Gata Persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta jun 11, 2004 3:34 pm

Akyna Escreveu: ... "leite humano" = leite próprio para humanos.... mas isto é só para quem percebe de gatos claro.... os que não entendem de gatos ficam a rir pq não podem ver mais longe....
A velha história dos gatinhos a beberem leitinho nunca existiu.... o leite, mesmo quando diluido em água, pode provocar diarreia e levar o "gatinho" a um estado de desidratação muito grave.... precisamente porque os gatos não sintetizam a enzima lactase necessária para desdobrar a lactose....
Antigamente não havia leite próprio para gatinhos e os gatos eram criados com leite de vaca e... lá cresciam para contar a história!

Eu quando muito novinha encontrei um gatinho ainda com os olhos fechados. A minha avó nao o levou ao vet e alimentou com leite de vaca diluido em água! O meu Sniff viveu muitos anos e deixou saudades....

Susana
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sexta jun 11, 2004 3:39 pm

mjoaomarques Escreveu:
Eu nesta 1ª frase trocaria o beber leite por consumir lacticíneos porque na verdade, em termos de população, a excepção são os poucos adultos que conseguem beber leite. Com efeito, salvo nos países do hemisfério norte banhados pelo Atlântico, a partir dos 7-10 anos de idade deixa-se de produzir lactase.
Deixa-se de produzir lactase a partir de certa idade se se deixar de consumir leite durante muito tempo. De facto, como mamíferos que somos, só "deveríamos" precisar de beber leite na infância. Felizmente (para mim, que adoro leite), se se continuar a beber leite com regularidade, a lactase continua a ser produzida. O mesmo se aplica aos gatos e aos outros mamíferos... penso eu de que... :p
a_m_c
Membro Júnior
Registado: segunda mai 03, 2004 3:56 pm

sexta jun 11, 2004 4:50 pm

Florinda Escreveu: Deixa-se de produzir lactase a partir de certa idade se se deixar de consumir leite durante muito tempo. De facto, como mamíferos que somos, só "deveríamos" precisar de beber leite na infância. Felizmente (para mim, que adoro leite), se se continuar a beber leite com regularidade, a lactase continua a ser produzida. O mesmo se aplica aos gatos e aos outros mamíferos... penso eu de que... :p
É possível que a lactase continue a ser produzida nessas condições... mas não deixa de ser um facto que somos o único mamífero que bebe deliberadamente leite enquanto adulto!

O problema é que o leite está instituído na sociedade como uma bebida "perfeita" e sem efeitos negativos , e muita gente se esquece dos problemas - muita para além da lactose - que podem advir do leite... mas as indústrias de lacticínios apenas agradecem.

Leiam lá este artigo (sei que é longo) http://www.afpafitness.com/articles/MILKDOC.HTM que é bastante interessante :p
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta jun 11, 2004 7:24 pm

Desculpe contardizê-la Florinda, mas o que se passa é o oposto. A partir de certa idade, as pessoas deixam de beber leite porque não o toleram. Tal facto deve-se à inibição de produção da lactase. Com excepção, como já referi, dos países banhados pelo Atlântico.
Maria João
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sexta jun 11, 2004 10:28 pm

Jordan Escreveu:
Mais uma vez peço desculpas por o tema não ter muito a ver com os nossos miaus; mas se nós estivermos bem de saúde tb lhes facilita mais a vida a eles, sim porque aturar dono com mau humor, hirra!! Miiiaaauuuu!!!!! ;) :lol:
:D :D Ora bem! o que se chama uma saída airosa!! :p
Indirectamente vamos lá ter (aos gatos :p )1
Pelo menos é um tema interessante, ao contrário de tantos outros que pululam por aqui, criados por sabe-se lá quem!! :evil:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”