Pedinchices na cozinha
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Olá!
O meu novo e tão pouco problemático gatinho decidiu sair-nos com uma pedinchice sem comparação na hora de cozinhar: fica sentado a miar como um louco, pedindo (ou melhor, exigindo) que a gente lhe dê o que quer que esteja a ser cozinhado nesse momento. Para o calar o meu pai (cozinheiro de serviço) acaba por dar-lhe uns bocados de carne e de gordura. Parece-me que isso, juntado à ração, não lhe faça bem. Assim, gostaria que ele deixasse de perder esta mania.
Há alguma maneira de "treinar" o gato a esperar pacientemente na sala ou noutra divisão? Ou, mesmo que ele entre na cozinha (que não tem portas), que não mie incessantemente?
Obrigado por qualquer conselho.
O meu novo e tão pouco problemático gatinho decidiu sair-nos com uma pedinchice sem comparação na hora de cozinhar: fica sentado a miar como um louco, pedindo (ou melhor, exigindo) que a gente lhe dê o que quer que esteja a ser cozinhado nesse momento. Para o calar o meu pai (cozinheiro de serviço) acaba por dar-lhe uns bocados de carne e de gordura. Parece-me que isso, juntado à ração, não lhe faça bem. Assim, gostaria que ele deixasse de perder esta mania.
Há alguma maneira de "treinar" o gato a esperar pacientemente na sala ou noutra divisão? Ou, mesmo que ele entre na cozinha (que não tem portas), que não mie incessantemente?
Obrigado por qualquer conselho.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
experimente dar-lhe a ração uns minutos antes de se fazer a comida, assim estará já satisfeito e vai pedinchar menos
. Realmente a gordura não é bem-vinda e se der carne pelo menos que não tenha tempero 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Evite dar especialmente a carne crua, dê sempre já cozinhada. E tb convém evitar a carne de porco.
A maneira dos educar é ignorá-los e pô-los no chão se subirem para a bancada. É preciso coerência e persistência mas consegue-se.
A maneira dos educar é ignorá-los e pô-los no chão se subirem para a bancada. É preciso coerência e persistência mas consegue-se.
Primeiro deixe de lhe dar carne ou gordura. D epois arranje lhe umas "goluseimas" para gato. Dê-lhe as goluseimas antes das refeições. Até pode fazer pequenos treinos como sentar. É preciso ter muita paciência, e nunca pôr raçao na sala de jantar, obviamente.
Boa Sorte
Boa Sorte

-
- Membro Veterano
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
A comida dele é servida logo pela manhã, numa única refeição. Acho que não será fome, mas sim mania...
Os nossos ralhetes consistem em "vai embora gato!" ou "pára de chatear!". Vamos ver se as "palmas" funcionam.

Boa noite.
Acho que tem muito a ver com o tom de voz. Os meus ao fim de duas semanas, já sabem quando é mimo ou quando é ralhete.
O sonoro "Não" funciona muito bem. O "sai daí JÁ" também.
O truque que de vez em quando uso, para não ter que me chatear com eles é pô-los a jantar ao mesmo tempo que eu, cada um na sua divisão, claro. Resulta sempre.
Paroca
Acho que tem muito a ver com o tom de voz. Os meus ao fim de duas semanas, já sabem quando é mimo ou quando é ralhete.
O sonoro "Não" funciona muito bem. O "sai daí JÁ" também.
O truque que de vez em quando uso, para não ter que me chatear com eles é pô-los a jantar ao mesmo tempo que eu, cada um na sua divisão, claro. Resulta sempre.
Paroca
O truque da/o Paroca tambem resulta cá em casa às vezes....
Tambem concordo com o forista que diz para dividir a comida em duas vezes.
Já li algures que é melhor para a saude dos gatos, especialmente para os rins mas sinceramente já não sei explicar porquê
Tambem concordo com o forista que diz para dividir a comida em duas vezes.
Já li algures que é melhor para a saude dos gatos, especialmente para os rins mas sinceramente já não sei explicar porquê
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo
Eu habituei desde sempre a Bê a ter comida à disposição, ou seja, conforme vai diminuindo a quantidade, quando já não tem quase nada, volto a pôr mais comidinha. E então ela própria come quando lhe apetece. Sei que come de manhã e ao longo do serão vai petiscando. Aliás nunca come muito de uma só vez, mas sim pouco muitas vezes. E segundo consta, é assim que deve ser. No entanto, às vezes fica curiosa com o que estou a preparar para mim. Então, limito-me a levar-lhe ao nariz um bocadinho para ela cheirar e satisfazer a curiosidade. Cheira e a maior parte das vezes desiste e vai comer a ração dela. 

<p>Beijinhos meus, turrinhas da Bê e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
A minha gata ontem, fez uma que já não fazia à mais de 9 anos
, saltou para cima da bancada da cozinha e toca de arreganhar um bife que eu estava a temperar
... ontem ainda fui a tempo de salvar o bife, agora da 1ª vez, ela fugiu com ele na boca :p
Nenhum deles mia ou salta enquanto estamos a preparar o jantar, excepto se estivermos a cozer/assar peixe :p , aí é impossível, são os gatos dum lado e o cão do outro :p

Nenhum deles mia ou salta enquanto estamos a preparar o jantar, excepto se estivermos a cozer/assar peixe :p , aí é impossível, são os gatos dum lado e o cão do outro :p
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
um gato a comer só uma vez por dia? agora é o mesmo sistema dos cães? sempre há cada uma
é natural que o bicho tenha fome. os gatos gostam de comer pouco de cada vez e várias vezes por dia.

-
- Membro Veterano
Céus, parece que cometi um imenso sacrilégio! Descobri que, contrariamente às minhas ordens, o meu pai dava duas doses de comida ao gato, uma de manhã e outra à noite.
Mas de certeza que é mais saudável a divisão das refeições? É que a mim não me interessa do que é que gostam, mas sim o que lhes faz bem. Também não gosto de deixar comida à disposição (normalmente ele come sempre tudo de uma vez), porque as formigas atacam tudo.
Desculpem lá estar a perguntar estas coisas todas, mas ninguém nasce ensinado e os últimos gatos que tive faleceram há quase 12 anos, nunca soube como eram tratados (os meus pais cuidavam deles e, conhecendo-os como conheço, acredito que os alimentavam a peixe e a sopinhas de mel).
Mas de certeza que é mais saudável a divisão das refeições? É que a mim não me interessa do que é que gostam, mas sim o que lhes faz bem. Também não gosto de deixar comida à disposição (normalmente ele come sempre tudo de uma vez), porque as formigas atacam tudo.
Desculpem lá estar a perguntar estas coisas todas, mas ninguém nasce ensinado e os últimos gatos que tive faleceram há quase 12 anos, nunca soube como eram tratados (os meus pais cuidavam deles e, conhecendo-os como conheço, acredito que os alimentavam a peixe e a sopinhas de mel).