Gatinha mal comportada...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Maria_dos_Gatos
Registado: segunda mar 11, 2002 1:45 pm

segunda mar 11, 2002 2:14 pm

Tenho dois gatos em casa: um gato de 11 anos e uma gata de 1 ano e meio.
Ele é muito calmo, mas ela não pára um bocadinho! E, para além de atacar o gato, também ataca a família, até mesmo quando parece que está a gostar das festas!
O que é que posso fazer para evitar este tipo de "ataques"? Será que me podem ajudar em relação à educação que lhe devo dar?

Muito obrigado!
siamesa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 11, 2002 4:10 pm

Olá, Maria dos Gatos,
o seu gato já tem uma idade avançada, por isso já é mais calmo. Por outro lado a sua gatinha ainda é pequenina ... De que raça é? É rafeira?
Se calhar a gatinha "ataca" o gato pq. quer é muito activa e quer brincar. O gato, por outro lado, já não está virado para aí e por isso não alinha.
Mas, o que é que ela faz, exactamente? Conte-me mais pormenores, tá bem, pq. assim é difícil perceber porque é que se comporta assim.
Cumprimentos.
Siamesa
Maria_dos_Gatos

quarta mar 13, 2002 6:57 pm

O gato, até mesmo quando era pequeno era muito calmo mas só atacou uma vez para me defender. Mas ela, ao atacar, nota-se que é com raiva. Por exemplo: se eu a repreender quando ela faz algo mal, não lhe bato mas "grito-lhe", ela rosna e quando apanha o gato ataca-o. Nota-se que não o faz a brincar, mas sim como uma "vingança"! Mas em vez de se vingar em mim que lhe gritei, vinga-se no gato que, mesmo que ela o ataque, não reage...
Tanto ela como ele, são rafeiros. Ele nunca conheceu a rua, mas ela foi lá apanhada com 1 mês.
siamesa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado mar 16, 2002 12:25 am

Olá, Maria dos Gatos,
em relação à sua questão do mau comportamento, não sei ... Não será ciúmes do outro gato? Por outro lado também pode mesmo ser uma questão de temperamento. De qualquer forma, penso que é melhor realmente não lhe bater (nem que seja ao de leve), mas sim, como está a fazer, apenas ralhar-lhe. Mas faça em voz bem alta, pq. os gatos não gostam de vozes muito altas, ficam com medo e percebem que estão a fazer alguma coisa que não deviam. Acho até estranho esse comportamento da sua gata. Pela minha experiência, acho que, em geral, (há sempre excepções, claro) as gatas são mais meigas e tolerantes, principalmente para os machos (as gatas entre si às vezes, é pior). O meu 1º gato, daqueles tigrados, fui buscá-lo a um quintal quando tinha 2 meses e fiquei com ele 3 anos até o matarem com um tiro na época da caça. Quando o retirei de ao pé da mãe, já me bufou, e bem, veja só uma coisa tão pequenina ... Era muito bravo, ninguém lhe pegava ao colo, apenas eu e o meu ex-marido. Era um autêntico gato bravo, mas no entanto nunca notei um comportamento de parecer "atacar" como diz. Pelo contrário, era tão agressivo quanto medroso, por isso à mínima coisa fugia com medo.
Talvez não tenha ajudado muito, mas é o que posso dizer.
Cumprimentos.
Siamesa
Lorien
Registado: terça jan 08, 2002 2:26 pm

segunda mar 18, 2002 4:17 pm

Olá Maria,
Eu tb tenho um gato, o Vasco, ele tb é rafeiro.
Ele é mt meiguinho, mas às vezes tb lhe dá o "mau feitio" e se eu lhe ralho ou levanto a mão para lhe dar uma palmada, ele sente-se ameaçado e "bufa-me", ou seja, não demonstra medo.
A melhor solução para o "acalmar", a mais ética e mais económica: Um borrifo de àgua no focinho.
Eh! Eh! arranjei uma arma anti-Vasco. Tenho sempre o borrifador à mão especialmente quando ele anda a rondar o sofá para afiar as unhas. Ele faz de propósito para me chamar a atenção e termos umas lutas.
Eu acho que é mesmo do feitio deles, uns são mais calminhos, outros mais feras. Mas como te digo um borrifito de àgua no fochinho eles ficam logo mais calmitos.
Espero que ajude.
Lorien

segunda mar 18, 2002 4:22 pm

Olá Maria,
Ele é mt meiguinho, mas às vezes tb lhe dá o "mau feitio" e se eu lhe ralho ou levanto a mão para lhe dar uma palmada, ele sente-se ameaçado e "bufa-me", ou seja, não demonstra medo.
A melhor solução para o "acalmar", a mais ética e mais económica: Um borrifo de àgua no focinho.
Eh! Eh! arranjei uma arma anti-Vasco. Tenho sempre o borrifador à mão especialmente quando ele anda a rondar o sofá para afiar as unhas. Ele faz de propósito para me chamar a atenção e termos umas lutas.
Eu acho que é mesmo do feitio deles, uns são mais calminhos, outros mais feras. Mas como te digo um borrifito de àgua no fochinho eles ficam logo mais calmitos.
Espero que ajude.
Lorien

segunda mar 18, 2002 4:23 pm

Olá Maria,
Espero que ajude.
Lorien

segunda mar 18, 2002 4:23 pm

Olá Maria,
Eh! Eh! arranjei uma arma anti-Vasco. Tenho sempre o borrifador à mão especialmente quando ele anda a rondar o sofá para afiar as unhas. Eu acho que é mesmo do feitio deles, uns são mais calminhos, outros mais feras. Mas como te digo um borrifito de àgua no fochinho eles ficam logo mais calmitos.
Espero que ajude.
Maria_dos_Gatos

segunda mar 18, 2002 6:02 pm

Vou experimentar essa do borrifo de água, pode ser que resulte! Mas daí não sei...a gata até gosta de água e de tomar banho!...Vamos ver!
Obrigado :)
Responder

Voltar para “Gatos”