Europeu Comum

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta out 08, 2004 2:54 pm

Albatroz2 Escreveu: É isso mesmo, ducha: Europeu é uma raça, Europeu Comum não é raça nenhuma.
Ora nem mais... ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta out 08, 2004 9:33 pm

...ehehehhehhe...os meus são raça " rafeirosos da Linha..." ;) :lol: :D, portanto " raça felina pura " ;) :lol: :D Não houve origens, recentes, de nobreza e " sangue azul "... ;) :lol: :D mas eu ADORO-OS como se tivessem o melhor pedigree e me tivessem custado millhõeeeeeeeeeees... ;) :lol: :lol: :lol: :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ruca_acur
Membro
Registado: sábado jul 24, 2004 2:10 pm

sexta out 08, 2004 10:16 pm

Um plebeu com pedigree!

País de Origem : Europa Continental.
Outras Designações: Europeu de Pelo Curto, European Shorthair,

Na Europa continental, o Europeu de pelo curto é o homologo do British Shorthair de Gra-Bretanha e do American Shorthair dos Estados Unidos. Esta raça deriva do gato domestico comum ( gato domestico ou cruzado ) através de uma selecção baseada em critérios estéticos.
Foi em 1925 que os chamados gatos "Europeus " obtiveram um primeiro standard. Esta raça anteriormente classificada juntamente com os Britsh Shorthair, foi homologada pela F.I.Fe em 1982. Não está reconhecida pelo G.C.C.F da Gra-Bretanha.

ASPECTO GERAL Gato de tipo mediolíneo ( o British Shorthair é o mais brevilíneo ).
De tamanho médio a grande.
Os machos podem atingir os 8 kgs.
Pelo curto.

CABEÇA Bastante larga, de contornos arredondados, comprimento ligeiramente superior à largura. Cranio e fronte ligeiramente arredondados. Bochechas bastante desenvolvidas sobretudo nos machos. Naris direito, de comprimento médio , com uma base bem definida. Queixo arredondado e firme.

ORELHAS De tamanho médio, com as extremidades ligeiramente arredondadas, apresentando por vezes penachos. Espaçadas e erguidas.

OLHOS Grandes, redondos, muito espaçados, ligeiramente obliquos. A cor deve ser nitida, pura e em harmonia com a pelagem.

PESCOÇO De comprimento médio, musculado.

CORPO Bastante alongado e não atarracado. Robusto, forte, bastante musculado. Peito largo, bem desenvolvido.

PATAS De comprimento medio, fortes, solidas, adelgaçando progressivamente até aos pés que são redondos e firmes.

CAUDA De comprimento medio, bastante grossa na base, afilando gradualmente até uma extremidade arredondada.

PELAGEM Pelagem curta, densa, acamada, lustrosa, sem sub-pelo. Todas as cores são admitidas excepto o chocolate, lilás e colourpoint.

OBSERVAÇÕES Cruzamentos autorizados com outrs raças : nenhum.

DEFEITOS Corpo excessivamente grande, demasiado entroncado.
Grande semelhança com o British Shorthair e American Shorthair.
Faceiras pendentes.
" Stop " nitido.
Pelagem comprida, lanosa.

CARACTERÍSTICAS / PARTICULARIDADES
Gato rustico, activo, dinâmico, brincalhão. Com um carácter mais fácil do que o gato vadio, mostra-se mais calmo e mais meigo.
Afectuoso, de fácil convivência, dotado de uma grande capacidade de adaptação.
Bom caçador, aprecia a vida ao ar livre.
A sua manutenção é fácil.
Excepto durante a fase de muda, requer apenas uma escovagem semanal.

Fonte:Clube portugues de felinicultura
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta out 08, 2004 10:48 pm

Obrigada pelo esclarecimento, ruca_acur.

Querem lá ver que só agora me apercebi que tenho um gato de " sangue azul " ?! ;) :lol: :lol: Por iiiiiiiiiiisso o sacrista não quer nada com as minhas rafeirosas... :lol: :lol: :lol:

Pela descrição... o meu Matateu é um pure British Shorthair ?! Será ? :?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo out 10, 2004 10:38 am

Bem então afinal não tenho um rafeiro, mas um europeu comum (apesar de ele parecer mesmo ter todas aquelas características indicadas pelo ruca_acur)! Céus, como isso me faz mais feliz! :p
Xino
Membro
Registado: domingo ago 22, 2004 1:41 pm

domingo out 10, 2004 1:45 pm

sfigueira Escreveu:
Mas o designado por Gato Doméstico é de facto um qualquer gato de rua com as características de um Europeu...

É que a raça Europeu de Pelo Curto foi apurada a partir dos comuns gatos domésticos...

Já a designação Europeu Comum, a mim parece-me que é incorrectamente usada pois o que existem são Europeus de Pelo curto ou os comuns gatos domésticos... ;)
Então e se fôr um "vira lata", que passou a doméstico, de pelo farfalhudo?
Continua a ser Europeu de pelo curto ou passa a Europeu Comum?
:lol: :lol: :lol:

É só para lançar a confusão, porque eu também tenho curiosidade em saber a que raça pertencem os meus. Eu costumava dizer Europeu Comum, mas agora já não sei. :?
Xino
Membro
Registado: domingo ago 22, 2004 1:41 pm

domingo out 10, 2004 2:04 pm

Devia ter lido todos os post antes de enviar o anterior. No entanto a dúvida persiste....

Na informação do CPF está-se a descrever a raça Europeu Comum ou Europeu de pelo curto?

É considerada uma raça e pode concorrer a provas?
Qualquer gato, independentemente dos progenitores e da sua origem, desde que se encaixe nas características, é um gato desta raça?

Porque é que não são permitidas determinadas cores?
E permitidas onde, em concursos?

Desculpem lá a ignorância, sinceramente não me interessa muito se os gatos são desta raça ou daquela, mas já agora gostava de saber um pouco mais. Não é a primeira vez que esta questão me surge, e sempre achei que havia uma grande categoria denominada "Europeu Comum", exactamente para todos aqueles que não tinham raça definida (fruto de aventuras da realeza com a plebe das ruas, gatitos de pais desconhecidos, de mães vadias 8) ).
Esta agora de ser uma raça reconhecida... Sim senhora, fico contente: quando me perguntarem a raça dos meus, encho o peito e digo..... exactamente o quê? Comum ou Pelo curto?

Já agora, o Brithish Shorthair não tem nada a ver com estes, pois não? Embora aqueles "vadios" de pelo cinzento tigrado sejam muito parecidos. É assim?
ruca_acur
Membro

domingo out 10, 2004 2:33 pm

Bem,
Para ser rápido é assim:
EUROPEU COMUM é uma terminologia que se aplica para defenir o gato doméstico.Considera-se gato doméstico todo aquele que não tenha pedigree.
O chamado EUROPEU tem pedigree,ou seja, é reconhecido como gato de raça e como tal obedece a determinadas caracteristicas.

Todos os gatos podem concorrer em concursos,mas cada um na sua categoria.Mas isso é outra história.

Para serem considerados gatos de determinada raça têm que ter uma árvore genealógica,caso contrário são domésticos.
ducha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo out 10, 2004 5:39 pm

ruca_acur Escreveu: EUROPEU COMUM é uma terminologia que se aplica para defenir o gato doméstico.Considera-se gato doméstico todo aquele que não tenha pedigree.
O chamado EUROPEU tem pedigree,ou seja, é reconhecido como gato de raça e como tal obedece a determinadas caracteristicas.
é isso mesmo
skylark_3
Membro Júnior
Registado: sexta out 08, 2004 5:32 pm

segunda out 11, 2004 12:40 pm

europeu comum = rafeiroso sem raça

tanta conversa pra que????

agora td a gente ker ter gatos de raça tirados da rua

tadinhas das aborboletinhas
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Cromo2
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 10:39 am

segunda out 11, 2004 1:38 pm

Então os gatos comuns também podem ter LOP.
ruca_acur
Membro

segunda out 11, 2004 6:31 pm

Não.Os gatos comuns ou domésticos como lhe queiram chamar não têm LOP,porque é uma miscelânia de raças,logo não têm as caracteristicas exigidas.
Por isso é que nos domésticos encontramos exemplares com personalidades,tamanhos,cores,etc, muito diferentes.
Para se ter LOP têm que obedecer a um padrão.
Mais fácil do que isto,não sei.
ducha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda out 11, 2004 10:01 pm

Cromo2 Escreveu: Então os gatos comuns também podem ter LOP.
O que podem é concorrer às exposições, num 5.º grupo.
Responder

Voltar para “Gatos”