SAGRADOS DA BIRMÂNIA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Camarera
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: domingo jun 06, 2004 10:35 am

domingo jul 18, 2004 9:36 am

SAGRADOS DA BIRMÂNIA

Imponente, com olhos azuis-escuros e luvas brancas.
País de Origem : França
Outra Designação : Birman


De introdução recente na Europa, este gato tem uma origem ainda hoje misteriosa. Teriam sido os ingleses a trazer da Birmânia um casal de gatos do templo Lao-Tsun. Supõe-se que uma senhora do sul de França, de apelido Leotardi, seria a dona de Poupée de Maddalpour, uma gata Birmanesa Seal point exibida em Paris, em 1926. Os pais desta gata, provenientes da Birmânia, teriam sido oferecidos pela Sra. Thadde-Haddish. Na verdade, os primeiros exemplares resultariam do cruzamento de um Siamês que possuía marcas brancas na extremidade das patas com um gato de pelo comprido ( Angorá ou Persa ) nos anos 20, na região de Nice. Por volta de 1930, um macho de nome Dieu d'Arakan, tornou-se a estrela das exposições.

A seguir à Segunda Guerra Mundial, durante a qual a raça desapareceu, foi adicionado sangue Persa Colourpoint para retringir a consaguinidade. Em 1950, esta raça assumiu o nome Gato Sagrado da Birmânia para evitar qualquer confusão com o « Burmese », forma inglesa da palavra Birmanês. Introduzida nos Estados Unidos em 1950-1960 e na Grã-Bretanha em 1965, onde foi oficialmente reconhecida, esta raça é muito apreciada pelo público e tornou-se muito popular.

ASPECTO GERAL
De tamanho médio, tipo mediolíneo, mas imponente e maciço.
Peso : 4,5 a 8 Kgs.
Pelo semi-longo.

CABEÇA
Forte, larga, bastante redonda. Ligeiramente mais comprida do que larga. Crânio bastante arredondado. Fronte levemente abaulada. Bochechas cheias, maçãs do rosto altas e proeminentes. Nariz romano, de comprimento médio sem « stop ». Focinho bem desenvolvido. Queixo forte e firme.

ORELHAS
De tamanho médio, com extremidades arredondadas, moderadamente bem espaçadas, com uma ligeira inclinação. Guarnecidas de bastante pelo no interior.

OLHOS
Grandes, quase redondos, bastante espaçados. Cor : azul, o mais escuro possível.

PESCOÇO
De comprimento médio, bastante musculoso.

CORPO
Bastante comprido e pesado ( semi-cobby ). Estrutura óssea forte e musculatura poderosa, firme.

PATAS
De comprimento médio, fortes. Estrutura óssea pesada e musculatura significativa. Pés redondos, firmes. Tufos de pelos na região interdigital.

CAUDA
De comprimento médio, posição erecta. Pelagem em penacho.

PELAGEM
Pelo sedoso, semi-longo a longo no colar, corpo, flancos e cauda. Curto na zona facial e nos membros. Pouco sub-pelo. Pelagem pigmentada exclusivamente nas extremidades ou pontos ( máscara, orelhas, patas e cauda ), como no caso do Siamês. É exigido um contraste acentuado entre a cor dos pontos e o resto do corpo. A extremidade das patas é branca, pelo que se lhe dá o nome de luvas. Estas, de um tom branco puro, devem terminar na articulação ou na transicção entre os dedos e o metacarpo, que não deverão ultrapassar. Na face plantar das patas posteriores as luvas terminam em ponta ( esporões ) entre metade e dois terços da distância que separa a almofadinha maior e o jarrete.
As marcas escuras podem ser :
Seal Point ( castanho escuro ), Chocolate Point ( castanho claro ), Blue Point ( azul acizentado ), Lilac Point ( cinzento aço rosado ), Red Point ( ruivo ), Creme Point ( creme ).
A restante pelagem varia do branco ao creme. As almofadinhas são de tom rosa ou rosa manchado com pontos de cor.
Os gatinhos nascem quase brancos. Os pontos e as luvas só surgem por volta dos 2 meses de idade. A cor das marcas e do corpo só se tornam definitivas na idade adulta. A pelagem também escurece com a idade.

OBSERVAÇÕES
Cruzamentos autorizados com outras raças : nenhum.

DEFEITOS
Manchas brancas ou coloridas no peito ou abdómen.
Desqualificação : um dedo sem luva.
Presença de branco nos pontos.

CARACTERÍSTICAS / PARTICULARIDADES
A meio caminho entre o Persa e o Siamês, este gato é calmo, equilibrado, não sendo nem passivo nem exuberante. Sociável com os seus congéneres e com os cães. Brincalhão, é um companheiro agradável para as crianças, mas aprecia também a paz e a tranquilidade. Meigo, afectuoso( nomeadamente os machos ), por vezes um pouco possessivo, não suporta a indiferença e muito menos a solidão. Possui uma voz suave. No exterior, mostra-se robusto, desportivo e um excelente caçador.
A sua manutenção requer uma escovagem diária durante a muda do pelo. Em período normal, basta penteá-lo uma vez por semana.


Fonte:http://www.cpfelinicultura.web.pt/
Responder

Voltar para “Gatos”