Olá!
Tenho duas gatas, inteiras, uma preta, europeia comum, com 5,5 anos, e outra abissínia usual/selvagem (aparentemente), com quase 2 anos.
Já pensei em castrar as duas - esteve por um fio -, mas sempre tive pena, pois gostariam de certeza de ser mães

Se em relação à preta, de seu nome "Cuca" (ou "Cuca Maria") tenho sérias dúvidas em cruzá-la e penso em tratá-la, visto que é sempre difícil dar/adoptar gatos "rafeiros" em relação à outra não penso tanto assim.
Com efeito, a Pirolita, como é a sua graça, é uma gatinha bem bonita, que tem tudo (aparentemente) de Abissínia selvagem ou usual e que tive a sorte de me sair na União Zoófila quando para lá perguntei a pedir uma gatinha tigrada. Pois, uma senhora tinha acabado de lá deixar a última e mais pequenina de uma ninhada. Todos os meus amigos achavam, e ainda acham, a pelagem invulgar e foi a minha filhota que num calendário com gatinhos de várias raças verificou que a Pirolita era igual a uns que lá estavam e que eram denominados de Abissínios. Nem pensei que houvessem tais bichos, Consultei um guia de gatos que a minha filhota tem e éne sítios na Internet. De facto parece-me ser uma abissínia selvagem/usual. O meu (delas) veterinário diz que deveria ter talvez o focinho mais comprido (mas ele confessa que nunca viu um abissínio ao vivo). Ela, a Pirolita, tem de facto o focinho (para além das orelhas e das patas) mais comprido que a Cuca.
Ora bem, "não desfazendo na Cuca", que é como sabem a minha linda gata preta rafeirodes (bem, na verdade a Cuca é um pouco rodas baixas e às vezes tem algum mau feitio...), desde que a Pirolita entrou em cio este ano, não me sai da cabeça a possibilidade de a cruzar com um outro abissínio da mesma côr, i.e., "usual". Com efeito, não só gostava de fazer criação destes gatos, pois trata-se de uma raça lindíssima, elegantíssima, simpatiquíssima e outros íssimos, como sem dúvida que há poucos gatos destes no país e logo não será grande a dificuldade de "escoamento" das crias, cujas ninhadas até nunca são grandes, de 2-4. Estive a ver fotos de gatos selvagens africanos (Felis silvestris, grupo lybica), e de facto eles - sendo por norma menos listados que os gatos selvagens europeus (Felis silvestris, grupo silvestris), e com variedades mais adaptadas a condições mais áridas, logo com outras tonalidades e mais pequenos -, são os gatos selvagens mais parecidos com os abissínios (ou vice-versa?), nas tonalidades, listas (menor nº aparente), na forma (mais esguios) e dimensão do animal (mais pequenos).
De facto, os abissínios e nomeadamente os "usuais" e/ou "azuis" parecem ser os gatos mais parecidos com o ancestral selvagem que lhes deu origem, como vem referido em muito lado. Os europeus tigrados (e outros de raças apuradas), de que gosto muito também, diga-se, serão já mais próximos do gato selvagem europeu, descendentes directos deste e/ou de cruzamento com as formas lybica.
Ou seja, daí o meu crescente fascínio em querer criar abissínios selvagens/usuais, pois não só relembram bem os seus ancestrais, como são gatos lindíssimos. Note-se: o seu dorso castanho-dourado, com uma faixa negra ao longo do dorso, desde a cabeça à ponta da cauda; o seu peito beje/castanho, com castanhos-fulvos vivos (praticamente alaranjados) para o ventre; as riscas ou barras (taddy) negras nas patas e na parte terminal da cauda, que, tal como nos gatos bravos, termina em ponta negra; a "máscara" bonita na cabeça e focinho; o focinho nem demasiado curto nem comprido; as orelhas grandes não arrendondadas, que nalguns exemplares chegam a ter penachos com os linces; as pernas elegantes e altas. Isto para não contar com a sua grande agilidade e capacidade trepadora, o seu gosto em brincar com a água e de não a temerem (ou pelo menos não a detestarem tanto como os europeus comuns ), e principalmente com a sua simpatia, a facilidade com que brincam, lambuzam ou fazem ronron (pelo menos a minha Pirolita!

Vivam os abissínios! (claro, não desfazendo nos europeus comuns e nos outros

Não quero saber se a minha tem pedigree, LOP, ou se é puríssima (aliás penso o mesmo para as minhas duas)! Gostava de criar abissínios selvagens/usuais, é só!. Logo, se alguém tiver um gato abissínio que se disponha a deixá-lo namorar a minha Pirolita é bem vindo para conversar-mos.
Até lá, um abraço a todos.
Nuno
PS: entretanto vou deixar esta mensagem também no Forum dos Abissínios