Estomatite ullcerativa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

quinta jul 22, 2004 4:20 pm

olá vanvan

ñ sei se leu as msgs anteriores, mas penso q já tinha citado.
O que ela tem é uma estomatite ulcerativa, portanto na boca dela aparecem ulceras, as gengivas estam imflamadas e neste momento até os proprios dentes estão a agir como corpos estranhos (segundo a vet) o q é aconselhado a extração total. Ela tem 9 anos.

Olá gelly

é verdade, espero q ela melhor com a extração... :? Se ela ñ melhora ñ sei ñ... tenho tanto receio de como é q ela se ira sentir depois da extração... :(
Mas como dissete, se Deus quizer irá correr bem.
Obrigada
vanvan
Membro
Registado: sexta jul 09, 2004 1:27 pm

quinta jul 22, 2004 4:29 pm

Eu sei o que é uma estomatite ulcerativa Rafaela, mas a minha curiosidade foi porque normalmente tem que ter uma causa (um calicivírus, um problema renal ou hepático...). Se a veterinária diz que os dentes estão a agir como corpos estranhos, já pode ter a ver com o sistema imunitário...
Obrigada pela resposta e toda a sorte do mundo com a sua menina, vai ver que ela num instante volta à sua vida normal!

Vanessa[/quote]
Fourpows
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 11:24 pm
Contacto:

quinta jul 22, 2004 9:18 pm

Olá Rafacavaleiro

Posso fazer umas perguntas?

Que idade tem a gatinha?

Não tem outros sintomas senão os relacionados com a dor na boca? Tipo, dificuldade em urinar ou quantidade de urina reduzida?

Fizeram exames ao sangue e urina para despistar a insuficiencia renal?

Digo isto porque a insuficiencia renal, seja ela aguda ou crónica dá quadros semelhantes com gastrites e estomatites ulcerosas.

Beijinhos e as melhoras
Rafacavaleiro
Membro Veterano

sexta jul 23, 2004 3:19 pm

Olá vavan,
exactamente, o problema dela tem a ver com o sistema imunitario dela, que está muito debil... Ela fez os testes de fiv e felv para saber se poderia ser um desses virus que podesse estar a debilitar o sistema imunitario mas deram negativos...
Obrigada, espero q sim.

Olá Fourpows,
respondendo as sua perguntas, a xana tem 9 anos. Em relação a dificuldade ou ñ de urinar é dificil de controlar pq ela durante o dia anda na rua... :|
E tb ñ fez exames ao sangue nem a urina, e o unico sintoma q tem é apenas a dificuldaded em comer por causa das tais ulceras q aparecem. Q sintomas existem mais numa insuficiencia renal? :?
Obrigada fourpows.

Agora q já respondi as questões vou contar as novidades.
Telefonei para a vet a pouco e correu tudo bem, ela está a acordar da anestesia e está a soro para depois levar o antibiotico.
Ficou apenas com os caninos. ;)
Vou busca-la as 7:30.
Agora vamos ver como vai reagir. :roll:
vanvan
Membro
Registado: sexta jul 09, 2004 1:27 pm

sexta jul 23, 2004 3:33 pm

Rafaela,

Ainda bem que correu tudo bem.

Só não percebo como é que diz ser um problema do sistema imunitário, se não fez análises ao sangue. Tem a certeza que não fizeram para contar os glóbulos brancos?

Os problemas renais podem fazer com que os animais urinem em muito pouca quantidade, ou pelo contrário, bebam muita água e urinem muito mais do que seria normal; aparecem com mau estado geral, fracos, com a pelagem diferente, desidratados, e devido aos níveis elevados de ureia no sangue surgem úlceras na boca, por vezes provoca gastroenterites, lesões oculares.

Felizmente que a sua menina não tem nada disto e não tarda está pronta para voltar para casa e voltar à sua vidinha! Boa sorte!
Rafacavaleiro
Membro Veterano

sexta jul 23, 2004 4:22 pm

Sim, eles ñ fizeram analises. Talvez por experiencia e por ela ñ apresentar outros sintomas e por pelo q se vem observando desde que ela começou com o problema, eles constatem q será um problema de origem imunitaria.

Agora q vou entrar de ferias vou andar em cima dela para vigiar as urinas. ;)

Obrigada mais uma vez, beijinhos
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 23, 2004 10:26 pm

Rafacavaleiro Escreveu: lagutrop

Os sintomas são mesmo as gengivas bastante inflamadas, e num caso avançado até pode apanhar a lingua.
Não só... muitas das vezes espalha-se por todo o tecido gengival até à união das mandíbulas, seguindo-se até ao palato, o que é um horror...

O Matateu quando me adoptou :lol: :lol: :lol:, além dos ferimentos do atropelamento ou lesões provocadas por "humanos" ( ?- nunca houve certezas... ) e além da Pneumonía que trazia com ele, também tinha a boca num mísero estado... era uma úlcera pegada... vou vigiando sempre, mas o fulano parece que tem sete vidas... e melhorou em tudo, até nisso, felizmente ! :D

A extracção dos caninos inferiores não é " pêra dôce ", não... :( .

Desejo-lhe que tudo corra bem para o gatinho e uma boa recuperação...

Boa soprte para ambos,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Fourpows
Membro
Contacto:

domingo jul 25, 2004 12:36 pm

Boa tarde

Peço desculpa por não ter respondido antes mas a falta de tempo...

Acerca da IR (insuf renal) o quadro clinico é:

IRA (aguda): Anorexia, letargia, desidratação, depressão, vómito, diarreia, taquipneia, hipotermia, úlceras orais, rins de tamanho normal ou aumentado e por vezes dolorosos.

IRC (crónica): Perda de peso, sindrome Polúria/Polidipsia (bebem muito e urinam muito), diarreia, rim pequeno e irregular, anemia não regenerativa.

Em ambas as IR ha Síndrome Urémico uma vez que o rim doente deixa de ter capacidade de filtração e excreção dos produtos azotados. Vai haver por isso um excesso de ureia em circulação reponsável pelo aparecimento de ulceras orais e gástricas, encefalopatia urémica, patologias oculares, entre outras.

Penso que esse animal devia ser sujeito a um rastreio mais apertado incluindo análises de sangue e urina, deveria ser feita também uma cultura de células retiradas das ulceras e da faringe para despistar o Calicivirus.

Um beijinho grande e boa sorte para a bichaninha.
Fourpows
Membro
Contacto:

terça jul 27, 2004 5:54 pm

Boa tarde.

Ha novidades da gatinha?
ira
Registado: segunda jul 26, 2004 3:36 pm

terça jul 27, 2004 6:27 pm

Pobre gata :cry: cm vais fazer para ela se alimentar? Se aos humanos resta spr a solução de aplicar 1prótese dentária qd a idade se faz sentir, para poder deglutir os almentos e ter alguma qualidade d vida, para os animais as coisas s diferentes.

Embora confies nos teus vets, procura 1 segunda opinião. Estás a falar d1 doença difícil, da qual ñ tenho nenhum conhecimento ms penso q a remoção total da dentição é 1 solução tão drástica :o q vale a pena tirares tds as dúvidas sbre possíveis alternativas.

Mt força para ti e para a xana.
Babigata
Membro
Registado: sexta jun 11, 2004 2:19 pm

quarta jul 28, 2004 6:12 am

Coitadinha da gata :( .Vai ser dificil comer a ração sem os dentes. :(

jinhuus,
Babi
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quarta jul 28, 2004 10:04 am

Em relação à alimentação, não se preocupem com a falta dos dentes.

Eles alimentam-se bem na mesma. Sei de um caso em que a gata mesmo não tendo dentes só gosta de Oral Care (acho que é esse o nome)cujos grãos são enormes...

Eles desenrascam-se bem... todos os males fossem ter que tiram os dentes ;)
O pior mesmo (e é isso é que é preocupante) é saber a causa da gengivite...

Se for insuficiência renal meninas, aí sim a coisa "pia" mais fino...
Os cuidados e a vigilância têm que ser redobrados...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jul 28, 2004 1:27 pm

E tb ñ fez exames ao sangue nem a urina, e o unico sintoma q tem é apenas a dificuldaded em comer por causa das tais ulceras q aparecem. Q sintomas existem mais numa insuficiencia renal?
pode ser que sim, mas até à data, esse problema não se manifestou no pantufa, nem no joão. este esteve muito mal e foi-se. o mau hálito é que é um problema. felizmente que o pantufa tb. não apresenta esse sinal.
de facto, dar palpites sem fazer exames médicos :o
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quarta jul 28, 2004 1:59 pm

Rafacavaleiro Escreveu: eles ñ fizeram analises.
Desculpa, rafa, estar a meter o bedelho mas acho que deves exigir que lhe façam análises ao sangue (pelo menos).

Pf não aceites diagnósticos a "olhómetro".
Uma insuficiência renal agrava-se seriamente a cada dia que passa e se a tua gatinha tiver IR estás a perder tempo...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jul 28, 2004 8:10 pm

IRC (crónica): Perda de peso, sindrome Polúria/Polidipsia (bebem muito e urinam muito), diarreia, rim pequeno e irregular, anemia não regenerativa.

Em ambas as IR ha Síndrome Urémico uma vez que o rim doente deixa de ter capacidade de filtração e excreção dos produtos azotados. Vai haver por isso um excesso de ureia em circulação reponsável pelo aparecimento de ulceras orais e gástricas, encefalopatia urémica, patologias oculares, entre outras.
isto acontece se o gato não estiver controlado. o pantufa é irc e felizmente que não tem nada disso. o meu pavor é surgir o dia em que nada resulte :cry: [/quote]
Responder

Voltar para “Gatos”