Gatinha maltratada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

terça ago 10, 2004 3:24 pm

phyllis2001 Escreveu: Faço criação de gatos persas há dois anos. É um gatil pequenino, só com um casal que têm mais ou menos uma ninhada por ano.

Em Abril tiveram mais uma de duas fêmeas e três machos. No princípio de Julho vendi uma gatinha a uma senhora que me foi indicada por outra que tinha acabado de levar um macho. A gatinha foi "paga" com dois cheques pré-datados (como tinha sida previamente combinado), um com data de Setembro e outro de Outubro que claro que ainda não meti ao banco.

Nunca mais tive notícias da gatinha e depreendi que esta tudo bem. Na 5ª feira passada, 5 de Agosto, fui contactada pela senhora que tinha comprado o macho que me disse que a gatinha estava em casa dela, doente, porque a amiga já não a queria. À noite trouxe-me a gatinha para eu a ver. Está esquelética, com peladas nas patas traseiras que parecem de queimaduras, o pelo está seco e áspero e tem quase metade do tamanho do irmão gémeo.

Segundo a veterinária que a viu está desnutrida e desidratada mas não conseguiu dar-lhe soro porque está tão magrinha que não se lhe consegue apanhar uma veia.

O que devo fazer?
Exigir o pagamento da gatinha apesar de saber que já não estar com a presumível dona?
Ficar eu com a gata e esquecer isto tudo?

O que me apetecia mesmo era denunciá-la à Sociedade Protectora dos Animais porque sei que ela tem mais não sei quantos gatos e cães e, pela amostra desta, imagino que os outros não devam andar gordos e anafados...

phyllis2001
Olá,

A minha opinião, é neste caso, contrária á de outros foristas, se fosse comigo, não só lhe exigia o pagamento pela gatinha, como também as despesas que tiver com ela no veterinário, aparte disto fazia também uma queixa na polícia por maus tratos!

Acho que já está na altura de as pessoas começarem a assumir as consequências dos seus actos, se ela não queria a gatinha, tinha a obrigação de ir falar consigo e não deixar a gatinha sem os cuidados que necessitava...

Quanto aos cheques serem pré-datados, o problema será dela se lá não tiver dinheiro para os cobrir! Eu usava o dinheiro desses cheques, para cobrir as despesas do veterinário, pois pelo que percebi, a gatinha só está nesse estado, por culpa do comprador!

Não gosto de comparar animais com objectos, mas imagine que compra um carro a prestações, ao fim de 2 dias bate com ele e o carro vira sucata, que eu saiba tem que acabar de pagar o carro certo?

De qualquer forma, qualquer que seja a sua decisão em relação aos cheques, não deixe de apresentar queixa da senhora por maus tratos...

As melhoras da gatinha, espero que ela tenha mais sorte de futuro...
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça ago 10, 2004 4:47 pm

Bruxinha1981 Escreveu:
Quanto aos cheques serem pré-datados, o problema será dela se lá não tiver dinheiro para os cobrir! Eu usava o dinheiro desses cheques, para cobrir as despesas do veterinário, pois pelo que percebi, a gatinha só está nesse estado, por culpa do comprador!
Com isso não concordo muito... imaginemos que a compradora ligou pró Banco e disse que os cheques foram roubados? e garanto que os Bancos têm procedimentos muito chatos para o suposto "ladrão"... se ela não participou nada ao Banco, o que eu duvido mas pode acontecer uma pessoa ser relaxada a esse ponto, realmente quem se lixa é a compradora se o vendedor colocar os cheques todos ao Banco...

Como a pré-data é algo que já não figura como forma de pagamento, os cheques são todos debitados em conta e se não houver provisão... lá vai informaçãozita direitinha pró Banco de Portugal... e assim pode ser que aprenda a não dar calotes e a respeitar os outros... sejam pessoas ou animais.

abraços
Bruxinha1981
Membro Veterano

terça ago 10, 2004 5:11 pm

amus Escreveu:
Bruxinha1981 Escreveu:
Com isso não concordo muito... imaginemos que a compradora ligou pró Banco e disse que os cheques foram roubados? e garanto que os Bancos têm procedimentos muito chatos para o suposto "ladrão"... se ela não participou nada ao Banco, o que eu duvido mas pode acontecer uma pessoa ser relaxada a esse ponto, realmente quem se lixa é a compradora se o vendedor colocar os cheques todos ao Banco...

abraços
Mas para no banco os cheques serem dados como roubados, ela teria também que fazer uma queixa na polícia sobre esse mesmo roubo, ou não? ( não sei se isto é assim ou não, é mesmo uma pergunta )

Se ela der parte do roubo dos cheques, está a dar uma queixa falsa... por isso é que também acho importantíssimo ser apresentada a queixa por maus tratos á gatinha, para ficar registada a história completa...

Talvez, seja mais fácil para a criadora devolver os cheques mas, moralmente, pode ter a certeza que eu levava a situação até ás ultimas consequências... podía ser que servisse de exemplo!

Mas mais uma vez, volto a insistir para que seja qual for a decisão em relação aos cheques, deve ser dada queixa na polícia em relação aos maus tratos! ( acho que tem que ser na polícia, pois as associações não podem fazer nada antes dessa mesma queixa )...
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça ago 10, 2004 5:23 pm

Bruxinha1981 Escreveu:
Mas para no banco os cheques serem dados como roubados, ela teria também que fazer uma queixa na polícia sobre esse mesmo roubo, ou não? ( não sei se isto é assim ou não, é mesmo uma pergunta )
Bruxinha1981 Escreveu:
Nem sempre é assim, deveria ser, mas por vezes basta a palavra do Cliente, só for levantado algum valor é que solicitam a participação à policia... e só pq vão mexer no "bolso" do Banco... é o mm procedimento no caso de perda ou roubo de cartões de débito/ crédito.
Bruxinha1981 Escreveu:
Se ela der parte do roubo dos cheques, está a dar uma queixa falsa... por isso é que também acho importantíssimo ser apresentada a queixa por maus tratos á gatinha, para ficar registada a história completa...

Talvez, seja mais fácil para a criadora devolver os cheques mas, moralmente, pode ter a certeza que eu levava a situação até ás ultimas consequências... podía ser que servisse de exemplo!

Mas mais uma vez, volto a insistir para que seja qual for a decisão em relação aos cheques, deve ser dada queixa na polícia em relação aos maus tratos! ( acho que tem que ser na polícia, pois as associações não podem fazer nada antes dessa mesma queixa )...
Infelizmente pouco ou nada vai ser feito em relação ao maus tratos ao animal... é o pais que temos :( ... o que não significa que não deva ser feito, qt mais gota se juntam maior é Oceano... a moral está do seu lado, mas o restante não... e depois ainda lhe seriam retirados os outros animais e íam direitinhos pró canil/ gatil... e o resto? se fosse uma questão de pagar uma multa de certeza que já não se brincava tanto c a vida dos animais...
amrmartins
Membro Júnior
Registado: sábado ago 07, 2004 2:46 pm

terça ago 10, 2004 5:48 pm

Fico contente em saber que a gatinha já está melhor, e é verdade sempre fica com ela ou já arranjou dono?
Mais importante do que saber se deve ficar com os cheques ou não (isso quem tem que decidir é a própria pessoa), para mim a questão realmente importante é decidir se sempre vai ou não apresentar queixa em relação à sra que tinha a gatinha. Isto porque parece que ela tem outros animais e portanto quer-me parecer que o destinos e a vida desses coitados não vai ser fácil e aliás muito triste.
Eu faria uma queixa na sociedade protectora dos animais ou outra instituição que tenha poder e capacidade para agir em relação a casos como esses, lembre-se que num caso desses, quem tem que ter vergonha são as pessoas que maltratam os animais e não aquelas que denunciam as injustiças. Para mim maltratar um animal é como maltratar uma criança ou pessoa indefesa que não tem como pedir ajuda!

:cry: :cry:
Bruxinha1981
Membro Veterano

terça ago 10, 2004 5:57 pm

amrmartins Escreveu:
Eu faria uma queixa na sociedade protectora dos animais ou outra instituição que tenha poder e capacidade para agir em relação a casos como esses, lembre-se que num caso desses, quem tem que ter vergonha são as pessoas que maltratam os animais e não aquelas que denunciam as injustiças. Para mim maltratar um animal é como maltratar uma criança ou pessoa indefesa que não tem como pedir ajuda!

cry cry
Acho que para a sociedade protectora dos animais poder fazer alguma coisa em relação a uma queixa, tem que haver 1º uma queixa na polícia ( pelo menos era assim há 2 anos atrás ) e a polícia tem que comprovar os maus tratos, ou seja, tem que haver testemunhas...
phyllis2001
Membro Júnior
Registado: segunda set 23, 2002 7:46 pm

quarta ago 11, 2004 1:02 am

Peço desculpa pelo meu silêncio mas o meu computador ontem estava armado em parvo e hoje estou a trabalhar e só agora pude vir aqui.

Estou muito, muito triste.A gatinha piorou, foi ontem (2ª feira, quero eu dizer) internada numa clínica veterinária e morreu esta manhã.

Vou devolver os cheques à senhora (garanto-vos que não é senhora que me apetece chamar!) com uma carta a acompanhar e nunca mais quero ouvir falar dela.

Acreditam que ela, até agora, não teve sequer um telefonema para saber com estava a bichinha?

É pena que nesta idade ainda tenha de aprender à minha custa que há pessoas desonestas.

Agradeço a todos o vosso apoio e conselhos.

Esta era a Aminah

[img]http://arcadenoe.clix.pt/images/album/7 ... Aminah.jpg[/img]
phyllis2001
Membro Júnior
Registado: segunda set 23, 2002 7:46 pm

quarta ago 11, 2004 1:17 am

Desculpem. Não saiu à primeira mas aqui a têm quando ainda era uma gatinha feliz.

Imagem
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta ago 11, 2004 8:25 am

Os cheques não têm de ser devolvidos. O negócio foi feito. Se você compra algo a pestações e o destrói ( e sendo os animais encarados como coisas, ou bens, esta é a forma legal de ver as coisas) e destrói essa coisa, a culpa não é sua.

Devolver dinheiro a um irresponsável ? Para quê ? para o usar a comprar outro gato e a maltratá-lo ?

Uma lição de criação, se não tem dinheiro para comprar, não tem para tratar.
Bruxinha1981
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 8:55 am

phyllis2001 Escreveu:
Estou muito, muito triste.A gatinha piorou, foi ontem (2ª feira, quero eu dizer) internada numa clínica veterinária e morreu esta manhã.

Acreditam que ela, até agora, não teve sequer um telefonema para saber com estava a bichinha?

Imagem
Se não fizer queixa desta "senhora" á polícia, está a deixar passar em branco a morte dessa gatinha linda e a dar á "senhora" a certeza que pode fazer aos animais o que bem entender, pois sairá sempre impune!

As pessoas têm que compreender que é crime maltratar animais e isso só vai acontecer, se as pessoas que gostam de animais, começarem a levar queixas pra frente... eu sei que dá trabalho e chatices mas vale a pena pois a pessoa que cometeu os maus tratos também terá essas chatices e no mínimo, terá que pagar uma multa... certamente, pensará melhor da próxima vez que quiser repetir a "brincadeira" e ainda servirá de exemplo para terceiros...

Melhores Cumprimentos e lamento muito a morte da gatinha :(
cornelia
Membro
Registado: sexta mar 28, 2003 8:17 pm

quarta ago 11, 2004 8:57 am

Era mesmo linda a gata....

Que triste fim :cry:

Sinto muito....
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta ago 11, 2004 8:57 am

Lamento ser mázinha mas:

Vocês acham que a pessoa fazia intenções de pagar a gata?? Uma pessoa que compra um gato com cheques pré-datados para serem descontados dali a dois três meses??? Para mim essa pessoa comprou a gata e meteu os pré-datados já para se assegurar se alguma coisa corresse mal, devolvia a gata e cancelava os cheques (sem apelo nem agravo)!

Pelo amor de Deus, pensem bem, era uma gata, bastava-lhe procurar outro criador e comprar um gato persa usando do mesmo esquema) e começava a fazer criação ao desbarato para ganhar dinheiro.... e posso vos garantir que esta senhora não venderia a pré-datados, por certo!

Por isso se conheces outros ciradores de persas calhando não se perdia nada em avisares os que pudesses com nome, morada tudinho dessa dita senhora para não lhes acontecer o mesmo!
Continuo na minha, quando não há dinheiro, não há vícios nem gostos caros!

Phillys lamento a tua perda, mas realmente tens razão continuas a aprender, como todos nós continuamos!
Na próxima ninhada, podes fazer o seguinte, vendes o bichano mais o preço do chip, isto é:

quando houver interessados dizes logo que vendes o bichano, mas que vai já com o chip e o futuro dono paga o animal e o chip; a pessoa aceitando (se for uma pessoa honesta e que realmente goste de animais, irá aceitar!, se não aceitar também não leva gato!) marcam o dia para irem ambos ao veterinário de tua confiança e põe o chip e logo ali a pessoa paga o implante á vet e segue logo com o gato! Fica pelo menos em parte acautelada a parte de que se o animal aparecer abandonado, está lá registado o dono (certificar-se da morada, nome, tudo direntinho!)!

Mas Cheques pré-datados, não te aconselho mesmo! No máximo dos máximos, a pessoa pode dar um tanto qd escolher o animal e o resto qd o for buscar!

Outra coisa, face á morte da gatinha, apresenta queixa na Protectora, na Polícia e vai pessoalmente falar com a senhora sobre o sucedido e esfrega-lhe os cheques na cara. Dizes a ela que já apresentaste queixa na polícia, na protectora e que já avisaste outros criadores amigos teus sobre a estúpida que ela é!
Ela vai vir com a conversa que a gata já não vinha bem... e tu dizes-lhe que tens a veterinária que atesta que a condição da gata antes da venda, não tinha nada a ver com o estado que a gata apresentou qd ela a abandonou (subnutrida e desidratada)! E ela que não se atreva a barafustar muito que ainda acaba por passar um/duas noites na choldra, para ver o que é bom!

Lamento muito pela Aminah, era LINDA!
Última edição por Jordan em quarta ago 11, 2004 11:18 am, editado 2 vezes no total.
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quarta ago 11, 2004 9:11 am

Só lhe posso dizer que lamento a sua perda...

Digo-lhe mais isto, o nome dessa Senhora devia ser público.

Poderá haver vozes discordantes relativamente à minha opinião, mas acho que a senhora poderá voltar a fazer o mesmo!!

Já divulguei um nome de uma Senhora que tinha por hábito adoptar um gato por 2/3 meses e depois devolve-lo!!! e isto quando o devolvia... de alguns nem se sabe o rasto.

Começou-se a desconfiar dela, quando após a devolução de um gato, liga para o mesmo nº onde tinha ido buscar aquele a pedir outro o ...

Depois descobriu-se o vet onde ela ía e foi corrobada a informação que esta Senhora só mantinha os gatos com ela por meses!!

Sem qualquer tipo de receio e em consciência, fiz circular um apelo com o nome da Senhora, alertando a todos os que conhecia envolvidos nas adopções de gatos, para não lhe darem nenhum!!!

É errado? Errado, é maltratar e abusar quem não se pode defender...

beta
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

quarta ago 11, 2004 9:43 am

Olá,

Tenho vindo a acompanhar este episodio bastante triste em que mais uma vez os animais é que pagam caro!

Pessoalmente isto seria o que eu faria:

Denunciava a sra. ás autoridades e depois com a queixa feita fazia na SPA.Testemunhas? O relatorio da autopsia da vet não chega?

Publicitava o nome da sra em tudo o que fosse site de animais, associações e possivelmente em jornais de modo a alertar outros criadores a não cair no mesmo erro : essa sra. nunca mais teria vontade de repetir a graça ....o que não impede que ela adopte outro bicho desses pobres que anseiam por um dono!

Guardava os cheques sem os depositar : estão assinados e endossados : é uma proova do contrato que fez consigo. Alegar cheques roubados? Assinados e endossados pela propria?

E para a proxima tenha a certeza do negocio que está a fazer e se vale a pena!
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta ago 11, 2004 9:46 am

Eu não devolveria os cheques à "senhora".
Mas atenção: se depositar os cheques e eles não tiverem provisão, você ainda arca com as despesas de devolução dos cheques (ainda no tempo dos escudos paguei 3127 escudos na CGD, que é o banco que pratica preços mais baixos). Estupidamente, eu tinha-me informado no banco do caloteiro se o cheque tinha provisão ou se tinha sido dado como extraviado ou roubado. Disseram-me que não tinha sido dado como extraviado nem roubado, mas que não tinha provisão. Perguntei quais seriam as consequências se eu depositasse aquele cheque sem provisão. Disseram-me que, como não era a primeira vez que acontecia com cheques daquela pessoa, seguia uma queixa para o Banco de Portugal. "Esqueceram-se" de me informar que eu teria de pagar despesas por devolução do cheque... :evil: :evil: :evil:
Responder

Voltar para “Gatos”