Toxoplasmose

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo out 24, 2004 7:34 pm

Ora, boa noite, tenho uma duvida que é a seguinte, neste momento estou gravida, e infelizmente não sou imune a toxoplasmose, e...tenho gatos. Gostaria de saber quem já passou por isto quais os principais cuidados que tiveram.
tina_miau
Membro
Registado: quarta set 29, 2004 9:22 am
Localização: 2 gatas, 4 gatinhos bebés para adopção, 1 gato, 1 cão, 6 peixes, muitos pássaros

domingo out 24, 2004 8:16 pm

Olá!

Antes de mais, parabéns pela nova vida que tens dentro de ti :)

Sobre a toxoplasmose, se limpas o caixote dos teus gatos, pede a outra pessoa para o fazer ou fá-lo de luvas. Fazer-lhes festas não te afecta nada e se os teus gatos são caseiros, se não vão à rua, então é difícil que eles tenham toxoplasmose.

Para te informares melhor, vai a este site, que eu acho que explica muito bem os cuidados que se devem ter não apenas com os gatos, mas também com a alimentação e com a forma como cozinhamos os alimentos:
http://www.sampaonline.com.br/saude/toxoplasmose.htm

Beijokas e felicidades! :)
ducha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda out 25, 2004 12:11 am

O veterinário também a poderá aconselhar sobre os cuidados a ter.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça out 26, 2004 9:09 am

Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça out 26, 2004 1:23 pm

A uma amiga minha o médico recomendou-lhe limpar o caixote do gato sempre de luvas calçadas.

E para não manusear carne crua, a não ser que já tivesse sido congelada!

Nestes casos o melhor é a prevenção! Fazer-se os exames antes de engravidar, no caso de ser positivo, faz-se um tratamento (para aí uns 4 meses) e depois já não há perigo!

Boa sorte e Muitas felicidades! :) :) ;)
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça out 26, 2004 1:55 pm

Bem, pelo que entendi, é mais o alarido que se faz em redor dos gatos do que o real perigo que eles representam.

Os meus gatos não saem de casa, moro num apartamento, não comem carne crua, não caçam ratos...
_Anita_
Membro Júnior
Registado: terça out 26, 2004 1:56 pm

terça out 26, 2004 2:43 pm

Eu também estou a pensar aumentar a familia e estava com algum receio pq tenho uma gata. Ainda bem que não é tão mau quanto me disseram.

Já me estava a imaginar a correr um risco enorme, no caso de não ser imune...

Parece-me que na minha situação o mais acertado é ir ao médico o mais depressa possível.

Muitas felicidades!!! :D
loky
Membro
Registado: quarta jan 28, 2004 4:50 pm

terça out 26, 2004 3:32 pm

Parabens Rosinha2000, estou na mesma situação que tu não sou imune, mesmo tendo tido sempre gatos comigo desde bébé.

Estamos a tentar aumentar a familia e a medica recomendou-me o seguinte :
- não mexer na areia da gata
- não deixar a gata andar por cima de nós, mas podemos fazer festas à gata na cabeça ou corpo, evitar as pernas e patas
- não mexer na terra, plantas ou vasos
- não comer fiambre ou enchidos
- não comer queijo fresco
- não comer salada fora de casa
- verduras e fruta, não sermos nós a comprar, deverá ser o marido a comprar e lavar da seguinte maneira deixar submerso durante uns bons minutos com gotas de vinagre
- comer carne muito bem passada
- ao mexer na carne crua quando chega do talho ou para temperar só com luvas e deitar depois fora.

Tudo isto tem de ser encarado com muita determinação porque não é preciso retirar gata da "sua" casa e "sua" familia. As más deformações no feto são gravissimas e não podem ser levadas de animo leve.

Agora eu falei com o VET e ele disse-me que eu posso fazer o teste à gata para saber se ela tambem está imune ou não, porque se ela estiver imune, já não apanha de novo a doença. Assim como a gata não vai à rua nunca, assim só seria necessario os outros cuidados.

Boa sorte e felicidades,
bej
ccsantos
Membro
Registado: quinta mar 20, 2003 3:00 pm
Contacto:

terça out 26, 2004 10:41 pm

Também não sou imune e tambem já estive grávida (tem 1 ano ), na altura informei-me sobre o assunto e tanto quanto fiquei a saber só é necessário ter atenção à higiene (tirar todos os dias os "cocos" do bichano e se possível ser outra pessoa ou a grávida com luvas a trocar a areia do gato). Se o gato não vai à rua é mesmo muito pouco provavel apanhar a toxoplasmose com um gato e tendo os cuidados básicos de higiene quase impossível.

Agora cuidado com outras formas de apanhar a toxoplasmose: comer vegetais mal lavados, comer ou tocar em carne crua ou mal passada, tocar em terra, etc...)
Responder

Voltar para “Gatos”