Miadores Escreveu:
Ó Jordan, sem entrar em polémica, sempre lhe quero dizer que essa sua afirmação sobre os consumos de leite em nós, humanos, estão generalizados a partir de
alguns casos que podem ocorrer.
Beber leite é fundamental em todas as idades, e com incidência maior nas mulheres para prevenir casos de osteoporose, sobretudo a partir de determinada idade. Leite e todos os seus derivados.
(Já agora, achei piada à sua observação de que o leite que consumimos pouco tem já a ver com as vacas

)
TB não quero entrar em polémicas, mas é verdade que a partir dos 18 anos +/- os humanos deixam de
sintetizar bem o leite, não são apenas alguns casos! Na realidade as pessoas pensam que intolerância á lactose e alergia são a mesma coisa, mas não são, são dois problemas distintos! E não são eles os únicos que limitam as pessoas qt ao consumo de leite! é preferível o consumo de derivados do leite (com percentagem de lactose mais baixas) do que beber apenas leite!
Para quem não sabe, existem outros alimentos que são muito ricos em cálcio (couve galega é um exemplo) e mtas vezes podemos ajudar o nosso organismo a aproveitar melhor o que ingerimos sde tivermos hábitos mais saudáveis.
Cito só o exemplo de que pessoas que têm tendência para anemias, mts vezes não sabem que a cafeína inibe o organismo de absorver o ferro dos alimentos, por isso recomendasse a essas pessoas que moderem o consumo de
bicas e cházinhos Por muito que custe! (eu sei o que me custa, pq sou louca por um cafezinho!)
Do mesmo modo que café com leite ser uma mistura explosiva para o nosso pâncreas .... devendo serem consumidos em separado!
Para prevenir a osteoporose é preciso fazer uma prevenção na adolescência principalmente, para as mulheres. A quantidade de massa óssea que conseguimos juntar na adolescência fará com que no envelhecimento tenhamos maior resistência contra fraturas, por isso, é fundamental que a jovem seja orientada para uma dieta rica em cálcio, como também para atividades físicas regulares.
Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana. O melhor é caminhar, correr dançar, jogar tênis, ou praticar esporte coletivo como futebol, voleibol, basquetebol. Para pessoas mais idosas o indicado é caminhar aproximadamente 40 minutos de preferência todos os dias, respeitando sempre os limites de cada um e o conselho do seu médico.
http://www.nib.unicamp.br/svol/osteo.htm
neste site vem lá uma tabela mt informativa sobre alguns alimentos e suas percentagens de cálcio! Como podem reparar a prevenção começa na adolescência, devido a em adultos, não sintetizarmos a lactose tão bem!
Desculpem fuji um pouco ao tema!
Qt a leite de vaca para gatos, como disse por experiência, minha gata só o bebeu em bebé, depois por ela própria deixou de beber e como acho que os bichos qd não querem comer certas coisas
lá eles sabem o porque não insisto, mas que a maior parte dos gatos não aprecia leite, lá isso é verdade e se já há no mercado "leites" próprios para gatinhos e muito mais completos, acho que se fosse hoje optaria por um desses para lhe dar (é que há 8 anos atrás era um pouco mais ignorante que hoje nestes assuntos de alimentação para gatos!)
Fiquem Bem!