Toxoplasmose
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
- Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra
Ora, boa noite, tenho uma duvida que é a seguinte, neste momento estou gravida, e infelizmente não sou imune a toxoplasmose, e...tenho gatos. Gostaria de saber quem já passou por isto quais os principais cuidados que tiveram.
-
- Membro
- Registado: quarta set 29, 2004 9:22 am
- Localização: 2 gatas, 4 gatinhos bebés para adopção, 1 gato, 1 cão, 6 peixes, muitos pássaros
Olá!
Antes de mais, parabéns pela nova vida que tens dentro de ti
Sobre a toxoplasmose, se limpas o caixote dos teus gatos, pede a outra pessoa para o fazer ou fá-lo de luvas. Fazer-lhes festas não te afecta nada e se os teus gatos são caseiros, se não vão à rua, então é difícil que eles tenham toxoplasmose.
Para te informares melhor, vai a este site, que eu acho que explica muito bem os cuidados que se devem ter não apenas com os gatos, mas também com a alimentação e com a forma como cozinhamos os alimentos:
http://www.sampaonline.com.br/saude/toxoplasmose.htm
Beijokas e felicidades!
Antes de mais, parabéns pela nova vida que tens dentro de ti

Sobre a toxoplasmose, se limpas o caixote dos teus gatos, pede a outra pessoa para o fazer ou fá-lo de luvas. Fazer-lhes festas não te afecta nada e se os teus gatos são caseiros, se não vão à rua, então é difícil que eles tenham toxoplasmose.
Para te informares melhor, vai a este site, que eu acho que explica muito bem os cuidados que se devem ter não apenas com os gatos, mas também com a alimentação e com a forma como cozinhamos os alimentos:
http://www.sampaonline.com.br/saude/toxoplasmose.htm
Beijokas e felicidades!

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
A uma amiga minha o médico recomendou-lhe limpar o caixote do gato sempre de luvas calçadas.
E para não manusear carne crua, a não ser que já tivesse sido congelada!
Nestes casos o melhor é a prevenção! Fazer-se os exames antes de engravidar, no caso de ser positivo, faz-se um tratamento (para aí uns 4 meses) e depois já não há perigo!
Boa sorte e Muitas felicidades!

E para não manusear carne crua, a não ser que já tivesse sido congelada!
Nestes casos o melhor é a prevenção! Fazer-se os exames antes de engravidar, no caso de ser positivo, faz-se um tratamento (para aí uns 4 meses) e depois já não há perigo!
Boa sorte e Muitas felicidades!

-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
- Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra
Bem, pelo que entendi, é mais o alarido que se faz em redor dos gatos do que o real perigo que eles representam.
Os meus gatos não saem de casa, moro num apartamento, não comem carne crua, não caçam ratos...
Os meus gatos não saem de casa, moro num apartamento, não comem carne crua, não caçam ratos...
-
- Membro Júnior
- Registado: terça out 26, 2004 1:56 pm
Eu também estou a pensar aumentar a familia e estava com algum receio pq tenho uma gata. Ainda bem que não é tão mau quanto me disseram.
Já me estava a imaginar a correr um risco enorme, no caso de não ser imune...
Parece-me que na minha situação o mais acertado é ir ao médico o mais depressa possível.
Muitas felicidades!!!
Já me estava a imaginar a correr um risco enorme, no caso de não ser imune...
Parece-me que na minha situação o mais acertado é ir ao médico o mais depressa possível.
Muitas felicidades!!!

-
- Membro
- Registado: quarta jan 28, 2004 4:50 pm
Parabens Rosinha2000, estou na mesma situação que tu não sou imune, mesmo tendo tido sempre gatos comigo desde bébé.
Estamos a tentar aumentar a familia e a medica recomendou-me o seguinte :
- não mexer na areia da gata
- não deixar a gata andar por cima de nós, mas podemos fazer festas à gata na cabeça ou corpo, evitar as pernas e patas
- não mexer na terra, plantas ou vasos
- não comer fiambre ou enchidos
- não comer queijo fresco
- não comer salada fora de casa
- verduras e fruta, não sermos nós a comprar, deverá ser o marido a comprar e lavar da seguinte maneira deixar submerso durante uns bons minutos com gotas de vinagre
- comer carne muito bem passada
- ao mexer na carne crua quando chega do talho ou para temperar só com luvas e deitar depois fora.
Tudo isto tem de ser encarado com muita determinação porque não é preciso retirar gata da "sua" casa e "sua" familia. As más deformações no feto são gravissimas e não podem ser levadas de animo leve.
Agora eu falei com o VET e ele disse-me que eu posso fazer o teste à gata para saber se ela tambem está imune ou não, porque se ela estiver imune, já não apanha de novo a doença. Assim como a gata não vai à rua nunca, assim só seria necessario os outros cuidados.
Boa sorte e felicidades,
bej
Estamos a tentar aumentar a familia e a medica recomendou-me o seguinte :
- não mexer na areia da gata
- não deixar a gata andar por cima de nós, mas podemos fazer festas à gata na cabeça ou corpo, evitar as pernas e patas
- não mexer na terra, plantas ou vasos
- não comer fiambre ou enchidos
- não comer queijo fresco
- não comer salada fora de casa
- verduras e fruta, não sermos nós a comprar, deverá ser o marido a comprar e lavar da seguinte maneira deixar submerso durante uns bons minutos com gotas de vinagre
- comer carne muito bem passada
- ao mexer na carne crua quando chega do talho ou para temperar só com luvas e deitar depois fora.
Tudo isto tem de ser encarado com muita determinação porque não é preciso retirar gata da "sua" casa e "sua" familia. As más deformações no feto são gravissimas e não podem ser levadas de animo leve.
Agora eu falei com o VET e ele disse-me que eu posso fazer o teste à gata para saber se ela tambem está imune ou não, porque se ela estiver imune, já não apanha de novo a doença. Assim como a gata não vai à rua nunca, assim só seria necessario os outros cuidados.
Boa sorte e felicidades,
bej
-
- Membro
- Registado: quinta mar 20, 2003 3:00 pm
- Contacto:
Também não sou imune e tambem já estive grávida (tem 1 ano ), na altura informei-me sobre o assunto e tanto quanto fiquei a saber só é necessário ter atenção à higiene (tirar todos os dias os "cocos" do bichano e se possível ser outra pessoa ou a grávida com luvas a trocar a areia do gato). Se o gato não vai à rua é mesmo muito pouco provavel apanhar a toxoplasmose com um gato e tendo os cuidados básicos de higiene quase impossível.
Agora cuidado com outras formas de apanhar a toxoplasmose: comer vegetais mal lavados, comer ou tocar em carne crua ou mal passada, tocar em terra, etc...)
Agora cuidado com outras formas de apanhar a toxoplasmose: comer vegetais mal lavados, comer ou tocar em carne crua ou mal passada, tocar em terra, etc...)