Apresentação!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta ago 12, 2004 10:09 pm

Lembram-se de, aqui há uns tempos, eu ter posto aqui uma mensagem (um bocado confusa, reconheço) sobre um gatinho que tinha encontrado? Bem, entretanto foi ao vet e não tinha chip. Como não tinha ninguém que o queresse e as condições mostraram-se favoráveis, acabámos por ficar com ele por cá!
É um gato muito lindo, é acizentado, com a barriguinha amarelada e riscas. Parece uma melancia, só que em cinzento! Quando digitalizar as fotos ponho aqui uma, para vocês verem! É muito querido, passa o tempo todo a miar e a esfregar-se nas minhas pernas. Chamei-lhe Mime (lê-se "maime"), porque ele dá uns miados que têm o mesmo som.
Arranjei-lhe uma coleirinha, para por um tubinho identificador. Vinha com guizo incluído, mas a ele não lhe faz confusão nenhuma... Agora, passa o dia a dormir na cadeira preferida dele (chega a miar e a morder-nos os pés para sairmos da cadeira :roll:), mas a noite passa, como todos os animais desta casa, no respectivo cesto, instalado no alpendre. Miraculosamente, os cães suportam-no. Eles que eram capazes de subir às árvores para matar um gato só lhe rosnam de longe...!
Tenho dado uma comida que o meu pai comprou, mas vou mudar para comida crua quando tiver conhecimentos suficientes, no que respeita ao gato e ao seu sistema digestivo. Eu tenho dado uma refeição por dia. Será que a devo repartir? Ele também se complementa com ratos, mas continua a comer sempre tudo.
É muito giro o meu gatinho e muito simpático também! O único problema é que, cada vez que ele se senta ao meu colo, quase morro de espirros (se calhar tenho de tirar o nariz, apesar de ele ficar tão bem na minha cara).
Espero que me dêm mais conselhos sobre como cuidar melhor do meu novo amiguinho e poder partilhar convosco as experiências maravilhosas que já estou a começar a receber! ;)
phalcon
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 12, 2004 10:36 pm

Isto da alteração do clima está a mexer com as pessoas .... :roll: e muito ... :roll:
mas vou mudar para comida crua quando tiver conhecimentos suficientes
:o :o :o
Ele também se complementa com ratos
:o :o :o

E diz que gosta do gatinho , certo ???
pedama
Membro
Registado: quinta fev 21, 2002 11:39 am

quinta ago 12, 2004 10:54 pm

E eu que tenho andado a gastar dinheiro a comprar ração para as minhas, afinal é só apanhar uns ratinhos, não!?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta ago 12, 2004 10:58 pm

Primeiro parabéns pela adopção.
Agora vem a parte mais chata...Lady, não se deve dar carne crua aos animais, ou se se der é com ordem do veterinário e em pequeníssimas quantidades esporadicamente.
Em relação aos ratos, basta pensar por todos os sítios por onde andam e por serem uma fácil fonte de propagação de doenças, pelo que o seu gato pode ficar seriamente doente ao ingeri-los, ou apenas brincar com eles.
Pelo que percebi ele anda na rua, portanto tem de ter muito cuidado com a estrada, deduzo (espero mesmo!) que não tenha muito movimento e convém ter uma coleira reflectora :o .
Alimente-o apenas com ração e leve-o ao veterinário para um check up, ver se tem alguma doença, níveis normais nas análises, etc. Pois é tudo muito importante e um check up pelo menos uma vez ao ano é indispensável. ;)
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 12, 2004 11:00 pm

_Last_kiss_ Escreveu: Primeiro parabéns pela adopção.
Agora vem a parte mais chata...Lady, não se deve dar carne crua aos animais, ou se se der é com ordem do veterinário e em pequeníssimas quantidades esporadicamente.
Em relação aos ratos, basta pensar por todos os sítios por onde andam e por serem uma fácil fonte de propagação de doenças, pelo que o seu gato pode ficar seriamente doente ao ingeri-los, ou apenas brincar com eles.
Pelo que percebi ele anda na rua, portanto tem de ter muito cuidado com a estrada, deduzo (espero mesmo!) que não tenha muito movimento e convém ter uma coleira reflectora :o .
Alimente-o apenas com ração e leve-o ao veterinário para um check up, ver se tem alguma doença, níveis normais nas análises, etc. Pois é tudo muito importante e um check up pelo menos uma vez ao ano é indispensável. ;)
NA NA NA ;) Não falem daquilo que não sabem...
Se for ao tópico dos cães, dê uma vista de olhos num tópico que vai em 12 páginas ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta ago 12, 2004 11:03 pm

Ainda não li nynf, mas realmente agora que me chamaste a atenção vou ver o que se passa :o
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta ago 13, 2004 10:20 am

Penso que a nynf estava a referir-se a este tópico:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... &start=165

Mas preparem-se, não são quaisquer doze páginas, são substânciais 12 págs.

8)
Fiquem bem!
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sexta ago 13, 2004 10:27 am

Lady ;) ele está castrado? Se não está é melhor castra-lo, pois pode engravidar as gatas da zona.

A tua história é como a minha, mas infelizmente poucas pessoas daqui conseguem perceber que nem todos podem ter o gato dentro de casa e alimentá-lo com rações premiun ou esterelizá-los mal chegam á nossa casa :roll: :roll: :( Nem tudo é assim tão simples como gostaríamos :(
Eu estou a dar duas refeições (quando a menina resolve aparecer á noite :p ), mas ela não come sempre tudo, vai deixando para o resto do dia. Também vai comendo os ratitos que aparecem e já comeu um gafanhoto bébé (era muito pequeno e verde) á minha frente... Foi só esticar a pata e... mham :lol:

Boa sorte com o gatinho.
;)
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

sexta ago 13, 2004 11:16 am

_Last_kiss_ Escreveu:Lady, não se deve dar carne crua aos animais, ou se se der é com ordem do veterinário e em pequeníssimas quantidades esporadicamente.
Em relação à carne crua, já foi aqui apontado um tópico que aborda precisamente esse tema. No entanto, em relação aos ratos, a _Last_kiss_ tem toda a razão. Não é nada boa ideia deixar o gato comer ratos que andam em liberdade. Os ratos e as suas pulgas são transmissores de vários tipos de doenças, tais como o tifo, a leptospirose, a triquinose, entre outras.

Se, em relação à carne crua, é possível tomar providências para que a carne seja de origem fidedigna, quanto aos ratos não há nenhuma garantia.
_Last_kiss_
Membro Veterano

sexta ago 13, 2004 1:04 pm

Pois eu só percebi depois do que a nynf se estava a referir, à dieta BARF.
Contudo continuo a achar que isso só deve ser feito por quem realmente perceba do assunto e com acompanhamento veterinário, vendo rigorosamente os valores nutricionais adequados ao cão/gato.

Quando se fala em dar carne aos gatos, primeiro a origem pode não ser fidedigna e se for carne crua estraga-se facilmente (muitas vezes dizem: que nojo guardar as coisas da gata com as nossas no nosso figrorífico, entre outras "pérolas" que já ouvi), a outra vertente é quem dá carne = restos da alimentação humana, com tempero ideal para os humanos e prejudicial para a saúde dos gatos, nomeadamente com muito sal por exemplo.
A minha cadela come carne/ossos de um talho de confiança uma vez por semana e come a ração dela adequada à sua energia e exercício.
As gatas comem uma pescadinha cozidinha sem tempero esporadicamente e a ração de adulto de gama alta como a cadela.
Estão bem alimentadas, saudáveis e gostam do que comem.
Eu realmente um dia poderei optar por essa escolha, mas de momento não sinto que tenha conhecimentos necessários para isso e o tempo para preparar todos os dias as refeições delas, pois estudo longe de casa e não dá para ir a casa à hora de almoço, de manhã também não tenho tempo porque acordo cedo e tenho de ir apanhar o comboio, por tudo isto é óbvio que também há um certo comodismo neste tipo de alimentação que lhes dou, mas na verdade elas estão saudáveis e torna-se a maneira mais funcional de as alimentar.Pois estar a fazer refeições para a cadela e três gatas todos os dias era difícil :| , mesmo que as prepara-se no fim-de-semana não sei se na arca perderiam parte das suas qualidades nutricionais, mas neste ponto se calhar podem esclarecer-me ;).

Quanto aos ratos, gafanhotos e etc., enquanto não apanharem um susto valente com os animais torna-se difícil fazer entender os perigos que eles trazem, por isso já vi que é a mesma coisa que falar para as paredes...

Quanto às rações premium, quem não pode dar, dá uma não tão boa, mas como a prática é comprar a mais barata e dar, mesmo para quem tem posses para dar uma melhor, é obviamente normal aconselhar-se logo uma ração melhor e mostrar os benefícios disso.

A castração é importante e num gato não é caro e ajuda a prevenir futuras ninhadas.

Não convém deixar na rua a alimentação dos animais, já que com os factores ambientais, água e sol por exemplo, a ração deteriora-se muito facilmente e se ainda por cima já não for uma ração mediana pelo menos, aí é que se deteriora totalmente a pouca qualidade nutricional.

No que diz respeito ao gato andar na rua, compreendo que ele estivesse a isso habituado, nós temos uma vedação que elas não conseguem saltar porque na parte delas tem rede sombra por cima e rede normal à volta, pelo que andam em casa e na rua. A cadela tem o resto do jardim para brincar, é normal que nem todos possam ter esta situação, mas como já disse se o gato anda na rua é sempre aconselhável ter uma coleira reflectora, pois os gatos situam-se muitas vezes na berma da estrada entretidos com as caçadas. Quando vêem os carros muitos entram em pânico e atravessam-se, uma coleira reflectora pode ajudar o condutor a ver melhor o animal atempadamente e reduzir a velocidade.
Última edição por _Last_kiss_ em sexta ago 13, 2004 2:49 pm, editado 1 vez no total.
Jordan
Membro Veterano

sexta ago 13, 2004 2:28 pm

Quantos ao gafanhotos nada sei!

Mas também já tive um gato criado em "liberdade" e apesar de caçar ratos, nunca os comia, só brincava com eles! Os passarinhos, isso sim os que apanhava, comia acho que era por que lhe davam mais trabalho!

Mas naquela altura quando ele caçava um rato era uma chatice por que a minha mãe queria o gato vigiado e qualquer mudança de comportamento era vet direitinho com ele! Lógicamente se soubesse o que sei hoje teria tido outros cuidados com o meu Teco fomos muito desmazelados com ele; mas à 20 anos atrás os gatos eram para andar soltos, comer as sobras do jantar e "castrados! que horror, nem pensar, coitadinho!"

Mas percebo que quando adoptamos um animal que está habituado a vadiar seja complicado mantê-lo em casa, vocês nem imaginam o chinfrim que fazia o meu Teco quando nós não o deixáva-mos ir á rua :? era de perder a paciência!

Mas andar a comer ratos garanto-lhes que não é o melhor para ele, nem para os outros animais que convivam com eles, nem para vocês donos e não pensem que é só porque ele não entra em casa que o perigo fica "á porta!"
Mas fica ao vosso critério, bom ou mal, são vocês as/os responsáveis pelos animais á partir do momento que os acolhem! E não levem á mal os outros foristas falarem da esterilização, tais foristas muitas vezes têm em mãos ninhadas e ninhadas de gatos que recolheram da rua bem como a progenitora (uma trabalhaira), é tratamentos, é arranjar donos... um trabalho sem fim á vista! Tá bem que o fazem voluntariamente e muitos sem ajudas tudo ás próprias custas, mas já imaginaram se ninguém o fizesse?
Que mal há em todos nós contribuirmos para que o trabalho destas pessoas seja menos penoso, por mantermos os nossos animais esterilizados principalmente os que andam em maior liberdade??
Sei que não é barato (mas no caso dos gatos é mais barato que nas gatas!), e que muitas vezes as pessoas não tenho uma independência/autonomia financeira para tratarem de tudo rapidamente, mas fiquem cientes que todos apreciam o vosso esforço e disponibilidade, em resolverem a situação!

Boa tarde, e fiquem bem! ;) ;)
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta ago 13, 2004 9:18 pm

Bem quanto à comida crua, já viram que não é algo assim tão terrível. ;) Mas vou abster-me de comentar ou fazer sermões.
Quanto aos ratos, infelizmente, não posso fazer com que ele os deixe de caçar. Já o vi com um na boca e os restos de outro espalhados no chão. Não posso por veneno para ratos poruqe os meus animais o podem comer por acidente e as ratoeiras existem, mas não são propriamente eficientes. O gato está solto fora de casa, mas acho que ele não "vadia": quando saímos ele está deitado num sítio e lá continua quanbdo voltamos. Anda sempre naquelas imediações, onde tamb+em os cães não costumam estar.
A castração, deixando-os sem a hormona, poderá ter algum efeito no seu instinto de defesa e nas suas qualidades físicas? É que o Mime precisa delas e muito! Afinal, há três cães soltos no mesmo terreno. Já muma vez o Fang apanhou uma "unhada" por se ter metido com o gato. É necessário que ele continue a saber defender-se (não vou prender os cães por causa do novo gatinho). Sem a testosterona continuará a ter a mesma energia?
Aqui não há muitas estradas (só duas, mas são secundárias, ou melhor, terciárias. Quase ninguém as usa) mas acho que cou comprar outra coleira. Aquela é de nylon, porque li em tempos remotos que as coleiras dos gatos deveriam ser deste material, meio elástico, para que se ficassem presos a alguma coisa não morressem enforcados. Mas acho que vou mudar de coleira, aquela já está meio desfiada. Compro uma que tenha breilhantes que se reflictam com a luz. Mas acho que o guizo não dispenso! É tão engraçado!
Ele agora está deitado no sofá, a ver a novela. começo a achar que é o gato mais apatetado do mundo! Não é que, a dar voltinhas e a rebolar apra se aconchegar acaba por cair dos sítios onde está sentado? Que trapalhão... E às vezes, espeta-nos a unha num braço (parece uma injecção!) quando está a "afofar-nos" para se deitar no nosso colo. Ai, que gatiho desajeitado... Mas é tão amoroso!
pipi-cat
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 11:27 pm

sábado ago 14, 2004 11:33 am

:);) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
Jordan
Membro Veterano

segunda ago 16, 2004 10:39 am

Bem lady, isso da testosterona não te sei responder (talvez um veterinário saiba responder melhor!).

Mas tenho uma conhecida que tem um gato há 4 anos e que também foi habituado á solta (é isso que chamo vadiar ;) , não me leve a mal!) e ele foi castrado aos 7 meses e nos sítios por onde anda também existem muitos cães e gatos e lá uma vez por outra se mete em brigas com os gatos (mas isso é normal acontecer) e continua a saber defender-se!

Olha a minha gata foi esterilizada em Maio (tem 8 anos) e bem te posso dizer que tive esperanças que ela ficasse mais mansa depois da operação, mas de facto é o contrário, mantêm-se a mesma "peste" :p de antes, a única melhoria é que agora come um pouco melhor (antes era uma niquenta!)

Mas quando tiver oportunidade, pergunte a um veterinário ou se conhecer alguém que tenha um gato castrado que também ande em liberdade pergunte-lhe essa pessoa com certeza que sabe por experiência!

Mas os gatos são mesmo assim, dão mais voltas que um cão até acharem exactamente aquela posição "exacta" para se deitarem! A minha clara de início também caía, penso que acabava por ficar tonta, com tanto rodopio :lol: era também muito trapalhona; ainda hoje gosta de se enrroscar muito, mesmo que o espaço seja maior... outra coisa que me faz confusão é gostar de estar deitada á estorreira do sol, mas os gatos são mesmo assim, quanto mais quente melhor! ;) Como costumo dizer, são "Gatices"!

Fique bem, e boa sorte com o seu Mime!
Responder

Voltar para “Gatos”