Gata anti-social: o que faço ?
Moderador: mcerqueira
Boas. Há coisa de 5 anos, veio cá para casa uma nova inquilina, felina, que a minha mãe achou na rua. A pequena sempre foi bem tratada, mimos não lhe faltam da minha parte (deve ser o animal que levou mais beijos neste planeta), nem da minha mãe, nem do meu pai. Só que ela é tudo menos afável. Morde as pernas à minha mãe, rosna-me qdo pego nela ao colo (apesar de não fazer mal nenhum). Durante os 5 anos q esteve cá em casa, nunca tivemos problemas, pq para nós é habitual o convivio e a aceitação dos animais, tais como são (a minha mãe, uma excelente pessoa, faz das tripas coração qdo se trata de animais: dá comida a cerca de 10 gatos aqui da redondeza, já se envolveu em discussões com vizinhos q odeiam cães e gatos - enfim, melhor é impossivel). Acontece que há coisa de 3 dias, uns individúos abandonaram uma gatinha aqui ao pé mim, e como a minha mãe queria outra gata depois da minha cadela ter morrido, o meu pai foi buscá-la e trouxe-a para casa. O problema é a minha outra gata, que é muito anti-social. Mal a probezinha, q não deve ter mais q 4 meses, foi posta no chão, a Joaninha (a gata velha), desatou a bufar e pirou-se para debaixo da cama dos meus pais (q é assim por dizer, o território dela - mão q entre lá debaixo leva arranhão de certeza). O meu medo é, sendo esta muito pequenina e muito curiosa (vai para todo o lado), para além de muito meiga e mansinha (o oposto da outra), seja maltratada pela outra, pq haverá situações em q tenho de sair de casa e ficam ambas sozinhas (não queria ter q fechar uma numa sala ou quarto). Hoje, ainda tentei ver qual seria a reacção da minha gata mais velha: peguei nela e levei-a ao meu quarto, onde estava a nova inquilina. Mas nada feito: urinou-se toda, bufou e rosnou. Parece q estou mesmo feito. Alguém tem algum conselho ?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
acho que terá de separá-las por uns dias, de pref. num sítio onde se possam ver, mas não tocar, trocar as mantas delas para se habituarem aos cheiros, não dar mais atenção à pequena do que à mais velha, etc. Estabelecer prioridades, a primeira é acarinhar a gata, mas não lhe ande sempre a pegar ao colo, há gatos que não gostam e assim evita que ela fique stressada, mexa na mais velha e depois na pequena, não só estabelece a hierarquia como a mais nova se habitua ao cheiro da outra. De resto é ter muita paciência e não obrigar em nenhuma circunstância o contacto directo e frontal, por exemplo pegar nas duas e pô-las cara a cara muito perto, aí estraga tudo, é para ser aos poucos 

[quote]acho que terá de separá-las por uns dias, de pref. num sítio onde se possam ver, mas não tocar, trocar as mantas delas para se habituarem aos cheiros, não dar mais atenção à pequena do que à mais velha, etc. Estabelecer prioridades, a primeira é acarinhar a gata, mas não lhe ande sempre a pegar ao colo, há gatos que não gostam e assim evita que ela fique stressada, mexa na mais velha e depois na pequena, não só estabelece a hierarquia como a mais nova se habitua ao cheiro da outra. De resto é ter muita paciência e não obrigar em nenhuma circunstância o contacto directo e frontal, por exemplo pegar nas duas e pô-las cara a cara muito perto, aí estraga tudo, é para ser aos poucos[/quote]
Bom, sendo assim, só me resta colocar a pequena numa box eqto estiverem as duas sozinhas em casa. A minha gata mais velha, por causa da presença da mais nova, quase q não sai debaixo da cama dos meus pais, nem para ir comer nem para ir fazer as necessidades. Obrigado pelos conselhos.
Bom, sendo assim, só me resta colocar a pequena numa box eqto estiverem as duas sozinhas em casa. A minha gata mais velha, por causa da presença da mais nova, quase q não sai debaixo da cama dos meus pais, nem para ir comer nem para ir fazer as necessidades. Obrigado pelos conselhos.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm
Olá,
muitas vezes as gatas/os, sobretudo se viveram muito tempo sózinhos, têm dificuldade em aceitar poutro animal. À parte disso, existem também animais mais sociáveis que outros. Aconselho a aproximar a nova inquilina pouco a pouco da mais velha e a não descurar o mimo na mais velha. É a mais nova que tem pouco a pouco de ir conquistando o seu espaço e não o contrário. Elas poderão e deerão estar inicialmente separadas e deixá-las cheirar pouco a pouco entre portas e posteriormente pô-las em contacto, sempre com vigilância. Por questão de precaução, convém cortar as unhas à gata adulta.
muitas vezes as gatas/os, sobretudo se viveram muito tempo sózinhos, têm dificuldade em aceitar poutro animal. À parte disso, existem também animais mais sociáveis que outros. Aconselho a aproximar a nova inquilina pouco a pouco da mais velha e a não descurar o mimo na mais velha. É a mais nova que tem pouco a pouco de ir conquistando o seu espaço e não o contrário. Elas poderão e deerão estar inicialmente separadas e deixá-las cheirar pouco a pouco entre portas e posteriormente pô-las em contacto, sempre com vigilância. Por questão de precaução, convém cortar as unhas à gata adulta.
Argaroth Escreveu:Bom, sendo assim, só me resta colocar a pequena numa box eqto estiverem as duas sozinhas em casa. A minha gata mais velha, por causa da presença da mais nova, quase q não sai debaixo da cama dos meus pais, nem para ir comer nem para ir fazer as necessidades. Obrigado pelos conselhos. lolacho que terá de separá-las por uns dias, de pref. num sítio onde se possam ver, mas não tocar, trocar as mantas delas para se habituarem aos cheiros, não dar mais atenção à pequena do que à mais velha, etc. Estabelecer prioridades, a primeira é acarinhar a gata, mas não lhe ande sempre a pegar ao colo, há gatos que não gostam e assim evita que ela fique stressada, mexa na mais velha e depois na pequena, não só estabelece a hierarquia como a mais nova se habitua ao cheiro da outra. De resto é ter muita paciência e não obrigar em nenhuma circunstância o contacto directo e frontal, por exemplo pegar nas duas e pô-las cara a cara muito perto, aí estraga tudo, é para ser aos poucos
Não feches a gatinha numa box

[quote]Não feches a gatinha numa box não a podes deixar num quarto fechada, numa marquise ou até na casa de banho ? para elas irem sentido o cheiro uma da outra ? mas não numa box [/quote]
Posso deixá-la fechada na sala (duh, já nem me lembrava disso
). Claro q a box só em casos muito extremos (e nunca a poria lá qdo estamos em casa). Mas o problema é que ela é muito curiosa e tenho medo que se meta debaixo da cama dos meus pais, que é o território da mais velha, assim por dizer, e tenho medo q seja maltratada.
Posso deixá-la fechada na sala (duh, já nem me lembrava disso

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
A box será desnecessária concerteza, deixe a pequenina no mesmo sítio onde ela tem as tacinahs e o litter, feche essa porta quando não estiver em casa, quando estiver deixe-a explorar sozinha 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
- Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
- Contacto:
A nova gatinha trás cheiros " estranhos" que são entendidos como ameaça á residente: dá um "banho" á pequenina com talhetes de bebé...assim vai perder os tais cheiros...costuma ajudar
Calma e paciencia também são exigidos , e não descures nunca as festas na adulta nem ralhes com ela. Dá-lhe miminhos a comer para ela entender que a pekenota não lhe vai roubar o lugar...por enquanto

Calma e paciencia também são exigidos , e não descures nunca as festas na adulta nem ralhes com ela. Dá-lhe miminhos a comer para ela entender que a pekenota não lhe vai roubar o lugar...por enquanto

-
- Registado: segunda jan 05, 2015 12:30 am