Teste FeLV
Moderador: mcerqueira
Olá!
A minha gatinha de 3 meses foi ontem fazer o teste FIV e FeLV (WITNESS, da Merial). É um teste em que se coloca um pingo de sangue do gato juntamente com um líquido reagente numa tira de papel e espera-se 5 minutos, ao fim dos quais aparece uma barra vertical de controlo (indicando que o teste teve sucesso) e, caso apareça uma segunda barra, é sinal de presença do virus. O teste FIV deu negativo. Contudo, ao final dos 5 minutos, o teste do FeLV tinha a barra de controlo bem vísivel e uma barra quase invisível na zona do virus. O vet disse que o resultado não era conclusivo, pois para ser FeLV positivo é necessário ter uma barra da mesma cor da barra de controlo na zona do virus, o que era não definitivamente o caso. Ficou decidio esperar mais 2 meses e voltar então a repetir o teste.
Já algum dos vossos gatos fez este teste WITNESS para o FeLV com um resultado semelhante?
Obrigado!
A minha gatinha de 3 meses foi ontem fazer o teste FIV e FeLV (WITNESS, da Merial). É um teste em que se coloca um pingo de sangue do gato juntamente com um líquido reagente numa tira de papel e espera-se 5 minutos, ao fim dos quais aparece uma barra vertical de controlo (indicando que o teste teve sucesso) e, caso apareça uma segunda barra, é sinal de presença do virus. O teste FIV deu negativo. Contudo, ao final dos 5 minutos, o teste do FeLV tinha a barra de controlo bem vísivel e uma barra quase invisível na zona do virus. O vet disse que o resultado não era conclusivo, pois para ser FeLV positivo é necessário ter uma barra da mesma cor da barra de controlo na zona do virus, o que era não definitivamente o caso. Ficou decidio esperar mais 2 meses e voltar então a repetir o teste.
Já algum dos vossos gatos fez este teste WITNESS para o FeLV com um resultado semelhante?
Obrigado!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
O que o vet disse é verdade e está correcta a decisão de esperar algum tempo.
O que se passa com esses testes é que são menos sensíveis que os de laboratório, por isso mais baratos e rápidos. O resultado descrito é duvidoso, não se podendo dizer com segurança se sim ou sopas.
Não é motivo de preocupação. Há gatos FeLV + que fazem uma vida normalíssima durante muitos anos. O que o vírus faz é predispô-los a certas doenças.
Espero ter sido útil!
Saudações
O que se passa com esses testes é que são menos sensíveis que os de laboratório, por isso mais baratos e rápidos. O resultado descrito é duvidoso, não se podendo dizer com segurança se sim ou sopas.
Não é motivo de preocupação. Há gatos FeLV + que fazem uma vida normalíssima durante muitos anos. O que o vírus faz é predispô-los a certas doenças.
Espero ter sido útil!
Saudações

-
- Membro
- Registado: quinta jun 03, 2004 4:45 pm
- Localização: 1 gatinho persa, 1 gatinha ragdoll, 1 bosques da noruega e 1 rafeirinho
Nenhum dos meus é positivo, mas pelo que sei não é muito fialvel em gatinhos tao pikenos... o melhor é repetir depois dos 6 meses ou então enviar para laboratorio 

a_m_c, já passei por uma situação muito semelhante. Com o susto que apanhei na altura, informei-me melhor e insisti que fosse realizado antes um teste laboratorial e não novamente o teste descartável. O resultado final acabou por ser FIV/FELV "negativo".
Na minha opinião, há uma certa falta de ética em torno dos testes FIV/FELV descartáveis. Acho que seria obrigação do veterinário informar os donos de que existem dois tipos de teste que podem ser realizados: o teste laboratorial, mais caro mas 100% fiável; e o teste descartável, que não é tão fiável quando se apregoa ser. Infelizmente, os donos só são informados acerca do teste descartável e é este o procedimento que não considero nada correcto. Deveriam informar acerca da existência dos dois tipos de teste, e a decisão final seria do dono.
Exploremos dois cenários reais...
Cenário 1:
Temos uma gata que faz o teste descartável e que apresenta um resultado duvidoso. O dono fica naturalmente preocupado; o veterinário recomenda que se espere um determinado período de tempo (2 meses ou 2 semanas, como já me foi aconselhado) para voltar a realizar o teste. A gata volta a fazer o teste e o resultado afinal é negativo.
Cenário 2:
Temos um gato que faz o teste descartável e que apresenta um resultado positivo. O dono fica muito preocupado; o veterinário recomenda que se espere determinado período de tempo para voltar a testar o animal. O gato volta a repetir o teste e o resultado é agora duvidoso. Recomenda-se que se faça novamente o teste passado x tempo e que se faça também o tal teste laboratorial para tirar as dúvidas. O resultado do teste descartável é agora negativo, confirmado pelo resultado do teste laboratorial, que também é negativo.
Em ambos os casos, e estamos a falar de casos que acontecem com certa frequência, fora o desgaste psicológico que esta situação causa pela angústia de não se ter a certeza se o animal é FIV e/ou FELV positivo e pelo tempo que decorre até se ter a certeza, faz-se o dono gastar mais $$ desnecessariamente, quando bastaria fazer o teste laboratorial para se ter logo a certeza absoluta quanto aos resultados.
No meio disto tudo, a minha maior preocupação é precisamente esta: se existem falsos positivos, também existem certamente falsos negativos!
Não seria mais ético, tanto em relação aos donos como, essencialmente, em relação aos próprios animais, informar-se logo o dono a respeito do teste laboratorial e até o recomendar?
À semelhança dos gatos que testaram positivo e eram afinal negativos, quantos não haverá que testaram negativo e são afinal positivos?
Na minha opinião, há uma certa falta de ética em torno dos testes FIV/FELV descartáveis. Acho que seria obrigação do veterinário informar os donos de que existem dois tipos de teste que podem ser realizados: o teste laboratorial, mais caro mas 100% fiável; e o teste descartável, que não é tão fiável quando se apregoa ser. Infelizmente, os donos só são informados acerca do teste descartável e é este o procedimento que não considero nada correcto. Deveriam informar acerca da existência dos dois tipos de teste, e a decisão final seria do dono.
Cenário 1:
Temos uma gata que faz o teste descartável e que apresenta um resultado duvidoso. O dono fica naturalmente preocupado; o veterinário recomenda que se espere um determinado período de tempo (2 meses ou 2 semanas, como já me foi aconselhado) para voltar a realizar o teste. A gata volta a fazer o teste e o resultado afinal é negativo.
Cenário 2:
Temos um gato que faz o teste descartável e que apresenta um resultado positivo. O dono fica muito preocupado; o veterinário recomenda que se espere determinado período de tempo para voltar a testar o animal. O gato volta a repetir o teste e o resultado é agora duvidoso. Recomenda-se que se faça novamente o teste passado x tempo e que se faça também o tal teste laboratorial para tirar as dúvidas. O resultado do teste descartável é agora negativo, confirmado pelo resultado do teste laboratorial, que também é negativo.
Em ambos os casos, e estamos a falar de casos que acontecem com certa frequência, fora o desgaste psicológico que esta situação causa pela angústia de não se ter a certeza se o animal é FIV e/ou FELV positivo e pelo tempo que decorre até se ter a certeza, faz-se o dono gastar mais $$ desnecessariamente, quando bastaria fazer o teste laboratorial para se ter logo a certeza absoluta quanto aos resultados.
No meio disto tudo, a minha maior preocupação é precisamente esta: se existem falsos positivos, também existem certamente falsos negativos!
Não seria mais ético, tanto em relação aos donos como, essencialmente, em relação aos próprios animais, informar-se logo o dono a respeito do teste laboratorial e até o recomendar?
À semelhança dos gatos que testaram positivo e eram afinal negativos, quantos não haverá que testaram negativo e são afinal positivos?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Só um pequeno esclarecimento: nos testes FeLV quando o resultado é positivo não há dúvidas de que o animal é FeLV +. Só quando é negativo é que pode ser falso negativo. Estes testes medem a resposta imunitária do animal, ou seja, os anticorpos anti-FeLV. Se ele os detectar, ou seja, se for positivo, não há volta a dar-lhe. É positivo e é mesmo, e isso vale para o resto da vida do nosso gatito.tigris Escreveu:
Cenário 2:
Saudações

Cumps 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
O pifo tem razão, se der positivo, é porqque há anticorpos, daí acusarem.
O problema reside de facto nos falsos negativos.
Mas já inquiri vários vets sobre a fiabilidade dos testes de Kit, porque estava muito céptica acerca deles, e todos me disseram que, embora não tenham a mesma dos laboratoriais, permitem uma margem de segurança bastante grande. Até porque são acompanhados de exames clínicos.
O problema reside de facto nos falsos negativos.
Mas já inquiri vários vets sobre a fiabilidade dos testes de Kit, porque estava muito céptica acerca deles, e todos me disseram que, embora não tenham a mesma dos laboratoriais, permitem uma margem de segurança bastante grande. Até porque são acompanhados de exames clínicos.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
pifo Escreveu:
Só um pequeno esclarecimento: nos testes FeLV quando o resultado é positivo não há dúvidas de que o animal é FeLV +.
Pelas procuras que fiz na altura em fóruns de animais, há casos de FELV positivo que depois se confirmou serem afinal FELV negativo. No entanto, fiz agora uma pesquisa neste fórum, e aqui segue um tópico que confirma o que escrevi:Miadores Escreveu: O pifo tem razão, se der positivo, é porqque há anticorpos, daí acusarem.
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=4929
Chamo atenção para a mensagem do membro SCMV.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
- Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul
Quote Phil
Tenho uma amiga que diz que tem uma gata cujo resultado do primeiro teste deu positivo, o 2º deu duvidoso e os 2 seguintes deram negativo. Unquote
Quando a Phil referiu este facto no tópico aqui mencionado penso que se estava a referir a uma gatinha chamada Amber de uma pessoa nossa conhecida. Se for esse o caso quero apenas dizer-vos que esta gata morreu há uns tempos atrás e confirmou-se ser Felv positiva, ou seja, o primeiro positivo de kit estava correcto, o duvidoso e dois negativos em laboratório eram falsos!
Também sou da opinião que os falsos positivos não acontecem, se der negativo depois de um positivo é porque na altura o vírus não estaria activo, poderia, por exemplo, estar "adormecido" na medula. Não sei explicar isto com termos correctos, mas os meus vet's também me dizem que há falsos negativos, mas falsos positivos é quase impossível.
Tenho uma amiga que diz que tem uma gata cujo resultado do primeiro teste deu positivo, o 2º deu duvidoso e os 2 seguintes deram negativo. Unquote
Quando a Phil referiu este facto no tópico aqui mencionado penso que se estava a referir a uma gatinha chamada Amber de uma pessoa nossa conhecida. Se for esse o caso quero apenas dizer-vos que esta gata morreu há uns tempos atrás e confirmou-se ser Felv positiva, ou seja, o primeiro positivo de kit estava correcto, o duvidoso e dois negativos em laboratório eram falsos!
Também sou da opinião que os falsos positivos não acontecem, se der negativo depois de um positivo é porque na altura o vírus não estaria activo, poderia, por exemplo, estar "adormecido" na medula. Não sei explicar isto com termos correctos, mas os meus vet's também me dizem que há falsos negativos, mas falsos positivos é quase impossível.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
é só pra dizer que gostei da tua assinatura! é simples e verdadeira!pifo Escreveu:Só um pequeno esclarecimento: nos testes FeLV quando o resultado é positivo não há dúvidas de que o animal é FeLV +. Só quando é negativo é que pode ser falso negativo. Estes testes medem a resposta imunitária do animal, ou seja, os anticorpos anti-FeLV. Se ele os detectar, ou seja, se for positivo, não há volta a dar-lhe. É positivo e é mesmo, e isso vale para o resto da vida do nosso gatito.tigris Escreveu:
Saudações![]()
Fica bem e obrigada pela tua contribuição, foristas como tu, tigris, ... (tantos outros, que nem dá pra mencionar) fazem cá falta pq dão informações interessantes para o fórum e seus tópicos!
Continuem!
fabriro, quando citei o tópico, pretendia chamar atenção para o caso exposto pelo membro SCMV. Citando o que esse membro escreveu:fabriro Escreveu: Quando a Phil referiu este facto no tópico aqui mencionado penso que se estava a referir a uma gatinha chamada Amber de uma pessoa nossa conhecida.
O que pretendia fazer com a minha primeira intervenção era sobretudo alertar para a falibilidade dos testes descartáveis e para o facto de as pessoas não serem informadas de que existe também a possibilidade de fazerem um teste laboratorial, que é bem mais fiável. A decisão final quanto ao teste a fazer deveria caber aos donos e isso não acontece porque estes não são informados de que existe uma alternativa ao teste descartável. É uma atitude que não considero correcta.Infelizmente já tive uma situação dessas(Felv) e felizmente tudo se resolveu. Vou relatar a minha expriência e o procedimento que foi seguido.
Tenho 2 gatas e a dada altura uma delas começou a emagracer. A vet decidiu fazer os teste, tendo dado positivo no de Felv, no mesmo dia que deu positivo e uma vez que ela apresentava sintomas que o virus estava a actuar, foi retirado sangue para fazer um exame de Hematologia na FMV, foi-me dito que tinha de repetir os testes de kit por mais duas vezes com pelo menos 30 dias de intervalo.
Foi-me também dito para separa-la da outra gata e para fazer testes aos gatos que tinham contacto com ela.
A minha outra gata que sempre viveu com ela deu negativo no teste de kit e ainda assim foi enviada uma amostra para análise de Laboratório no LNIV para ter todas as certezas.
O outro gato que tinha contacto com ela e apesar de não apresentar sintomas, deu positivo no 1º teste e foi também enviada pela vet amostra para o Lniv, onde acabou por dar negativo.
Quanto à gata que deu positivo no 1º e cujo resultado da Hematologia confirmou os sintomas, deu também duvidoso no 2º e foi feita nova análise de Hematologia e análise no Lniv o qual veio a dar negativo.
Conclusão, após 3 meses de sofrimento e muitos testes tudo acabou bem!
Em primeiro lugar, obrigado pelas respostas de todos!
Eu contactei a produtora do teste Witness, a Merial, logo após o teste e obtive uma excelente e rápida resposta hoje, que transcrevo abaixo. Pelo menos estou mais descansado e espero que ajude a esclarecer algumas dúvidas a todos!
Bom fim de semana a todos,
a_m_c
Eu contactei a produtora do teste Witness, a Merial, logo após o teste e obtive uma excelente e rápida resposta hoje, que transcrevo abaixo. Pelo menos estou mais descansado e espero que ajude a esclarecer algumas dúvidas a todos!
Bom fim de semana a todos,
a_m_c
Caro Sr. XXXX
Recebi o seu pedido de informação através dos meus colegas no Reino Unido.
A empresa responsável pela distribuição dos testes Witness em Portugal é a Merial Portuguesa (bem como da assistência técnica feita a esses mesmos testes), pelo que me foi solicitado que respondesse à sua questão.
O teste witness que foi efectuado no seu gatinho é um teste de anticorpo (e não de antigénio). Quer com isto dizer-se que é um teste cuja positividade não implica obrigatoriamente a existência de doença no animal. Para além deste factor é também um teste qualitativo, ou seja, um teste rápido cuja leitura exacta apenas poderá ser POSITIVO/NEGATIVO. De qualquer modo, e uma vez que detecta anticorpo, a carga de anticorpo presente na amostra a testar pode influenciar a intensidade da banda. Tal não quer, no entanto, significar que uma maior quantidade de anticorpo (logo uma banda mais evidente) signifique maior probabilidade de positividade. Isto porque:
Numa circunstância de infecção por vírus FeLV, 3 hipóteses podem ocorrer num animal:
- O sistema imunitário consegue ultrapassar (combater) a infecção. Deixa de haver vírus infectante, o animal fica curado. No entanto os anticorpos antiFELV estarão presentes neste animal, em condições normais, até 3 meses após a infecção.
Tal situação ocorre em aproximadamente 30% dos casos.
- O sistema imunitário não consegue eliminar, na sua totalidade, os vírus infectantes mas, entra em equilíbrio com estes de modo que não se desenvolvem sinais clínicos, em situações normais. O animal torna-se no que designamos portador (excretor). Tal situação, em circunstâncias de stress, pode sofrer uma alteração (desiquilibrio) e o animal inicia sintomas de doença. Este animal é um animal que sempre terá testes de Diagnóstico de pesquisa de anticorpo, positivos, sem no entanto poder nunca vir a desencadear doença.
Tal situação ocorre em aproximadamente 40% dos casos
- O sistema imunitário do animal não tem capacidade para responder à infecção, e o animal torna-se doente, com sintomatologia evidente.
Tal situação ocorre nos restantes 30% dos casos.
Para que possamos saber como reagiu o sistema imunitário do animal, após infecção, teremos de aguardar por um período de 3 meses (tal como o seu Médico Veterinário assistente lhe indicou) que significa o período máximo entre o primeiro contacto com o vírus e a resposta efectiva de um sistema imunitário normal. Só após este período é que poderemos garantir um diagnóstico de infecção por FeLV.
Por conseguinte, não se justificará a elaboração de um novo teste (independentemente da marca) antes de passados os 3 meses acima citados, uma vez que os resultados poderiam continuar inconclusivos.
Esperando ter prestados os esclarecimentos solicitados,
Atentamente
XXXXXXXXXXXXXXX
Serviços Técnicos e Marketing
Animais de Companhia
Merial Portuguesa - Saúde Animal, Lda
Av. Maria Lamas, Lt. 19, Bl. A, Piso 2
2635-432 RIO DE MOURO
PORTUGAL
-----Original Message-----
From: XXXXXXXXXX
Sent: quinta-feira, 10 de Junho de 2004 10:06
To: XXXXXXXXXXX
Subject: RV: Contact Merial
Desde el Reino Unido, para tí
-----Mensaje original-----
De: ukcompanionanimal
Enviado el: jueves, 10 de junio de 2004 10:11
Para: XXXXXXXXXXXX
Asunto: FW: Contact Merial
Dear Victoria
I have received this email from a resident of Portugal. I believe that this is your area . Please could you reply.
Many Thanks
Tracey West (Cage UK)
-----Original Message-----
From: XXXXXXXXXXXXX
Sent: 09 June 2004 16:17
To: ukcompanionanimal
Subject: Contact Merial
Dear Sirs,
My 3 month kitten has been tested yesterday using Merial's Witness FIV/FeLV test. The FIV test was clearly negative, showing only a strong control bar. However, the FeLV test was, in the veterinary's opinion, probably positive because the control bar was strong in color but the FeLV indicator stripe was very faint in color after the 5 minutes (and remained very faint even after the 5 minutes period). However, the vet's opinion is that we should only retest after 3 months to see if the cat's immune system has recovered in case it was a positive result.
My question to you is if there is some meaning to the faintness of the FeLV bar. Is it a good test regardless of the strength of the FeLV color bar, meaning a positive result?
I am asking this because I will retest my kitten as soon as possible if there are some doubts in this test, despite the stress of drawing blood from the cat. However, if a faint FeLV positive bar is a "good" test, I will wait the 3 month period before testing.
Thank you very much for your attention,
XXXXXXXXXXXX
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
Excelente... obrigada por partilhar esta informação connosco. É muito elucidativa a resposta da Merial.
Acho que os veterinários deveriam ter esta informação e esclarecer os donos do animal quando este teste é positivo. A maioria não o faz!
Presumo que para o FIV seja a mesma situação!
Boa sorte para a gatinha
Susana
Acho que os veterinários deveriam ter esta informação e esclarecer os donos do animal quando este teste é positivo. A maioria não o faz!
Presumo que para o FIV seja a mesma situação!
Boa sorte para a gatinha

Susana
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Como vets, deviam de o fazer, mas infelizmente alguns não o fazem...
Leo
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quarta nov 05, 2003 12:25 am
olha, também já passei por isso. Igualzinho. E não é nada barato. E é feita numa cena descartável.tigris Escreveu: a_m_c, já passei por uma situação muito semelhante. Com o susto que apanhei na altura, informei-me melhor e insisti que fosse realizado antes um teste laboratorial e não novamente o teste descartável. O resultado final acabou por ser FIV/FELV "negativo".
Cenário 1:
Cenário 2:
Mandaram-me voltar daqui a 2meses, e estou aguardando.
Agora k estou vendo.
O melhor é nós levarmos os gatos a fazerm o texte laboratorial. E mais eficáz.