Ajuda - Preciso de informações!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
shinigami
Registado: domingo out 31, 2004 5:44 pm

domingo out 31, 2004 5:52 pm

Comprei um gato, ele esta bem nervoso e não deixa ninguém toca-lo!
Gostaria de saber como faço para acalma-lo!
Como faço pra saber a idade dele? ( o vendedor não disse mas ele não é muito pequeno)
Se ele for um pouco mais velho como faço para ensina-lo a fazer xixi e coco na caixinha?

Ele não sai debaixo da cama e não quer comer nem brincar com nada , não sei se ele é filhotinho ou não , nem como cuidar! me ajudem , por favor!!!

-- Lara --

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo out 31, 2004 6:21 pm

Boa tarde.

1º Acho muito estranho ter comprado um gato que não se mostrou meigo. Ainda acreditava se tivesse sido adoptado da rua, pois daí nunca se sabe o que se espera...!

2º Se o comprou, quem lho vendeu deveria tê-la informado da idade...o que também acho estranhíssimo não ter sido assim... :roll:

3º - Seja comprado, adoptado, achado, etc... qualquer gato que se mostre receoso com o novo alojamento... tem de lhe ser dado espaço e tempo... Deixe-o estar sossegado debaixo da cama até ele lhe apetecer sair. Não o pressione a nada. Deixe-lhe ração e água, bem como uma caixa de areão para ele fazer as suas necesidades.

Quando ele se sentir seguro e mais adptado...vai começar a sair... dê tempo ao tempo. Não ande sempre de volta dele pois assusta-o ainda mais.
Mantenha uma certa distancia dele, sente-se no chão e converse com ele com uma voz pausada e suave, para ele não se sentir intimidado. Quando ele estiver mais desinibido pode começar por brincar perto dele com um fio ou uma bolinha, mas sem ser directamente para ele...brinque sózinha..isto é só para lhe despertar interesse e verificar que não lhe quer fazer mal. Quando ele lhe apetecer brincar, tenho a certeza que lhe dará sinais de tal...!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ana_do_carlos
Membro
Registado: quinta out 07, 2004 5:28 pm

terça nov 02, 2004 1:04 pm

para o habituar a caixa de areia o melhor e po lo num sitio onde ele so tenha a cama, os brinqdos, a comida e a caixita para ele nao ter outra opçao senao começar a ir la fazer, de resto e deixar o tempo passar. eu tive uma gata q trouxe da rua q quase durante uma semana quando a via andava sempre encrespada, mas isso depois passoou lhe assim q percebeu q ninguem lhe qria fazer mal.
Q raça e o gato???
Carlalex21
Membro Júnior
Registado: segunda jul 29, 2002 10:56 am
Localização: Gata (Mónica) Porquinhos da India (Maria; Amália; Sid) Coelho (Gaspar) Tartarugas (Minerva; Petra)

terça nov 02, 2004 2:24 pm

Olá,

Sugiro que tenhas um bocado de calma. Não o chateies muito mas vai falando com ele. Com o tempo ele acaba por perceber que não lhe queres fazer mal.

Quando lhe deres comida mostra-a para ele ver que és tu que a colocas lá.

Em relação ao tabuleiro de areão, basta colocá-lo junto das coisas dele (cama, bonecos, etc... ) que ele acaba por lá ir automaticamente.

Boa sorte,
Sylandria
Membro Júnior
Registado: quarta nov 03, 2004 1:02 pm

quarta nov 03, 2004 2:31 pm

Já disseram o essencial, mas creio que, pelo que li, ainda não o levou ao veterinário, o que é deveras aconselhável, para ver se está tudo bem com o bichinho. Em relação ao estado assustadiço dele, é quase que normal, casa nova, ambiente novo e não se sabe o que o pobre bichinho já não terá passado. O ter a areia muito perto da comida, creio que não seja muito boa ideia, pois os gatos asseados como são não gostam de ter a areia perto dos alimentos, terá de estar num oposto qualquer. Mas como todos as outras pessoas disseram a confiança vai-se ganhando, com muita paciência e muito carinho. Depois ele recompensá-lo à sua maneira pelo tempo perdido e é muito bom :D

E fale com ele, não ande atrás dele a tentar pegá-lo, isso só o assutará mais. Converse com ele num tom de voz suave, para ele se habituar a você.

Se começar a desesperar arranje uns atacadores velhos ou um fio e passeie-o pela casa, como se costuma dizer "a curiosidade matou o gato" e o gato, raramente resiste a um cordel.

Felicidades para vocês!
Sylandria
Membro Júnior
Registado: quarta nov 03, 2004 1:02 pm

quarta nov 03, 2004 2:37 pm

Já disseram o essencial, mas creio que, pelo que li, ainda não o levou ao veterinário, o que é deveras aconselhável, para ver se está tudo bem com o bichinho. Em relação ao estado assustadiço dele, é quase que normal, casa nova, ambiente novo e não se sabe o que o pobre bichinho já não terá passado. O ter a areia muito perto da comida, creio que não seja muito boa ideia, pois os gatos asseados como são não gostam de ter a areia perto dos alimentos, terá de estar num oposto qualquer. Mas como todos as outras pessoas disseram a confiança vai-se ganhando, com muita paciência e muito carinho. Depois ele recompensá-lo à sua maneira pelo tempo perdido e é muito bom :D

Fale com ele, não ande atrás dele a tentar pegá-lo, isso só o assutará mais. Converse com ele num tom de voz suave, para ele se habituar a você.

Ou, se começar a desesperar arranje uns atacadores velhos ou um fio e passeie-o pela casa, e como se costuma dizer que "a curiosidade matou o gato" - o gato raramente resiste a um cordel. ;)

Felicidades para vocês, espero que se tornem grandes amigos
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sábado dez 25, 2004 2:34 am

Eu se tivesse um gatinho assim e o que me dita a minha experiência com gatos seria o seguinte.colocaria a água e o areão no sítio onde ele se esconde e, e não lhe ligaria nenhuma nos primeiros dias. penso que ele iria perceber que não lhe vai fazer mal e se habituaria á sua presença. depois a pouco epouco tentaria aproximar-me mas sem forçar a barra até conquistar a sua confiança. Se é um gato já um pouco crescido é porque não teve infelizmente uma boa experiência com o ser humano. imagine-se no seu lugar . Deixava-se agarrar por um ser idêntico ao que o maltratou? pense coloque-se no seu lugar e como agiria? então é assim que deve proceder.
... os gatos não precisam de ser ensinados a ir ao areão, vão desde que conseguem andar. Faço criação de persas e quando saem da caixinha para um parque infantil caem aos trambolhões para dentro do areão mas vão imediatemente ao areão, incrível!!! :D :D
Responder

Voltar para “Gatos”