birmanesa ou siamesa???

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MilkaLuna
Membro
Registado: quarta out 22, 2003 10:18 am

quarta jul 21, 2004 1:53 pm

Olá a todos,

Eu tive uma gatinha (foi a minha amiguinha de infancia) q faleceu agora em maio/abril de velhice aos 20 anos..
A minha duvida é em relação a raça dela..
Qd eu era pequenita a minha mae fazia criação de gatos iguais a ela (manos e filhos dela) e vendia os (claro q sem registos nem sei se a 20 anos havia disso nem me recordo..) ou seja eram de raça.. mas a minha duvida e se a aninhas era siamesa ou birmanesa.. e que toda a gente chama a estes gatos siameses mas os siameses sao mais magrinhos e a veterinaria q a seguia dizia q era uma birmanesa chocolate.. agora.. quem e q tava certo?? opiniões :)

Pois dava jeito eu saber por aki uma foto da minha aninhas mas sou lerda q n consigo.. de qq maneira ela era mto parecida com a gatnha q esta no topico da gatinha siamesa para dar aki no forum gatos.. so q como ja era mais velhinha era mais escurinha.. de resto era identica a aninhas ai com uns 3/4 anos :)

Milkaluna
vanvan
Membro
Registado: sexta jul 09, 2004 1:27 pm

quarta jul 21, 2004 4:33 pm

MilkaLuna,

Também tive uma "amiga de infância", supostamente siamesa, mas parece que o que normalmente chamamos siamês é birmanês.
Os siameses são gatos orientais, bem mais esguios e bem diferentes daqueles a que chamamos comummente "siamês".
Para se informar melhor, pode consultar as raças de gatos por exemplo na página:

http://www.cpfelinicultura.web.pt/

Cumprimentos.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta jul 21, 2004 6:05 pm

É birmanês mesmo que quer saber ou sagrado da birmânia? :)
MilkaLuna
Membro

quarta jul 21, 2004 7:12 pm

o sagrado da birmania n e um mto peludinho? o q a tal vet a me disse foi birmanes mesmo..

de qualquer maneira e so uma curiosidade :) e q estes sao os gatos q eu mais adoro :) a minha ines saiu ao lado e tigrada hihihi :) era a que precisava de colo qd eu decidi adoptar uma gatinha q n tive a escolher :D

Milkaluna
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta jul 21, 2004 7:20 pm

vanvan Escreveu: ... mas parece que o que normalmente chamamos siamês é birmanês.
O que normalmente chamamos de siamês não passa de gatos sem raça definida com a cor dos siameses (colourpoint).
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta jul 21, 2004 7:24 pm

o Birman apelida-se muitas vezes de Burmese para não se confundir com o Sagrado da Birmânia, que sim é mais peludinho que o siamês, focinho mais arredondado e corpo mais compacto.

http://animal.discovery.com/guides/cats ... sp?id=1090

Neste site pode ver algumas características, mas nunca vi um burmanês colorpoint, não faço ideia se existe mesmo e como não tou em casa não tenho aqui alguns livros sobre raças, para esclarecer isso; depois de ir dar uma olhadela digo-lhe alguma coisa ;)
MilkaLuna
Membro

quarta jul 21, 2004 7:34 pm

ok obrigado a todos pelas respostas.. se realmente o _Last_Kiss_ me conseguir mais informacoes agradeco.. mais uma x obrigada este post foi mesmo so a nivel de curiosidade :)

Milkaluna
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta jul 22, 2004 12:13 am

MilkaLuna, os primitivos siameses eram assim mesmo, cabeça de maçã, corpo musculoso, patas traseiras também musculosas, em suma um gato forte, digamos. Os actuais siameses, delgados, cabeça em triângulo, já são fruto de determinadas manipulações genéticas, sobretudo feitas por americanos.
Os meus siameses, por exemplo, pertencem à anterior estirpe. E não são arraçadaos de siamês, são mesmo siameses puros.
Pessoalmente prefiro este tipo de siameses ao actual.
Agora, claro que há muitos siameses que de siameses não têm quase nada.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
MilkaLuna
Membro

quinta jul 22, 2004 12:27 am

Boas miadores,

Pois eu tb gosto mais dos mais reboludinhos.. os siameses q aparecem nas fotos parecem ter assim um ar mais de ET (nao querendo ofender niguem e apenas o meu gosto, digo isto para n criar confusoes como as q vejo noutro topicos...)
Eu sei q ha mtos siameses q de siameses n tem nada:) eu ja recolhi mtos da rua pa dar a familiares q de siames n tinham nada.. alias a ultima ninhada q foi parar a minha casa eram duas "siamesas" e o meu pretinho pico (q podem ver no meu album) logo se ve a raça pura da coisa hiih :) mas sao lindos na mesma (alias a poucos gatos feios :D)

:)

Milkaluna
vanvan
Membro

quinta jul 22, 2004 9:31 am

Já agora, queria agradecer também os esclarecimentos deste tópico, pois também sempre pensei que a minha gatinha era Siamesa. Sendo ou não, são muito bonitos!
Agora tenho duas Europeu Comum, uma tuguinha e uma malhada de amarelo e branco, e pensa-se adoptar um menino, que a minha mãe gostava muito que fosse arraçado de "siamês".

Cumprimentos.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jul 22, 2004 10:10 am

Vanvan há tanto gatinhos arraçado de siamês para adopção. Não vai ter dificuldade nenhuma em arranjar.

Boa sorte para a adopção
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Balalaica
Membro
Registado: quarta mai 12, 2004 11:52 pm

quinta jul 22, 2004 10:19 am

kitten Escreveu: Vanvan há tanto gatinhos arraçado de siamês para adopção. Não vai ter dificuldade nenhuma em arranjar.

Boa sorte para a adopção
Aqui está uma :p :) http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=17029
vanvan
Membro

quinta jul 22, 2004 10:21 am

Obrigado Kitten, eu nem faço questão que seja arraçado de siamês, mas a minha mãe gostava muito...

Vamos pensar nisso depois das férias, para termos tempo para estar com eles e os tentar habituar. Quando pensar nisso passo aqui pelo forum ou pelo adopta-me.org - onde encontrei as minhas mais que tudo!
barzov
Membro Júnior
Registado: sexta jul 11, 2003 12:03 am

sexta jul 23, 2004 1:50 am

ola,
O burmese é um gato mais redondo, podendo tambem ter as cores cream, lilac, chocolate... mas nao tao marcadas como as do siames, tambem podera ter olhos azuis mas tambem nunca tao intenso azul do siames.
Como ja foi dito, o siames a quem nos chamamos o nosso gato nao passa da maioria das vezes do srd com cor colourpoint, com caracteristicas diferentes mas com comportamentos por vezes semelhantes, devido a ligaçao de cor/comportamentO.
Tambem existe muitas vezes a confusao entre o nosso gato srd com o europeu cumum, so que, o nosso gato sem raça definida é classificado como domestico e o europeu comum é uma raça reconhecida, apesar de serem muito parecidos. ;)
Responder

Voltar para “Gatos”