacto físico nem se aproximam. Também quanto aos carros não tem problema, o pátio ao qual ela tem acesso tem muros bastante altos (os caes só lá vao fazer uma visita de vez em quando) e ela é muito medrosa e não gosta de se aventurar muito na rua. E também só vai para o pátio supervisionada! Quando estamos todos lá a fazer alguma coisa e ela quer vir cá para fora para não estar sozinha em casa.
Hum.. ela não ronrona assim muito.. mas também nunca o fez.. só mama nos nossos lençois e na nossa roupa quando está com muito mimo.
Obrigado pelos esclarecimentos e pela preocupação

PS Miadores a minha gatinha linda é igual à sua Agnes (vi a foto no seu álbum)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo mai 30, 2004 5:30 pm

O notarmos a doença num animal, acho que é uma questão que nem se põe: mais cedo ou mais tarde, damos por isso.

A questão é se damos ou não a tempo e isso prende-se, na minha opinião, com o conhecimento e contacto que temos com esse animal.

Sem qualquer vaidade posso dizer que, infelizmente, acerto à primeira. Quero com isto dizer que sei quase de imediato quando um dos meus não está bem. E até não é preciso terem sintomas claros. Sei e pronto.

Mas para quem teve a sorte de nunca ter um doente e quer preparar-se, o que acho 5 estrelas, a lista (e isto continua apenas a ser a minha opinião) segue mais pela ordem da Miadores.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo mai 30, 2004 6:16 pm

Olá

Sobre a sua questão acho que foi muito bem aconselhada.
Em relação á gata andar na rua, tenha cuidado, a gata não está esterilizada e no cio pode tentar fugir. O facto deela não ter aceite um gato numa altura não quer dizer que não ceite outro que apareça, pense nisso.

E lembre-se que a esterilização também é uma questão de saúde. Um agata que não seja de criação tem tendência para que lhe apareçam tumores.

beijokas
kathleen
salcantay
Membro

domingo mai 30, 2004 6:32 pm

Obrigado pelas informações :)
Já vi que todas parecem saber do que falam :) e aproveito a boa vontade para colocar mais uma questao :P A minha gata não gosta de beber água na tacinha dela, só gosta de beber água em jarras que tenham flores naturais.. Eu sei que ela já é esquisita em tudo mas até na água... já é demais :P
Como disse nunca tinha tido um gato antes desta e achava que não gostava de gatos mas depois de ter a Emília lá em casa percebi que são animais únicos e fantásticos.. Não há como não gostar deles.
Os melhores cumprimentos,
Inês
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mai 30, 2004 6:38 pm

os gatos são de manias. então quando se lhes mete alguma na cabeça :o
o melhor é que não tenha acesso às plantas. para além de poder provocar-lhe alguma doença, pelos menos diarreia, não é muito higiénico. para a gata e flores ;)
salcantay
Membro

domingo mai 30, 2004 6:44 pm

Pois.. eu compreendo o que esta a dizer..
Mas não dá para evitar. A minha mae adora ter flores em casa e a minha gata... também! Não há como impedir, ela passa por cima de qq coisa para ir beber água às jarras!! :o Tem sempre água limpa na tacinha dela mas não adianta! Ela tem a mania que é flor e por isso quer beber das jarras tal como as outras :P e é taoooo teimosssaaa!! felizmente nunca teve nenhum problema digestivo por causa disto..
Cumprimentos,
Inês
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

domingo mai 30, 2004 7:41 pm

Suas marafadas....
Não era uma ordem de primeiros sintomas que eu estava a listar, mas sim situações que só por si revelam que algo está mal com os nossos amiguinhos.
Como o/a Water disse eu tb tenho um dedo que adivinha, não sei bem explicar mas pelo simples facto de um bichano não me ir esperar à porta é logo um sinal que algo não está bem e normalmente acerto :?

Guida
Responder

Voltar para “Gatos”