3 gatos, PIF

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

sexta nov 12, 2004 5:38 pm

É o seguinte..como ja disse..o meu lindo Chino morreu, morreu de PIF..foi tudo muito rapido :( o meu problema é que tenho duas gatinhas, penso que nao sao irmaos (fui busca-los aos tres a SPA no msm dia..) essas duas gatinhas estao bem, usavam os tres o msm WC..e o Chino teve de diarreia durante uns dias..Elas agora, depois do Chino ter morrido..fizeram o teste á FIV, FELV e PIF ..deram positivo em PIF..mas como ja li aqui no forum..os testes de PIF feitos cá nao sao certos..claro q a probabilidade delas realmente terem o PIF é imensa visto que o contagio é grande..... eu mudei as para outro sitiu dond costumavam estar os tres...nao sei se vale a pena, se vale a pena isola-las por nada? O meu medico nao falou em muda-las de sitiu por isso deve ter dado por certo que teem o virus...
AJUDEM ME plz!!
brokenwings
Membro Veterano

sexta nov 12, 2004 9:28 pm

Ninguem? :cry:
Selenis
Membro Júnior
Registado: quarta set 29, 2004 2:16 pm

sexta nov 12, 2004 9:36 pm

adorava ter respostas par essas perguntas, mas de facto os meus conhecimentos sobre o assunto sao nulos!

estrapolando por analogia, se o FIV for cmo o HIV, entao se nao houve contagio entre os 3 e nao sendo da mesma ninhada, e possivel que os testes ate sejam falsos positivos... se assim for nao vale a pena estar a sacrificar as bichanas isolando-as, valerá no entanto a pena tomar algumas precauções para evitar possiveis trocas de sangue por brigas etc entre elas ou contigo (caso o virus se transmita ao homem)

Alguem ja disse no topico do chino que seria boa ideia controlar bem qualquer infecção que elas tivessem, e isso parece muito sensato, uma vez que a imunodeficiencia seria o maior problema da doença

Espero que alguem possa esclarecer essas duvidas, tambem gostaria de saber essas respostas!

rute
brokenwings
Membro Veterano

sexta nov 12, 2004 10:34 pm

Rute muito obrigada pela preocupaçao :) só que eles n teem sida (FIV) ..eu no post do Chino disse que o medico tinha dito q era disso..mas é porque percebi FIV e nao de PIF q é o q d facto.. o fez nao resistir :( e é uma doença diferente.. se as duas gatinhas tiverem infectadas no maximo vivem dois anos.... hmm.. :/
miss_cat
Membro Júnior
Registado: sexta out 22, 2004 7:17 pm

sábado nov 13, 2004 2:08 am

brokenwings

antes de mais, muita pena pelo que aconteceu à sua gatinha :cry:

olhe, quanto à PIF, não a sei ajudar, mas noutro dia andava aqui pelo fórum e se for ver está um tópico:"PIF, uma doença perigosa" que a conduzirá para um site que fala acerca desse assunto. Se for ao site da Felinus também tem alguns dados sobre a doença. Só espero que com os seus restantes gatinhos esteja tudo bem, não desespere, a esperança é a última a morrer! Muita força e felicidade... :)
miss_cat
Membro Júnior
Registado: sexta out 22, 2004 7:17 pm

sábado nov 13, 2004 2:12 am

(PS - peço desculpa pelo engano, muita pena pelo que aconteceu ao seu gatinho, o Chino)
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado nov 13, 2004 11:43 am

Pois eu também estranhei ter dito que ele tinha morrido de Fiv, pois seria muito incomum.
Se ele morreu de PIF é muito provável que as outras também tenham, mas o PIF só se diagnostia correctamente com a necrópsia, que não sei se ele fez.
O melhor a fazer é tentar desinfectar tudo, mas mesmo assim creio que será difícil elas não terem apanhado o vírus já :( ...
Vá dando notícias sobre o caso :|
brokenwings
Membro Veterano

sábado nov 13, 2004 12:17 pm

:cry: já as mudei d quarto..ja limpei tudo..lavei ..mas efectivamente elas devem ter apanhado, porque usaram todos o msm WC..e ele teve de diarreia..nao se limpava direito :( Nc pensei..s nao assim tlvz tivesse salvo as duas.. Sera q val a pena fazer esse tal teste? O do kit ja fiz..e deu positivo.. Parece-me q esta doença é msm das piores..
pelo q o medico disse, elas devem ter formado anti-corpos e a situaçao mais critica é quando chegam perto d um ano..neste momento teem dois meses..

:cry: .... Logo 3!!!
_Last_kiss_
Membro Veterano
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado nov 13, 2004 1:49 pm

Há duas formas de PIF, para o seu gatinho ter morrido tão de repente ele deveria ter a versão húmida.
Há gatos que vivem com a doença mas não a chegam a ter, embora possam ir contagiando outros.
Se puder fazer o outro teste, melhor, mas se calhar convém não arranjar outro gatinho para ao pé delas as 2 por enquanto (digo isto porque às vezes há esse impulso). Espere primeiro resolver esta situação e só depois de um período de quarentena adoptar outro companheiro.
Tem de ter sempre muito cuidado em limpar tudo, assegurar que não apanham correntes de ar, ou fiquem doentes e enfim...tentar dar-lhes a melhor vida possível. Lembre-se que é mil vezes melhor morrer numa casa com donos do que num gatil fechados e sem carinho e o Chino teve isso. Neste momento não se sabe ao certo se têm ou não PIF, podem até viver bastante tempo e de maneira saudável, o melhor a fazer é esperar e desejar que tudo corra pelo melhor, estando sempre pronta para os dois casos.
brokenwings
Membro Veterano

sábado nov 13, 2004 2:23 pm

Tens razao...muito obrigada. Vou sugerir ao veterinario o tal teste.. e esperar que estas duas gatinhas se mantenham saudaveis e brincalhonas por mais tempo. Por enquanto elas tao num compartimento diferente do apartamento de "quarentena" so por descargo de consciencia..visto q o virus sobrevive duas semanas msm apos a morte do gato.. Espero que sejam apenas portadoras e q o virus nao s revele..pois sendo s o virus se revelar será como disse, a vertente humida..pois o meu Chino tinha o abdomen cheio d liquidos como disse o medico..
_Last_kiss_
Membro Veterano

sábado nov 13, 2004 2:28 pm

Eles são todos lindos ;) de se lhes tirar o chapéu, vai correr tudo bem.
Elas podem ter o organismo em "luta" com o PIF e passado um tempo conseguirem naturalmente re-equilibrar o número de anti-corpos. O melhor é ir deixando-as agora na quarentena e estar atenta ;) . Se fizer um teste agora, depois repita-o daqui a um tempo para compararem os resultados com o veterinário ;)

Tem aqui o link para saber um pouquinho mais, resumidamente, sobre o PIF: http://www.hospvetprincipal.pt/doegatos.htm
Selenis
Membro Júnior
Registado: quarta set 29, 2004 2:16 pm

domingo nov 14, 2004 11:16 pm

ups, no seguimento do outro tópico confundi-me :oops:

espero que com as 2 gatinhas a doença, caso de facto estejam contagiadas, assuma a forma de portadoras, e assim corra td pelo melhor!

vou ficar a espera de noticias das meninas!

rute
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda nov 15, 2004 3:05 pm

Olá,

Se de facto o seu gato morreu com PIF, as probabilidades das duas que tem terem contraido a doença são elevadas. Mas tem a certeza de que o que ele teve foi PIF?
As suas gatas têm algum tipo de sintoma (não comem, diarreia, abdomen dilatado, febre, letargia)?
Pode fazer o teste de sangue ou de fezes ás gatas, mas lembre-se que o teste é ao Coronavirús, existem muitos coronavirús e só um deles dá origem á PIF.

Deixo aqui o link para aquele que é , em minha opinião, o melhor site sobre PIF:
http://www.dr-addie.com/index.htm

Espero que tudo fique bem com as suas meninas.

beijokas
Kathleen
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda nov 15, 2004 7:05 pm

Facto: Não existe nenhum teste de PIF. Existe um teste que pesquisa a presença de coronovírus. Este teste pode dar positivo a cerca de 300 tipos de coronovirus sendo que apenas 1 deles causa PIF.
80% dos gatos de rua dão positivo ao teste ao coronovírus, apenas uma pequena minoria terá realmente PIF.
O diagnóstico de PIF é normalmente difícil sendio que só se tem a certeza absoluta através de autópsia.
Enfim, aconselho-a a lêr o seguinte tópico:
http://www.felinus.org/forum/viewtopic. ... 07&start=0

ou então a fazer uma pesquisa aqui no fórum da arca.
MissGaja
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 1:17 pm
Localização: 3 gatos(Mia, Sininho e Zacarias); 1 cadela(Scanitcha)

quinta nov 18, 2004 5:43 pm

Vou transcrever este texto k fala sobre a PIF
"Trata-se de uma doença viral mortal para os gatos k se contagiam um ao outro. O vírus é mt contagioso e resiste no ambiente externo durante seis semanas apesar de ser possível eliminá-lo através de desinfectantes normais (lixívia). Encontra-se com frequência em comunidades, pensões e criações. O gato pode ser portador do vírus durante vários anos sem manifestar sintoma algum. Normalmente ao ser sujeito a algum stress (novo dono, mudanças, intervenção cirúrgica) a doença pode aparecer e levar inevitavelmente à sua morte. Manifesta-se com febre alta (acima dos 40º C) recorrente durante vários dias ou mesmo várias semanas. O gato acaba tb por perder peso, às vezes com ingurgitamento abdominal (hidropisia) ou torácico. No primeiro caso o gato é magro com o abdómen inchado, no segundo sente-se incomodado ao respirar (os seus movimentos respiratórios tornam-se mais acelerados).
Ao contrário destas manifestações definidas "húmidas" as formas secas sem derrame são dificeis de diagnosticar representando autênticos quebra-cabeças para os veterinários.
Os exames ao sangue tentam detectar os anticorpos originados pela doença. De qualquer forma fique a saber k o seu gato pode ser positivo no teste a esta doença sem nunca manifestar os sintomas. Saiba tb k alguns gatos são negativos na fase terminal da doença. Se um gato seu morrer de PIF é provável k tb os outros gatos tenham sidos contagiados. Mas apesar da situação ser dramática, apenas um gato em cinco desenvolverá a doença. Serão os gatos com menos de dois anos e entre os dez e catorze anos os com mair probabilidade de adoecer."

Espero k este texto seja útil.
Responder

Voltar para “Gatos”