Problemas de Socialização

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sromao
Membro
Mensagens: 155
Registado: quinta ago 28, 2003 12:05 am
Localização: Camila (gata);Janota(cadela)

domingo set 19, 2004 10:13 am

Olá a todos,

No inicio do mês recolhi uma gata (no máximo 2 anos) que tentava entrar em minha casa e a quem dava comida. Recolhi-a foi para o vet para ser esterilizada e esteve mais de uma semana a recuperar da cirurgia num quarto fechado na minha casa.
De há uma semana a esta parte temos tentado que se dê bem como todos mas em vão, até connosco se tem mostrado agressiva. Na semana da cirurgia mostrou-se muito meiguinha, mas agora sem motivo aparente, ora salta para o nosso colo e faz rom-ron e dá marradinhas nas nossa pernas, ora morde-nos com extrema violência, não entendo... :( Ainda para mais o meu marido não queria ficar com ela e agora eu dou-lhe razão. É violenta para a Janota (cadela) que a ignora e vai ter com ela para a agredir, já para não falar da Camila (gata) a quem ao principio ignorava as bufadelas e agora já responde.
Está ser muito complicado, já tiveram alguma situação deste género? O meu marido quer fazer dela uma gata de quintal,porque acha que ela nunca se dará connosco, eu já penso em arranjar-lhe um dono sem animais, mas para além de ser difícil arranjar um será que também não irá ser agressiva? Será que é uma questão de tempo? A Camila anda muito carente e já tentou fugir de casa :(
_Last_kiss_
Membro Veterano
Mensagens: 1854
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

domingo set 19, 2004 11:27 am

É sempre o revés da medalha, pensarmos se quando trazemos um animal novo os outros se sentirão bem, afinal estão lá há mais tempo, aquele é o seu espaço.
Provavelmente a gata nova está a tentar estabelecer uma hierarquia e não consegue ou submeter-se ou fazer com que os outros animais se submetam; parece-me também que poderá ser uma gata ciumenta, que não é sua intenção agredir-vos, mas sim chamar a vossa atenção para si. Depende claro de como ela age, por exemplo: ela está no colo, você está a dar carinhos e ela de repente trinca-lhe o dedo. Pode ser uma demonstração de afecto, ela gosta tanto e sente-se feliz, por isso o faz.
Por outro lado pode ser uma gata dominante que a vê como sua igual e tem as brincadeiras mais agressivas que teria no seio de uma ninhada, não fazendo diferenciação entre si e os outros, está a tentar sobrepôr-se a si, compreende?
Nesta segunda situação o melhor será pô-la de "castigo", ou seja, ignorá-la, sempre que ela fizer isso pegue logo nela e ponha-a no chão, vire-lhe as costas e saia de perto dela. Penso que progressivamente o comportamento atenuará.
Eu lembro-me da história da gatinha, a sromão contou há uns tempos ;) , tenho muita pena que ela não se esteja a ambientar totalmente, sinceramente penso que ela está tão confusa quanto a sromao e encontra-se numa dualidade de comportamentos.
Não concordo que a "liberdade" de um quintal a faça melhorar, pelo contrário, deverá ficar mais arisca e tentará fugir concerteza. Já uma casa sem animais poderá ser proveitoso para ela.
Obviamente que a sromao saberá o que fazer, só tenho pena que não possa ficar com ela :( , pois sabemos como estão as adopções. Estar aqui a pedir-lhe para tentar mais um pouco é fácil para mim, por isso a senhora é que tem de decidir, não há ninguém que faça isso por si.
Se a der a alguém peço-lhe apenas que se certifique que é alguém que percebe de gatos e do seu comportamento, pois é preciso alguém que queira um "desafio", de ganhar progressivamente o amor e carinho de um animal, em vez de alguém que queira logo o trabalho todo feito. Não há muita gente assim...infelizmente é uma espécie de comodismo compreensível :(
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 19, 2004 1:50 pm

muitas vezes, os gatos que viveram na rua, não se dão bem fechados. não sei se é o caso dessa. de qualquer forma, a esterelização, com o tempo, vai-a deixando mais mansa. é uma questão de não a deixar aproximar-se de repente dos outros. durante a esterelização, ela estava fragilizada. agora, tem a força toda. em último caso, pode recorrer a alguém que perceba de comportamento animal
sromao
Membro
Mensagens: 155
Registado: quinta ago 28, 2003 12:05 am
Localização: Camila (gata);Janota(cadela)

domingo set 19, 2004 8:47 pm

Olá de novo,

Obrigada pelas vossas respostas, com os vossos conselhos consigo perceber um pouco mais do comportamento dela.

Acima de tudo acho que está assustada, há pouco fomos com ela para o quintal com o peitoral para ver se a reacção dela seria consequência de saudades da rua, mas correu logo para casa, bastante assustada. Vamos continua a mantê-la fechada por mais uns tempos. Eu só queria ajudar esta gata e ao mesmo tempo dar uma campanhia de brincadeiras para a Camila, mas pelo que li num livro a combinação de gatas adultas é a pior possível. :(

Vejo que aqui no fórum, há pessoas que mantém vários gatos em convivência pacífica, até mesmo com cães. Espero que possa vir a acontecer comigo um dia e espero que ela se torne mais calma, porque está ser muito díficil :(
atlantic
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 5 gatos europeus

domingo set 19, 2004 9:08 pm

Há ainda a possibilidade de dar à gata "CLOMICALM" em comprimidos (nos veterinários) - é um "modelador de comportamentos", isto é, ao mesmo tempo que dá o calmante à gata, vai trocando o cheiro dela (por exemplo uma mantinha que tenha na cama dela) com o cheiro da gata que já tinha em casa (a Camila ?), para elas se habituarem aos cheiros uma de outra - e a mesma coisa com a cadela.

E consigo, não consinta nunca que ela a morda - se necessário dê um grito estridente NÃO ou AI e abandone a divisão da casa, para ela se sentir castigada.

Boa sorte, e não desista ainda, sem tentar mais um pouco.
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

domingo set 19, 2004 9:39 pm

Bem, e poprque não a dra Ilda Rosa da Faculdade de LIsboa que cura todos os problemas de comportamento menos unha encravada ? :D

Agora a sério, era melhor contactar essa dra, para ter umas idéias de alguém que está acostumado a casos desses antes de drogar a gata.

Sem ofensa.
tiga_rx
Membro
Mensagens: 107
Registado: domingo dez 28, 2003 3:43 pm
Localização: 1 Gata (Blackie)

segunda set 20, 2004 4:50 pm

prenda a numa transportadora durante ma hora e dê lhe festas nela na transportadora
é a maneira mais meiguinha de amansar um gato, já que tb ela foi esterelizada
hecep
Membro Veterano
Mensagens: 733
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda set 20, 2004 5:19 pm

A combinação 2 gatas adultas não é necessariamente má. No seu caso não resultou mas há pessoas que têm gatas muito amigas (do género de dormirem juntas e se lamberem) e que só se conheceram em adultas.
Não sei bem o que lhe aconselhar, há gatas que com tratamento melhoram, terá de ser um vet especialista a aconselhar.
lu_cat
Membro
Mensagens: 192
Registado: segunda ago 30, 2004 3:05 pm
Localização: 6 gatos

terça set 21, 2004 2:11 pm

E então?Como estão a correr as coisas?
sromao
Membro
Mensagens: 155
Registado: quinta ago 28, 2003 12:05 am
Localização: Camila (gata);Janota(cadela)

quarta set 22, 2004 10:26 pm

Olá,

Para já continua tudo mais ou menos na mesma, mas a Clara anda mais calma, reparamos que quando nos morde, e lhe ralhamos ela retrai-se. Na 6ª feira vou com ela ao vet às vacinas que tiveram de ser adiadas devido à esterilização e vou-lhe pedir opinião em relação aos calmantes que indicam para saber se são adequados para ela.

VascoV agradeço a sugestão. Se vir que as coisas se complicam talvez consulte essa Dra. Vou dando novidades.Obrigada a todos.
Responder

Voltar para “Gatos”