Gatinho
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quinta ago 28, 2003 12:05 am
Olá, Precisava dos vossos conselhos. Uma amiga minha ligou-me à pouco desesperada porque encontrou um gatinho bébé no centro de Oeiras.Fez um esforço enorme para o apanhar, pois ele bufava muito, mas com a ajuda de uma vizinha lá o levou para casa. Comprou Whiskas gatinhos e deu-lhe pois estava esfomeado. Alertei-a para ir a um vet para verificar o estado do gato e ainda para o facto de poder ainda estar a ser amamentado pela mãe, pois segundo ela cabe na palma de uma mão
Ela duvida porque diz que tem os olhos bem abertos, mas não tem possibilidade de ir hoje a um vet e eu moro longe dela, mas já me prontifiquei em ir com ela amanhã. A minha dúvida é: Será esta a alimentação adequada para ele?, como saber se ele necessita de uma mãe gata ou se já pode comer ração? Quais os testes que tem de fazer para saber se tem doenças? A minha amiga está muito preocupada pois o marido diz que não quer o gato e para o caso dele ser recolhido por outra pessoa com gatos sendo bébé pode fazer os testes já?

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Para já ver os dentes, se eles estiverem desenvolvidos poderá comer ração para gatinhos.
Em relação a testes, análises ao sangue não convém, duvido até que conseguissem, pois não iriam encontrar a veia dele para retirar sangue. Poderá ver-se se tem parasitas e/ou pulgas, mas isso é com o vet. . Para já é alimentá-lo bem, tentar mudar essa whikas para outra que em gatitos pequenos pode causar alguma diarreia.
Boa sorte...
Em relação a testes, análises ao sangue não convém, duvido até que conseguissem, pois não iriam encontrar a veia dele para retirar sangue. Poderá ver-se se tem parasitas e/ou pulgas, mas isso é com o vet. . Para já é alimentá-lo bem, tentar mudar essa whikas para outra que em gatitos pequenos pode causar alguma diarreia.
Boa sorte...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 10, 2002 10:49 am
Last_kiss,_Last_kiss_ Escreveu: Para já ver os dentes, se eles estiverem desenvolvidos poderá comer ração para gatinhos.
Boa sorte...
Com poucos dias de vida, um vet experiente consegue apanhar a veia do gatito e tirar sangue para fazer testes (já vi um, com menos de um mês a soro e os bebés que eu criei fizeram os testes com 6 semanas, portanto...é possível sim!).
Acontece é que com esta idade, nem sempre os testes são fiáveis e convém repetir mais tarde...
Boa sorte para o gatito!
Cumprimentos,
Susana
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Pois Susana é que quando recolhi aquela ninhada abandonada, os gatinhos não levaram soro nas veias, pois tinham apenas alguns diassfigueira Escreveu: Last_kiss,
Com poucos dias de vida, um vet experiente consegue apanhar a veia do gatito e tirar sangue para fazer testes (já vi um, com menos de um mês a soro e os bebés que eu criei fizeram os testes com 6 semanas, portanto...é possível sim!).
Acontece é que com esta idade, nem sempre os testes são fiáveis e convém repetir mais tarde...

O meu antigo vet. sempre disse que não se deveria fazer análises muito cedo, mas também não sei até que ponto era pela fiabilidade dos testes ou pela competência de tirar sangue

Pelo menos os testes Fiv/Felv não são ainda muito conclusivos, pois os valores podem alterar-se, agora não sei exactamente a que tipo de testes a sromao está a falar

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
- Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão
Olá Sromão,
Espero que já esteja tudo bem com esse bebé.
Quando apanhei os meus gatinhos da rua (com 1 mês e meio) eles ainda não comiam a ração... inclusive mamavam a comida molhada
pelo que a conselho da vet e para não lhes provocar diarreia, comprei leitinho no vet com o respectivo biberão e alimentava-os assim (complementava com paté mas em pequenas quantidades...)
Quando começaram a romper as tetinas do biberão fui insistindo com a ração. Ao principio não queriam (cheguei-lhes a fazer uma papa de ração desfeita com água e assim foram-se habituando ao sabor). Gradualmente introduzi-lhes os grãos e assim se habituaram.
É importante desparazita-los assim que atingirem a idade/peso ideal.
Conte novidades!
Picola
Espero que já esteja tudo bem com esse bebé.
Quando apanhei os meus gatinhos da rua (com 1 mês e meio) eles ainda não comiam a ração... inclusive mamavam a comida molhada

Quando começaram a romper as tetinas do biberão fui insistindo com a ração. Ao principio não queriam (cheguei-lhes a fazer uma papa de ração desfeita com água e assim foram-se habituando ao sabor). Gradualmente introduzi-lhes os grãos e assim se habituaram.
É importante desparazita-los assim que atingirem a idade/peso ideal.
Conte novidades!
Picola
-
- Membro
Olá,
Hoje quando vi a minha amiga disse-me que já não tinha o gatinho em casa com ela. Por volta das duas da manhã ouviu um miado pela janela e quando desceu viu uma gata. Ela foi com o gatinho e a gata não deixou que lhe mexessem mas o gatinho foi logo ter com ela. Disse-me que até ficou emocionada porque o gatinho seguia a mãe e ela ficava à espera que ele a seguisse. Subiram para um muro e a minha amiga ajudou o gatinho a subir.
Fiquei aliviada por saber que o gatinho agora está com a mãe, mas está na rua porque a minha amiga não conseguiu a conseguiu apanhar(parecia brava).Ela vai dar comida à mãe e vigiar o gatinho para já, para não os separar. Disse que não lhe parecia que houvesse mais gatinhos bébés na ninhada.
Hoje quando vi a minha amiga disse-me que já não tinha o gatinho em casa com ela. Por volta das duas da manhã ouviu um miado pela janela e quando desceu viu uma gata. Ela foi com o gatinho e a gata não deixou que lhe mexessem mas o gatinho foi logo ter com ela. Disse-me que até ficou emocionada porque o gatinho seguia a mãe e ela ficava à espera que ele a seguisse. Subiram para um muro e a minha amiga ajudou o gatinho a subir.
Fiquei aliviada por saber que o gatinho agora está com a mãe, mas está na rua porque a minha amiga não conseguiu a conseguiu apanhar(parecia brava).Ela vai dar comida à mãe e vigiar o gatinho para já, para não os separar. Disse que não lhe parecia que houvesse mais gatinhos bébés na ninhada.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 10, 2002 10:49 am
Isso é muito romântico mas já que o tinha apanhado para quê voltar a deixá-lo na rua? Para não ter trabalho, claro!!!
Espero que daqui a uns dias não lhe vá dizer cheia de pena que o gatinho foi atropelado ou morto por um cão...
Espero que daqui a uns dias não lhe vá dizer cheia de pena que o gatinho foi atropelado ou morto por um cão...

-
- Membro
Sei que têm razão. Também estou preocupada. Fui para o emprego munida de transportadora para ir acompanhá-la ao vet e eventualmente recolher o gatinho até se encontrar um dono, porque ela não sabia ainda se podia ficar com ele. Ela agiu sem me consultar