Como sei que ela está com o cio?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rita_S
Membro Júnior
Registado: domingo ago 08, 2004 4:52 pm

segunda jan 17, 2005 1:49 pm

A Bia foi encontrada abandonada e enquanto estava com o senhor que a tinha encontrado teve o seu primeiro cio (Junho/Julho). Depois de ficar com ela levei-a à mesma veterinária que o senhor a levava que me disse que em Janeiro iria ter outra vez o cio... mas até agora nada... ou pelo menos eu penso que não! Mas queria saber pois durante os fins de semana ela anda à aventura pelo quintal e eu não quero descendência!!! Como vou saber?
Já a tenho desde Setembro e em Dezembro começou a pôr-se de barriga para cima para eu a mimar mas não sei se será comportamento típico de cio ou de mimo... Já me disseram que ela iria miar muito mas ela sempre miou mt, foi sempre muito faladora.. não vejo diferença!
Que outros sinais podem ser indicativos do cio?
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda jan 17, 2005 2:03 pm

Se a quer deixar andar pelo quintal deveria castrá-la. Para além de não deixar decendencia evita que a sua gata venha a apanhar doenças gravíssimas que a podem levar à morte, pois essas são transmitidas por acasalamentos e arranhadelas.
Ela já poderá ser castrada pois se já teve o primeiro cio é porque já atingiu a maturidade.
O cio de uma gata não dá para não perceber, vai imediatamente perceber que ela está com o cio . Começam por estar mais meigas que o normal, começam a rebolar-se e colocam-se de barriga para baixo levantando a parte de trás. Assumem uma posição de cruzamento dando as patinhas de trás. Para além disso emitem um miar próprio diferente do miar normal.
Se gosta da sua gata e não gosta de animais abandonados, castre-a. Pois na maior parte das vezes elas têm os gatinhos escondidos e depois pode não os encontrar. Os anticonceptivos têm os seus inconveniêntes. Já viu que se calhar a sua gata foi resultado de uma coisa idêntica? Os filhotes podem não ter a mesma sorte.
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jan 17, 2005 2:41 pm

Boa tarde

Adoptei, uma gata, em Setembro, já adulta, segundo a vet. c/ +- 2 anos, na qual aindo não notei nenhum sinal de cio.

Embora ela esteja dentro de casa s/ nenhum contacto c/ o exterior, tinha pensado e até falado c/ a vet. da esterilização.

Como não sei nada do seu passado, pois foi adoptada na SPA, uma das hipóteses e ela já estar esterilizada.

Como não percebo muito de gatas, agradecia que me respondessem a estas questões:

De quanto em quanto tempo é que as gatas entram em cio?
O período que refiro da minha gata s/ cio é normal?
A única forma de se saber se uma gata foi esterilizada é através de uma ecografia?

Obrigada

Cristina
lecas
Membro Veterano

segunda jan 17, 2005 2:41 pm

´´
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda jan 17, 2005 3:58 pm

Apesar de se dizer que em Janeiro é a altura dos cios, o cio das gatas tem a ver com a luminosidade, mais calor mais hipótese de sobrevivência dos filhotes,... se houver mais luz artificial ou não, mais frequentes são os cios. As gatas na maior parte das vezes se não forem cruzadas, têm cios de mês a mês. Depende, varia de gata para gata.
A sua vet poderá verificar se a gatinha está castrada, ou não, pois para isso teve que ser operada e nota-se o local dos pontos. :D :D :D :D
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda jan 17, 2005 7:31 pm

penso que se fizer uma eco, é mais fiável ver se foi esterelizada. as minhas gatas e cadelas, ao fim de algum tempo, já não se nota
anjjazul
lecas
Membro Veterano

terça jan 18, 2005 11:41 am

Olá

Obrigada, pelas vossas respostas.

Vou esperar uma ida ao vet para confirmar.
Rita_S
Membro Júnior
Registado: domingo ago 08, 2004 4:52 pm

sábado jan 22, 2005 11:58 am

Pois é, é oficial a Bia está mesmo com o cio. Já não dá para não reparar, aliás já nem sequer dá para dormir... desgraçada dela e de todos nós que ouvimos o sofrimento dela. Já a levámos à vet que lhe deu uma injecção para o cio passar e daqui a uns meses vamos operá-la.... Sei que é mesmo preciso operá-la porque isto é um sofrimento para ela, mas só de pensar em vê-la cozida, toda taralhoca... mete-me uma pena... enfim.. há males que vêem por bem.
Responder

Voltar para “Gatos”