PIF

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Marinaxm
Membro Júnior
Registado: quinta mai 06, 2004 10:59 am

terça jun 08, 2004 8:08 am

O meu gato está doente... Ele tem apenas 1 ano e 3 meses e a vet suspeita que seja PIF... Ele ontem estava com 41 de febre, pálido e está muito parado. É um gato branco com um olho verde e um azul. Ainda por cima talvez tenha sido eu a culpada, pois apanhei dois gatinhos brancos bébés da rua para dar a uns amigos meus... A doença pode ter vindo deles, podem ser os hospedeiros... Não sei o que hei-de fazer. Só sei que não vou desisitir, nem que tenha de ir a todos os vets e fazer todo o tipo de análises.
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

terça jun 08, 2004 8:18 am

Marinaxm Escreveu: O meu gato está doente... Ele tem apenas 1 ano e 3 meses e a vet suspeita que seja PIF... Ele ontem estava com 41 de febre, pálido e está muito parado. É um gato branco com um olho verde e um azul. Ainda por cima talvez tenha sido eu a culpada, pois apanhei dois gatinhos brancos bébés da rua para dar a uns amigos meus... A doença pode ter vindo deles, podem ser os hospedeiros... Não sei o que hei-de fazer. Só sei que não vou desisitir, nem que tenha de ir a todos os vets e fazer todo o tipo de análises.
Qd se recolhem gatos de rua, temos de ter o cuidado de os colocar de quarentena, sendo isso obrigatório se tivermos gatos "nossos", pelo menos até os dar para adopção. Se possível devem fazer-se despistagens através de análises.

Fácil e na hora fazem-se testes de kit à FIV e FELV. Poder-se-á fazer teste à PIF mas penso que normalmente o resultado desta análise sabe-se ao fim de uma semana pois parece que a dita vai para Espanha. No entanto penso ainda que haverá um local perto de Benfica que fará tal teste (PIF), mas não me lembro exctamente onde.

Um conselho: se tem dúvidas, solicite ao VET os testes FIV/FELV/PIF.

Boa sorte, pensamentos positivos e um conselho: nunca misture gatos de rua com os seus gatos sem antes lhes fazer análises, ou então tem bom remédio - coloque-os de quarentena.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jun 08, 2004 9:21 am

Olá

Este é o grande perigo de se acolherem gatos de rua sem tomar as devidas precauções.

Agora calma, a PIF é uma doença muito complicada, mas os diagnosticos de PIF, felizmente, muitas vezes estão errados.

peça à vet que faça o teste de PIF e um hemograma. Se morara em Lisboa na FMVL fazem um teste à PIF através das fezes.
Atenção, o teste apenas revela que o gato é positivo ao coronavirús, cerca de 90% dos gatos são positivos ao coronavirús.
Só um coronavirús degenera em PIF.

Os sintomas que ele apresenta são de PIF, mas podem ser só de uma infecção.
Ele não come? Tem liquido abdominal?

Espero que não seja PIF.

beijokas
kathleen
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

terça jun 08, 2004 9:32 am

Kathleen Escreveu: Olá

Este é o grande perigo de se acolherem gatos de rua sem tomar as devidas precauções.

Agora calma, a PIF é uma doença muito complicada, mas os diagnosticos de PIF, felizmente, muitas vezes estão errados.

peça à vet que faça o teste de PIF e um hemograma. Se morara em Lisboa na FMVL fazem um teste à PIF através das fezes.
Atenção, o teste apenas revela que o gato é positivo ao coronavirús, cerca de 90% dos gatos são positivos ao coronavirús.
Só um coronavirús degenera em PIF.

Os sintomas que ele apresenta são de PIF, mas podem ser só de uma infecção.
Ele não come? Tem liquido abdominal?

Espero que não seja PIF.

beijokas
kathleen
Pois é isso mesmo
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

terça jun 08, 2004 9:32 am

Já agora o meu miau voltou a pior esta noite, alguém me pode dizer o que é o PIF nunca tinha ouvido falar :roll:
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jun 08, 2004 9:51 am

Olá

Sojo o que tem o teu gatinho?

por favor, não vamos entrar em pânico a pensar que todos os gatos têm PIF.

A PIF é, em minha opinião, a pior de todas as doenças de gatos. PIF - Peritonite Infecciosa Felina.
Tem duas manifestações, a forma liquida e a forma seca. na forma liquida o gato forma liquido na zona abdominal, normalmente começa a deixar de brincar, a ficar apático, começa a perder peso, a não comer, a ter febres altas, diarreia, aparece a terceira palpebra e o gato morre em pouco tempo :(
A forma seca não tem liquido abdominal e o gato vai tendo episódios em que os sintomas descritos se vão manifestando e vai conseguindo recuperar. Um gato com PIF em forma seca pode viver cerca de 2 anos com a doença. Nestes casos podem ser ministrados alguns medicamentos.

No entanto testes positivos nada significam, só com a necropsia se consegue diagnosticar a PIF. Por isso nunca se deve abater um animal saudável só porque tem alguns sintomas de PIF e o teste dá positivo.

A transmissão da doença faz-se através das fezes, da saliva e de mãe para filho. Por isso, gatos nascidos em casa, que não vão á rua dificilmente têm a doença.

Espero que gato nenhum tenha PIF,.

Beijokas
kathleen
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça jun 08, 2004 9:59 am

PIF= Peritonite infecciosa felina
É uma doença causada por vírus, não tem cura embora haja casos de gatos que se tenham aguentado por bastante tempo (mas são poucos).

Não existe teste para o PIF. Se o vet disse isso então expressou-se mal. Existe teste para os coronovírus. Existem cerca de 300 coronovírus que podem ser detectados pelo teste, só um deles causa PIF. 80% dos gatos de rua são coronovírus positivo mas PIF não é assim tão frequente (senão não havia gatos de rua).
Por isto tudo a informação que o teste ao coronovirus pode fornecer é de importância bastante limitada, o mais importante para o diagnóstico são o conjunto dos sintomas. Sinceramente o teste ao coronovírus em gatos recolhidos da rua, parece-me bastante descabido, se der positivo é bastante normal, não é indicativo de PIF, só de ser portador de um dos coronovírus bastante frequentes na rua. Já os teste de FIV e FELV por serem específicos para as doenças em causa são bastante mais importantes.
Convém fazer quarentena quando se recolhem gatos em casa. De qualquer forma um gato que seja portador do coronovirus pode vir a sofrer PIF devido a uma mutação do vírus inicialmente inofensivo que transportava. Logo pode vir a ter PIF mesmo sem ter tido contacto com nenhum gato doente.
Atenção que há outras doenças causadas por bactérias e outros agentes cujos sintomas são semelhantes ao PIF. É difícil ter um diagnóstico 10% seguro de PIF uma vez que a certeza normalmente só chega com a autópsia. Eu já tive uma gata a quem foi diagnosticado PIF, ela apresentava sintomas muito claros de PIF e estava já num estádio muito avançado. Mas muitas vezes podem ser outras doenças que têm tratamento.
Kathleen
Membro Veterano

terça jun 08, 2004 10:09 am

Olá

Deixo aqui um site que eu considero o melhor, sobre PIF:

http://www.dr-addie.com/index.htm

beijokas
kathleen
Marinaxm
Membro Júnior
Registado: quinta mai 06, 2004 10:59 am

terça jun 08, 2004 10:57 am

Eu fiz os testes do FIV, FELV aos meus gatos qd eram bébés, e têm as vacinas todas em dia... Os outros vieram com coriza e estão a ser tratados com antibióticos e outras coisas... Eles nas primeiras semanas não ficam juntos.
Falei com outra veterinária e vamos marcar os testes do PIF num hospital ou na faculdade de veterinária (não percebi bem) para saber ao certo o diagnóstico.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça jun 08, 2004 10:59 am

hecep Escreveu:Não existe teste para o PIF.
Por acaso , e em kit! O meu vet importou-os de Espanha.
A Snow fez! Já sei das limitações deste teste, mas de qualquer das formas pode ser indicativo.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

terça jun 08, 2004 11:02 am

Kathleen o miau tem hemobartonela, mas para além disso poderá ter algo mais já que os resultados das anáilises ainda não vieram. Mas em quase dois meses que tá em casa é a terceira vez que adoece. Ele está a tomar antibiótico á 12 dias mas ontem piorou muito vomitou, não come não bebe, tem febre e não se mexe. :( mais ainda não sei estavamos a aguardar os resultados das análises mas provavelmente terá que se repetir porque não há meio dos outros aparecerem :evil:
Não estou a pensar que tenha mas como só tinha ouvido falar no fiv e no felv era só para saber o que era o pif.
hecep
Membro Veterano
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça jun 08, 2004 11:13 am

[quote=Miadores]
[quote=hecep]Não existe teste para o PIF. [/quote]

Por acaso [b]há[/b], e em kit! O meu vet importou-os de Espanha.
A Snow fez! Já sei das limitações deste teste, mas de qualquer das formas pode ser indicativo.
[/quote]

Esse teste como os outros que referi detecta qualquer uma das variedades de 300 coronovirus. É de facto vendido como sendo um teste de PIF mas essa não é a realidade. Já ouvi inclusivé falar de processar o tal lab que produz esse teste pois não deveriam chamar-lhe assim.
Concordo que em algumas circunstâncias o resultado de um teste desses poderá auxiliar ao diagnóstico, cada vet é que sabe o que é adequado a cada situação.
Pelo que falei com a vet que tratou a minha gata na maior parte das vezes é um desperdício de dinheiro mas pode haver casos em que tenha utilidade.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça jun 08, 2004 11:19 am

Pois, eu sei .... mas penso que terá alguma utilidade, acho eu ....
Claro que o PIF resulta de uma mutação desses virus, mas esse dito teste deve permitir algum conhecimento da situação, não?
Quando falou disso em relação ao tal lab que o produz, fiquei com a pulga atrás da orelha ... não me digam que é mais uma manobra de apanhar dinheiro! :evil:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
hecep
Membro Veterano

terça jun 08, 2004 11:37 am

[quote=Miadores]
Pois, eu sei .... mas penso que terá alguma utilidade, acho eu ....
Claro que o PIF resulta de uma mutação desses virus, mas esse dito teste deve permitir algum conhecimento da situação, não?
Quando falou disso em relação ao tal lab que o produz, fiquei com a [i]pulga atrás da orelha [/i]... não me digam que é mais uma manobra de apanhar dinheiro! :evil:
[/quote]

Isso de ser uma manobra para apanhar dineiro foi precisamente o que me disseram. Esse teste é em tudo semelhante aos outros que detectam coronovirus, não é muito correcto por parte do lab chamar-lhe de PIF porque a margem de erro é um bocado grande. Claro que há situações em que os testes de coronovírus são importantes para auxiliar ao diagnóstico, mas são apenas isso um auxílio. Felizmente muitos, mas mesmo muitos dos gatos positivos nesses teste não têm PIF mas sim outros vírus mais benévolos com os quais o seu sistema imunitário pode perfeitamente lidar.
Ainda por cima existem casos em que apesar do gato ter efectivamente PIF (mais tarde confimado por autópsia) e o teste dar negativo. Há várias teorias em relação à razão de isso acontecer, mas tira um pouco mais ainda a confiança neste teste.
GattoDimaili
Membro Júnior
Registado: terça abr 20, 2004 1:58 pm
Contacto:

terça jun 08, 2004 1:52 pm

Olá!
Primeiro gostaria de informar que os testes existentes p/ a PIF, nenhum é 100% seguro. A margem de erro destes pode ser mto grande e podem acusar tanto "falso" positivo, qto negativo.
Também queria te tranquilizar por ter pego os gatinhos da rua, pois há gatos que jamais tiveram contato com outros e que desenvolvem a PIF sozinhos, pois é uma mutação do coronavírus.
Alguns, digamos, tem mais propensão à doença. E ainda existem gatos portadores de PIF, que levam vida normal, é um assunto mto controverso e o maior enigma no mundo felino.
Por isso, não se culpe!
Espero que ele fique bem,
Beijo,
Ana.
Responder

Voltar para “Gatos”