Devo adoptar um gatinho?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
dfrank
Registado: domingo nov 07, 2004 12:09 am

domingo nov 07, 2004 12:20 am

Olá! Vivo num apartamento e tenho uma gata linda de 5 anos. Gostava de adoptar um gatinho, mas tenho algumas dúvidas.
1- Tenho que ter duas caixas de areia?
2- Será melhor um macho, fêmea ou é indiferente (por causa da minha gata)?

Desde já agradeço as vossas respostas.
Obrigada :)
JaneTaborda
Membro
Registado: quinta nov 20, 2003 2:42 am

domingo nov 07, 2004 1:39 am

Olá

Eu tenho 4 gatos mas já tive só dois e eles tinham o mesmo caixote, o mesmo prato de comida e a mesma cama.

Na minha opinião acho que deves adoptar uma gatinha. Tenho 3 gatos e só uma gata e ela está farta de ser assediada pelos gatos, apesar de estarem esterelizados, incluindo a minha gata. Só um dos meus gatos é que não está esterelizado mas ainda só tem 5 meses.

Se forem sempre desparasitados ao mesmo tempo podem usar o mesmo caixote...até porque se tiveres 2 caixotes, ambos os gatos vão aos dois.

Boa sorte.
:)
miss_cat
Membro Júnior
Registado: sexta out 22, 2004 7:17 pm

domingo nov 07, 2004 4:05 am

olá dfrank!

Na minha opinião, concordo que caixote, já que são só dois gatitos, basta um. Mas penso que prato de comida e caminha, cada qual deve ter a sua. Eu também tenho uma gata com 7 anos e adoptei o ano passado um gatinho macho, cada qual tem o seu recipiente para comer, embora o recipiente da água seja o mesmo.
Quanto ao sexo do animalzito, se ambos estiverem esterilizados penso que será indiferente. Mas como a Jane disse e tem concerteza mais experiência nisso que eu, para a gatita não ser chateada, poderia optar por outra fêmea. No meu caso nem um nem outro estão esterilizados, embora o gato tivesse para o ser, mas graças a Deus que mudámos de ideias porque tiveram há pouco filhotes lindos :D Mas há que notar que vivo numa moradia numa aldeia, com quintal e jardim, e a Princesa se quiser fugir do Sancho tem muito por onde fugir :lol: o que não acontece, porque ele porta-se muito bem com ela (excepto essa vez q tiveram filhotes ;) )e ela toma a pílula (a última ninhada foi um lapso do administrador de pílulas ;) ). Por falar nisso, ouvi falar de uma injecção para as gatitas, que dá uma "protecção" durante 6 meses, é verdade? É seguro/recomendável?
Peço desculpa pelo testamento e espero tê-lo ajudado em aldo dfrank!
JaneTaborda
Membro
Registado: quinta nov 20, 2003 2:42 am

domingo nov 07, 2004 4:40 pm

A pilula e essa injecções provocam o cancro. :(

A melhor coisa é esterelizar os animais quando não se quer ter mais ninhadas. Principalmente quando são animais que podem ir ter com outros gatos.

O meu quintal e o meu jardim estão electrificados com um aparelho próprio que mandei vir da Holanda para que eles não tenham contacto com outros gatos e para que também outros gatos não venham ter com eles.

Já tenho visto o meu gato mais tarado a namorar uma gata de rua através da rede.

Tenho pena dele não ter uma namorada mas é a única maneira de o proteger das doenças.

Os recipientes de comida e água podem ser separados só que eles comem de ambos.

Os meus gatos até comem da comida do pequerruxo!. :lol:

;)

"A grandeza de uma nação e o seu progresso moral, podem ser avaliados pelo forma como tratam os seus animais."
Ghandi
Blixa
Membro
Registado: domingo mai 04, 2003 10:57 pm

domingo nov 07, 2004 4:43 pm

Olá miss_cat

Para evitar ninhadas, o mais seguro é mesmo a esterilização da gata. A pílula é totalmente desaconselhável a longo prazo, já que pode originar problemas mais tarde, nomeadamente tumores. Quanto a injecção, não sei informar. ;)
miss_cat
Membro Júnior

segunda nov 08, 2004 10:57 am

pois, isso é verdade, eles comem de ambas as taças :lol: ker dizer, a Princesa, a senhora, faz questão de comer da sua própria taça, a não ser que o Sancho esteja a ocupar a dela (sim, ele come muitas vezes o dele, o dela e mais que viesse).

já sabia que me iam dar nas orelhas por causa da esterilização...mas a verdade é que na altura em que ela era bebé, a vetrinária não falou em esterilização e depois o tempo foi passando e começámos a dar-lhe a pílula, já a toma há alguns anos e até agora não há nenhum problema, a minha bebé linda continua saudável. Sim, acredito que aconselhem a esterilização e se ela fosse jovem era o que lhe fazia, mas penso que se criam os medicamentos será para alguma coisa... E não quero impedir os meus gatinhos, tão habituados à liberdade, de irem passear para onde entenderem (embora a Princesa hoje em dia esteja sempre na área da casa, só o Sancho vai dar as suas voltas por perto). A Princesa já há 7 anos que vive sem esterilização e já conta com 5 ninhadas cujos gatinhos foram sempre adoptados e mantém todo o seu charme. Cada qual sabe dos seus bebés né ;) Mas se eu tiver mais gatinhas, prometo que esterilizo. É o melhor caminho :)

muitas beijokas pa todos os verdadeiros amantes dos animais!****
Blixa
Membro
Registado: domingo mai 04, 2003 10:57 pm

segunda nov 08, 2004 5:24 pm

Bom, não se trata de dar nas orelhas a ninguém, apenas de aconselhar a melhor solução para dona e para gata. A pílula pode ter consequências indesejáveis quando tomada durante muitos anos, o que é o caso dessa gata. Por outro lado, a gata já teve 5 ninhadas. Parece que houve falha na tomada da pílula pelo menos cinco vezes...
Outro aspecto a considerar é que a gata já não está em idade de ter ninhadas. E nunca é tarde para a esterilizar. ;)
Mais uma coisa: ainda bem que conseguiu sempre arranjar dono para todos os pequenitos. Mas já pensou que eram ninhadas que podiam ter sido evitadas e que outros gatinhos (de ninhadas impossíveis de evitar) poderiam ter ido para esses donos? Há tantos gatinhos a precisar de dono.... para quê deixar nascer ninhadas que se podem evitar? Pense nisso e não me leve a mal o comentário. ;)
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

segunda nov 08, 2004 6:57 pm

Oi dfrank,

Eu este verão decidi ter mais um gatinho, pois é aconselharam-me outro macho para não haver problemas, mas no meu caso não funcionou muito bem, porque o meu grey quer estar sempre na brincadeira e o tito como já tem 9 aninhos (vai fazer 10 a 1 de dezembro), já só quer sopas e descanço. O tito anda sempre a ralhar com o bébé e a fugir dele e quando ele está por perto ralha-nos também.

Por isso, acho que é melhor escolher o que o coração mandar.

Jinhos
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda nov 08, 2004 7:48 pm

Porque não vai visitar o gatil...Vê um gatinho da idade do seu, com uma história que não seja traumática. É que assim não só poderá ajudar, como terá um gato com o carácter definido e comportamentos típicos da idade do seu.
independentemente de ser pequeno ou adulto, escolha um gato que não seja muito agressivo ou dominante...e isto vê-se melhor quando o gatinho novo interage com outros. Nada melhor do que a observação ;)
miss_cat
Membro Júnior

terça nov 09, 2004 4:53 pm

Blixa, a minha linda só começou a tomar a pílula após a 3ª ninhada... as últimas 2 ninhadas foram este ano, por lapso do meu pai, porque até pensámos (na nossa ignorância) que ela com esta idade já era difícil engravidar... As gatas podem engravidar até ao final da vida? Ou há uma idade limite, em que após isso já não engravidam?
Sim, eu sei isso, que os bebés que eu dei poderiam ter sido evitados e que outros abandonados poderiam ser adoptados, mas a verdade é que até há pouco eu estava na ignorância quanto à quantidade de gatinhos sem dono e a facilidade em ter um gatinho desses, e como eu muitas pessoas de certeza estavam e estão, entende? nem todas as pessoas sabem disso. Penso que os canis e gatis deveriam promover campanhas não só na internet, mas sobretudo nas cidades por todo o Portugal, cara a cara com as pessoas, nas rádios locais que normalmente não cobram muito por anúncios, penso que seria mais eficaz, nem toda a gente tem acesso à internet, nomeadamente as pessoas de idade ou menos instruídas, que até nem se importariam de ter um bichinho e seriam capazes de lhes proporcionar todo o amor necessário. Sim, porque veterinário aparte, penso que amor é a maior coisa que os nossos bichanos necessitam e que adoram sem dúvida. Ninhadas vão sempre haver, você sabe e gatinhos abandonados aparte, eu adorei os bebés da minha linda e não me arrependo de não a ter esterilizado. Quanto aos efeitos secundários da pílula e à injecção, vou-me informar com o veterinário.
Concordo com o que foi dito, dfrank vá a um gatil e adopte o gatinho que o seu coração mandar :) o facto da sua gata se adaptar ou não, tem tudo a ver com eles dois e o seu esforço. A minha gata não podia ver o meu gato e hoje em dia são muito amigos. Já agora, já fizémos tantos comentários, já decidiu o que vai fazer? ;)
Responder

Voltar para “Gatos”