Pois eu só percebi depois do que a nynf se estava a referir, à dieta BARF.
Contudo continuo a achar que isso só deve ser feito por quem realmente perceba do assunto e com acompanhamento veterinário, vendo rigorosamente os valores nutricionais adequados ao cão/gato.
Quando se fala em dar carne aos gatos, primeiro a origem pode não ser fidedigna e se for carne crua estraga-se facilmente (muitas vezes dizem: que nojo guardar as coisas da gata com as nossas no nosso figrorífico, entre outras "pérolas" que já ouvi), a outra vertente é quem dá carne = restos da alimentação humana, com tempero ideal para os humanos e prejudicial para a saúde dos gatos, nomeadamente com muito sal por exemplo.
A minha cadela come carne/ossos de um talho de confiança uma vez por semana e come a ração dela adequada à sua energia e exercício.
As gatas comem uma pescadinha cozidinha sem tempero esporadicamente e a ração de adulto de gama alta como a cadela.
Estão bem alimentadas, saudáveis e gostam do que comem.
Eu realmente um dia poderei optar por essa escolha, mas de momento não sinto que tenha conhecimentos necessários para isso e o tempo para preparar todos os dias as refeições delas, pois estudo longe de casa e não dá para ir a casa à hora de almoço, de manhã também não tenho tempo porque acordo cedo e tenho de ir apanhar o comboio, por tudo isto é óbvio que também há um certo comodismo neste tipo de alimentação que lhes dou, mas na verdade elas estão saudáveis e torna-se a maneira mais funcional de as alimentar.Pois estar a fazer refeições para a cadela e três gatas todos os dias era difícil

, mesmo que as prepara-se no fim-de-semana não sei se na arca perderiam parte das suas qualidades nutricionais, mas neste ponto se calhar podem esclarecer-me

.
Quanto aos ratos, gafanhotos e etc., enquanto não apanharem um susto valente com os animais torna-se difícil fazer entender os perigos que eles trazem, por isso já vi que é a mesma coisa que falar para as paredes...
Quanto às rações premium, quem não pode dar, dá uma não tão boa, mas como a prática é comprar a mais barata e dar, mesmo para quem tem posses para dar uma melhor, é obviamente normal aconselhar-se logo uma ração melhor e mostrar os benefícios disso.
A castração é importante e num gato não é caro e ajuda a prevenir futuras ninhadas.
Não convém deixar na rua a alimentação dos animais, já que com os factores ambientais, água e sol por exemplo, a ração deteriora-se muito facilmente e se ainda por cima já não for uma ração mediana pelo menos, aí é que se deteriora totalmente a pouca qualidade nutricional.
No que diz respeito ao gato andar na rua, compreendo que ele estivesse a isso habituado, nós temos uma vedação que elas não conseguem saltar porque na parte delas tem rede sombra por cima e rede normal à volta, pelo que andam em casa e na rua. A cadela tem o resto do jardim para brincar, é normal que nem todos possam ter esta situação, mas como já disse se o gato anda na rua é sempre aconselhável ter uma coleira reflectora, pois os gatos situam-se muitas vezes na berma da estrada entretidos com as caçadas. Quando vêem os carros muitos entram em pânico e atravessam-se, uma coleira reflectora pode ajudar o condutor a ver melhor o animal atempadamente e reduzir a velocidade.