Ajuda. gato mijão!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
inecas
Registado: quinta mar 03, 2005 9:15 pm

quarta mar 16, 2005 6:26 pm

Olá.
O meu pai , tem um gato desde pequeno, que agora já tem 7 anos. E sempre mostrou um problema em relação à marcação de território.
Ou seja, urina nos moveis, nas plantas, contra as portas, contra os sofás, e é uma preocupação de andar sempre de esfregona na mão, e todos sabemos como é o cheiro do mijo dos gatos e a dificuldade em tirar esse cheiro. Tentou-se muitas coisas, como aqueles sprays que evitam que os gatos urinem nos sitios, mas nada deu certo. Depois começou-se a fechar as portas ao gato, o que não é solução, pois ele encontra sempre sitios onde fazer a sua necessidade.
a minha questão é a seguinte:
Nós pensámos na castração, mas há sempre a eterna duvida: será que isso resolverá a situação?
será que mesmo depois da castração ele perderá esse instinto e deixará de úrinar em todos os lados?
Gostava de contar com as vossas opiniões e experiencias em relação ao assunto.
obrigada.
ana_do_carlos
Membro
Registado: quinta out 07, 2004 5:28 pm

quarta mar 16, 2005 9:09 pm

resolver o problema resolve mas ao fim de 7 anos com esse habito acho q a castração nao vai resolver o problema!!!!
nickie
Membro
Registado: quinta out 30, 2003 10:40 pm

quarta mar 16, 2005 10:38 pm

O ideal é castrar um gato macho quando este estiver com 7 a 9 meses de idade. Quando os gatos já tiverem adquiridos o hábito de demarcar o território, é mais difícil (mas não impossível) perder este hábito.

O meu gato foi castrado com cerca de 9 meses. Ele de facto não demarca o território, porém adora violar a minha gatinha, mesmo quando ela não está no cio.

De qualquer forma, acho que se castrar o gato do seu pai, terão grandes possibilidades dele parar de demarcar o território. Mas converse com o seu vet.
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quinta mar 17, 2005 2:45 pm

Realmente, ao fim de 7 anos vai ser difícil o gato perder esse hábito. Corrigem-me se tiver enganada mas parece-me que o cheiro deixa de ser tão forte depois de ser castrado, o que já é bom.

Já que falamos em marcação de território, já alguma vez viram um gato adulto castrado muito cedo que nunca fez isso em 5 anos de existência e passar a fazê-lo de repente e sistematicamente? O gato da minha irmã começou subitamente a marcar a casa da minha mãe que vive ao lado (não a sua). Não cheira mal, daí eu ter ficado com a ideia de a urina de gato castrado não ter cheiro, mas é bastante incomodativo e estranho, no mínimo.
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quinta mar 17, 2005 2:52 pm

Mais estranho, quanto a mim, é uma gata fazer o mesmo só não faz xixi. Pois é, por vezes a Tri faz o gosto e anda pela casa a marcar o território. E ela é castrada :!: :!: :!:

Será que gata também pode?
JoliLeChat
Registado: quarta abr 13, 2005 3:46 am

quarta abr 13, 2005 4:37 am

Eu tenho uma gata castrada que marca seu território. Ela tem 7 anos (castrada depois do primeiro cio) e passou a fazer isso depois que a população gatífera do meu apartamento aumentou.
Estou testando um produto que se chama Feliway (www.feliway.com), as mijadas pelo menos estão diminuindo de frequência..
Renhau
Membro Júnior
Registado: segunda nov 22, 2004 1:46 pm

quinta abr 14, 2005 11:20 am

O meu bébé persa (bébézão :oops: ) tb gosta (ou melhor gostava) de fazer uns xixizinhos por sítios errados mas isto mesmo depois de castrado e a conselho da criadora (e depois de correr todas as farmácias e vets da região para arranjar), comecei a dar-lhe um medicamento chamado clomicalm que aparentemente resulta maravilhas.
Na minha muito modesta opinião deverá 1º castrar o bichano e tentar resolver esse "hábito" com o medicamento que é adequado para ansiedade e mudanças de comportamento.
nickie
Membro
Registado: quinta out 30, 2003 10:40 pm

quinta abr 14, 2005 10:18 pm

Tive uma gata (Natascha) que adquiriu o hábito de demarcar o território depois da chegada do Teddy, que simplesmente a violentava desde o primeiro dia em que colocou as 4 patas em casa. Ele a violentava em qualquer lugar, em qualquer altura, em qualquer época. De castigo ele ficava alguns dias no gatil, principalmente quando ela estava grávida dele. Assim que ela teve o bebê, soltei-o novamente ... mas teve de voltar para o gatil imediatamente. Facto é que ela começou a demarcar o terreno por causa dele, e só parou depois do Teddy ter desaparecido. Ela ficou 20 anos comigo e demarcou o terreno durante uns 9 meses (tempo de permanência do Teddy em casa).
pantufa_maio
Registado: segunda abr 11, 2005 1:59 am

terça abr 19, 2005 1:31 am

Realmente tem toda a razão...
O meu gatinho em bébé também comete esses erros..
Mas ainda mais caricato é que ele demarca o território mas não com xixi...
Ele faz o xixi no caixote normalmente mas o mais incrivel é que o cócozito faz á entrada de uma porta que esteja fechada e ele quer ir para lá...

Já o castramos para ver se resultava.. mas não há meio de resultar..
Compramos tudo e mais alguma coisa mas sem êxito algum...
Por isso pode tentar castrar o seu gato mas com o nosso não resultou...
Também não entendo o porque desta situação..
Cumprimentos
Carla (dona do Pantufa) :p
Responder

Voltar para “Gatos”