O administrador deste forum poderia não acabar com eles definitivamente, mas ao menos podia dificultar-lhes MUITÍSSIMO a vida, pois o sistema que está por detrás de forum permite banir utilizadores de acordo com o seu endereço de mail. Permite também impedir que determinados endereços de mail possam ser usados no registo de novos utilizadores. Esta política é seguida em outros foruns em que participo e onde não é possível usar alguns tipos de endereços de mail para se registar (por exemplo, o yahoo). Note-se que estes "clones" não usam normalmente o seu endereço de mail do dia a dia (e.g. netcabo.pt ou o endereço do local de trabalho), mas sim endereços de serviços de mail gratuitos onde é fácil criar novas contas.Sgomes Escreveu: Qt a clones, de facto eles existem e é dificil acabar com eles. Quem me diz...que mtos de nós que apelamos á calma, não temos nós tb um clone. Eu não tenho e acredito que outros tantos que conheço pessoalmente ou não tb não tenham. Mas que esta situação pode aconcer...pode.
Para tal, o administrador deveria primeiro banir os endereços de mail dos utilizadores que enviam mensangens inapropriadas para este forum. Isso implicar que os "clones" necessitam de se voltar a registar. O segundo passo, é impedir o registo de novos utilizadores usando endereços do yahoo e serviços semelhantes. Isto significa que um novo "clone" precisaria de usar o seu endereço de mail real. Ora, a partir do momento em que esse novo utilizador envie outra mensagem inapropriada, volta-se a banir o endereço de mail real... e a vida fica agora complicada.
Naturalmente, isto seria incómodo para alguns novos utilizadores sérios. Mas se pensarmos bem, estes deverão ter pelo um endereço de mail no seu ISP, e que não é definitivamente o yahoo... E a questão da privacidade tb não se coloca, pois este forum permite esconder o endereço de mail do utilizador do público e o envio de mensagens privadas.