Cuidado com as linhas...(a Ginny agora constipou-se...)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

terça jun 15, 2004 11:55 am

Olá!

Ainda me estou a refazer do susto que apanhei este fim de semana com a minha Ginny... :(

Há alguns dias que vinha a notar que algum deles vomitava, pois via resíduos quando chegava a casa do trabalho. Não estranhei pois como andam a largar imenso pêlo, o mais certo seria serem bolas de pêlo que algum andasse para eliminar, uma vez que todos continuavam bem dispostos como habitualmente.

Entretanto no Sábado notei que a Ginny vomitava com alguma frequência e que apenas deitava uma espumita com água...
Estranho mesmo foi chegar à noite depois de ter saído para jantar e ela não vir ter comigo à porta a pedir festas...
Normalmente, e como trabalhei algum tempo num vet, não entro logo em pânico e esperei para ver como ela estaria no dia seguinte, uma vez que, para além dos vómitos, não tinha temperatura nem estava com mais nenhum sintoma.

Domingo de manhã, como ela continuava prostrada, coisa que nela é absolutamente anormal, e mantinha-se escondida, liguei para o vet e lá fui com ela. A suspeita dele coincidiu com a minha: bolas de pêlo que ela não estaria a conseguir eliminar... Depois de uma injecção para os vómitos e um analgésico para as cólicas voltámos para casa com a indicação de voltar no dia seguinte, caso a situação se mantivesse...

Como ela continuava sem comer e a vomitar apesar de estar a tomar Primpéran, lá liguei novamente ao vet e combinei de a deixar ontem na Clínica para fazer um transito baritado, ou seja comer uma papa com Bário para se efectuarem Rx abdominais e verificar alguma obstrução, uma vez que os pêlos não são visíveis ao Rx.

Então afinal, o que se passou foi que a anormal da gata tinha uma linha por baixo da língua atravessada e como engoliu o resto e foi passando pelo estômago para os intestinos aquilo já estava a repuxar, tendo-a mesmo ferido na parte inferior da língua...
Tiraram fotos e tudo (é daqueles casos caricatos pouco frequentes... :p ) e mostraram-me.

Entretanto raparam-lhe a barriga toda para fazer uma Ecografia (está mais fresquinha para o Verão... 8) ) e conseguiram ver a linha pelo intestino afora até certo ponto...

Espetaram-lhe com litros de Parafinina, Fosfolugel e água pela boca abaixo provocando-lhe uma bela diarreia a ver se limpa tudo.
O ideal seria ela começar a comer para empurrar a porcaria pelo intestino fora, mas como tem a língua ferida e deve estar cheia de dores de barriga ainda não pegou na comida mas já vai bebendo água o que é um óptimo sinal.

E agora perguntam vocês: mas que linha é que ela engoliu, ou se eu sou distraída ao ponto de deixar linhas espalhadas depois de costurar?
Não, não sou, nem tenho costurado ultimamente.
Ora a fulaninha arranjou um passatempo fixe: começa a puxar as linhas das baínhas das cobertas que tenho nos sofás da sala... Que peste :evil:
Então puxou, puxou e engoliu, engoliu, até lhe acontecer isto!

Eu realmente... Não ganhei para o susto!

Cumprimentos,
Susana
Última edição por sfigueira em segunda jun 21, 2004 1:44 pm, editado 1 vez no total.
cachorinha2
Membro
Registado: quarta nov 05, 2003 12:25 am

terça jun 15, 2004 12:27 pm

coitadinha daGinny...
As melhoras para ela :lol:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jun 15, 2004 1:00 pm

Olá

Ainda bem que conseguiste detectar a tempo. Uma coisa que eu noto é que os gatos quando encontram um cordão, uma linha ou algo do tipo têm tendência para a comer. Não sei se pensam que é alguma espécie de pêlo e que por isso deve ser engolido :roll:
Todos os cuidados são poucos com estes bichos curiosos.

beijokas
kathleen
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

terça jun 15, 2004 1:17 pm

Imagino o susto.

Ao ler o teu relato, foi quase como se estivesse a relembrar o que se passou com o Óscar no Verão passado. Não foi uma linha, mas sim o fio plástico que vem nos sacos do lixo :o

A sorte dele foi que a ponta saiu pelo rabiote e eu tirei, a pensar que era uma lombriga(arghhhh) e puxava.... puxava :roll: até sair um metro desse fio.

O vet. disse-me que os fios podem causar problemas maiores que engolir uma pedra,por ex. Nomeadamente causar necrose do intestino, que a não ser diagnosticado a tempo e operado, pode levar à morte.

Os peludos são mesmo como crianças. É preciso mil cuidados e (tentar)precaver os disparates que eloes fazem.

As melhoras da Ginny.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça jun 15, 2004 1:32 pm

Mas que coisa, hem? :roll:
Ainda bem que deu a tempo! ;) é um problema, temos que estar com mil cuidados!! piores que crianças, quanto a mim, conseguem fazer coisas que as crianças não fazem!!
Então o que o Vânias fez? :? de engolir a rede de rôti?! :( Não lembra ao diabo ....

p.s. Susana essa do fio ainda me lembro, mas que lombriga, hem??
agora dá para rir, mas na altura é que são elas.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

terça jun 15, 2004 2:14 pm

Miadores Escreveu: ...
p.s. Susana essa do fio ainda me lembro, mas que lombriga, hem??
agora dá para rir, mas na altura é que são elas.
Agora dá mesmo para rir lol lol Mas ainda me lembro de mim a puxar e o gato literalmente aos berros e eu a pensar"querem ver que lhe está a sair o intestino??" o
sfigueira
Membro Veterano

terça jun 15, 2004 2:46 pm

Pois... também comentaram comigo lá no vet que esses fios dos sacos de plástico costumam parecer apetitosos e são uma tentação... :lol: :lol:

Já falei hoje para o vet e disseram que é normal que ela comece a comer entre hoje e amanhã, assim que as feridas da língua começarem a sarar.
Se isso não acontecer e ela até amanhã não comer nada, tenho que lá passar para a verem...

Estou desejosa que chegue o fim do dia para ir para casa ver como ela está.
A minha mãe foi lá dar-lhe a Parafinina e disse que ela estava bemzinho, dentro do possível, e que a viu a beber água, o que para mim é bom sinal.

Obrigada pelas melhoras.
Eu depois dou notícias...

Cumprimentos,
Susana
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jun 15, 2004 3:34 pm

Susana, mas que grande susto! Ainda bem que nada de mais grave aconteceu, ás vezes as linhas enrolam-se nos intestinos e é um problema muito grave resolvido normalmente com uma operação :(

Por acaso nunca me aconteceu com nenhum dos gatos, mas uma vez a Shiva começou a andar como se quisesse arrastar o rabo no chão, quando fui a ver vi uma coisa branca a sair pelo anus e pensei logo que era uma lombriga, lá calcei as luvas, papel higienico e toca de puxar...
Era um cotonete
:o
a doida tinha comido um cotonete que andou a passear lá dentro e finalmente encontrou a saida :o
Estes animais são doidos!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sfigueira
Membro Veterano

terça jun 15, 2004 4:20 pm

Pois é Nynf, ela ainda corre esse risco, se o resto da linha não sair :roll:
Agora os próximos dias vão ser de vigilância para ver como evolui a situação ( e eu a verificar na caquinha se há linha... :p ).
Espero que ela comece a comer para ajudar a "empurrar" o lixo para fora.

Enfim... :roll:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 15, 2004 4:32 pm

Felizmente que foi detectado a tempo, miga.

O Pewee também já me pregou um susto ao engolir daquela fibra que parece fibra de vidro que se usa no enchimento de almofadas... :roll: . Por sorte que foi pouco e saiu nas fezes... ;)

As melhoras,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça jun 15, 2004 7:53 pm

As melhoras! ;)
TTT
Membro
Registado: quarta ago 06, 2003 6:59 am

quarta jun 16, 2004 3:58 am

ai esses gatos... :roll: :roll: :roll: :roll:

também eu estou a "analisar" fezes essa semana pois minha gata engoliu um pedaço de fio dental, cheguei a tempo de ver mas não a tempo de impedí-la :|

ao menos até agora ela não apresentou nenhum sintoma de maiores problemas, mas estou de olho nela (e nas fezes)

aproveito para chamar atenção para outra coisa q essa minha doida ADORA: aquela fitinha dos maços de cigarro :o

enfim, manias...
sfigueira
Membro Veterano

quarta jun 16, 2004 9:39 am

Olá!

A rapariga já comeu qualquer coisita hoje de manhã... :lol: :lol: :lol:

Eu a dar-lhe papinha de saquetas que ela adora mas no fim atirou-se foi à ração... :lol: :o :o :lol:

Só comeu meia dúzia de grãos mas é muito bom sinal!
Entretanto já está mais responsiva às festas e quando lhe pego ao colo já ronrona e dá turrinhas... (e eu choro que nem uma parva...mas de alívio!)

Fogo! Se acontece alguma coisa a esta minha gata dá-me um treco!
Parece que é de propósito! Quanto mais doces e meigos e mais nós gostamos deles, mais sustos nos pregam!...

Cumprimentos,
Susana
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta jun 16, 2004 9:44 am

Isso dos sustos é assim, para não cair na rotina :lol: elas fazem uma análise temporal e quando vêm que há muito tempo não fazem asneiras ou pregam partidas, pimbas, lá estão elas. :lol:
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

quarta jun 16, 2004 10:10 am

Ainda bem que está tudo bem com a gatinha!!! ;)
Ah e tal...
Responder

Voltar para “Gatos”