Sou nova aqui e peço ajuda urgente!
Moderador: mcerqueira
Recentemente ficámos na posse de um gato que está actualmente internado com uma falha renal grave mas com algumas probabilidades de recuperação.
O grande problema é que, mesmo que recupere, também lhe foi diagnosticada a presença do vírus da imunodeficiência felina e, como temos outros 4 gatos numa casa exígua, não podemos ficar com ele nem sequer durante o seu período de convalescência.
Para não ter de recorrer à eutanásia se o animal apresentar uma recuperação do problema renal, apenas porque não tem para onde ir depois, apelávamos a quem quisesse e pudesse ficar com ele, ou não podendo nenhum de vós quem sabe alguém dos vossos conhecimentos.
No caso de uma recuperação num nível aceitável ele terá de se alimentar com uma ração de dieta e ter um controlo veterinário 2 a 3 vezes por ano (análises), tendo em conta que poderá ter de tomar alguns antibióticos de vez em quando.
Não deverá contactar com outros gatos sob risco de transmissão do vírus (não há problema com transmissão para outras espécies não felinas, o vírus é específico dos felinos) mas uma solução poderia ser uma pessoa que já tivesse gato(s) seropositivo(s).
Agradecemos imenso desde já a vossa atenção e, se puderem ajudar a encontrar-lhe um lar significaria muito para nós que o bicho pudesse ter um resto de vida com alguma qualidade.
Muito obrigada!
Contacta/Responder de preferência a e-mail: [email protected] ou [email protected].
Telemóveis- 919114204- Ana Curto
967267009- Santiago del Ser
Ps- os custos decorrentes da recuperaçãodo gato e transporte até ao seu destino seriam por nossa conta, obviamente.
Relativamente ao bichano seropositivo parece estar a recuperar bem do seu problema renal, o qual, apenas precisará de ser controlado com a ingestão de uma ração especial de dieta e com 2 a 3 visitas anuais ao veterinário p análises (não muitas mais do que as visitas p vacinação de um gato saudável).
Aparentemente ele é apenas seropositivo não tendo desenvolvido ainda a "doença", mas provavelmente terá de ser vigiado para a qualquer sinal da mínima infecção ser tratado de maneira a não piorar gravemente.
Bom, resta dizer que é um bichano muito carinhoso, branco e creme, com uns lindos olhinhos azuis e muito "conversador".
Apelo mais uma vezà vossa solidariedade e aos vossos conhecimentos p ajudarem a salvar este bichinho!
Obrigada!
O grande problema é que, mesmo que recupere, também lhe foi diagnosticada a presença do vírus da imunodeficiência felina e, como temos outros 4 gatos numa casa exígua, não podemos ficar com ele nem sequer durante o seu período de convalescência.
Para não ter de recorrer à eutanásia se o animal apresentar uma recuperação do problema renal, apenas porque não tem para onde ir depois, apelávamos a quem quisesse e pudesse ficar com ele, ou não podendo nenhum de vós quem sabe alguém dos vossos conhecimentos.
No caso de uma recuperação num nível aceitável ele terá de se alimentar com uma ração de dieta e ter um controlo veterinário 2 a 3 vezes por ano (análises), tendo em conta que poderá ter de tomar alguns antibióticos de vez em quando.
Não deverá contactar com outros gatos sob risco de transmissão do vírus (não há problema com transmissão para outras espécies não felinas, o vírus é específico dos felinos) mas uma solução poderia ser uma pessoa que já tivesse gato(s) seropositivo(s).
Agradecemos imenso desde já a vossa atenção e, se puderem ajudar a encontrar-lhe um lar significaria muito para nós que o bicho pudesse ter um resto de vida com alguma qualidade.
Muito obrigada!
Contacta/Responder de preferência a e-mail: [email protected] ou [email protected].
Telemóveis- 919114204- Ana Curto
967267009- Santiago del Ser
Ps- os custos decorrentes da recuperaçãodo gato e transporte até ao seu destino seriam por nossa conta, obviamente.
Relativamente ao bichano seropositivo parece estar a recuperar bem do seu problema renal, o qual, apenas precisará de ser controlado com a ingestão de uma ração especial de dieta e com 2 a 3 visitas anuais ao veterinário p análises (não muitas mais do que as visitas p vacinação de um gato saudável).
Aparentemente ele é apenas seropositivo não tendo desenvolvido ainda a "doença", mas provavelmente terá de ser vigiado para a qualquer sinal da mínima infecção ser tratado de maneira a não piorar gravemente.
Bom, resta dizer que é um bichano muito carinhoso, branco e creme, com uns lindos olhinhos azuis e muito "conversador".
Apelo mais uma vezà vossa solidariedade e aos vossos conhecimentos p ajudarem a salvar este bichinho!
Obrigada!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm
Lamento muito toda esta história....
Nao posso ficar com ele, mas posso fazer o que normalmente faço nestes casos, que é divulgar pelos mesu contactos...
Já agora, de q zona é?
BOA SORTE!!
Nao posso ficar com ele, mas posso fazer o que normalmente faço nestes casos, que é divulgar pelos mesu contactos...
Já agora, de q zona é?
BOA SORTE!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
- Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul
Em Portugal não há vacina para o Fiv.....o gato é violento? Morde nos outros? Se já conviveram todos como sabe que os outros são negativos? Fez testes a todos?
Ops descuilpem! pelos vistos já coloquei 3 vezes a mesma mensagem sem me dar conta!
É que ontem só me aparecia um erro de servidor e achei que n tinha conseguido...Enfim...Desculpem-me mais uma vez!
Vivo em èvora.
O gato não esteve em contacto com os meus.
Continuo à procura de um bom dono para este! Chama-se xanoso.
Obrigada!

É que ontem só me aparecia um erro de servidor e achei que n tinha conseguido...Enfim...Desculpem-me mais uma vez!
Vivo em èvora.
O gato não esteve em contacto com os meus.
Continuo à procura de um bom dono para este! Chama-se xanoso.

Obrigada!
Se não aparecer dono n sei o que fazer! Acho que não consigo tomar a decisão de o pôr a "dormir", ainda para mais se ele estiver a recuperar...
Mas é impossível tê-lo na minha casa-catacumba de 50 m2, preso em 2m2 (a casa de banho) por tempo indefinido...
Já acho que não são condições excelentes para os meus 4 gatos saudáveis...
Ajudem-me por favor!

Mas é impossível tê-lo na minha casa-catacumba de 50 m2, preso em 2m2 (a casa de banho) por tempo indefinido...
Já acho que não são condições excelentes para os meus 4 gatos saudáveis...

Ajudem-me por favor!

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
- Contacto:
Na união zoofila têm o cantinho dos fiv felv, pode ser que eles tenham lugar para mais um, se se oferecer como madrinha dele até poderá ser mais fácil.
Vá ao www.felinus.ddi e informe-se, boa sorte para o miau.
Guida
Vá ao www.felinus.ddi e informe-se, boa sorte para o miau.
Guida
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
[quote]Na união zoofila têm o cantinho dos fiv felv, pode ser que eles tenham lugar para mais um, se se oferecer como madrinha dele até poderá ser mais fácil.
[/quote]
será que esse espaço é maior que 2m2? eu, actualmente, não devo ter mais de 80 m2 e cá vivemos todos.
com os animais que há para adoptar, quem quererá assumir a responsabilidade de um gato doente?
[/quote]
será que esse espaço é maior que 2m2? eu, actualmente, não devo ter mais de 80 m2 e cá vivemos todos.
com os animais que há para adoptar, quem quererá assumir a responsabilidade de um gato doente?
Pois já estive também no felinus e aconselharam-me a n ir deixar mais um gato problemático no gatil da UZ. Acho que vai voltar para o quintal onde estava e esperar que não piore tão brevemente ou para tão mau estado, mas tenho as minhas sérias dúvidas....
Última tentativa:
- Algum dono de 1 gato (ou poucos gatos) com FiV que possa ficar com ele? Eu levo-o onde for preciso!
- Senão, pelo menos alguns desses donos podem contar-me a sua experiência de como evoluem os seus gatos "seropositivos", especialmente se também forem de quintal...Agradecia imenso, pelo menos para tentar saber o que esperar do estado de saude dele voltando para onde estava...
Muito obrigada!
Última tentativa:
- Algum dono de 1 gato (ou poucos gatos) com FiV que possa ficar com ele? Eu levo-o onde for preciso!
- Senão, pelo menos alguns desses donos podem contar-me a sua experiência de como evoluem os seus gatos "seropositivos", especialmente se também forem de quintal...Agradecia imenso, pelo menos para tentar saber o que esperar do estado de saude dele voltando para onde estava...
Muito obrigada!

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Olá mafarrica.mafarrica Escreveu: Pois já estive também no felinus e aconselharam-me a n ir deixar mais um gato problemático no gatil da UZ. Acho que vai voltar para o quintal onde estava e esperar que não piore tão brevemente ou para tão mau estado, mas tenho as minhas sérias dúvidas....
Última tentativa
Muito obrigada! |
Eu tenho o meu Matateu no quintal, isto é : Dorme e fica a partir das 17 horas, na garagem e de manhã quando me levanto abro-lhe a porta e ele tem um jardim de 300 metros quadrados para brincar e passear além de que ainda nos vê sempre e até brinca com o resto da família felina que estão separadas dele por uma vedação de rede plastificada.
Ora, como o jardim está vedado do exterior por vedações sólidas e lisas, não vê a rua para cuscar e o indiciar a fugas e é de difícil escalada, portanto ele cá se vai mantendo dentro da propriedade.
Agora nesse caso, o do gato da questão... repare que ao deixá-lo solto no quintal (nem sei se tem alguma arrecadação ou algo assim que o proteja das intempéries do Inverno ) é problemático, tanto a nível de contágio a outros gatos vadios, como põe a saúde desse em risco. Esses gatos tendem a ser muito frágeis a nível de defesas... apesar de que o Matateu, ainda continuo a pôr as minhas dúvidas que ele seja positivo pois felizmente vende saúde.
O teste foi de Kit e nunca foi feito um segundo, laboratorial.
A minha filha tem um gato que inicialmente deu positivo no teste de kit e no de laboratório deu negativo e repetiu o de laboratório pouco antes de adquirir outro gatinho e voltou a dar negativo. O segundo já foi feito pela dúvida que persistia na medida em que o gato cicatrizava bem e rápidamente e nunca deu sintomas de doenças...
Boa sorte e vá tentando ver se aparece alguém com um gatinho positivo que lhe possa ficar com esse.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
resta acrescentar que um gato insuficoiente renal não deve apanhar frio. está a aproximar-se o inverno.
no natal, o pantufa que é i.r., esteve à morte. o vet aconselhou a que ele ficasse bem quentinho. deixei-o na minha cama . arrebitou num instante. não sei se esse gato tem tal problema. se tiver, é um infeliz. tem tudo contra ele. morrer desta doença deve ser tão mau como morrer de sida. ou pior, se juntarmos as duas. há situações em que vale mais a morte que tal sorte.
no natal, o pantufa que é i.r., esteve à morte. o vet aconselhou a que ele ficasse bem quentinho. deixei-o na minha cama . arrebitou num instante. não sei se esse gato tem tal problema. se tiver, é um infeliz. tem tudo contra ele. morrer desta doença deve ser tão mau como morrer de sida. ou pior, se juntarmos as duas. há situações em que vale mais a morte que tal sorte.

No tal quintal existe um telheiro e uma "casa das batatas" mas não é lá muito abrigado e às vezes chove lá dentro...Há algum tempo até fiz uma caminha na tal casa das batatas mas o gato nunca quis lá dormir! São aquelas manias deles!:?
Quando lá estive recentemente consegui que ele dormisse em casa mas não estando lá não me parece que tal situação seja permitida, até mais pelo incómodo de ter um caixote durante a noite que teria de ser limpo regularmente por uma pessoa já idosa.
Vou tentar fazer campanha para isso novamente!
Por acaso alguém tem uma gateira instalada em casa?
É muito caro ou difícil de fazer por nós próprios?
Onde se vendem?
E que tal são as electrónicas, se é que já existem em Portugal?
Entretanto ele lá vai recuperando, ainda não tem os parãmetros dentro do intervalo de valores normais mas numa semana a soro diminuiram para metade! Acho que os vets n estavam á espera que ele recuperasse nada quanto mais com esta "rapidez"...Acho que eles nem sabem como é que o bicho ainda estava em pé e "consciente" no estado em que estava.
Quanto ao modo como a determinação do ViF foi feito sei que foi lá pelos vets e mostraram-nos uma plaquinha plástica branca com dois "buracos" e uma bandas que se coloriam de acordo com um padrão consoante a presença ou ausência dos anticorpos relativos ao ViF e ao VLeF. è isto o Kit? A vet disse-nos que não dava falsos positivos, só falsos negativos...No entanto pareceu-nos que nas fichas das análises a concentração de leucócitos no sangue tinha subido ligeiramente...Não sei...
Há algum vet presente que possa esclarecer isto?
Alguém me aconselha um vet mesmo bom onde ir? Sópode ser em Lx, q eu vivi em Évora.
Obrigada pelas respostas!
Quando lá estive recentemente consegui que ele dormisse em casa mas não estando lá não me parece que tal situação seja permitida, até mais pelo incómodo de ter um caixote durante a noite que teria de ser limpo regularmente por uma pessoa já idosa.
Vou tentar fazer campanha para isso novamente!
Por acaso alguém tem uma gateira instalada em casa?
É muito caro ou difícil de fazer por nós próprios?
Onde se vendem?
E que tal são as electrónicas, se é que já existem em Portugal?
Entretanto ele lá vai recuperando, ainda não tem os parãmetros dentro do intervalo de valores normais mas numa semana a soro diminuiram para metade! Acho que os vets n estavam á espera que ele recuperasse nada quanto mais com esta "rapidez"...Acho que eles nem sabem como é que o bicho ainda estava em pé e "consciente" no estado em que estava.
Quanto ao modo como a determinação do ViF foi feito sei que foi lá pelos vets e mostraram-nos uma plaquinha plástica branca com dois "buracos" e uma bandas que se coloriam de acordo com um padrão consoante a presença ou ausência dos anticorpos relativos ao ViF e ao VLeF. è isto o Kit? A vet disse-nos que não dava falsos positivos, só falsos negativos...No entanto pareceu-nos que nas fichas das análises a concentração de leucócitos no sangue tinha subido ligeiramente...Não sei...
Há algum vet presente que possa esclarecer isto?
Alguém me aconselha um vet mesmo bom onde ir? Sópode ser em Lx, q eu vivi em Évora.

Obrigada pelas respostas!

Últimas notícias (infelizmente cada vez mais literal):
O estado dele continua mau e optaram por não lhe colocar o catéter do soro hoje dado o mau estado das veias... Vão fazer-lhe mais umas análises p ver se piorou ou não e avaliar como reagiu estando sem o soro.
A vet n nos dá grandes esperanças de sobrevivencia á falha renal (1 semana talvez) e diz p pensarmos seriamente na eutanásia (abate na minha opinião, já que o bicho n se expressa).
Eu não consigo tomar esta decisão e embora ainda nada esteja dado como certo estou já apreparar-me para o pior.
Vou tentar falar por telefone com esses vets de Lx e esperar que me possam dar uma confirmação ou não deste diagnóstico.
Não sei se o gato aguentará uma viagem e/ou piorará consideravelmente o seu mau estado de maneira a que depois seja realmente impossível salvá-lo.
mesmo que os vários me confirmem o pior cenário (abate) acho que n vou conseguir dizer que o façam...talvez seja mesmo uma grande covardia da minha parte.
Acho que a dúvida neste caso é se será "melhor" para o gato ser abatido e poupar dias (poucos, pelos vistos) de sofrimento ou, se conseguiria acabar os seus dias num cantinho em nossa casa sem grandes dores ou penas...
Alguém que tenha passado por uma situação semelhante agradecia que me contasse a sua experiência e decisão acerca da vida/morte dos animais.
Muito obrigada.
O estado dele continua mau e optaram por não lhe colocar o catéter do soro hoje dado o mau estado das veias... Vão fazer-lhe mais umas análises p ver se piorou ou não e avaliar como reagiu estando sem o soro.
A vet n nos dá grandes esperanças de sobrevivencia á falha renal (1 semana talvez) e diz p pensarmos seriamente na eutanásia (abate na minha opinião, já que o bicho n se expressa).
Eu não consigo tomar esta decisão e embora ainda nada esteja dado como certo estou já apreparar-me para o pior.
Vou tentar falar por telefone com esses vets de Lx e esperar que me possam dar uma confirmação ou não deste diagnóstico.
Não sei se o gato aguentará uma viagem e/ou piorará consideravelmente o seu mau estado de maneira a que depois seja realmente impossível salvá-lo.
mesmo que os vários me confirmem o pior cenário (abate) acho que n vou conseguir dizer que o façam...talvez seja mesmo uma grande covardia da minha parte.

Acho que a dúvida neste caso é se será "melhor" para o gato ser abatido e poupar dias (poucos, pelos vistos) de sofrimento ou, se conseguiria acabar os seus dias num cantinho em nossa casa sem grandes dores ou penas...
Alguém que tenha passado por uma situação semelhante agradecia que me contasse a sua experiência e decisão acerca da vida/morte dos animais.
Muito obrigada.