dão-se mal, ajuda pf :(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anacepeda
Registado: quarta mar 09, 2005 10:49 pm

quarta mar 09, 2005 11:07 pm

Sei que já existe topicos com o mesmo tema aqui no fórum e já foi muito falado mas o meu casa é um pouco diferente.

Decidi adoptar 2 gatos bebés de forma a terem sempre a companhia um do outro para as suas brincadeiras. Porém não encontravam 2 gatinhos disponíveis e decidi arranja-los em sitios diferentes. Na 2º feira trouxe o Martin (3 meses) para cá e só consegui adoptar hoje o segundo que é a Rita (2 meses). O problema é que o Martim a odeia literalmente...

Já li aqui no fórum que costumam existir problemas de território e os gatos residentes já têm o seu território definido mas o Martin só está cá desde segunda e além do mais ainda é bebé.....

Estou com receio pois ela tem 2 mesinhos mas é muito, mas mesmo muito mais pequena que ele e estou sempre com medo de os deixar sozinhos 1 segundo que seja e que ele a maltrate. Ele "rosna-lhe" e bufa e ela bufa-lhe de volta. À custa disto tudo ele ou anda por aqui amuado debaixo da mesa ou fica muito exaltado e começa a correr esgaziadamente a arranhar tudo que apanha...

Ajudem-me por favor.. algumas dicas? Posso ter esperança que fiquem amigos já que são tão pequenos ou podem nunca se dar? Se a amizade for possível demorará muito? dias? semanas? meses?

obrigada :(
antonio38
Membro Júnior
Registado: terça abr 06, 2004 11:32 pm

quinta mar 10, 2005 12:13 am

pois... pode ter arranjado um problema... mas eu acho que eles hão-de se acostumar um com o outro, agora vai é ter que ter paciência, no reino animal não há formulas certas...
boa sorte...
martynha
Membro
Registado: segunda jan 12, 2004 10:45 am
Localização: cockers,dogue alemão, gato,discus,oscares,piranha,raia..

quinta mar 10, 2005 11:19 am

olá

não é que eu tenha muita experiencia mas cá vai uma mensagem de esperança : [b]nao desanimes que eles habituam-se[/b]...deve ser normal..são como as crianças contrariadas :o :o
~tens q ter paciencia q aos poucos eles vão lá...daqui a nada são os melhores amigos!!

o meu gato quando conheceu pela primeira vez gatas tambem estranhou mas agora....é so confraternizar!

Patrícia
Renhau
Membro Júnior
Registado: segunda nov 22, 2004 1:46 pm

quinta mar 10, 2005 12:18 pm

Boa tarde

eu quando comprei a minha persinha comecei a achar que ela estava muito sozinhita e um mês depois também resolvi comprar um segundo gato para lhe fazer companhia.... Por acaso foi um macho (eu queria branquinho e o mais lindo que encontrei calhou ser macho......) e no primeiro dia eles bufaram e ela até tentou sair pela porta fora de tão furiosa que estava.... :evil: no segundo dia continuaram a bufadelas os eriçares de pelo (ela tinha três meses e ele quase quatro....) as tentativas de arranhar as tentativas de chamar a nossa atenção para cada um deles para não ligarmos ao outro enfim um festival.... mas depois já foram dormir os dois para cima da cama (2º dia) embora em cantos separados. No terceiro dia começaram a acalmar e a cheirar-se e a até a tentarem conviver.... quando chegou a hora de dormir enroscaram-se um no outro como grandes amigos e dormiram assim toda a noite :lol: apartir daí são inseparáveis brincam imenso dormem quase sempre juntinhos às vezes um por cima do outro ela dá-lhe banho enfim um verdadeiro casalinho apaixonado (embora ele entretanto já esteja castrado) e quando eu saio para o vet só com um o outro fica desesperado de saudades... a miar e sempre a ir para a porta quando eu chego fazem uma festa por estarem juntos outra vez.....

Isto tudo :oops: para dizer não desanime tenha paciência e deixe a natureza seguir o seu curso natural eles são novinhos deixe-os habituarem-se um ao outro e quase de certeza que vai ter um parzinho adorável.... os melhores amigos.... :D

BOA SORTE
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta mar 10, 2005 12:40 pm

Olá,

Sendo um macho e uma femea, é pouco provável que não fiquem amigos rapidamente, 2 machos inteiros juntos teriam tendência disputar território.

Tenha as unhas dos dois sempre cortadas para que não se magoem. Eles só bufam um ao outro não é? As minhas também faziam isso ao início, sendo que a Emília veio um ano depois da Amélia, numa semana tornaram-se amigas inseparáveis ;)

O conselho que lhe dou é fazer sempre primeiro festas ao gato que já estava em casa, troque a manta de um pela do outro para que sintam o cheiro. Mas, vai ver que em poucos dias se passam a ar bem. Tem de se lebrar que sairam do ambiente deles, ainda estão a conhecer a sua casa e encontraram um gato estranho, são muitas mudanças ;)

Existe no mercado um spray que pode ajudar nestes casos, mas não deve vir a ser necessário.

Lembre-se que convém pensar em castrar o macho e esterelizar a fêmea daqui a uns meses ou ainda tem algum surpresa.

Espero que tudo corra bem.

beijokas
kathleen
anacepeda

quinta mar 10, 2005 2:34 pm

obrigada pelas dicas e pelo apoio! Em relação a dica da manta não a poderei fazer pois eles não ligam a mandas, só mesmo para roer. Adoram dormir no arranhador. Fiquei foi muito triste pois o Martim tinha dormido na minha cama os 2 dias anteriores e hoje ao ver a Rita lá amuou e foi dormir para a sala...
Já fiquei com alguma esperança pois ele parou de rosnar mas sempre que se chega a ela é para a cheirar e depois tenta brincar e dá-lhe com a pata porém é muito maior que ela e é bruto e ela fica muito assustada e bufa-lhe e é ela a ataca-lo.. e para minha suspresa ele fica com medo dela...

Com esta historia toda eu é que fiquei sem amiguinhos, sou completamente ignorada, passam horas a fio nisto, um atras do outro, bufadelas, rosnos e acabam por se cansar e adormecem mas não há lugar para mim no meio disto tudo.. nem colo, nem brincadeira.. nada... se acordo um para brincar comigo ele lembra-se do outro e deixa-me sozinha.

Espero mesmo muito que se concretize o que me disseram, que eles fiquem amigos pois deixa-me mesmo triste ve-los pegados.. fico com medo que como ele é e será sempre maior que ela nunca goste das brincadeiras dele (é mesmo muito pequena, ainda não fez 2 meses, tem 6 semanas). Não me querendo extender e ser chata quero apenas explicar isto da idade pois sei que muito condenarão ela ser separada tão nova da mae mas está bastante desenvolvida, come comida seca, corre que nem uma louca e ainda não miou pela mãe!

mais uma vez obrigada a todos e darei noticias se eles começarem a entender-se!

p.s. haverá possibilidade de nunca se entenderem?
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta mar 10, 2005 9:06 pm

pois... a joana deitava a casa a baixo porque estava sozinha. quando veio o joão, ela nem o podia ver. viveram juntos quase 16 anos. quando moreu um, passados uns dias, foi o outro. estiverem até que a morte os separou :roll:
anjjazul
Glow
Membro
Registado: segunda jan 17, 2005 7:54 pm
Localização: 3 Gatas, 2 cadelas, 2 porquinhos-da-india, 2 piriquito, 2 rãs, e perdi a conta aos peixes,lol
Contacto:

quinta mar 10, 2005 9:39 pm

Olá,

as minhas duas gatas também se davam muito mal no inicio, a minha mãe já dizia que era impossivel elas darem-se bem, mas agora são inseparáveis.

E quanto aos mimos, quantas vezes eu não me sento a ver televisão e elas se aninham no meu colo muito juntinhas.

Dê-lhes tempo e vai ver como se vão dar bem.

Jinhos
xena02
Membro Júnior
Registado: quinta mar 03, 2005 10:50 am

sexta mar 11, 2005 11:02 am

Olá, Eu tenho uma gata k é do + nariz arrebitado k existe, é a rainha da cocada e ponto final (eu keria uma gatinha pekenina e meiguinha... ela saiu pekenina... e só). Bom, eu tb estou a pensar em arranjar-lhe companhia e o vet já me disse k com o feitio dela é melhor eu nem pensar em levar outro gato p/ casa, mas sim, deixa-la ser mama e ficar com 1 bebe p/ mim, de outro jeito sará praticamente impossivel, mas a Xena fez ontem 3 anos, no dia 10 de Abril serão 3 anos de reinado (nem eu mando lá em casa) :? no seu caso parece-me bem + facil, os gatos pekenos gostam de bufar e mostrar as unhitas, até p/ os donos, dp passa, vai ver k em breve não poderão viver um sem o outro. Tenho um amigo k tem 2 gatos (macho e femea) k parecem 2 lutadores de arena do pior, mas na realidade, os meninos não sabem é brincar, pois akilo, por incrivel k pareça é brincadeira... onde é k já se viu ser brincadeira atirarem-se p/ cima um do outro, atacarem-se e rebolarem pelo chão numa miadeira k se ouve no infinito???
Kt às atenções p/ si, lamento dizer-lhe, mas os gatos dão mimos kd eles kerem e não kd nos keremos. Eu kd ponho a Xena no meu colo, ela vai-se embora e volta 1 min dp, tipo, "eu estou aki pk kero e não pk tu keres, percebes-te plebeia?" e eu limito-me a fazer-lhe a venia e a aceita-la no meu colo kual rainha em seu trono... isto p/ não falar kd me rouba a almofada.
Bjkas e tudo de bom na adaptação de todos
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta mar 11, 2005 11:06 am

anacepeda: enviei-lhe pm (mensagem privada)
anacepeda

sábado mar 12, 2005 7:49 pm

Olá a todos, vim só dar a novidade pois estou muito feliz, os gatinhos parecem já se ter entendido! Apesar de umas rosnadelas durante a brincadeira por um as vezes ser mais bruto ou por um roubar o brinquedo, já não passam um sem o outro, lavam-se mutuamente e até mesmo comem do mesmo pratito!

Aqui vai uma foto com o primeiro verdadeiro momento de amizade!

Imagem
Última edição por anacepeda em sábado mar 12, 2005 7:54 pm, editado 1 vez no total.
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mar 14, 2005 9:51 am

OLá

Fico contente por saber disto :) Normalmente os primeiros dias são difíceis, mas depois tudo fica bem ;)
Não consigo ver a foto.

Beijokas
kathleen
Kathleen
Membro Veterano

segunda mar 14, 2005 9:51 am

OLá

Fico contente por saber disto :) Normalmente os primeiros dias são difíceis, mas depois tudo fica bem ;)
Não consigo ver a foto.

Beijokas
kathleen
xena02
Membro Júnior

segunda mar 14, 2005 10:40 am

Boa :D Parabens... agora é só desfrutar da sua companhia... e de algumas travessuras k nos deixam sempre uma duvida: rio-me, ralho (mas sei k vou rir durante o ralhete) ou dou-lhe uma palmada (tipo "enxota moscas")??? Normalmente rio-me... fazer o kuê?
xena02
Membro Júnior

segunda mar 14, 2005 10:42 am

Boa :D Parabens... agora é só desfrutar da sua companhia... e de algumas travessuras k nos deixam sempre uma duvida: rio-me, ralho (mas sei k vou rir durante o ralhete) ou dou-lhe uma palmada (tipo "enxota moscas")??? Normalmente rio-me... fazer o kuê?
Responder

Voltar para “Gatos”