Quando devo mandar abater?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ananita
Membro Júnior
Registado: sábado jul 31, 2004 8:23 pm

sábado jul 31, 2004 8:27 pm

Ola a todos,

tenho um gato a quem foi dignosticado cancro invasivo nas costas em fevereiro de 2003. No ano passado foi operado 3 vezes, a ultima em outubro. A veterinaria disse que era a ultima vez.
Mas ele aguentou-se e agora em fins de Junho começou a sentir-se a crescer o tumor. Pus-lhe a protecção na cabeça e fui lhe curando a ferida, mas ele agora rapa-se com as patas de tras. Hoje estava a sangrar.
Claro que o curei e estou a ver se ele não se rapa mas isto não é vida, ele sente-se super-infeliz e eu so xoro porque o adoro e estou muito apagada a ele, se bem que tenha outros bichos.

Alguém me sabe dizer se ele ja tem dores, e quando é que será razoavel mandar abaté-lo??? :cry:

Obrigada e felicidades para os vossos bichos
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado jul 31, 2004 8:39 pm

Olá ananita

Nenhum de nós lhe pode dizer se o seu gato tem ou não dores. Se vc diz que ele está super infeliz é porque acha que ele está em sofrimento.

O maior e derradeiro acto de amor para com o seu gato é a eutanásia. Posso garantir-lhe que se ele fosse meu já estava.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
analu350
Registado: sábado jul 31, 2004 9:50 pm

sábado jul 31, 2004 10:09 pm

;) Olá !
Li a sua mensagem e imagino quanto sofre Tem que ter muita coragem, e quanto a saber se o gatinho tem dores, o veterinário saberá melhor do que ninguém, ppenso eu ! Eu tenho uma gatinha que é toda a minha paixão, nem posso pensar que poderá acontecer-lhe algo, mimo-a muito, mas ela é uma querida, aliás, como todos os animais...tenho ainda dois cães abandonados, às vezes très, que estão na rua, e a quem dou de comer, e às vezes idas ao veterinário. Infelizmente à minha volta as pessoas na miaora são más e não gostam dos animais, sobretudo quando são velhos e doentes. ´E um desespero !
Mas o que eu gostava era de lhe transmitir uma força, e tenha a certeza de que o amor que nutre pelo seu gatinho, não o deixará sentir-se infeliz, porque ele sabe e sente que você o ama, e não chore, eu sei que é difícil, mas quando chora, ele sente que não está bem. Um abraço para si e as melhores se possível para o seu amigo,
analu
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo ago 01, 2004 8:51 am

kitten Escreveu: Olá ananita

Nenhum de nós lhe pode dizer se o seu gato tem ou não dores. Se vc diz que ele está super infeliz é porque acha que ele está em sofrimento.

O maior e derradeiro acto de amor para com o seu gato é a eutanásia. Posso garantir-lhe que se ele fosse meu já estava.
Totalmente de acordo com a Kitten.

A eutanásia, em casos de sofrimento, é a última prova de amor que podemos dar ao nosso peludinho.

Sinto muito pelo seu gatinho e pense bem no assunto...
Tenha coragem e calma pois ele precisa dessa sua calma, nem que seja aparente...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ananita
Membro Júnior

domingo ago 01, 2004 12:52 pm

Amigas e amigos,

as vossas palavras estão a ser mto importantes para mim...
Sim tenho de o deixar ir... o pior é escolher o dia!
Se bem que hoje parece melhor, continua a comer e a ferida ja ta quase seca... tb tenho estado de vigia pq é o fim de semana...

Nunca pensei que pudesse sentir tanto amor pelo meu gatinho... e ele que é mauzito e me mordeu varias vezes, tenho marcas nas mãos e no braço... Mas vai sempre esperar-nos a porta, esta sempre por perto... aquelas coisas que qq dono adora, né ? ;)

Saude pros vossos bichinhos :)
lince_cat
Membro
Registado: segunda jul 12, 2004 5:43 pm

segunda ago 02, 2004 4:05 pm

ananita Escreveu: Amigas e amigos,

as vossas palavras estão a ser mto importantes para mim...
Sim tenho de o deixar ir... o pior é escolher o dia!
Se bem que hoje parece melhor, continua a comer e a ferida ja ta quase seca... tb tenho estado de vigia pq é o fim de semana...

Nunca pensei que pudesse sentir tanto amor pelo meu gatinho... e ele que é mauzito e me mordeu varias vezes, tenho marcas nas mãos e no braço... Mas vai sempre esperar-nos a porta, esta sempre por perto... aquelas coisas que qq dono adora, né ? ;)

Saude pros vossos bichinhos )

Pensa com calma e com o coração, e informa-te com o Vet se o teu gatinho está a sofrer, antes de tomares a decisão de o abater.

eu estou a passar pelo mesmo, tenho um gato internado na clinica há 7 dias com leucemia, e sábado era para o mandar abater mas como tinha melhorado um pouco resolvi não o fazer pois o gatinho ronronava e até me mordeu, achei por isso melhor esperar e ver se ele tinha mais melhoras, bem sei que a leucemia não tem cura mas tenho sempre um esperança até ao fim.

só o mandarei abater quando vir que ele está mesmo em sofrimento.
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

segunda ago 02, 2004 4:18 pm

Olá Ananita

A minha amiga Yukie viveu comigo 9 maravilhosos anos até lhe ser diagnosticado um cancro invasivo nos canais mamarios em Agosto de 2003. Foi operada 3 vezes, e ja não recuperou da ultima intervenção que foi a 29/12/2003. Os 15 dias seguintes foram horrorosos... os pulmões começaram a ser tomados.... e a vet disse-me que o fim dela tinha chegado. Quando eu lhe fiz a pergunta : quando? Ela disse-me vc vai saber e ela vai-lhe dizer.... Num fim de semana decidi que ela não seria mais picada....passei a ultima noite com ela deitada junto a mim, no domingo 18 de Janeiro despedimo-nos no vet....adormeceu muito serenamente....

Custa muito, 6 meses depois ainda estou a chorar, mas a minha amiga não merecia sofrer mais....

Agora tenho 2 pirralhas, ao principio sentia-me a trair a Yukie.... mas agora já consigo olhar para a foto dela e sorrir pois sei que já não sofre mais.... Também pensava que as coisas que ela fazia nunca mais as sentiria : esperar-me á porta, as marradinhas, o conversar comigo.... A siamesa que tenho agora faz isso tudo...

Coragem e deixe o seu coração decidir: não deixe o seu amigo sofrer....vc sofrerá menos com a ausencia dele do que ele com uma má qualidade de vida que não merece....

Desculpem o testamento.
ananita
Membro Júnior

quarta ago 04, 2004 11:45 pm

Ola lince_cat,

espero que teu miginho ainda por aí esteja... é tão dificil ver este seres maravilhosos partirem... Não entendo pq encontro na vet tanto gatinho com cancro e leucemia... assim doenças sem cura?! Não poderiam morrer de velhice simplesmente?!
Uma vez estava uma moça na vet que me disse que era das rações, que era melhor peixinho... fiquei a pensar nisso mas por outro lado acho que as boas rações não devem provocar doenças...
O meu bichinho andava muito infeliz com a protecção na cabeça para não lamber onde está novamente a crescer o tumor nas costas. Eu fui às compras comprei umas camisolinhas sem mangas de bébé de 3 meses e com alfinetes ajustei... e ele ficou contente começou a comer mais, ja ta mais pesado, e apaixomou-se por uma tampa de caixa de resmas de papel e la ta enrolado. Tiramos-lhe umas fotos na 2ª feira que irei tentar por aqui pelo menos uma.
De resto noto que ele esta a ficar cada vez mais sem força, quando corre é só em pequena distância, ainda brinca comigo... Ainda tem vivacidade no olhar e um dia quando acabar esta alegria, o correr pra nossa beira saberei...
Mas eu ja fiz um progresso, pq vi um anuncio aki no modelo em coimbra e telefonei, em principio este fim de semana devo adoptar 2 fofitos. Há uns dias atrás pensei que seria impossível ter para já mais gatos, mas quero que o Tico conheça seu manitos antes de partir...
Ja ando nisto desde Fevereiro de 2003, claro que ainda choro, mas aos poucos fui aceitando a sepração, outras fico com esperança, fui crescendo como pessoa e qualquer dia estarei pronta... ainda bem que não foi bruscamente! Com calma custa mto menos...
Com teu gatinho também tens de ir com calma, dar-lhe mto amor e controlar as analises e um dia qd estiveres ciente que não te vais arrepender pronto... eu acho que é isso que vai acontecer comigo... se bem que ao escrever isto la estou eu a chorar...

Festinhas ao bichinhos ;)
ananita
Membro Júnior

quinta ago 05, 2004 12:07 am

Ola Catlover,

quando li seu post fartei-me de chorar e nem pude responder de imediato, mas depois de raciocinar quero que o Tico conheça os manitos antes de ir por isso ja tratei de os arranjar.

Muito do que está a acontecer com o Tico esta no post que escrevi a Lince-cat. Ou seja anda a comer mto bem e esta mais pesado e o tumor la vai estando, e ele com a camisolinha ja não se lambe. Vamos la ver quanto tempo se aguenta, pq ainda nos da mtas alegrias. Quando chegar o dia saberemos... como disse e acho que sim um dia saberei!

Falou se bem que não explicitamente do dia da despedida. Na verdade é mto esse momento que me apavora. Gostava de lhe perguntar umas coisas, mas se for mto doloroso não responda que esta ok! Aki vai: quando vemos que nosso bichinho esta em demasio sofrimento e decidimos que vamos recorrer a eutanasia, como se faz? Ou seja, vamos a vet e que faz ela, onde ficamos nos? Como se processa o momento da morte... Ja pensei nisso muitas vezes e de não saber fico com medo disso.

Bem, voltando a coisas mais alegres, diz que tem 2 meninas, pois eu tb vou adoptar 2 gatinhos pq xeguei a conclusão que 1 so a gente apega-se demasiado. Mas tb meu gato sempre foi doente, acompanhou-me numa altura em que ele era o unico ser da minha vida... Situações que nos apegam mutuamente sem limite... Sabe além de toda a vivência com meu gato, uma coisa fico a dever ao Tico que é dificil de relacionar, eu conduzia muito, e por vezes com sono, chuvas torrenciais, cansaço, etc... e tinha mto cuidado porque me lembrava que tinha o Tico em casa sozinho e que se não fosse eu ele morria a fome... Bem já falei muito por hoje e não tem de se desculpar que eu tb sou faladora nata...

Bem, festinhas as suas fofitas ;)
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

quinta ago 05, 2004 9:45 am

Olá,

Também não me quis adiantar na descrição porque cada caso é um caso.... a Yukie na 3º operação foi abaixo ( não havia nada a fazer resumiram-se a cortar um pouco do tumor para ela conseguir andar!) mas com os dias ela já não se levantava para fazer as necessidades era eu que a colocava e segurava no tabuleiro, dava-lhe comida á boca, e depois começou a falta de ar e o respirar arfante : o cancro tinha chegado aos pulmões. Tiraram-lhe liquido dos pulmões 3 vezes e quase passou os ultimos dias na incubadora a oxigenio.... da ultima vez a vet ( adoro aquela mulher) carinhosamente disse-me que a Yukie não ia ficar cá muito mais tempo, exlicou-me a tal situação de saber quando... e quando eu decidisse era telefonar para o hospital ( tem serviço 24 horas) e ir lá com a minha amiga...claro que me fartei de chorar no vet...mas tive sempre muito apoio de todos.

Decidi passar a tal ultima noite a despedir-me da minha amiga pois já começava a ter sintomas de falta de ar, peguei nela no Domingo de manhã e a vet eutanasiou-a ás 10.30 de 18/01. é muito simples, é injectada a droga na veia ... e eles simplesmente adormecem... eu estava lá e ela adormeceu na minha mão .. depois tanto a vet como eu lhe demos um beijo de despedida... desculpa mas as lágrimas estão a correr....

Ela agora está a descansar no terreno dos meus sogros em Azeitão que ela adorava.... esse dia foi infernal, eu e o meu marido chorávamos que nem doidos... e no dia seguinte trouxe a Luna para casa.. 2 meses depois chegou a Fiona...

Tal como tu eu tinha medo e falta de informação sobre quais as medidas a tomar e a quem recorrer, essencial é teres um bom vet que te oriente... na vet das minhas gatas eu tenho uma amiga. Já foi ela que esterilizou a Luna e brevemente vai a Fiona...Ela sempre me explicou tudo e tirou as minhas duvidas...isso é muito importante.
Não te intitules má dona por não conseguires estar com ele naquela hora, pelo que já vi são raros os que aguentam... e se não tiveres um local para colocar o teu amiguinho, os vets costumam tratar disso e será cremado....

A Yukie foi a nossa 1ª gata e eu culpo-me um pouco pois por falta de informação não a esterilizei... se calhar se o tivesse feito ela ainda estava agora aqui comigo... mas o Karma de cada um não é decidido por nós, fui muito feliz durante 9 anos com aquela princesa e sei que ela sabe que teve sempre do melhor e que fiz tudo para a salvar....o teu amigo tambem sabe isso...

Só há uma coisa que eu não sei se farás bem: levar 2 traquinas bebés lá para casa agora .. o teu amigo não se sentirá preterido e decidirá desistir? Desculpa se sou bruta...mas acho que nas ultimas horas devemos ser só deles , entendes?

Vai dando noticias...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 05, 2004 10:14 am

Bom dia ananita.

Como já deve ter reparado, eu também sou uma faladora nata, no entanto nestes tópicos sobre eutanásia, não costumo adiantar-me muito porque infelizmente trazem-me recordações tristes, num entanto e para que se sinta mais informada, adianto-lhe que custa sempre muito a despedida dum amiguinho, quer seja um que esteve connosco muito ou pouco tempo... mas tal como a catlover lhe disse, a hora da despedida é calma, serena e com apoio do vet que induza a eutanásia, essa despedida torna-se algo como isso mesmo...uma despedida. Tal como se o nosso amiguinho fosse viajar para bem longe e que já não o vemos mais. Uma despedida em que notamos que a seneridade do peludinho nos alivía e especialmente ao sabermos que não sofreu nessa "viagem" e que não volta a sofrer mais. Esse sofrimento, para nós que cá ficamos, transforma-se num misto de saudade e paz...!

Quanto a levar companhia para sua casa, gatinhos, não acho de todo recomendável. Repare que o seu gato estando debilitado, apesar de o estar, tem o instinto felino, portanto territorial, mas debilitado que está, pode não conseguir transmitir-lhe essa vertente e provocar-lhe uma depressão tal que pode causar-lhe mais dano que benefício, a chegada dessas companhias...!
Ele precisa de si e só de si, neste momento crucial do resto que tem para viver em paz e tranquilidade.

Desculpe de me intrometer, mas é assim que penso e não podia deixar de lho dizer...

Um abraço de solidariedade para si e um beijinho para o seu peludinho,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta ago 05, 2004 11:25 am

Olá ananita,

Ainda há pouco tempo tive de eutanasiar um gatinho recém-nascido :( , era uma ninhada que foi violentamente abandonada; esse gatinho tinha os membros da frente partidos, recusava-se a se alimentar, estava desidratado, tinha apenas uma semana, não conseguiam dar-lhe soro e ele não reagia, não se mexia...nada.
Foi muito difícil para mim se calhar ainda mais porque aquele ser nasceu já no seio da pior parte do ser humano e nem teve tempo de viver uma vida digna e feliz, mas pior que isso era permitir que ele morresse aos poucos, em sofrimento, pelas dores e por não se alimentar...
Cheguei à veterinário com ele e com o maninho dele da ninhada, ambos estavam desidratados e não queriam comer...a veterinária auxiliar chamou-me para um canto e deu-me o diagnóstico...aconselhu-me a acabar com aquele sofrimento e eu acedi, já não aguentava vê-lo assim. Entrei e fiquei ao lado da marquise e depois deram-lhe uma injecção...ele adormeceu e fechou os olhinhos para sempre. Nesse momento saí de lá, paguei e fui para casa, no dia seguinte o outro dos maninhos morreu da desidratação. Sobrou um, o Bagé, e esse é hoje um gatinho feliz, grande e forte...
Só lhe posso desejar muita sorte e coragem, o mais importante é eles sentirem o carinho da dona no seu último suspiro...
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta ago 05, 2004 11:33 am

Ananita

Tambem já tive vontade de lhe dizer o mesmo que a Catlover e a Leonilde mas não tive coragem...

Infelizmente sei o que está a passar.
Espere só mais um bocadinho e deixe-o ser unico até ao fim...

Tenha coragem
lince_cat
Membro
Registado: segunda jul 12, 2004 5:43 pm

quinta ago 05, 2004 3:54 pm

ananita Escreveu: Ola lince_cat,

espero que teu miginho ainda por aí esteja... é tão dificil ver este seres maravilhosos partirem... Não entendo pq encontro na vet tanto gatinho com cancro e leucemia... assim doenças sem cura?! Não poderiam morrer de velhice simplesmente?!
Uma vez estava uma moça na vet que me disse que era das rações, que era melhor peixinho... fiquei a pensar nisso mas por outro lado acho que as boas rações não devem provocar doenças...
O meu bichinho andava muito infeliz com a protecção na cabeça para não lamber onde está novamente a crescer o tumor nas costas. Eu fui às compras comprei umas camisolinhas sem mangas de bébé de 3 meses e com alfinetes ajustei... e ele ficou contente começou a comer mais, ja ta mais pesado, e apaixomou-se por uma tampa de caixa de resmas de papel e la ta enrolado. Tiramos-lhe umas fotos na 2ª feira que irei tentar por aqui pelo menos uma.
De resto noto que ele esta a ficar cada vez mais sem força, quando corre é só em pequena distância, ainda brinca comigo... Ainda tem vivacidade no olhar e um dia quando acabar esta alegria, o correr pra nossa beira saberei...
Mas eu ja fiz um progresso, pq vi um anuncio aki no modelo em coimbra e telefonei, em principio este fim de semana devo adoptar 2 fofitos. Há uns dias atrás pensei que seria impossível ter para já mais gatos, mas quero que o Tico conheça seu manitos antes de partir...
Ja ando nisto desde Fevereiro de 2003, claro que ainda choro, mas aos poucos fui aceitando a sepração, outras fico com esperança, fui crescendo como pessoa e qualquer dia estarei pronta... ainda bem que não foi bruscamente! Com calma custa mto menos...
Com teu gatinho também tens de ir com calma, dar-lhe mto amor e controlar as analises e um dia qd estiveres ciente que não te vais arrepender pronto... eu acho que é isso que vai acontecer comigo... se bem que ao escrever isto la estou eu a chorar...

Festinhas ao bichinhos ;)
Ananita,

olha eu até choro ao ler o que tu escreves, pois sei bem o difícil que é vermos os nossos meninos irem embora e não podermos fazer nada :(
só te peço que vás com calma e na altura certa tu mesmo tomarás a decisão difícil de o por a dormir, eu com os meus senti quando chegou o momento, que foi quando eles já se arrastavam, já não comiam e só vomitavam, enfim quando vi que eles já estavam em sofrimento e aí tomei a decisão. Claro que depois em senti culpada por os ter posto a dormir, mas com o tempo tudo passa e fica a boa recordação e eles descansam em paz.

Mas se o teu menino ainda come e brinca vai com calma e fala com o teu Vet, mas acima de tudo não deixes o teu menino sofrer.

olha eu ontem fui à clincia buscar o meu menino que tem leucemia, porque segundo o Vet ele já podia ir para casa pois voltou a comer, mas está pele e osso :( claro que continua com a leucemia mas não está ainda em sofrimento por isso isolei-o dos meus outros gatos e vou tentar engordá-lo e ver se ele fica mais forte.
Mas sinceramente acho que ele está muito frágil :( daí não saber o que me espera, mas não desisto dele facilmente, lutarei até ao fim, até ao dia em que olhar para ele e ele me pedir para partir :(

Quanto ao arranjares mais dois gatinhos acho óptimo pois são mais dois que ficam a ganhar um lar, mas para já não sei se é boa ideia pois devido ao stress de novos habitantes o teu menino pode até piorar, ou pode até gostar, não sei, só mesmo conhecendo o gado é que te poderia aconselhar.

Pensa com o coração e se achas que ele ainda está bem, então aproveita bem esses momentos junto do teu menino até à despedida.

um grande beijinho para ti e para o teu nino :)
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quinta ago 05, 2004 11:00 pm

ananita Escreveu:Não entendo pq encontro na vet tanto gatinho com cancro e leucemia...
ananita, tristemente a realidade é mesmo essa: cada vez há mais casos de cancro em animais. E, infelizmente, ainda são muitos os veterinários que não têm sequer conhecimento acerca dos diversos tipos de cancro e não estão devidamente actualizados quanto ao tratamento desta doença, sendo que muitos dizem que não há nada a fazer quando o nosso animal é diagnosticado com cancro. São poucos os veterinários que têm experiência e conhecimentos sólidos na área da oncologia.

Por outro lado, a esmagadora maioria dos donos também não está informada e nem sequer sabe que perguntas colocar ao médico veterinário, nem avaliar se deverá obter uma segunda opinião. Daí que seja muito importante procurarmos ser mais instruídos. Por exemplo, a dieta é um factor muito importante na prevenção do cancro (deverá escolher-se pelo menos uma ração sem corantes nem conservantes, por exemplo), mas há ainda outros a ter em conta: o excesso de revacinações anuais, a toxicidade dos desparasitantes tópicos, a predisposição genética, a utilização de pesticidas nos quintais/jardins, etc. A conjugação destes factores, ou apenas um deles, pode conduzir ao aparecimento da doença.

Quanto à sua pergunta original, o único conselho que lhe sei dar é este: é melhor tomar a decisão um dia mais cedo do que um dia mais tarde... Desejo-lhe a si e ao Tico muita força e coragem para enfrentar esta batalha.
Responder

Voltar para “Gatos”