Peritonite Infecciosa Felina

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
maxt
Registado: sábado mar 26, 2005 2:39 pm

sábado mar 26, 2005 2:56 pm

Boa tarde, tenho uma dúvida, tive um gato que tinha três meses quando veio para minha casa em Dezembro de 2003, o que aconteceu foi que foi diagonosticado, passado uns dois meses ao gato uma peritonite infecciosa, a zona abdominal dele aumentou imenso devido aos líquidos desta infecção. Vi-me obrigado a mandar abater o gato, pois o vet disse que não havia nada mais a fazer, e o animal estava em sofrimento pois começava ja a dificultar os movimentos. Entretanto, tenho outro gato, que nasceu em Abril do ano passado, e veio para casa no final de Maio ou principios de Junho, a minha dúvida está em saber se este ultimo gato poderá vir ou não a contrair a mesma doença. Obrigado.
Raposinha
Membro Júnior
Registado: sábado nov 20, 2004 7:03 pm

sábado mar 26, 2005 5:18 pm

Boa tarde

Tive um caso semelhante ao seu. Também o meuprimeiro gatinho morreu de PIF, na sua forma efusiva. O meu gato foi contagiado e apresentou nas análises níveis muito elevados de anticorpos. Porém, continua entre nós com já mais de um ano de infecção. A questão é ue o vírus contagia muito depressa,mas a doença só despoleta em ca de 10% dos casos, estando associada a factores de stress, má nutrição e higiene deficiente... Eu não posso ter outro gato, o qual também não pude castrar , nem dar as últimas vacinas, pois poderia enfraquecer o sistema imunitário. Mas, sobre este aspecto, o melhor é falar com o seu veterinário.
Tenha calma, pois mesmo que o seu bichinho esteja infectado e tenha níveis altos, isso não significa que ele despolete a doença, pois tudo depende também do seu sistema imunitário. Pode ser consultar o seguinte site:

http://www.dr-addie.com

Espero que tenha mais sorte, desta vez... :-(

Cumprimentos
Raposinha
Membro Júnior
Registado: sábado nov 20, 2004 7:03 pm

sábado mar 26, 2005 5:24 pm

Peço desculpa, mas não tinha percbido que os gatinhos não tiveram contacto. Sendo assim, não me parece provável que tenha sido contaminado, uma vez que se aconselha que o periodo de quarentena entre o gato falecido e o novo seja de ca de um mês e meio (há quem diga mais, há quem diga menos...) - no que respeita a esta doença.

Cumprimentos, novamente...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado mar 26, 2005 9:25 pm

Boa noite maxt.

Sendo que o seu gatinho morreu, presumo pelas datas dadas, em Fevereiro...ora como o outro só foi para sua casa 3 ou 4 meses depois... com sorte não terá que recear tanto... ;) .

Aqui lhe deixo parte do parágrafo de um site em que explicam sobre a doença : "Indirectamente, o vírus sobrevive por até duas semanas Por isso, mesmo depois da morte do animal, é necessário que a casa passe por uma quarentena antes de receber um novo gato" (retirado do site : http://www.hospvetprincipal.pt/doegatos.htm )

Boa sorte e pensamentos positivos... ;) :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”