Comunicado - LPDA não vai estar presente na PETFIL... saiba porquê!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

sexta set 27, 2002 6:10 pm

Vou transcrever a mensagem que recebi hoje da LPDA:
Mensagem

Comunicado -Liga Portuguesa dos Direitos do Animal

Anunciámos que estaríamos presentes na PETFIL nos dias 26,27 e 28 do
corrente, numa campanha de informação e sensibilização sobre a problemática
animal nas suas mais diversas vertentes.

Para o efeito, tivemos o cuidado, em devido tempo, de solicitar uma reunião
com os promotores do evento para avaliar em que condições se iria processar
a feira, tendo ficado acordado que:

- Não iriam ter animais em exposição.

- Que não iriam ser comercializados animais.

- Que os animais apresentados seriam animais de companhia, em provas de
Agility e de escolas de obediência.

- Não seriam apresentados quaisquer animais de vida selvagem.

Foi–nos afirmado que, para além da componente comercial, se pretendia que a
feira tivesse uma componente pedagógica e informativa, para o que foi
solicitado o nosso apoio nesse sentido. Para tal preparámos a despesas
nossas:

- Uma exposição diversificada sobre os animais.

- Material informativo e de sensibilização nas mais diversas áreas da
problemática animal.

- Material de vídeo sobre animais de companhia, animais de vida selvagem,
animais em espectáculos, transporte de animais de quinta em longo curso e
outros.

- Como meio pedagógico, criámos um espaço lúdico onde as crianças através
de jogos e de mais material didáctico expressassem os seus conhecimentos
sobre a vida animal inserido no contexto da natureza.

Porém, no dia da montagem do nosso stand (que foi sinalizado aquando da
reunião), verificámos que:

- Vários stand’s estavam a ser preparados para ter animais de companhia em
exposição.

- Que num deles se encontravam corujas das torres.

- Que cerca de dezena e meia de aves de rapina amestradas, se encontravam
expostas como meio de exploração comercial pelo “AquaShow”.

Perante esta situação, contrária ao que nos foi garantido aquando da
reunião com os promotores do evento, decidimos solicitar a devolução do
sinal do aluguer do stand e abandonar o recinto (com todo o prejuízo para
nós daí inerente), por:

- a situação ser contrária e atentatória aos princípios que defendemos.

- a utilização de espécies selvagens ser um espectáculo abusivo e de
exploração meramente comercial.

- a apresentação de animais de vida selvagem fora dos seu “habitat” ser
cruel, desumana e antipedagógica.

- por os valores comerciais se sobreporem, sem decoro, aos direitos dos
animais.

- por não terem sido cumpridos os requisitos que nos tinham sido
apresentados aquando da nossa reunião com os promotores do evento.

Sabemos que outras associações zoófilas estarão presentes, o que
lamentamos; pactuar com estas situações é promover a exploração de animais.

Estaremos disponíveis para todas as acções que visem dignificar e promover
os direitos dos animais, através de uma mudança de comportamentos e de
mentalidades. Não serviremos, com a nossa presença, para aliviar a
consciência nem avalizar a imagem daqueles que os exploram.

Maria do Céu Sampaio
(Presidente da LPDA)
Cumprimentos,
LPDA
O que acham desta situação? Não acho nada honesto da parte da organização... Não sei se vou poder ir mas espero a vossa opinião!

Beijinhos peludos!
AnaC
Membro
Registado: quarta set 04, 2002 9:52 pm

sexta set 27, 2002 10:20 pm

Eu sou de acordo com a associação,Will!!!
Também recebi a mesma mensagem e era para lá estar amanhã na banca!!
A intenção da LPDA nesta exposição era transmitir uma mensagem que vai completamente contra o que na realidade está neste evento!!
Parece..(pelo menos) que querem fazer dos animais a campanha de um novo objecto!!
Os animais presos, fora do seu habitat, vão ali estar horas e horas...vão existir cães enjaulados em jaulas minúsculas...shows de aves rapinas....... são tudo situações que vão contra os princípios da associação!!!
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

sexta set 27, 2002 11:00 pm

Os Homens estão habituados a ver esse tipo de espectaculo triste, porque é "giro"...chama sempre gente, as crianças acham engraço, não percebem...e os adultos fazem de conta que não. :|
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

sábado set 28, 2002 12:22 am

As aves amestradas é um espetaculo degradante, as associações estão só a tentar dar mais animais. Mas as aves é verdade. Há tambem exposição de raças de c´~es e gatos de raça.....

é sempre a mesma coisa
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo set 29, 2002 8:35 pm

Não acho nada correcto por parte da LPDA.

1- Podiam muito bem ter um manifesto falando sobres essas situações a ser entregue na feira.

2- O facto de não irem impediu muita gente de ter contacto com eles o que seria MUITO POSITIVO para a LPDA e os animais que ajuda.

3- A ausência da LPDA só ajudou quem levou a cabo as iniciativas referidas ( que estamos a discutir no forum dos cães)

4-É por atitudes destas de orgulho ( melhor, de falta de senso comum) sem sentido que não existe uma associação de todas as zoofilas com FORÇA em Portugal.

%- As outras associações arranjaram donos para animais, passaram a sua mensagem e inclusivé numa delas falou-se abertamente contra quem tinha as aves em exposição.

A LPDA NÃO SE PODE DAR AO LUXO DE FALTAR A EVENTOS COM A FORÇA DE UM PETFIL.
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

domingo set 29, 2002 8:47 pm

Concordo com o VascoV, o mundo real não vai lá com amuos..... por muita razão que tenham, se estivessem presentes a chamar a atenção das pessoas para o facto das aves estarem a ser cruelmente expostas e privadas da sua dignidade bastante mais gente teria ficado sensibilizada para o facto.... é que me parece que a maior parte das pessoas nem pensou nisso...

Eu pessoalmente também não gostei da esposição... passei-me com o latir dos cães nas boxes à espera da prova de agility, passei-me com os setter's metidos numa gaiola onde nem se podiam deitar, passei-me com o facto de os acessórios giros estarem apenas acessíveis a prós ( para ir à megapet vou ao cascais shopping... ) ... chorei com tanto animal abandonado com olhar tão triste.... só gostei de ver os teckels de pelo cerdoso...mas passei-me ( aqui no bom sentido.. ) quando a senhora me disse que tinham 3 meses... é que o meu tem 2 e tem metade do tamanho.... vai ficar tã lindaaa :)
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

segunda set 30, 2002 11:10 am

Também concordo com a opinião do VascoV
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

segunda set 30, 2002 4:42 pm

Os motivos apresentados pela LPDA são todos motivos pelo qual a LPDA deveria estar presente e activa a mostrar e sensibilizar ao vivo com exemplos a escassos metros de como os animais são explorados, ou um criador tem animais em jaulas muito pequenas.
Saliento que as associações que permaneceram tem animais para adopção o que não era o caso da LPDA.
Mesmo que a LPDA tivesse retirado o seu stand, nada impedia de ter membros activos a ajudar outras associações ou junto de outros a chamar a atenção do mal que fazem desde fitas métricas a convidar outras pessoas a medirem jaulas e envergando tshirts a apelar à vergonha da Petfil e de toda a situação dos animais em Portugal.
Isto até poderia ser feito mesmo sem terem stand, pois para difundir informação bastava estarem a distribuir folhetos.
Ao se retirarem deixa-se de entender o seu papel na sociedade . Calaram-se exactamente onde deveriam protestar.
Mas afinal será que leram a página da Petfil?
"Com o intuito de agradar a todos aqueles se interessam por animais de companhia e exploram este mercado, numa vertente de negócio"
"Negócio, promoção e animação serão elementos constantes durante este certame"

Infelizmente as associações têm de se sujeitar a estas feiras, envolvendo grandes custos e esforços voluntários, para que consigam que alguns dos seus animais sejam adoptados. Pena não haverem mais iniciativas mas sem custos por utilização de espaço e cuja entrada reverta a favor dos animais e tenha melhores condições para estarem os animais para adopção e as pessoas a tomarem conta deles todo o dia, como o caso da associação projecto java que tinham de viajar com os pobres dos animais todos os dias entre a Petfil e a Lourinha.
Java
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça out 01, 2002 8:41 pm

O que o Corresponde disse é verdade. Durante os 3 dias da exposição, tivemos de levar os animais de/para a Lourinhã. Felizmente que só voltaram 5 animais (como já tinham 1 ano de idade foram mais difíceis de dar...)

Infelizmente, a atitude da LPDA não foi a mais correcta, e foi pior, visto que queria que as outras associações presentes se retirassem também como forma de protesto. Ora, tal como a LPDA, as outras associações também tiveram encargos, trabalho e dispenderam de muito tempo a preparar tudo. E só o facto de perdermos uma oportunidade destas de podermos sensibilizar as pessoas e ao mesmo tempo encontrar novos donos para os nosso animais, já justifica o termos ficado. O que podemos dizer é que a PetFIL foi um sucesso no que toca a adopções. Nós entramos em contacto com diversos colaboradores (voluntários) nossos por forma a trazerem o máximo de animais (cães e gatos) possíveis para dar. No total dos 3 dias demos 38 animais, em que apenas 8 foram do nosso canil. O resto foram cães e gatos de colaboradores (incluindo os do castelo de s. jorge e uns cachorrinhos que foram retirados de dentro de uns buracos por uma das nossas colaboradoras), mais um de outra associação que não estava a conseguir dar um cão em que uma das nossas colaboradoras passou o dia todo com ele a mostra-lo às pessoas que passavam e finalmente conseguiu dá-lo quase no fim do dia.
No domingo só não conseguimos dar mais porque não tinhamos mais animais para dar(e voltar à Lourinhã para buscar mais não dava tempo.

Portanto, o que temos a dizer da PetFIL, é que se devia realizar de 6 em 6 meses e que a LPDA devia ficar e fazer barulho, ao invés de voltar as costas aos problemas.

Obrigado a todos os que colaboraram (sei que alguns são forenses assiduos da Arca de noé), aos que nos levaram animais para dar, aos que conseguiram juntar uma quantia de dinheiro que permitiu esterilizar algumas das gatas da CATUS e a todos os outros que divulgaram o evento e ajudaram activamente para que estes 3 dias corressem pelo melhor.

A todos vocês, um muito OBRIGADO pelos animais!

Luis Santos
Associação Projecto JAVA
HTTP://WWW.PROJECTOJAVA.COM

P.S.: Infelizmente, não dispomos de muito tempo para participar no fórum, por isso não levem a mal se por acaso não respondermos a algumas mensagens (quer dizer que não as vimos).
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça out 01, 2002 10:13 pm

Os meus parabens à Java que além de procurar donos para seus cães soube ajudar uma das forenses com uma ninhada na FIL para adopção...

Tendo em vista o escrito acima dá que pensar.

Qual a vantagem?
Ninguém na Petfil daria por falta das zoofilas visto tratar-se de um certame comercial.

N animais deixavam de ser adoptados
Milhares de pessoas não contactavam com as associações

Espero que esteja METADE das pessoas que estiveram só no sábado na Fil, nas comemorações do dia do animal no dia 4 deste mês...Se estiver será um estrondoso sucesso.

E já agora, o boicote da LPDA saiu em que Telejornal? Em que jornais, com destaque ? QUem além das pessoas da LPDA e dos que leram o press-release no site da LPDA sabem o que a LPDA fez?

Desculpem, apoio o trabalho da LPDA mas isto parece-me mais uma birrinha, indigna do trabalho no passado da LPDA e da qual espero que as pesoas saiam rapidamente...

Queriam impôr condições à direcção da FIL e esta não ligou segundo li. Naturalmente, não era uma Feira de direitos dos animais mas uma feira para comerciantes de animais e Produtos para animais e a LPDA foi tratada como um de cem expositores diferentes. Nem mais, nem menos...

Se lá tivessem ido e tomado uma atitude seria tão mais produtivo. Expunha-se os animais em cativeiro, podia gerar-se polémica com os expositores das aves e com aquele canil de Rotts com os animais em jaulas qual leões ( optimo nesta altura com a lei dos animais perigosos) que daria matéria para denunciar nos meios de comunicação, daria muito mais notoriedade à causa animal que tudo o que se fez este ano.

Estrategas precisa-se
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça out 01, 2002 10:24 pm

só desejo que muitas das que andam a intitular-se aa ponham os olhos na java. espero também o melhor futuro do mundo para os animais que foram adoptados, respectivos donos e animais em geral.
é assim, com programas de sensibilização. feitas com pés e cabeça, o que lhes dá credibilidade, que as coisas mudam. não é com birras, ataques e quexinhas de que o mundo vai mal. isso, toda a gente sabe. o que é preciso, é começar a mudar. e de graozinho a graozinho...
anjaazul
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

terça out 01, 2002 10:48 pm

Eu colaboro com a LPDA no dia mundial do animal. Como não falei com ninguém não queria estar a emitir grandes juizos mas concordo que uma acção in loco era mais eficaz. O espetaculo das aves era degradante mas as pessoas tinham de ser alertadas para isso senão muitas nem pensavam nas pobres aves, tal como nas gaiolas do cães.

Quanto à Java muito obrigada infelizmente coincidiu com a nossa exp+osição mas ainda demos lá gatinhos da Catus e logo na sexta demos 4 incluindo uma das adultas da uz que nós recuperamos. (2 estão internados e as outras estão a tratar otites e gengivites esperemos pelo fim de semana :D ).

Nós Catus colaboramos com Java e só tive pena de não poder ajudar mais tempo. Acho que com canil são um exemplo de associação.

Eu pessoalmente prefiro fazer barulho no local e se fosse preciso ter andado a destribuir folhetos contra as aves etc teria-o feito. Assim perdeu-se parte do protesto. Mas isto é a minha opinião como sócia nada mais logo tentarei falar com os interessados. Fiquei feliz com os cãezinhos
dados e espero que tenham muita sorte.

Queria também lamentar o facto das contribuições dadas à Amiama terem sido roubadas. È lamentavel.

Acho que investiram muito nas lojas ,criadores etc e pouco no público e de veterinária depoiis de terem dito ir haver muita coisa ??????

A próxima será melhor de certeza. ;)
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

quarta out 02, 2002 8:40 am

Grande lpda, sim senhor, continuem assim.

A organização foi desonesta ?

Essa tem piada. Façam como diz o corresponde e leiam o proposito do acontecimento.

Desonesta foi a lpda que faltou aos propositos que diz defender.

Devem ter estado foi a guardar foguetes para o dia do animal e arranjaram uma desculpa que lhes convinha para se baldarem.

Andam já com arteriosclerose
Responder

Voltar para “Gatos”