Acabei de chegar e já preciso de ajuda!
Tenho um gato persa - van (branco e preto). A zona dos olhos é branco e por mais que eu os limpe 1/2 vezes p/ dia não deixa de ficar amarelo.
O que eu utilizo é uma solução composta p/ soro fisiológico e ácido bórico e no final faço uma passagem só com soro fisiológico.
Já perguntei á veterinária e tentamos uma solução específica que até é usada em caniches mas não adiantou de nada.
O que fazer??
Passem um bom dia.
Dúvida!
Moderador: mcerqueira
ok, faço criação de persas e vou colocar aqui os cuidados básicos a ter com um persa, que eu dou normalmente a quem fica com os meus gatinhospois penso que pode ser util a muita gente. Para além disso há um pó que se deve colocar depois de limpar os olhos que evita que as manchas se instalem e que com o tempo o seu gatinho vai ficar bem limpinho. aviso já que é carito. Pode encontrá-lo só numa loja de animais que se situa na Calçada dos Barbadinhos em Lisboa e vem dos EUA. Não o encontra em mais lado nehum. se o adquirir vai deixar de ter o gato sem pre com os olhos inflamados. Então aqui estão:
(Falta aqui uma parte do texto sobre a alimentação que vou tentar colocar mais tarde, pois não consegui copiar agora do meu pc, não sei porque)
...
O que anteriormente foi referido adequa-se igualmente ao peixe e à carne, porque não é necessário dar como alimentação principal, visto que a comida seca é equilibrada em termos vitamínicos e proteicos e adequada às necessidades nutricionais do gato.
A única carne que se pode dar sem ser cozida é a de vaca, o peixe (adoram pescada.) ou a carne de aves cruas retiram vitamina B necessária ao pêlo.
Deve deixar sempre à disposição muita água fresca e comida para a noite e dia.
Deve dar vitaminas as Felovite II são as melhores ou Nurish-um pasta, Felobits, Nutriplus-gel (lojas ou veterinário). Para o pêlo Biotin-Hefe, Dermocanis, derm-caps (petvital) ou outras marcas (lojas ou veterinário), ou mesmo levedura de cerveja.
Aconselho 2 vezes vez por ano fazer um tratamento ao pêlo, durante um mês dar uma ampola pet vital, 2 comprimidos de levedura de cerveja e se puder biotina (há uns comprimidos para pessoas muito bons que só há em Espanha).
Cálcio – 1/2 comprimido por dia (Lojas ou veterinário) se o gatinho estiver mais débil e pequenino. Dar igualmente um ou dois comprimidos de levedura de cerveja por dia para o pêlo.
O cálcio deve parar-se quando o gato tiver um ano.
• HIGIENE
Depois da vacinação completa (panleucópia /coriza) (reforço de Ciana) poderá dar-se banho ao fim de quinze dias, devendo-se secar bem o pêlo com o secador. Aconselho primeiro a dar-lhe banho com Hexaderme e posteriormente com Proderme.
O gato persa de exposição deve tomar banho todas as semanas. Mas atenção tem que ser com um champô apropriado. Deve tomar banho de 15 em 15 dias se ir habituando com um champoo apropriado ao seu pêlo e cor, para não dar dar cabo da camada protectora da pele do gato. O banho é necessário ao gato persa, pois como tem muito pêlo não consegue limpar-se sozinho. Os champôs que aconselho são o Hexaderme que é desinfectante e o Proderme, que restitui a gordura natural à pele do animal; deverá de vez enquando lavá-lo com nizoral que é anti fúngico... mas não abuse... . Deverá ser habituado desde pequenino, ao banho e ao barulho do secador. Os gatos têm muitas vezes seborreia (gordura no pele), que se traduz por muitos pontinhos pretos no pêlo. Há no entanto champôs adequados ao problema, como por exemplo o Sepiderma. O importante é por exemplo o último champô ser desinfectante e para isso deve conter como componente a Chlorhexidina (A Vetriderm, é uma boa linha, assim, como o proderma, hexaderm e sepiderma). Não utilize os champôs indiscriminadamente, utilize-os conforme o caso. Os criadores por exemplo antes das exposições especialmente os machos que criam muita gordura lavam-nos primeiro com aquele produto para os carros para tirar o óleo das mãos, ou com fairy azul anti-bacteriano, enxagua-se muito bem e depois aplica-se o champô. Podem-se lavar com estes produtos mas não abusar.
Deverá igualmente penteá-lo com frequência (preferencialmente uma vez por dia) para lhe retirar o pêlo morto, a pele do seu gato respirar e ser mais saudável. Uma vez por semana deve penteá-lo com pó de talco (mas só um pouco de pó talco para a pele poder respirar). O pêlo deve ser penteado em sentido contrário, de trás para a frente.
As orelhas devem se limpas regularmente com uma loção, adequada para as mesmas.
As unhas devem ser cortadas uma vez por mês, devendo ter cuidado para não chegar ao sabugo. Estas, devem apertar-se para a unha sair para fora e, só então cortar.
Os olhos devem ser limpos interiormente com soro fisiológico e as manchas exteriores devem ser limpas com água morna de preferência e depois com Optrex (embalagens grandes na farmácia), ou Água Bórica ou Água Bóricada.
Ingredientes da Água Bórica:
1/2 Litro de água fervida
15 Gramas de Ácido Bórico em pó
No caso de o gato apresentar manchas nos olhos poderão ser retiradas fazendo um preparado com optrex e ácido bórico, aplique e quando secar retire os restos com uma escovinha, que poderá ser de dentes. Deverá ter cuidado para que o preparado não atinja os olhos. O melhor é sempre evitar que as manchas não se instalem limpando-o todos os dias. Se os olhos estiverem inflamados aplique umas gotas de clorocil.
Em adulto o seu gato deverá fazer a destemização aos dentes para evitar doenças.
Relativamente aos parasitas externos (pulgas) deve administrar o Advantage (Bayer) ou o Strongold externamente e o Program internamente.
• EDUCAÇÃO
O seu animal é um felino devendo respeitar-se a sua independência, no entanto isso não quer dizer que não adore o seu dono, tal como irá verificar a medida que for aprendendo a conhece-lo e a desfrutar da sua companhia.
Há no entanto situações que podem ser evitadas se educarmos o gato.
O gato necessita um objecto para afiar as unhas, seja um arranhador de corda, um tronco, um tapete, um objecto de verga ou outro qualquer da sua preferência. Esta precaução deve ser tomada o mais cedo possível para o seu gato não se habituar onde não deve.
Tanto no caso referido anteriormente, como em outra situação qualquer que lhe desagrade, deve dar-lho a entender com voz firme e dando-lhe uma pequena pancadinha com o indicador no nariz. Logicamente que deverá procurar utilizar sempre a mesma palavra, como por exemplo: “Não”.
Não bata ao gato, pois não será necessário se aprender a lidar com ele. Isso só fará com que ele amue consigo e se torne medroso, em vez de um animal feliz.
Não agarre exageradamente o seu gato, no entanto deverá manusea-lo para o habituar ao contacto e para que se torne afectuoso.
Todas as experiências que o seu gato for obrigado a passar deverá procurar-se que não sejam violentas nem traumatizantes, é este o caso do banho e do pentear, às quais o seu gato se habituará e até apreciará que é o caso do pentear.
O gato é um animal curioso e por isso deverá ter certos cuidados com ele (suplementares quando é pequenino), deverá tomar muito cuidado com as varandas e janelas pois poderá ir atrás de uma mosca ou pássaros e cair; máquinas da roupa abertas, fogão. É um gato que não têm experiência do mundo exterior e assim não tem a noção de algumas coisas como a altura de um andar, etc.
• SAÚDE
A vacinação deverá estar completa (não sendo necessário a vacina da raiva, só caso se pretenda levar o gato para o estrangeiro).
É necessário ter cuidado com a desparasitação de preferência efectuar de quatro em quatro meses com Drontal.
Se o gato alguma vez tiver diarreia dar uma carteira de Ultra-Levure250 de manhã e à noite. Se a diarreia persistir dar ¼ de Dimicina (Farmácia) de manhã e à noite, durante oito dias. Deve no entanto consultar o veterinário.
Deverá dar-se pasta de malte para a eliminação dos pêlos no organismo todas as semanas. Se notar que não vai há mais de dois dias ao areão dê-lhe uma colher de parafina líquida de manhã e à noite durante três dias. Se conseguir poderá dar também uma colher de óleo de milho por semana pois faz muito bem ao pêlo e aos intestinos, mas cuidado, dar devagar para não o engasgar.
Se verificar que o seu gato coça muito a orelha esteja atento que poderá ser uma otite. Poderão ainda ser ácaros, caso se verifique que o ouvido tem uma pasta escura. Deverá neste caso deitar 3 gotas de Frontelaine spot nas orelhas depois de muito bem limpas, de seguida deverá colocar dia sim, dia não, oridermil nas orelhas do gato durante cinco dias. Vá ao veterinário se o problema persistir pois os ácaros poderão destruir os ouvidos do seu bichano.
Não dê medicamentos para os seres humanos aos gatos, pois há alguns que podem matá-los, como é o caso da vulgar aspirina.
Caso note um comportamento diferente do habitual no seu gato, consulte o veterinário, pois isso, poderá ser a forma dele manifestar o seu mal-estar.
Caso não deseje fazer procriação (as persas não fazem o parto sozinhas pois o nariz não lho permite.) deverá castrar o seu animal, pois termina o estímulo hormonal e, assim a vontade de procurar um parceiro. O animal deixara de sofrer (ao contrário do que normalmente se pensa), se for castrado, pois não existe a parte psicológica como no ser humano. Por outro lado, no caso dos machos, deixarão de marcar território. Deverá fazê-lo após os sete meses.
Carinho e muito amor dar o mais possível.
Qualquer dúvida deve consultar a criadora, (adoraria que me dessem notícias de vez em quando ou se precisassem de alguma ajuda estando o meu contacto na caderneta das vacinas) melhor que a criadora para poder ajudá-lo, só o veterinário. Escolha um que seja bom, pois a saúde do seu gatinho só o fará feliz.
(Falta aqui uma parte do texto sobre a alimentação que vou tentar colocar mais tarde, pois não consegui copiar agora do meu pc, não sei porque)
...
O que anteriormente foi referido adequa-se igualmente ao peixe e à carne, porque não é necessário dar como alimentação principal, visto que a comida seca é equilibrada em termos vitamínicos e proteicos e adequada às necessidades nutricionais do gato.
A única carne que se pode dar sem ser cozida é a de vaca, o peixe (adoram pescada.) ou a carne de aves cruas retiram vitamina B necessária ao pêlo.
Deve deixar sempre à disposição muita água fresca e comida para a noite e dia.
Deve dar vitaminas as Felovite II são as melhores ou Nurish-um pasta, Felobits, Nutriplus-gel (lojas ou veterinário). Para o pêlo Biotin-Hefe, Dermocanis, derm-caps (petvital) ou outras marcas (lojas ou veterinário), ou mesmo levedura de cerveja.
Aconselho 2 vezes vez por ano fazer um tratamento ao pêlo, durante um mês dar uma ampola pet vital, 2 comprimidos de levedura de cerveja e se puder biotina (há uns comprimidos para pessoas muito bons que só há em Espanha).
Cálcio – 1/2 comprimido por dia (Lojas ou veterinário) se o gatinho estiver mais débil e pequenino. Dar igualmente um ou dois comprimidos de levedura de cerveja por dia para o pêlo.
O cálcio deve parar-se quando o gato tiver um ano.
• HIGIENE
Depois da vacinação completa (panleucópia /coriza) (reforço de Ciana) poderá dar-se banho ao fim de quinze dias, devendo-se secar bem o pêlo com o secador. Aconselho primeiro a dar-lhe banho com Hexaderme e posteriormente com Proderme.
O gato persa de exposição deve tomar banho todas as semanas. Mas atenção tem que ser com um champô apropriado. Deve tomar banho de 15 em 15 dias se ir habituando com um champoo apropriado ao seu pêlo e cor, para não dar dar cabo da camada protectora da pele do gato. O banho é necessário ao gato persa, pois como tem muito pêlo não consegue limpar-se sozinho. Os champôs que aconselho são o Hexaderme que é desinfectante e o Proderme, que restitui a gordura natural à pele do animal; deverá de vez enquando lavá-lo com nizoral que é anti fúngico... mas não abuse... . Deverá ser habituado desde pequenino, ao banho e ao barulho do secador. Os gatos têm muitas vezes seborreia (gordura no pele), que se traduz por muitos pontinhos pretos no pêlo. Há no entanto champôs adequados ao problema, como por exemplo o Sepiderma. O importante é por exemplo o último champô ser desinfectante e para isso deve conter como componente a Chlorhexidina (A Vetriderm, é uma boa linha, assim, como o proderma, hexaderm e sepiderma). Não utilize os champôs indiscriminadamente, utilize-os conforme o caso. Os criadores por exemplo antes das exposições especialmente os machos que criam muita gordura lavam-nos primeiro com aquele produto para os carros para tirar o óleo das mãos, ou com fairy azul anti-bacteriano, enxagua-se muito bem e depois aplica-se o champô. Podem-se lavar com estes produtos mas não abusar.
Deverá igualmente penteá-lo com frequência (preferencialmente uma vez por dia) para lhe retirar o pêlo morto, a pele do seu gato respirar e ser mais saudável. Uma vez por semana deve penteá-lo com pó de talco (mas só um pouco de pó talco para a pele poder respirar). O pêlo deve ser penteado em sentido contrário, de trás para a frente.
As orelhas devem se limpas regularmente com uma loção, adequada para as mesmas.
As unhas devem ser cortadas uma vez por mês, devendo ter cuidado para não chegar ao sabugo. Estas, devem apertar-se para a unha sair para fora e, só então cortar.
Os olhos devem ser limpos interiormente com soro fisiológico e as manchas exteriores devem ser limpas com água morna de preferência e depois com Optrex (embalagens grandes na farmácia), ou Água Bórica ou Água Bóricada.
Ingredientes da Água Bórica:
1/2 Litro de água fervida
15 Gramas de Ácido Bórico em pó
No caso de o gato apresentar manchas nos olhos poderão ser retiradas fazendo um preparado com optrex e ácido bórico, aplique e quando secar retire os restos com uma escovinha, que poderá ser de dentes. Deverá ter cuidado para que o preparado não atinja os olhos. O melhor é sempre evitar que as manchas não se instalem limpando-o todos os dias. Se os olhos estiverem inflamados aplique umas gotas de clorocil.
Em adulto o seu gato deverá fazer a destemização aos dentes para evitar doenças.
Relativamente aos parasitas externos (pulgas) deve administrar o Advantage (Bayer) ou o Strongold externamente e o Program internamente.
• EDUCAÇÃO
O seu animal é um felino devendo respeitar-se a sua independência, no entanto isso não quer dizer que não adore o seu dono, tal como irá verificar a medida que for aprendendo a conhece-lo e a desfrutar da sua companhia.
Há no entanto situações que podem ser evitadas se educarmos o gato.
O gato necessita um objecto para afiar as unhas, seja um arranhador de corda, um tronco, um tapete, um objecto de verga ou outro qualquer da sua preferência. Esta precaução deve ser tomada o mais cedo possível para o seu gato não se habituar onde não deve.
Tanto no caso referido anteriormente, como em outra situação qualquer que lhe desagrade, deve dar-lho a entender com voz firme e dando-lhe uma pequena pancadinha com o indicador no nariz. Logicamente que deverá procurar utilizar sempre a mesma palavra, como por exemplo: “Não”.
Não bata ao gato, pois não será necessário se aprender a lidar com ele. Isso só fará com que ele amue consigo e se torne medroso, em vez de um animal feliz.
Não agarre exageradamente o seu gato, no entanto deverá manusea-lo para o habituar ao contacto e para que se torne afectuoso.
Todas as experiências que o seu gato for obrigado a passar deverá procurar-se que não sejam violentas nem traumatizantes, é este o caso do banho e do pentear, às quais o seu gato se habituará e até apreciará que é o caso do pentear.
O gato é um animal curioso e por isso deverá ter certos cuidados com ele (suplementares quando é pequenino), deverá tomar muito cuidado com as varandas e janelas pois poderá ir atrás de uma mosca ou pássaros e cair; máquinas da roupa abertas, fogão. É um gato que não têm experiência do mundo exterior e assim não tem a noção de algumas coisas como a altura de um andar, etc.
• SAÚDE
A vacinação deverá estar completa (não sendo necessário a vacina da raiva, só caso se pretenda levar o gato para o estrangeiro).
É necessário ter cuidado com a desparasitação de preferência efectuar de quatro em quatro meses com Drontal.
Se o gato alguma vez tiver diarreia dar uma carteira de Ultra-Levure250 de manhã e à noite. Se a diarreia persistir dar ¼ de Dimicina (Farmácia) de manhã e à noite, durante oito dias. Deve no entanto consultar o veterinário.
Deverá dar-se pasta de malte para a eliminação dos pêlos no organismo todas as semanas. Se notar que não vai há mais de dois dias ao areão dê-lhe uma colher de parafina líquida de manhã e à noite durante três dias. Se conseguir poderá dar também uma colher de óleo de milho por semana pois faz muito bem ao pêlo e aos intestinos, mas cuidado, dar devagar para não o engasgar.
Se verificar que o seu gato coça muito a orelha esteja atento que poderá ser uma otite. Poderão ainda ser ácaros, caso se verifique que o ouvido tem uma pasta escura. Deverá neste caso deitar 3 gotas de Frontelaine spot nas orelhas depois de muito bem limpas, de seguida deverá colocar dia sim, dia não, oridermil nas orelhas do gato durante cinco dias. Vá ao veterinário se o problema persistir pois os ácaros poderão destruir os ouvidos do seu bichano.
Não dê medicamentos para os seres humanos aos gatos, pois há alguns que podem matá-los, como é o caso da vulgar aspirina.
Caso note um comportamento diferente do habitual no seu gato, consulte o veterinário, pois isso, poderá ser a forma dele manifestar o seu mal-estar.
Caso não deseje fazer procriação (as persas não fazem o parto sozinhas pois o nariz não lho permite.) deverá castrar o seu animal, pois termina o estímulo hormonal e, assim a vontade de procurar um parceiro. O animal deixara de sofrer (ao contrário do que normalmente se pensa), se for castrado, pois não existe a parte psicológica como no ser humano. Por outro lado, no caso dos machos, deixarão de marcar território. Deverá fazê-lo após os sete meses.
Carinho e muito amor dar o mais possível.
Qualquer dúvida deve consultar a criadora, (adoraria que me dessem notícias de vez em quando ou se precisassem de alguma ajuda estando o meu contacto na caderneta das vacinas) melhor que a criadora para poder ajudá-lo, só o veterinário. Escolha um que seja bom, pois a saúde do seu gatinho só o fará feliz.